Subvenções: o que são e por que tanto se fala nesse assunto?

Leia nesta página:

Você já ouviu falar de subvenções para investimento? Conheça um pouco sobre o assunto neste artigo.

O que são?

As subvenções para investimento são benefícios tributários concedidos pelo Poder Público. O crédito presumido de ICMS, por exemplo, é uma subvenção para investimento estadual.

Por que tanto se discute a respeito das subvenções atualmente?

As empresas tributadas pelo lucro real podem deduzir as subvenções da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL, o que gera economia tributária. Essa dedução, porém, é sujeita a algumas regras.

Porém, a Receita Federal não permite que todos os tipos de subvenção sejam deduzidos da determinação do lucro real, o que tem gerado inúmeras discussões judiciais.

Existe uma tese tributária a respeito das subvenções?

Sim. O STJ possui jurisprudência no sentido de que as subvenções não podem ser tributadas pelo IRPJ e pela CSLL, independentemente de qualquer requisito legal.

Decisões nesse sentido têm gerado benefícios econômicos para diversas empresas que sejam beneficiadas algum tipo de incentivo estadual de ICMS (subvenção).

Sobre os autores
GRM Advogados

Especialistas em tributos e empresas. Referência na Zona Franca de ManausA sociedade de advogados Gurgel, Rodrigues, e Milanese está consolidada na Capital de São Paulo, onde se destaca pela excelência técnica nos serviços tributários e eficientes estratégias jurídicas. O GRM constituiu, em 2014, uma filial na cidade de Manaus, Capital do Estado do Amazonas, para oferecer as empresas estabelecidas na região norte do país, toda a qualidade e comprometimento de seus serviços, ampliando seu estilo inovador de advogar. A atuação dos sócios e profissionais qualificados do GRM é pautada na transparência e pessoalidade de cada atendimento, visando sempre o aperfeiçoamento de sua equipe e modernidade contínua da sua estrutura tecnológica e sistemas de gestão.

Thiago Mancini Milanese

Advogado e sócio do escritório GRM Advogados, especialista em Direito Tributário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos