O QUE É A PROMESSA DE COMPRA E VENDA?

26/03/2022 às 18:25
Leia nesta página:

A Promessa de compra e venda, nada mais é que um contrato preliminar, mediante qual o promitente comprador de um imóvel (seja ele urbano ou rural) se compromete a pagar um determinado valor e o promitente vendedor se obriga a transferi-lo após o pagamento do mesmo.

Portanto deve-se atentar que no compromisso de compra e venda não há a transmissão do bem imóvel, e sim somente a promessa de vende-lo e compra-lo, pois se trata de um pré-contrato sendo assim não há fato gerador de imposto, como muitos questionam sobre o ITBI por exemplo. O Superior Tribunal de Justiça de São Paulo já proferiu decisão nesse sentido.

O direito do promitente comprador é um Direito Real à propriedade como é previsto no artigo 1.225 inciso VII do Código Civil. Na visão de Luiz Antônio Scavoni Junior (2019), o promitente vendedor continua sendo o proprietário de tal imóvel, mas vê esse direito se esgotando a cada pagamento feito pelo promitente comprador que embora não possa alienar pode até ceder seus direitos sobre determinado imóvel.

Embora a Validade desse contrato seja extremamente visível, carregando consigo força de direito real protegido pela legislação vigente, não é suficiente para sua consumação, sua natureza de contrato preliminar carece da escritura de compra e venda ao final como disserta o artigo 463 do Código Civil: Concluído o contrato preliminar, com observância do disposto no artigo antecedente, e desde que dele não conste cláusula de arrependimento, qualquer

das partes terá o direito de exigir a celebração do definitivo, assinando prazo à outra para que o efetive. De fato, não resta outra alternativa ao promitente vendedor se não outorgar a escritura, gozando do pouco direito que lhe resta sobre tal imóvel. Caso não seja assim feito, o promitente comprador do imóvel pode ajuizar ação de adjudicação compulsória no qual a vontade do promitente vendedor será substituída pela sentença de adjudicação de um juiz, que servirá de transferência da propriedade junto ao oficio de registros de imóveis.

Sobre o autor
Gabriel Ávila

Graduando no curso de bacharel em Direito Pela UNA AIMORÉS BELO HORIZONTE-MG

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos