A importância incontestável do papel do advogado (a)

04/04/2022 às 16:20
Leia nesta página:

A palavra advogado tem origem no latim “ad vocatus” que significa pessoa que foi chamada para socorrer alguém perante os órgãos do Poder Judiciário, não excetuando outros significados como patrono, representante, defensor.

O papel da advocacia é de suma importância para que haja o cumprimento da ordem jurídica, objetivando a garantia da administração da justiça e vale ressaltar que a referida profissão foi celebrada como indispensável à administração da justiça, no ano de 1988, com a Constituição Federal, em seu artigo 133.

É o advogado (a) um dos profissionais que luta incessantemente em prol da defesa e aplicabilidade da justiça, buscando a valorização das garantias que tem natureza fundamental, primando pela ética e o dever de urbanidade, cordialidade.

Infelizmente boa parte das pessoas não é cônscia que o advogado é o patrono das ações jurídicas, é a advocacia a profissão que, mediante consultas, esclarece o cliente acerca da melhor solução jurídica cabível e os riscos de toda e qualquer demanda.

O profissional da advocacia é a “peça” fundamental para que a defesa dos interesses das partes em juízo seja devidamente assegurada, é ele quem através de sua defesa, sua contestação, sua reconvenção, com interposição de recursos dá voz àquela pessoa que busca seus direitos perante a justiça.

Incontestavelmente a advocacia é um múnus público, em outras palavras, pode-se afirmar que o exercício dessa nobre profissional é uma das molas propulsoras referentes à defesa de todo e qualquer cidadão.

O advogado é o bacharel em Direito, aprovado e consequentemente inscrito no quadro da Ordem dos Advogados do Brasil, tendo a legitimidade assim para exercer o que se denomina de “jus postulandi”

 A advocacia é o exercício da cidadania, é a busca pela solução de conflitos, é a defesa dos interesses e uma das mais belas e árduas profissões!

Sobre a autora
Kelly Moura Oliveira Lisita

Advogada.Membro da Comissão de Direito das Famílias da OAB GO.Docente Universitára nas áreas de Direito Penal e Direito Civil.Tutora em EAD.Articulista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos