Constituição do Catar de 2003
CAPÍTULO I O ESTADO E OS PRINCÍPIOS DE GOVERNO
Artigo 1
O Catar é um Estado árabe, soberano e independente. Sua religião é o Islã, e a Lei Islâmica é a principal fonte de suas legislações. Seu sistema é democrático e sua língua oficial é a língua árabe. O povo do Catar faz parte da Nação Árabe.
Artigo 2
A capital do estado é Al-Douha. Pode ser substituído por qualquer outro local por lei. O Estado exerce sua soberania em seu território. Não renunciará à sua soberania nem cederá parte do seu território.
Artigo 3
A lei estipula a bandeira do Estado, seu emblema, suas decorações, seus distintivos e seu hino nacional.
Artigo 4
A lei determina o sistema financeiro e bancário do Estado e indica sua moeda oficial.
Artigo 5
O Estado preserva sua independência, soberania, segurança e integridade de seu território, segurança e estabilidade e se defende de toda agressão.
Artigo 6
O Estado respeita as cartas e tratados internacionais e trabalha na execução de todos os acordos, cartas e tratados internacionais de que seja parte.
Artigo 7
A política externa do Estado baseia-se no princípio de manter a paz e a segurança internacionais, incentivando a solução de controvérsias internacionais por meios pacíficos e apoiando o direito do povo à autodeterminação e à não ingerência nos assuntos internos do Estado, e a cooperação com as nações amantes da paz.
Artigo 8
O governo do Estado é hereditário na família de Al Thani e nos descendentes masculinos de Hamad Ben Khalifa Ben Hamad Ben Abd-Allah Ben Jassim. A herança das regras vai para o filho designado pelo Príncipe (Emir) como Herdeiro Aparente.
Se não houver filho, a regra passa para o familiar designado pelo Príncipe como Herdeiro Aparente e, neste caso, a herança da regra vai para seus descendentes masculinos.
Todas as disposições pertinentes à regra do Estado e sua herança são regulamentadas por lei especial a ser editada no prazo de um ano a partir da data de entrada em vigor desta Constituição e têm aspecto constitucional.
Artigo 9
O príncipe nomeia o herdeiro aparente por uma ordem principesca após consulta com a família governante e os notáveis do país. O herdeiro aparente deve ser muçulmano, de mãe muçulmana do Catar.
Artigo 10
Na sua nomeação perante este Príncipe, o Herdeiro Aparente faz o seguinte juramento:
"Juro por Deus, o Grande, respeitar a Lei Islâmica, a Constituição e a Lei, e manter a independência do País, salvaguardar sua integridade territorial, proteger as liberdades e interesses do Povo, e ser leal à Pátria e ao Príncipe."
Artigo 11
O Herdeiro Aparente assume os poderes do Príncipe e desempenha as suas funções em seu nome durante a ausência do Príncipe fora do País ou em caso de impedimento temporário.
Artigo 12
O Príncipe pode, por Ordem principesca, atribuir o exercício de alguns dos seus poderes e a assunção de algumas das suas funções ao Herdeiro Aparente. O Herdeiro Aparente preside às sessões do Conselho de Ministros a que assiste.
Artigo 13
Tendo em conta o disposto nos dois artigos anteriores, quando seja impossível ao Herdeiro Aparente representar o Príncipe, o Príncipe pode designar, por Ordem principesca, o seu Adjunto da Família Regente para exercer algumas das suas competências e funções. Se o nomeado ocupa um cargo ou desempenha um cargo em qualquer instituição, deixa de exercer as suas funções durante a sua delegação do Príncipe.
Imediatamente após ser nomeado, o Príncipe Adjunto presta, perante o Príncipe, o mesmo juramento do Herdeiro Aparente.
Artigo 14
Um conselho chamado "Conselho da Família Governante" é estabelecido por uma decisão do príncipe. O Príncipe nomeia seus membros da Família Governante.
Artigo 15
O Conselho da Família Governante determina a vacância do cargo do Príncipe em caso de falecimento ou incapacidade total para o exercício das suas funções. O Conselho de Ministros e o Conselho Consultivo (Majlis-al Shura) anunciam a vaga do cargo após uma sessão conjunta secreta e declaram o Herdeiro Aparente como Príncipe do País.
Artigo 16
Se o Herdeiro Aparente tiver menos de dezoito anos quando declarado Príncipe da Pátria, de acordo com o calendário gregoriano, um Conselho de Regência estabelecido pelo Conselho da Família Governante assume o comando do governo.
O Conselho de Regência é composto por um Presidente e um número de Membros não inferior a três e não superior a cinco. O Presidente e a maioria dos Membros deverão ser da Família Governante.
Artigo 17
As remunerações financeiras do Príncipe, bem como as verbas destinadas a doações e ajudas, são fixadas anualmente por deliberação do Príncipe.
CAPÍTULO II. OS PILARES BÁSICOS DA SOCIEDADE
Artigo 18
A sociedade do Catar é baseada nos pilares da justiça, caridade, liberdade, igualdade e boa moral.
Artigo 19
O Estado protege os pilares da sociedade, mantém a segurança e a estabilidade e a igualdade de oportunidades para os cidadãos.
Artigo 20
O Estado se esforça para consolidar o espírito de unidade nacional, solidariedade e fraternidade entre todos os cidadãos.
Artigo 21
A família é o núcleo da sociedade. Seus pilares são a religião, a moral e o amor à Pátria. A lei regulamenta os meios capazes de sua proteção, mantendo sua estrutura, fortalecendo seus vínculos e salvaguardando a maternidade, a infância e a velhice em seu âmbito.
Artigo 22
O Estado cuida da juventude, preserva-a das causas da corrupção, protege-a contra a exploração, resguarda-a do mal da negligência física, mental e espiritual e proporciona-lhe as condições adequadas para que ela desenvolva seus talentos em diversos setores, na luz da boa educação.
Artigo 23
O Estado cuida da saúde pública e fornece os meios de proteção e tratamento contra doenças e epidemias, conforme a lei.
Artigo 24
O Estado cuida das ciências, da literatura, das artes e do patrimônio cultural nacional, protege-os, divulga-os e incentiva a pesquisa científica.
Artigo 25
A educação é um dos pilares básicos para o progresso da sociedade. O Estado patrocina e cuida dele, e se esforça para divulgá-lo e torná-lo público.
Artigo 26
Propriedade, capital e trabalho são componentes básicos da entidade social do Estado. São todos direitos individuais com função social, regulamentados por lei.
Artigo 27
A propriedade privada é inviolável. Ninguém pode ser privado dos seus bens, salvo por utilidade pública e nos casos previstos na lei e na forma nela prevista, desde que seja devidamente indemnizado.
Artigo 28
O Estado garante a liberdade das atividades econômicas com base na justiça social e na cooperação equilibrada entre atividade pública e privada, para alcançar o desenvolvimento econômico e social, aumentar a produção, realizar a prosperidade dos cidadãos, elevar seu padrão de vida, oferecer oportunidades de trabalho para eles, de acordo com as disposições da lei.
Artigo 29
As riquezas e recursos naturais são propriedade do Estado, que os preserva e explora bem de acordo com as disposições da lei.
Artigo 30
A relação entre trabalhadores e empregadores é baseada na justiça social e é regulamentada por lei.
Artigo 31
O Estado incentiva o investimento e se esforça para fornecer as garantias e facilidades que lhe são necessárias.
Artigo 32
A lei regula os empréstimos do Estado.
Artigo 33
O Estado se esforça para proteger o meio ambiente e seu equilíbrio natural, para alcançar um desenvolvimento integral e sustentável para todas as gerações.
CAPÍTULO III. DIREITOS E DEVERES PÚBLICOS
Artigo 34
Os cidadãos são iguais em direitos e deveres públicos.
Artigo 35
As pessoas são iguais perante a lei. Não haverá discriminação contra eles por causa de sexo, raça, idioma ou religião.
Artigo 36
A liberdade pessoal é inviolável. Ninguém pode ser preso, encarcerado, ou revistado, ou ter a sua residência confinada, ou ter a sua liberdade de residência ou de mobilidade restringida, salvo nos termos da lei.
Ninguém será submetido a tortura ou tratamento humilhante. A tortura é um crime punível por lei.
Artigo 37
A privacidade humana é inviolável. Ninguém pode ser submetido a qualquer ingerência em seus assuntos particulares, ou nos negócios de sua família, ou em sua residência, ou em sua correspondência, ou quaisquer atos de ingerência que afetem sua honra ou reputação, exceto de acordo com as disposições da lei e na forma estipulada lá no.
Artigo 38
Nenhum cidadão pode ser deportado do País, nem ser impedido de retornar a ele.
Artigo 39
O acusado é inocente até que se prove a sua culpa em um tribunal de justiça, onde os devidos processos da lei são providenciados e assegurados para a prática da defesa.
Artigo 40
Nenhum crime e nenhuma punição, exceto de acordo com a lei. Nenhuma punição, exceto em atos ocorridos posteriormente à sua implementação. A punição é pessoal.
As leis não são aplicáveis, exceto no que acontece após a data de sua entrada em vigor, e não têm impacto sobre o que ocorre retroativamente. No entanto, em artigos não criminais, poderá ser especificado de outra forma pela maioria de dois terços (2/3) dos membros do Conselho Consultivo.
Artigo 41
A nacionalidade do Catar e suas disposições são determinadas por lei. Essas disposições têm poder constitucional.
Artigo 42
O Estado garante ao cidadão o direito de eleger e concorrer a cargos públicos, nos termos da lei.
Artigo 43
Os impostos são baseados na justiça social e não podem ser impostos exceto por uma lei.
Artigo 44
O direito de reunião dos cidadãos é garantido de acordo com as disposições da lei.
Artigo 45
A liberdade de associação é garantida nas condições e circunstâncias estabelecidas na lei.
Artigo 46
Todo indivíduo tem o direito de se dirigir às autoridades públicas.
Artigo 47
A liberdade de opinião e a pesquisa científica são garantidas, de acordo com as condições e circunstâncias estabelecidas por lei.
Artigo 48
A liberdade de imprensa, impressão e publicação é garantida de acordo com a lei.
Artigo 49
A educação é um direito de todo cidadão. O Estado se esforça para alcançar o ensino público obrigatório e gratuito, de acordo com as normas e leis vigentes no Estado.
Artigo 50
A todos é garantida a liberdade de culto, de acordo com a lei e os requisitos para proteger a ordem pública e a moral pública.
Artigo 51
O direito de herança é inviolável e regido pela Lei Islâmica.
Artigo 52
Toda pessoa que resida legalmente no Estado goza de proteção de sua pessoa e de seus bens, de acordo com as disposições da lei.
Artigo 53
Defender a Pátria é dever de todo cidadão.
Artigo 54
Os cargos públicos são um serviço nacional, e o objetivo do servidor público, no desempenho das funções de seu cargo, é unicamente o interesse público.
Artigo 55
Os fundos públicos são invioláveis, e sua proteção é dever de todos, conforme a lei.
Artigo 56
O confisco público de bens é proibido. A pena de confisco privado só pode ser imposta por decisão judicial, nos casos previstos na lei.
Artigo 57
O respeito à Constituição, o cumprimento das leis emitidas pelo Poder Público, a observância da ordem pública e da moral pública, e a observância das tradições nacionais e costumes estabelecidos são deveres de todos aqueles que residem no Estado do Catar ou entram em seu território.
Artigo 58
A extradição de refugiados políticos é proibida e a lei determina as condições de concessão de asilo político.
CAPÍTULO IV. ORGANIZAÇÃO DE PODERES
Seção I. Disposições Gerais
Artigo 59
O Povo é a fonte dos poderes e exerce-os de acordo com as disposições desta Constituição.
Artigo 60
O sistema de governo é baseado na separação de poderes e sua cooperação na forma especificada nesta Constituição.
Artigo 61
O Poder Legislativo é exercido pelo Conselho Consultivo na forma especificada nesta Constituição.
Artigo 62
O Poder Executivo é exercido pelo Príncipe, coadjuvado pelo Conselho de Ministros na forma prevista nesta Constituição.
Artigo 63
O Poder Judiciário é exercido pelos Tribunais na forma prevista nesta Constituição. As sentenças são emitidas em nome do Príncipe.
Seção II. O príncipe
Artigo 64
O Príncipe é o Chefe do Estado. Sua pessoa é inviolável, e seu respeito é um dever.
Artigo 65
O Príncipe é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, que estão sob sua supervisão, coadjuvado por um Conselho de Defesa sob seu controle direto. O Conselho é estabelecido e suas funções são determinadas por uma decisão principesca.
Artigo 66
O Príncipe representa o Estado dentro e fora do Estado e em todas as relações internacionais.
Artigo 67
O Príncipe exerce as seguintes funções:
Definir a política pública do Estado, com o apoio do Conselho de Ministros.
Ratificar as leis e promulgá-las. Nenhuma lei pode ser promulgada, a menos que ratificada pelo príncipe.
Convidar o Conselho de Ministros a convocar-se, conforme exigido pelo interesse público. Ele preside as sessões a que assiste.
Nomear funcionários civis e militares e encerrar seus serviços na forma da lei.
Acreditação de chefes de missões diplomáticas e consulares.
Perdoar a pena, ou comutá-la, de acordo com a lei.
Conceder insígnias civis e militares de acordo com a lei.
Estabelecer e organizar os ministérios e outras agências governamentais e determinar sua jurisdição.
Estabelecer e organizar os órgãos que o assistem com parecer e consulta para dirigir as altas políticas do Estado, supervisioná-las e determinar sua jurisdição.
-
Quaisquer outras funções, de acordo com esta Constituição ou Lei.
Artigo 68
O Príncipe conclui os tratados e acordos por decreto e os remete ao Conselho Consultivo com a devida notificação. O tratado ou acordo terá força de lei depois de ratificado e publicado no Diário Oficial. No entanto, os tratados de paz e os tratados pertencentes ao território do Estado, ou direitos de soberania, ou direitos públicos ou privados dos cidadãos, ou que impliquem alteração das leis do Estado, devem ser editados por lei, para entrarem em vigor.
Sob nenhuma circunstância o tratado incluirá quaisquer condições secretas conflitantes com suas condições públicas.
Artigo 69
O Príncipe pode declarar a Lei Marcial no País por decreto, nas circunstâncias excepcionais previstas na lei. Nesse momento, ele poderá tomar todas as medidas imediatas necessárias para enfrentar qualquer perigo que ameace a segurança do Estado, ou a integridade de seu território, ou a segurança e os interesses de seu Povo, ou impeça as instituições do Estado de exercerem suas funções, desde que o decreto deve incluir a natureza da circunstância excepcional para a qual a Lei Marcial foi declarada, e prescrever as medidas tomadas para enfrentá-la. O Conselho Consultivo é notificado deste decreto na sua primeira sessão.
A Lei Marcial é declarada por um período limitado de tempo e não pode ser prorrogada, a menos que aprovada pelo Conselho Consultivo.
Artigo 70
O Príncipe pode, em circunstâncias excepcionais que exijam a tomada de medidas urgentes, inadiáveis e que podem ser tomadas por lei, ainda que o Conselho Consultivo não esteja reunido, expedir decretos com força de lei.
Esses decretos-leis são submetidos ao Conselho Consultivo em sua primeira sessão. O Conselho poderá, no prazo máximo de 40 (quarenta) dias a partir da data de sua apresentação, e por maioria de dois terços (2/3) rejeitar qualquer um deles ou solicitar sua alteração em prazo determinado. Estes decretos deixam de ter força de lei a partir da data em que o Conselho os rejeitou ou a partir do termo do prazo para a alteração sem que os afete.
Artigo 71
A guerra defensiva será declarada por decreto principesco, e a guerra ofensiva é proibida.
Artigo 72
O príncipe nomeia o primeiro-ministro, aceita sua renúncia e o dispensa de seu cargo por uma ordem principesca.
A renúncia do Primeiro-Ministro, ou a sua dispensa do cargo, inclui todos os ministros.
Em caso de aceitação da demissão ou dispensa, o Conselho continua a tratar das questões urgentes até à nomeação do novo Conselho de Ministros.
Artigo 73
O príncipe nomeia os ministros por uma ordem principesca com base em uma recomendação do primeiro-ministro. Ele aceita sua renúncia e os exonera de seus cargos com o mesmo instrumento. No caso de aceitar a demissão de um Ministro, pode ser-lhe pedido que proceda a assuntos urgentes até à nomeação do seu sucessor.
Artigo 74
O Príncipe presta o seguinte juramento antes do exercício das suas funções, em sessão especial do Conselho Consultivo:
"Juro por Deus, o Grande, respeitar a Lei Islâmica, a Constituição e a Lei, proteger a independência do País, salvaguardar a integridade de seu território e defender as liberdades e interesses do Povo."
Artigo 75
O Príncipe pode pedir o referendo do cidadão sobre questões importantes relacionadas com os interesses do País. A matéria do referendo é considerada aprovada se apoiada pela maioria dos eleitores. O resultado do referendo é vinculativo e produz efeitos a partir da data do seu anúncio e é publicado no Diário da República.
Seção III. O Poder Legislativo
Artigo 76
O Conselho Consultivo assume o Poder Legislativo, aprova o orçamento público do Estado e exerce a função de vigilante do Poder Executivo, na forma prevista nesta Constituição.
Artigo 77
O Conselho Consultivo é composto por quarenta e cinco (45) membros. Trinta (30) deles são eleitos por voto secreto público direto, e o Príncipe nomeia os outros quinze (15) membros dentre os ministros ou outros. A filiação dos membros nomeados no Conselho Consultivo extingue-se por sua renúncia ou demissão.
Artigo 78
O Sistema Eleitoral é editado por uma lei na qual são determinadas as condições e procedimentos de nomeação e eleição.
Artigo 79
As circunscrições eleitorais em que se divide o Estado e o alcance de cada uma são determinadas por decreto.
Artigo 80
Um membro do Conselho Consultivo deve preencher as seguintes condições:
Ser de uma nacionalidade original do Catar.
Ter pelo menos 30 (trinta) anos civis na data de encerramento da nomeação.
Ser fluente na leitura e escrita da língua árabe.
Não deve ter sido condenado por sentença transitada em julgado no crime de torpeza moral ou desonestidade, salvo se for reabilitado nos termos da lei.
Cumprir as condições de eleitor de acordo com a lei eleitoral.
Artigo 81
O mandato do Conselho é de quatro (4) anos civis a partir da data de sua primeira sessão. As eleições do novo Conselho ocorrerão nos 90 (noventa) dias anteriores ao término daquele mandato. Um membro, cujo mandato expirou, pode ser reeleito. Se as eleições não puderem ser realizadas no final do mandato do Conselho, ou forem adiadas por qualquer motivo, o Conselho continuará a existir até que o novo Conselho seja eleito. A legislatura não pode ser prorrogada, salvo necessidade e por decreto, desde que essa prorrogação não ultrapasse uma legislatura.
Artigo 82
A lei determina a jurisdição judicial competente para decidir sobre a validade da eleição dos membros do Conselho Consultivo.
Artigo 83
Se o cargo de qualquer dos membros eleitos do Conselho Consultivo ficar vago pelo menos seis meses antes do término de seu mandato por qualquer motivo, um sucessor será eleito dentro de dois meses a partir da data de notificação ao Conselho de tal vacância. Em caso de vacância do cargo de qualquer um dos membros nomeados, outro novo membro é nomeado para sucedê-lo. Em ambos os casos, o novo membro completa o mandato de seu antecessor.
Artigo 84
A sessão do Conselho é por um período de pelo menos 8 (oito) meses por ano. A sessão não pode ser adiada antes da aprovação do Orçamento do Estado.
Artigo 85
O Conselho Consultivo realiza a sua sessão ordinária anual a convite do Príncipe no mês de outubro de cada ano.
Artigo 86
Com excepção dos dois artigos anteriores, o Príncipe convida o Conselho Consultivo a realizar a primeira sessão, posterior às eleições gerais do Conselho, no prazo de um mês a contar do termo daquelas eleições.
Se a convocação do Conselho nesta sessão se atrasar para além da data anual prevista no artigo anterior, o prazo da sessão é reduzido pela diferença entre as duas datas.
Artigo 87
O Príncipe, ou seu Representante, inaugura o mandato da sessão anual do Conselho Consultivo e profere um discurso abrangente sobre os assuntos do País.
Artigo 88
O Príncipe convida o Conselho Consultivo para uma reunião extraordinária por decreto em caso de necessidade ou a pedido da maioria dos membros do Conselho. Em sessão extraordinária, o Conselho não poderá examinar senão os assuntos para os quais foi convidado.
Artigo 89
A convocação do Conselho Consultivo para as suas sessões ordinárias e extraordinárias, e o seu encerramento, será por decreto.
Artigo 90
O Príncipe pode diferir, por decreto, a reunião do Conselho Consultivo por um período não superior a um mês. O adiamento não pode ser repetido no prazo de uma sessão, exceto pela aprovação do Conselho por um período. O período de adiamento não pode ser incluído como parte do prazo da sessão.
Artigo 91
O Conselho realiza suas reuniões em sua sede na cidade de Al-Douha. O Príncipe pode convidá-lo para se reunir em qualquer outro lugar.
Artigo 92
Antes de exercer suas funções, os membros do Conselho Consultivo prestam o seguinte juramento perante o Conselho e em sessão pública:
"Juro por Deus, o Grande, ser leal à Pátria e ao Príncipe, e respeitar a Lei Islâmica, a Constituição e a Lei, e atender aos interesses do Povo, e realizar meu trabalho com honestidade e integridade. ."
Artigo 93
Em sua primeira sessão e para o mandato do Conselho, o Conselho elege um Presidente e um Vice-Presidente dentre seus membros. Vagando o assento de algum, o Conselho elege quem o substitui até o final do mandato do Conselho. A eleição será por escrutínio secreto e pela maioria absoluta de votos dos membros presentes. Caso essa maioria não se concretize na primeira vez, a reeleição é feita entre os dois primeiros em número de votos dos membros presentes. Se o segundo dos dois obtiver votos iguais aos outros, é incluído com eles na segunda eleição, que se realiza por maioria relativa. Se mais de um forem iguais na obtenção da maioria relativa, a seleção entre eles é feita por sorteio.
O membro mais velho preside a sessão até que o Presidente seja eleito.
Artigo 94
O Conselho estabelece, a partir de seus membros, os comitês necessários para o desempenho de suas funções dentro de duas (2) semanas a partir do início de sua sessão anual. Esses comitês podem exercer suas funções durante o recesso do Conselho, para lhe apresentar os resultados de seus trabalhos no início da sessão seguinte.
Artigo 95
O Conselho terá um Gabinete que incluirá o Presidente, seu Vice, Presidentes de Comitês e uma Secretaria-Geral para auxiliá-lo no desempenho de suas funções.
Artigo 96
Manter a ordem no Conselho é da competência do Presidente do Conselho.
Artigo 97
O Conselho Consultivo estabelece seu regimento interno incluindo sua ordem interna e o procedimento para a condução dos negócios no Conselho, o trabalho de seus comitês, a organização das sessões, as regras de discussão e votação, e as demais funções estipuladas nesta Constituição . Os estatutos determinam as sanções prescritas para a violação da ordem pelo membro, ou suas ausências das sessões do Conselho ou das comissões sem justificativa aceitável. Os estatutos são emitidos por lei.
Artigo 98
As sessões do Conselho Consultivo são públicas, podendo realizar-se à porta fechada a pedido de um terço dos membros do Conselho, ou a pedido do Conselho de Ministros.
Artigo 99
Para que haja quórum para validar a convocação do Conselho, deve estar presente a maioria de seus membros, inclusive o Presidente ou seu Adjunto. Se não houver quórum, a sessão é adiada para a sessão seguinte.
Artigo 100
As deliberações do Conselho são tomadas por maioria absoluta dos membros presentes, independentemente dos casos em que se exija maioria especial. Em caso de empate, o Presidente tem voto de qualidade.
Artigo 101
A participação no Conselho Consultivo é encerrada por um dos seguintes motivos:
Morte ou invalidez total.
Expiração do prazo de adesão.
Renúncia.
Demissão.
Dissolução do Conselho.
Artigo 102
A renúncia do membro do Conselho será feita por escrito ao Presidente. O Presidente submeterá a renúncia ao Conselho para decisão de aceitá-la ou recusá-la.
O regimento interno dispõe sobre as regras pertinentes a esse assunto.
Artigo 103
A filiação de qualquer um dos membros do Conselho não pode ser retirada a menos que ele perca a confiança e a estima, ou perca uma das condições de filiação com base nas quais foi eleito, ou viole os deveres de sua filiação. A decisão de deixar de ser membro deve ser tomada pelo Conselho por maioria de dois terços (2/3) de seus membros.
Artigo 104
O Príncipe pode dissolver o Conselho Consultivo por decreto que exponha os motivos da dissolução. O Conselho não pode ser dissolvido outra vez pelos mesmos motivos. Se o Conselho for dissolvido, as eleições para o novo Conselho devem ser realizadas em uma data não superior a seis meses a partir da data de dissolução.
Até que se realize a eleição do novo Conselho, o Príncipe assume o Poder Legislativo com a assistência do Conselho de Ministros.
Artigo 105
Cada membro do Conselho tem o direito de iniciar as leis. Todo projeto de lei é encaminhado à comissão competente do Conselho para estudá-lo e expressar sua opinião, e submetê-lo ao Conselho posteriormente. Se o Conselho decidir aceitar o projecto de lei, remete-o ao Governo, após apresentá-lo sob a forma de proposta de lei para o seu estudo e parecer, e devolvê-lo ao Conselho na mesma sessão ou na seguinte.
Qualquer projeto de lei rejeitado pelo Conselho não poderá ser reintroduzido na mesma sessão de mandato.
Artigo 106
Todo projeto de lei aprovado pelo Conselho Consultivo é submetido ao príncipe para aprovação.
Se o príncipe decidir não aprovar o projeto, ele o devolve ao Conselho no prazo de três meses a partir da data de sua apresentação, juntamente com os motivos da reprovação.
-
Se o projeto for devolvido dentro do prazo previsto no parágrafo anterior, e for novamente aprovado pelo Conselho Consultivo por maioria de dois terços (2/3) dos membros do Conselho, o Príncipe aprova-o e emite-o. O Príncipe pode, em caso de necessidade imperiosa, suspender a aplicação desta lei pelo período que julgar necessário para a realização dos altos interesses da Pátria. Se o projeto de lei não for aprovado por maioria de dois terços (2/3), não poderá ser reconsiderado na mesma sessão.
Artigo 107
O projeto de Orçamento Público deve ser apresentado ao Conselho Consultivo pelo menos dois meses antes do início do ano fiscal e não entrará em vigor a menos que seja aprovado pelo Conselho. O Conselho Consultivo pode alterar a lei do Orçamento mediante aprovação do Governo.
Se o novo Orçamento não for aprovado antes do início do ano fiscal, o Orçamento anterior permanecerá em vigor até que o novo Orçamento seja aprovado. A lei define a forma de elaboração do Orçamento, bem como o exercício.
Artigo 108
O Conselho Consultivo tem o direito de expressar desejos ao Governo no que diz respeito a assuntos públicos. Se o Governo não puder cumprir estes desejos, deve explicar ao Conselho as suas razões, e o Conselho pode responder uma vez sobre a declaração do Governo.
Artigo 109
Cada membro do Conselho Consultivo tem o direito de dirigir perguntas ao Primeiro-Ministro e a um dos Ministros para esclarecimento de assuntos da sua jurisdição, sendo que o inquiridor apenas tem o direito de comentar uma única vez a resposta.
Artigo 110
Todo membro do Conselho Consultivo tem o direito de interrogar os Ministros sobre assuntos de sua jurisdição. O interrogatório poderá ser tratado com a aprovação de um terço (1/3) dos membros do Conselho. O interrogatório não poderá ser discutido a não ser depois de, no mínimo, 10 (dez) dias contados da sua apreciação, salvo se for caso de urgência e pendente de aprovação do Ministro para encurtar o prazo.
Artigo 111
Cada Ministro é responsável perante o Conselho Consultivo pelas funções do seu ministério. Não pode haver voto de confiança ao Ministro, exceto depois de discutido o interrogatório que lhe é dirigido. Um voto de confiança pode ser dado com base em seu desejo ou em uma solicitação assinada por quinze (15) Membros. O Conselho não poderá decidir sobre este assunto antes de dez (10) dias, pelo menos, a partir da data de apresentação do pedido ou manifestação do desejo. A moção de censura contra o Ministro é tomada por maioria de dois terços(2/3) dos Membros que constituem o Conselho. O Ministro é exonerado do Ministério a partir da data da decisão de censura.
Artigo 112
Um membro do Conselho não pode ser repreendido pelas opiniões ou declarações que exprimir perante o Conselho ou suas comissões com respeito a assuntos da jurisdição do Conselho.
Artigo 113
Exceto em caso de flagrante delito, um membro do Conselho Consultivo não poderá ser preso, encarcerado, revistado ou interrogado, salvo mediante prévia autorização do Conselho. Se o Conselho não decidir sobre o pedido de autorização no prazo de um mês a contar da data de receção do pedido, trata-se de uma autorização. A permissão é emitida pelo Presidente do Conselho quando não está em sessão.
Em caso de flagrante delito, o Conselho deve ser notificado das medidas tomadas contra o membro infrator e, caso o Conselho não esteja em sessão, essa notificação deve ser feita na primeira sessão subsequente.
Artigo 114
Não é permitido combinar a composição do Conselho Consultivo e a assunção de cargos públicos, salvo nos casos em que a combinação seja permitida pela Constituição.
Artigo 115
Em sua conduta, os Membros do Conselho Consultivo devem ter por objetivo os interesses da Pátria, e não explorar a filiação de qualquer forma em seu benefício, ou em benefício daqueles com quem mantêm uma relação especial. A lei determina os atos que o Membro do Conselho Consultivo não pode praticar.
Artigo 116
Ao Presidente do Conselho, ao seu Vice-Presidente e aos Membros é atribuída uma remuneração determinada por lei, com efeitos a partir da data da prestação de juramento perante o Conselho.
Seção IV. O Poder Executivo
Artigo 117
Ninguém assume o Ministério, a menos que sua nacionalidade original seja do Catar.
Artigo 118
A formação do Gabinete é por ordem principesca com base em proposta do primeiro-ministro. O Príncipe pode confiar ao Primeiro-Ministro ou a qualquer dos Ministros a assunção de um ou mais ministérios.
A lei determina os poderes dos Ministros.
Artigo 119
O Primeiro-Ministro e os Ministros prestam o seguinte juramento perante o Príncipe, antes da posse dos seus cargos:
"Juro por Deus, o Grande, ser leal à Pátria e ao Príncipe, respeitar a Lei Islâmica, a Constituição e a Lei, salvaguardar plenamente os interesses do Povo, cumprir meus deveres com honestidade, fidelidade e honra. , e preservar plenamente a entidade do País e sua integridade territorial."
Artigo 120
O Conselho de Ministros assiste o Príncipe no desempenho das suas funções e no exercício dos seus poderes, nos termos desta Constituição e das disposições da lei.
Artigo 121
Como instituição executiva suprema, ao Conselho de Ministros compete a execução de todos os assuntos internos e externos da sua jurisdição de acordo com esta Constituição e com as disposições da lei.
O Conselho de Ministros desempenha nomeadamente as seguintes funções:
Propor projetos de lei e decretos. Os projetos de lei são submetidos ao Conselho Consultivo para debate. Caso sejam aprovados, são submetidos ao Príncipe para ratificação e promulgação, conforme o disposto nesta Constituição.
Aprovar os regulamentos e decisões dos Ministérios e demais órgãos governamentais, da competência de cada um, para a implementação das leis de acordo com sua disposição.
Supervisionar a implementação de leis, decretos, regulamentos e decisões.
Propor o estabelecimento e a organização do governo, agências, instituições e organizações públicas de acordo com a lei.
Controle superior sobre o funcionamento do sistema fiscal e administrativo governamental.
Nomear e demitir os empregados se a nomeação e a demissão não forem da competência do Príncipe ou da competência dos Ministros nos termos da lei.
Estabelecer as regras gerais capazes de manter a segurança interna e garantir a ordem no interior do Estado, nos termos da lei.
Gerir fiscalmente o Estado e elaborar a proposta do seu orçamento público, nos termos desta Constituição e do disposto na lei.
Aprovar os projetos econômicos e os meios de executá-los.
-
Supervisionar os meios de salvaguarda dos interesses do Estado no exterior e os métodos de manutenção de suas relações internacionais e seus negócios externos.
Elaborar um relatório no início de cada exercício financeiro, incluindo uma apresentação detalhada das principais tarefas realizadas dentro e fora, juntamente com um plano delineando os melhores meios capazes de alcançar o desenvolvimento global do Estado e garantir os fatores de seu progresso e prosperidade, e mantendo a sua segurança e estabilidade, de acordo com os princípios fundamentais que orientam a política do Estado estipulados nesta Constituição, sendo este relatório submetido à aprovação do Príncipe.
Quaisquer outras funções autorizadas por esta Constituição ou pela lei.
Artigo 122
O Príncipe pode pedir ao Primeiro-Ministro e aos Ministros que apresentem relatórios relevantes para qualquer dos assuntos da sua jurisdição.
Artigo 123
O Primeiro-Ministro e os Ministros são colectivamente responsáveis perante o Príncipe pela execução da ordem pública do Governo, e cada um é individualmente responsável perante o Príncipe pelo desempenho das suas funções e pelo exercício das suas funções.
Artigo 124
A lei determina as remunerações do Primeiro-Ministro e dos Ministros. Todas as disposições aplicáveis aos Ministros são aplicáveis ao Primeiro-Ministro, salvo estipulação em contrário.
Artigo 125
O Primeiro-Ministro preside as sessões do Conselho, gere os seus debates e supervisiona a coordenação do trabalho entre os diferentes ministérios para concretizar a unidade das agências governamentais e a integração da sua actividade. Ele assina em nome do Conselho de Ministros e em seu nome as decisões tomadas pelo Conselho. As decisões do Conselho relativas às matérias determinadas por despacho principesco são submetidas ao príncipe para aprovação e emissão de acordo com o disposto nesta Constituição.
Artigo 126
As reuniões do Conselho de Ministros têm quórum com a presença da maioria dos seus membros, incluindo o Primeiro-Ministro ou o seu Adjunto. As deliberações do Conselho são secretas e suas decisões são tomadas pela maioria dos Conselheiros presentes. Em caso de empate, o primeiro-ministro dá o voto vencedor. A minoria segue a opinião da maioria.
Artigo 127
O Conselho de Ministros estabelece os seus estatutos para organizar os seus trabalhos. Terá um Secretariado-Geral para auxiliá-lo no desempenho de suas funções.
Artigo 128
Ao assumirem seus cargos, os Ministros devem ter por objetivo, em seu comportamento, os interesses da Pátria, não explorando seus cargos oficiais, de qualquer forma, em prol de seus interesses ou dos interesses daqueles com quem mantêm relação especial.
A lei determina os atos vedados aos Ministros e os atos por eles praticados no exercício de seus cargos e obrigam à sua responsabilização, bem como determina a forma dessa responsabilização.
Seção V. O Poder Judiciário
Artigo 129
A supremacia da lei é a base do governo do Estado. A honra do Poder Judiciário e a integridade dos Juízes e sua justiça são a garantia de direitos e liberdades.
Artigo 130
O Poder Judiciário é independente e é assumido por tribunais de diferentes tipos e níveis. Eles emitem suas decisões de acordo com a lei.
Artigo 131
Os juízes são independentes. Em seu julgamento, eles não são dominados por nenhum poder, exceto a lei. Nenhuma instituição pode interferir nos processos ou no processo de justiça.
Artigo 132
A lei regula os tribunais com os seus diferentes tipos e níveis e define as suas funções e competências. A competência dos Tribunais Militares é restrita, salvo em caso de lei marcial, aos crimes militares cometidos por membros das Forças Armadas e Forças de Segurança, dentro dos limites previstos na lei.
Artigo 133
As sessões dos Tribunais são públicas, a menos que o Tribunal decida mantê-las à porta fechada para manutenção da ordem pública ou da moral pública. Em todas as circunstâncias, a prolação da sentença é em sessão aberta.
Artigo 134
Os juízes não são removíveis, exceto nos casos previstos na lei. A lei também determina as disposições que lhes são pertinentes e regula a sua responsabilidade disciplinar.
Artigo 135
O litígio é um direito inviolável e garantido a todas as pessoas. A lei especifica os procedimentos e formas de exercício deste direito.
Artigo 136
O Parquet assume a ação pública em nome da Sociedade, fiscaliza a execução judicial e assegura a aplicação das leis penais. A lei organiza este órgão, regula as suas funções, define as condições e garante a pertinência a quem assume as suas funções.
Artigo 137
O Judiciário tem um Conselho Supremo para supervisionar o bom funcionamento dos tribunais e seus órgãos auxiliares. A lei determina sua formação, suas funções e suas jurisdições.
Artigo 138
A lei determina o órgão especializado na solução de conflitos administrativos e define sua estrutura e a forma como desempenha suas funções.
Artigo 139
A lei regula a forma de resolver as disputas de competência entre os órgãos judiciais e o conflito de sentenças.
Artigo 140
A lei determina o órgão judicial competente para dirimir os litígios relacionados com a constitucionalidade das leis e regulamentos, define as suas funções, a forma de recurso e os procedimentos a seguir perante o mesmo. A lei também define o impacto de uma sentença de inconstitucionalidade.
CAPÍTULO V. DISPOSIÇÕES FINAIS
Artigo 141
O Príncipe promulga esta Constituição, que entra em vigor no dia seguinte à data da sua publicação no Diário da República.
Artigo 142
As leis são publicadas após ratificação e emissão no Diário Oficial, no prazo de 2 (duas) semanas a partir da data de sua publicação, e entram em vigor após 1 (um) mês da data de sua publicação, a menos que outra data seja especificada na própria lei.
Artigo 143
O que foi decidido pelas leis e regulamentos emitidos antes da entrada em vigor desta Constituição permanece válido e eficaz, a menos que seja alterado de acordo com suas disposições. A implementação da Constituição não tem impacto na violação das disposições dos tratados e acordos internacionais dos quais o Estado é parte.
Artigo 144
O Príncipe e um terço (1/3) dos Membros do Conselho Consultivo têm, cada um, o direito de solicitar a emenda de um ou mais artigos desta Constituição. Por uma questão de princípio, se a maioria dos membros do Conselho aprovar a emenda, o Conselho a debaterá artigo por artigo. Para que a emenda seja aprovada, ela deve ser aprovada por dois terços (2/3) dos membros do Conselho. A alteração só entra em vigor após ser ratificada pelo Príncipe e publicada no Diário da República. Por uma questão de princípio, se a proposta que solicita a alteração for rejeitada, ela não poderá ser reintroduzida antes de decorrido um ano a partir dessa rejeição.
Artigo 145
As disposições relativas à governação e herança do Estado não podem ser objeto de pedido de alteração.
Artigo 146
As disposições relativas aos direitos e liberdades públicas não podem ser objeto de pedido de alteração, salvo nos limites destinados a conceder mais direitos e garantias ao interesse do cidadão.
Artigo 147
As funções do Príncipe prescritas nesta Constituição não podem ser objeto de pedido de alteração durante o período de sua deputação.
Artigo 148
Nenhum dos artigos desta Constituição poderá ser objeto de pedido de alteração antes de decorridos dez anos a contar da data da sua entrada em vigor.
Artigo 149
Nenhuma das disposições desta Constituição pode ser suspensa, exceto durante o período de aplicação das leis marciais e dentro das limitações prescritas pela lei. No entanto, a convocação do Conselho Consultivo não poderá ser suspensa, nem violada a imunidade de seu Membro durante esse período.
Artigo 150
Fica revogada a Lei Fundamental alterada provisória, em vigor no Estado e promulgada em 19 de abril de 1972. As disposições pertinentes ao atual Conselho Consultivo permanecem em vigor até que o novo Conselho Consultivo seja eleito.