Observamos o crescente número de profissionais que buscam através do universo digital meios de ofertar os seus serviços, o que é excelente, pois o empreendedorismo se mantém aquecido e crescem oportunidades para novas formas de capitalizar recursos.
Contudo, por falta de experiência muitos profissionais ofertam seus serviços sem a segurança de um contrato, pautando-se apenas na confiança e na esperança.
Veja, caro leitor, a confiança é a base de toda e qualquer relação que construímos, mas depender exclusivamente dela é um pedido para que amargue dissabores.
Qual a finalidade de um contrato?
Um contrato existe para trazer a segurança jurídica, isso significa que em caso de um problema, através desse documento você possuirá o respaldo legal para efetuar exigências na justiça.
O contrato vincula as partes envolvidas a honrarem o que estabeleceram, ele deve ser feito sob medida, ou seja, de acordo com o tipo de serviço que você presta, mediante a sua forma de trabalho, como mede suas entregas, com seus prazos, possibilidades de multas e obrigações de cada parte.
Relacionamento com o cliente
A adoção de um contrato facilita na sua prospecção de clientes, pois demonstra o seu compromisso e seriedade com o serviço prestado, também é um auxílio ao afasta-lo de eventuais clientes que ao sinal de um contrato fogem, pois o interesse não era legítimo.
Laura, o que pode ser previsto no contrato?
Quando falamos em contrato, algumas pessoas pensam que apenas uma proposta é suficiente e não é verdade, pois ela não comporta todas as previsões de um contrato, apesar e possuir sim seu valor.
Dessa forma, o contrato deve conter:
Identificação das partes envolvidas;
Quais são os serviços prestados;
Formas e data de pagamento;
Obrigações de cada parte;
Multa;
Prazos e cronograma;
Verificação de métricas se for o caso;
Rescisão, foro e cláusulas específicas dessa relação, pois muda mediante tipos diferentes de cenários, por exemplo, um contrato de serviços de social media é diferente de gestor de tráfego, que também é completamente diferente de um contrato de lançamento de infoproduto, assistente virtual.
Posso usar um modelo padrão ou de internet?
Não é recomendado o uso de um contrato de internet, fornecido por terceiros que não possuam conhecimento técnico, pois correrá o risco de:
Contrato que não se aplica ao seu tipo de serviço;
Contrato sem embasamento legal e não o ampara em caso de riscos que devem ser evitados;
-
Contratos devem ser revisados, você correrá o risco de utilizar um documento com base legal que já não se aplica ou ainda que não observa ao posicionamento dado em jurisprudência;
Cláusulas mal redigidas, inaplicáveis a sua situação, ou ainda que o prejudiquem.
Ao elaborarmos um contrato, existem pontos que são observados apenas por um advogado, o qual possui conhecimento técnico para o realizar, em que será observado a base legal para a sua realidade (algumas áreas exigem legislações diferentes), se é contrato de serviços é necessário atenção a legislação trabalhista e como os tribunais vem decidindo, quais os posicionamentos do judiciário, os maiores problemas encontrados em processos judiciais, buscando evitar que em caso de falha na prestação do serviço, o mesmo possa ser solucionado mediante as disposições contratuais.
Dessa forma, evita-se a via judicial, sua morosidade e custos.
Não existe atalho, o hack, no uso de um contrato, escolher o caminho mais fácil de uso de um contrato qualquer disponível na internet compromete o seu negócio, ocasiona em insegurança e margem para perda financeira.
É possível que utilize um contrato de serviços padrão, para os tipos de serviços que presta coms suas particularidades, ainda dessa forma é elaborado sob medida, o que facilita a sua prestação de serviços para clientes distintos.
Conclusão
O contrato digital possui especificações diferentes, de acordo com cada tipo de serviço o mesmo ocorre no mundo offline, mas é necessário que exista adoção de cuidados e estratégias para que o seu negócio possa crescer em qualidade e minimizando os riscos, pois ao adotar essa postura você protege o capital e cresce para que possa reinvestir.
Você deseja atuar com clareza e segurança nas relações com os seus clientes.
Vamos conversar, me envie uma mensagem.
Artigo escrito por Laura Albertacci
Instagram: @lauraalbertacci
Artigo originalmente publicado em: https://albertacci.com.br/blog/eu-preciso-de-um-contrato-de-marketing-digital