Constituição do Afeganistão de 2004

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Constituição do Afeganistão de 2004

PREÂMBULO

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Louvado seja Allah, o Acalentador e Sustentador dos Mundos; e Louvor e Paz estejam com Mohammad, Seu Último Mensageiro e seus discípulos e seguidores

Nós, o povo do Afeganistão:

Crendo firmemente em Deus Todo-Poderoso, confiando em Sua vontade divina e aderindo à sagrada religião do Islã;

Percebendo as injustiças anteriores, misérias e inúmeros desastres que se abateram sobre nosso país;

Apreciando os sacrifícios, as lutas históricas, a jihad e a justa resistência de todos os povos do Afeganistão, admirando a posição suprema dos mártires da liberdade do país;

Compreendendo que um Afeganistão unido e indivisível pertence a todas as suas tribos e povos;

Observando a Carta das Nações Unidas, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos;

E para:

Reforçar a unidade nacional, salvaguardar a independência, a soberania nacional e a integridade territorial do país;

Estabelecer uma ordem baseada na vontade dos povos e na democracia;

Formar uma sociedade civil livre de opressão, atrocidade, discriminação e violência, baseada no estado de direito, justiça social, proteção da integridade e dos direitos humanos e conquista das liberdades e direitos fundamentais das pessoas;

Fortalecer as instituições políticas, sociais, econômicas e de defesa;

Alcançar uma vida próspera e um ambiente de vida saudável para todos os habitantes desta terra;

E, eventualmente, reconquistar o lugar apropriado do Afeganistão na família internacional;

Aprovamos, neste ato, esta constituição de acordo com as realidades históricas, culturais e sociais, bem como as exigências do tempo, através de nossos representantes eleitos na Loya Jirga, datada de 3 de janeiro de 2004, realizada na cidade de Cabul.

CAPÍTULO I. ESTADO

Artigo 1

O Afeganistão será uma República Islâmica, Estado independente, unitário e indivisível.

Artigo 2

A religião sagrada do Islã é a religião da República Islâmica do Afeganistão. Os seguidores de outras religiões serão livres dentro dos limites da lei no exercício e desempenho de seus rituais religiosos.

Artigo 3

Nenhuma lei deve infringir os princípios e disposições da sagrada religião do Islã no Afeganistão.

Artigo 4

A soberania nacional no Afeganistão pertence à nação, manifestada diretamente e por meio de seus representantes eleitos. A nação do Afeganistão é composta por todos os indivíduos que possuem a cidadania do Afeganistão. A nação do Afeganistão será composta por pashtun, tadjique, hazara, uzbeque, turcomano, baluch, pachaie, nuristani, aymaq, árabe, qirghiz, qizilbash, gujur, brahwui e outras tribos. A palavra afegão deve ser aplicada a todos os cidadãos do Afeganistão. Nenhum indivíduo da nação do Afeganistão será privado de cidadania. As matérias relacionadas com a cidadania e o asilo serão reguladas por lei.

Artigo 5

A execução do disposto nesta Constituição e demais leis, a defesa da independência, a soberania nacional, a integridade territorial e a consecução da capacidade de segurança e defesa do país são deveres fundamentais do Estado.

Artigo 6

O Estado será obrigado a criar uma sociedade próspera e progressiva baseada na justiça social, preservação da dignidade humana, proteção dos direitos humanos, realização da democracia, realização da unidade nacional, bem como igualdade entre todos os povos e tribos e desenvolvimento equilibrado de todas as áreas. do país.

Artigo 7

O Estado observará a Carta das Nações Unidas, os acordos interestaduais, bem como os tratados internacionais aos quais o Afeganistão aderiu e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Estado deve impedir todos os tipos de atividades terroristas, cultivo e contrabando de narcóticos e produção e uso de intoxicantes.

Artigo 8

O Estado regulará a política externa do país com base na preservação da independência, dos interesses nacionais e da integridade territorial, bem como da não interferência, da boa vizinhança, do respeito mútuo e da igualdade de direitos.

Artigo 9

As minas e outros recursos subterrâneos, bem como as relíquias históricas, serão propriedade do Estado. A proteção, a gestão e a boa utilização dos bens públicos e dos recursos naturais serão regulamentadas por lei.

Artigo 10

O Estado deve encorajar, proteger e garantir a segurança do investimento de capital e das empresas privadas de acordo com as disposições da lei e da economia de mercado.

Artigo 11

As questões relativas ao comércio interno e externo serão regulamentadas por lei de acordo com as necessidades econômicas do país e os interesses públicos.

Artigo 12

O Banco do Afeganistão será independente e o banco central do Estado. A emissão de divisas, bem como a formulação e implementação da política monetária do país serão, nos termos da lei, da competência do banco central. O banco central deve consultar o comitê econômico da Câmara do Povo sobre a impressão de dinheiro. A forma de organização e funcionamento do Banco Central será regulamentada por lei.

Artigo 13

O Estado deve projetar e implementar programas eficazes para o desenvolvimento de indústrias, expansão da produção e proteção das atividades dos artesãos para elevar o padrão de vida do povo.

Artigo 14

O Estado, dentro de seus meios financeiros, deve elaborar e implementar programas eficazes para desenvolver a agricultura e a pecuária, melhorar as condições econômicas, sociais e de vida dos agricultores, pastores e colonos, bem como a subsistência dos nômades. O Estado adotará as medidas necessárias para a provisão de habitação e distribuição de bens públicos aos cidadãos merecedores de acordo com as disposições da lei e dentro das possibilidades financeiras.

Artigo 15

O Estado será obrigado a adotar as medidas necessárias para proteger e melhorar as florestas e o meio ambiente.

Artigo 16

Entre o pashto, dari, uzbeki, turcomano, balúchi, pachaie, nuristani, pamiri e outras línguas correntes no país, pashto e dari serão as línguas oficiais do estado. Nas áreas onde a maioria das pessoas fala em qualquer uma das línguas Uzbeki, Turkmani, Pachaie, Nuristani, Baluchi ou Pamiri, qualquer uma das línguas acima mencionadas, além de Pashto e Dari, será a terceira língua oficial, cujo uso será regulamentado por lei. O Estado deve conceber e aplicar programas eficazes para promover e desenvolver todas as línguas do Afeganistão. O uso de todos os idiomas vigentes no país será gratuito em publicações de imprensa e meios de comunicação de massa. A terminologia administrativa acadêmica e nacional e o uso no país devem ser preservados.

Artigo 17

O Estado deve adotar as medidas necessárias para promover a educação em todos os níveis, desenvolver o ensino religioso, regular e melhorar as condições das mesquitas, escolas religiosas e centros religiosos.

Artigo 18

A fonte para o ano civil do país deve ser baseada na migração do Profeta (PECE). A base para os escritórios estaduais será o calendário solar. As sextas-feiras, assim como os dias 28 de Asad e 8 de Saur, serão feriados. Outros feriados serão regulamentados por lei.

Artigo 19

A bandeira do Afeganistão será composta de três partes iguais, com as cores preta, vermelha e verde justapostas da esquerda para a direita verticalmente. A largura de cada cor deve ser a metade do seu comprimento, e no centro da qual deve estar localizada a insígnia nacional. A insígnia nacional do Afeganistão será composta por um emblema e um púlpito na cor branca, nos dois cantos dos quais estão duas bandeiras, inscritas no meio superior a frase sagrada "Não há Deus senão Allah e Muhammad é seu Profeta, e Allah é grande." Este será inscrito e substituído em raios de um sol nascente, e em sua parte inferior, o ano de 1919 no calendário solar, e a palavra "Afeganistão" circundada em dois lados por feixes de trigo será inscrito. A lei regulará o uso da bandeira e insígnia.

Artigo 20

O hino nacional do Afeganistão será em pashto com a menção de "Deus é Grande", bem como os nomes das tribos do Afeganistão.

Artigo 21

A capital do Afeganistão será a cidade de Cabul.

CAPÍTULO II. DIREITOS E DEVERES FUNDAMENTAIS DOS CIDADÃOS

Artigo 22

Qualquer tipo de discriminação e distinção entre cidadãos do Afeganistão será proibido. Os cidadãos do Afeganistão, homens e mulheres, têm direitos e deveres iguais perante a lei.

Artigo 23

A vida é um dom de Deus, bem como um direito natural dos seres humanos. Ninguém será privado disso, exceto por disposição legal.

Artigo 24

A liberdade é um direito natural do ser humano. Este direito não tem limites, a não ser que afete outras liberdades, bem como o interesse público, que será regulado por lei. A liberdade e a dignidade humana são invioláveis. O Estado deve respeitar e proteger a liberdade, bem como a dignidade humana.

Artigo 25

A inocência é o estado original. O acusado será inocente até que se prove sua culpa por ordem de um tribunal competente.

Artigo 26

O crime é um ato pessoal. A investigação, prisão e detenção do arguido, bem como a execução da pena, não incriminam outra pessoa.

Artigo 27

Nenhum ato será considerado crime a menos que seja regulamentado por lei promulgada antes do cometimento do delito. Ninguém será perseguido, preso ou detido sem o devido processo legal. Ninguém será punido sem a decisão de um tribunal competente, tomada de acordo com as disposições da lei, promulgada antes do cometimento do delito.

Artigo 28

Nenhum cidadão do Afeganistão acusado de um crime será extraditado para um estado estrangeiro sem acordos recíprocos, bem como tratados internacionais aos quais o Afeganistão tenha aderido. Nenhum afegão será privado da cidadania ou condenado ao exílio doméstico ou estrangeiro.

Artigo 29

A perseguição de seres humanos deve ser proibida. Ninguém poderá ou ordenar a tortura, mesmo por descobrir a verdade de outro indivíduo que esteja sob investigação, preso, detido ou condenado a ser punido. São proibidas as penas contrárias à dignidade humana.

Artigo 30

A declaração, confissão ou testemunho obtido de um acusado ou de outro indivíduo por meio de coação será inválido. A confissão de um crime é uma admissão voluntária perante um tribunal autorizado por um acusado em bom estado de espírito.

Artigo 31

Após a prisão, ou para provar a verdade, cada indivíduo pode nomear um advogado de defesa. Imediatamente após a detenção, o arguido tem o direito de ser informado da natureza da acusação e de comparecer perante o tribunal no prazo fixado na lei. Em casos criminais, o Estado deve nomear um advogado de defesa para o indigente. A confidencialidade das conversas, correspondências e comunicações entre o acusado e seu advogado estará protegida contra qualquer tipo de violação. Os deveres e poderes dos advogados de defesa serão regulados por lei.

Artigo 32

A dívida não deve restringir ou privar a liberdade do indivíduo. O método e os meios de cobrança da dívida são regulados por lei.

Artigo 33

Os cidadãos do Afeganistão terão o direito de eleger e ser eleitos. As condições de exercício deste direito são reguladas por lei.

Artigo 34

A liberdade de expressão será inviolável. Todo afegão terá o direito de expressar seus pensamentos por meio da fala, escrita, ilustrações e outros meios de acordo com as disposições desta constituição. Todo afegão terá o direito, de acordo com as disposições da lei, de imprimir e publicar sobre assuntos sem prévia submissão às autoridades estatais. As directivas relativas à imprensa, rádio e televisão, bem como às publicações e outros meios de comunicação social, são reguladas por lei.

Artigo 35

Para atingir objetivos morais e materiais, os cidadãos do Afeganistão terão o direito de formar associações de acordo com as disposições da lei. O povo do Afeganistão terá o direito, de acordo com as disposições da lei, de formar partidos políticos, desde que:

  1. Seu manifesto e carta não devem contrariar a sagrada religião do Islã e os princípios e valores consagrados nesta constituição;

  2. Suas organizações e recursos financeiros devem ser transparentes;

  3. Não devem ter objetivos e organizações militares ou quase militares; e

  4. Eles não devem ser afiliados a partidos políticos estrangeiros ou outras fontes.

Não será permitida a formação e operação de um partido com base no tribalismo, paroquialismo, linguagem, bem como no sectarismo religioso. Um partido ou associação formado de acordo com as disposições da lei não pode ser dissolvido sem causa legal e a ordem de um tribunal competente.

Artigo 36

O povo do Afeganistão terá o direito de reunir e realizar manifestações desarmadas, de acordo com a lei, para atingir fins legítimos e pacíficos.

Artigo 37

A liberdade e a confidencialidade da correspondência, bem como as comunicações de pessoas físicas, seja na forma de carta, seja por telefone, telégrafo, bem como outros meios, estarão protegidas contra intrusão. O Estado não terá o direito de inspecionar correspondências e comunicações pessoais, a menos que autorizado por disposições da lei.

Artigo 38

As residências pessoais devem ser imunes à invasão. Ninguém, incluindo o Estado, terá o direito de entrar em uma residência pessoal ou vasculhá-la sem a permissão do proprietário ou por ordem de um tribunal competente, exceto nas situações e métodos delineados por lei. Em caso de crime evidente, o funcionário responsável deverá entrar ou revistar residência pessoal sem prévia ordem judicial. O referido funcionário, após a entrada ou conclusão da busca, obterá uma ordem judicial no prazo fixado por lei.

Artigo 39

Todo afegão terá o direito de viajar e se estabelecer em qualquer parte do país, exceto em áreas proibidas por lei. Todo afegão terá o direito de viajar para fora do Afeganistão e retornar, de acordo com as disposições da lei. O estado deve proteger os direitos dos cidadãos do Afeganistão fora do país.

Artigo 40

A propriedade deve estar a salvo de violação. Ninguém será proibido de possuir bens e adquiri-los, salvo se limitado pelas disposições da lei. Os bens de ninguém podem ser confiscados sem ordem da lei e decisão de um tribunal competente. A aquisição de propriedade privada só será legalmente permitida por interesse público e em troca de prévia e justa indenização. A busca e divulgação de propriedade privada deve ser realizada de acordo com as disposições da lei.

Artigo 41

Os indivíduos estrangeiros não terão o direito de possuir bens imóveis no Afeganistão. O arrendamento de bens imóveis para fins de investimento de capital é permitido nos termos da lei. A venda de propriedades a missões diplomáticas de países estrangeiros, bem como a organizações internacionais das quais o Afeganistão seja membro, será permitida de acordo com as disposições da lei.

Artigo 42

Todo afegão pagará impostos e taxas ao Estado de acordo com as disposições da lei. Nenhum imposto ou taxa será cobrado sem representação legal. As alíquotas e taxas de imposto, bem como a forma de pagamento, serão determinadas, com o devido respeito à justiça social, por lei. Esta disposição também se aplica a indivíduos e organizações estrangeiras. Todos os tipos de impostos, taxas e rendimentos pagos serão depositados em uma única conta do Estado.

Artigo 43

A educação é um direito de todos os cidadãos do Afeganistão, que deve ser oferecida gratuitamente pelo estado até o nível BA nas instituições educacionais estaduais. Para expandir a educação equilibrada, bem como fornecer educação intermediária obrigatória em todo o Afeganistão, o estado deve projetar e implementar programas eficazes e preparar o terreno para o ensino de línguas maternas nas áreas onde são faladas.

Artigo 44

O Estado deve conceber e implementar programas eficazes para criar e promover uma educação equilibrada para as mulheres, melhorar a educação dos nômades e eliminar o analfabetismo no país.

Artigo 45

O Estado deve conceber e implementar um currículo educacional unificado baseado nos princípios da religião sagrada do Islã, cultura nacional e princípios acadêmicos, e desenvolver currículos de disciplinas religiosas para escolas com base nas seitas islâmicas existentes no Afeganistão.

Artigo 46

Estabelecer e administrar instituições de ensino superior, geral e especializado é dever do Estado. Os cidadãos do Afeganistão estabelecerão instituições de ensino superior, geral e especializado, bem como instituições de alfabetização com permissão do estado. O Estado permitirá que os estrangeiros estabeleçam instituições superiores, gerais e especializadas, de acordo com as disposições da lei. Os prazos de admissão às instituições de ensino superior do estado e outras matérias afins serão regulados por lei.

Artigo 47

O Estado deve elaborar programas eficazes de fomento do conhecimento, cultura, literatura e artes. O Estado garantirá os direitos autorais dos autores, inventores e descobridores, e incentivará e protegerá a pesquisa científica em todos os campos, divulgando seus resultados para uso efetivo de acordo com as disposições da lei.

Artigo 48

O trabalho é um direito de todo afegão. O horário de trabalho, as férias remuneradas, os direitos laborais e dos trabalhadores e assuntos conexos são regulados por lei. A escolha da profissão e do ofício será livre dentro dos limites da lei.

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Artigo 49

O trabalho forçado será proibido. A participação ativa em tempos de guerra, desastres e outras situações que ameacem a vida pública e o conforto devem estar entre os deveres nacionais de cada afegão. O trabalho forçado em crianças não deve ser permitido.

Artigo 50

O Estado deve adotar as medidas necessárias para criar uma administração saudável e realizar reformas no sistema administrativo do país. A administração desempenhará as suas funções com total neutralidade e em conformidade com as disposições das leis. Os cidadãos do Afeganistão terão o direito de acesso às informações dos departamentos estatais de acordo com as disposições da lei. Este direito não terá limite, exceto quando ferir direitos de terceiros, bem como a segurança pública. Os cidadãos do Afeganistão serão recrutados pelo Estado com base na capacidade, sem qualquer discriminação, de acordo com as disposições da lei.

Artigo 51

Qualquer indivíduo que sofra danos sem justa causa por parte da administração deve ser indenizado, devendo recorrer ao tribunal para a aquisição. Exceto nas condições estipuladas por lei, o Estado não poderá, sem ordem de um tribunal competente, reivindicar seus direitos.

Artigo 52

O Estado deve fornecer gratuitamente cuidados de saúde preventivos e tratamento de doenças, bem como instalações médicas a todos os cidadãos, de acordo com as disposições da lei. O estabelecimento e a expansão de serviços médicos privados, bem como de centros de saúde, devem ser incentivados e protegidos pelo Estado de acordo com as disposições da lei. O Estado adotará as medidas necessárias para fomentar a educação física saudável e o desenvolvimento do esporte nacional e local.

Artigo 53

O Estado adotará as medidas necessárias para regular os serviços médicos, bem como a ajuda financeira aos sobreviventes de mártires e pessoas desaparecidas, e para a reintegração dos deficientes e deficientes e sua participação ativa na sociedade, de acordo com as disposições da lei. O Estado garantirá os direitos dos aposentados e prestará a assistência necessária aos idosos, mulheres sem cuidador, deficientes e deficientes e órfãos pobres, de acordo com as disposições da lei.

Artigo 54

A família é o pilar fundamental da sociedade, e deve ser protegida pelo Estado. O Estado adotará as medidas necessárias para alcançar a saúde física e espiritual da família, especialmente do filho e da mãe, a educação dos filhos, bem como a eliminação de tradições correlatas contrárias aos princípios da sagrada religião do Islã.

Artigo 55

Defender o país será dever de todos os cidadãos do Afeganistão. As condições do serviço militar obrigatório são reguladas por lei.

Artigo 56

A observância das disposições da constituição, a obediência às leis e o respeito pela ordem e segurança públicas são deveres de todos os cidadãos do Afeganistão. A ignorância das leis não deve ser considerada uma desculpa.

Artigo 57

O Estado deve garantir os direitos e liberdades dos cidadãos estrangeiros no Afeganistão de acordo com a lei. Essas pessoas serão obrigadas a respeitar as leis do estado do Afeganistão dentro dos limites das disposições do direito internacional.

Artigo 58

Para monitorar o respeito pelos direitos humanos no Afeganistão, bem como para promovê-lo e protegê-lo, o Estado deve estabelecer a Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão. Todo indivíduo deverá apresentar queixa a esta Comissão sobre a violação de direitos humanos pessoais. A Comissão deverá encaminhar as violações de direitos humanos de indivíduos às autoridades legais e auxiliá-los na defesa de seus direitos. A organização e o modo de funcionamento da Comissão serão regulados por lei.

Artigo 59

Nenhum indivíduo poderá manipular os direitos e liberdades consagrados nesta Constituição e agir contra a independência, integridade territorial, soberania e unidade nacional.

CAPÍTULO III. O PRESIDENTE

Artigo 60

O Presidente será o chefe de Estado da República Islâmica do Afeganistão, exercendo suas autoridades nos campos executivo, legislativo e judiciário de acordo com as disposições desta Constituição. O Presidente terá 2 Vice-Presidentes, primeiro e segundo. O candidato presidencial deve declarar à nação os nomes de ambos os vice-presidentes. Em caso de ausência, renúncia ou morte do Presidente, o primeiro Vice-Presidente atuará de acordo com o disposto nesta Constituição. Na ausência do primeiro vice-presidente, o segundo vice-presidente atuará de acordo com as disposições desta Constituição.

Artigo 61

O Presidente será eleito recebendo mais de cinqüenta por cento dos votos expressos pelos eleitores por meio de votação livre, geral, secreta e direta. O mandato presidencial expira em 1º de Jawza do quinto ano após as eleições. As eleições para o novo Presidente serão realizadas dentro de trinta a sessenta dias antes do término do mandato presidencial. Se na primeira volta nenhum dos candidatos obtiver mais de cinquenta por cento dos votos, as eleições para a segunda volta realizar-se-ão no prazo de duas semanas a contar da data da proclamação dos resultados eleitorais e, nesta volta, apenas dois candidatos que tenham recebido a participará o maior número de votos no primeiro turno. No caso de falecimento de um dos candidatos presidenciais durante o primeiro ou segundo turno de votação ou após as eleições, mas antes da declaração dos resultados, a reeleição será realizada nos termos da lei.

Artigo 62

O indivíduo que se torna um candidato presidencial deve ter as seguintes qualificações:

  1. Deve ser cidadão do Afeganistão, muçulmano, nascido de pais afegãos e não deve ser cidadão de outro país;

  2. Não deve ter menos de quarenta anos no dia da candidatura;

  3. Não ter sido condenado por crimes contra a humanidade, ato criminoso ou privação de direitos civis por tribunal.

Nenhum indivíduo poderá ser eleito por mais de 2 mandatos como Presidente. O disposto neste artigo também se aplica aos Vice-Presidentes.

Artigo 63

Antes de assumir o cargo, o Presidente prestará, de acordo com procedimentos especiais estabelecidos por lei, o seguinte juramento de fidelidade:

"Em nome de Deus, Clemente, Misericordioso, eu juro pelo nome de Deus Todo-Poderoso que obedecerei e protegerei a sagrada religião do Islã, respeitar e supervisionar a implementação da Constituição, bem como de outras leis, salvaguardar a independência , soberania nacional e integridade territorial do Afeganistão e, ao buscar a ajuda de Deus Todo-Poderoso e o apoio da nação, exercerei meus esforços para a prosperidade e o progresso do povo do Afeganistão."

Artigo 64

O Presidente terá as seguintes autoridades e deveres:

  1. Supervisionar a implementação da Constituição;

  2. Determinar as linhas fundamentais da política do país com a aprovação da Assembleia Nacional;

  3. Ser o Comandante em Chefe das Forças Armadas do Afeganistão;

  4. Declare guerra e paz com o aval da Assembleia Nacional;

  5. Tomar as decisões necessárias para defender a integridade territorial e preservar a independência;

  6. Despachar unidades das forças armadas para fora do Afeganistão com o aval da Assembleia Nacional;

  7. Convocar a Loya Jirga, salvo na situação prevista no artigo 69 desta Constituição;

  8. Proclamar e extinguir o estado de emergência com o aval da Assembleia Nacional;

  9. Inaugurar as sessões da Assembleia Nacional e Loya Jirga.

  10. Aceitar as renúncias dos vice-presidentes da República;

  11. Nomear os Ministros, o Procurador-Geral, o Chefe do Banco Central, o Diretor de Segurança Nacional, bem como o Chefe da Cruz Vermelha com o aval da Câmara do Povo, e sua destituição e aceitação de renúncia;

  12. Nomear o juiz da Suprema Corte, bem como os juízes da Suprema Corte com o aval da Câmara do Povo;

  13. Nomear, aposentar e aceitar a renúncia e demissão de juízes, oficiais das forças armadas, polícia, segurança nacional, bem como funcionários de alto escalão de acordo com as disposições da lei;

  14. Nomear chefes de representantes políticos do Afeganistão para estados estrangeiros, bem como organizações internacionais;

  15. Aceitar credenciais de representantes políticos estrangeiros no Afeganistão;

  16. Aprovar leis e decretos judiciais;

  17. Emitir carta credencial para celebração de tratados internacionais de acordo com as disposições da lei;

  18. Reduzir e perdoar as penas de acordo com as disposições da lei;

  19. Conceder medalhas, insígnias e títulos honoríficos de acordo com as disposições da lei;

  20. Estabelecer comissões para melhorar a administração do país de acordo com as disposições da lei;

  21. Desempenhar outras autoridades e deveres consagrados nesta Constituição.

Artigo 65

Sobre importantes questões nacionais, políticas, sociais e econômicas, o presidente pode convocar um referendo do povo do Afeganistão. O referendo não poderá ser contrário às disposições desta Constituição nem exigir a sua alteração.

Artigo 66

O Presidente levará em consideração os interesses supremos do povo do Afeganistão para fazer cumprir as autoridades consagradas nesta Constituição. O Presidente não pode vender ou doar propriedades do Estado sem o disposto na lei. Durante o mandato, o cargo presidencial não deve ser usado para considerações linguísticas, sectárias, tribais e religiosas, bem como para considerações partidárias.

Artigo 67

Em caso de renúncia, impeachment ou morte do Presidente, bem como doença incurável que impeça o exercício do cargo, o Primeiro Vice-Presidente assumirá as autoridades e funções do Presidente. O Presidente apresentará pessoalmente a renúncia à Assembleia Nacional. A afirmação de uma doença incurável deve ser verificada por uma equipe médica competente designada pelo Supremo Tribunal. Nesses casos, as eleições para o novo Presidente serão realizadas no prazo de 3 meses, de acordo com o artigo 61 da Constituição. O Primeiro Vice-Presidente, na qualidade de Presidente interino, não exercerá as seguintes funções:

  1. Alterar a Constituição;

  2. Demitir ministros;

  3. Convoque um referendo.

Os Vice-Presidentes podem, nos termos desta Constituição, nomear-se como candidatos presidenciais. Na ausência do Presidente, as atribuições do Primeiro Vice-Presidente serão determinadas pelo Presidente.

Artigo 68

Em caso de renúncia ou morte de qualquer dos Vice-Presidentes, outra pessoa será nomeada pelo Presidente com o aval da Câmara do Povo. Em caso de morte simultânea do Presidente e do Primeiro Vice-Presidente, o Segundo Vice-Presidente, o Presidente da Câmara dos Anciãos, o Presidente da Câmara dos Representantes e o Ministro das Relações Exteriores sucederão respectivamente e, nessa ordem, e , de acordo com o artigo 67 desta Constituição, assumirá as funções do Presidente.

Artigo 69

O Presidente será responsável perante a nação, bem como a Câmara do Povo, de acordo com as disposições deste artigo. Acusações de crimes contra a humanidade, traição nacional e crime contra o Presidente serão exigidas por um terço de todos os membros da Câmara do Povo. Se esta demanda for aprovada por dois terços da Casa do Povo, a Casa do Povo deverá convocar a Loya Jirga dentro de 1 mês.

Se a Loya Jirga, por maioria de dois terços, aprovar a acusação, o Presidente será exonerado do cargo e a questão será submetida a um tribunal especial, composto pelo Presidente da Câmara dos Anciãos, três membros do Conselho Câmara do Povo e três membros do Supremo Tribunal nomeados pela Loya Jirga. O caso deverá ser apresentado pela pessoa indicada pela Loya Jirga. Em tal situação aplicar-se-á o disposto no artigo 67 desta Constituição.

Artigo 70

O salário e as despesas do Presidente serão regulados por lei. O Presidente, após o término de seu mandato, exceto quando demitido, terá direito aos benefícios financeiros da presidência pelo resto de sua vida, nos termos da lei.

CAPÍTULO IV. GOVERNO

Artigo 71

O Governo é composto por Ministros que exercem funções sob a presidência do Presidente. O número de Ministros, bem como as suas atribuições, são regulados por lei.

Artigo 72

A pessoa nomeada como Ministro deve ter as seguintes qualificações:

  1. Deve ter apenas a cidadania do Afeganistão; se o candidato a ministro também tiver a cidadania de outro país, a Câmara do Povo terá o direito de aprovar ou rejeitar a indicação;

  2. Devem ter ensino superior, experiência profissional e boa reputação;

  3. Não deve ter menos de trinta e cinco anos de idade;

  4. Não ter sido condenado por crimes contra a humanidade, ato criminoso ou privação de direitos civis por um tribunal.

Artigo 73

Os Ministros serão nomeados de entre os membros da Assembleia Nacional ou fora dela. Se um membro da Assembleia Nacional for nomeado Ministro, esse indivíduo perde a qualidade de membro da Assembleia Nacional e, em vez disso, outro indivíduo deve ser nomeado de acordo com as disposições da lei.

Artigo 74

Antes de tomar posse, os Ministros prestarão o seguinte juramento na presença do Presidente:

"Em nome de Deus, Clemente, Misericordioso, juro em nome de Deus Todo-Poderoso que protegerei a sagrada religião do Islã, respeitarei a Constituição e outras leis do Afeganistão, salvaguardarei os direitos dos cidadãos, bem como a independência, integridade territorial e a unidade nacional do povo do Afeganistão e, em todos os meus atos, considero a presença do Todo-Poderoso, cumprindo honestamente os deveres confiados.

Artigo 75

O Governo terá as seguintes atribuições:

  1. Executar as disposições desta Constituição, demais leis, bem como as decisões finais dos tribunais;

  2. Preservar a independência, defender a integridade territorial e salvaguardar os interesses e prestígio do Afeganistão na comunidade internacional;

  3. Manter a lei e a ordem pública e eliminar todo tipo de corrupção administrativa;

  4. Elaborar o orçamento, regular as condições financeiras do Estado e proteger o patrimônio público;

  5. Elaborar e implementar programas de desenvolvimento social, cultural, econômico e tecnológico;

  6. Informar à Assembleia Nacional, no final do ano fiscal, as tarefas cumpridas, bem como os programas importantes para o novo ano fiscal;

  7. Exercer outras atribuições que, de acordo com esta Constituição e demais leis, sejam da competência do Governo.

Artigo 76

Para implementar as linhas fundamentais da política do país e regular as suas atribuições, o governo deve conceber e aprovar regulamentos, que não devem ser contrários ao corpo ou espírito de nenhuma lei.

Artigo 77

Os Ministros exercerão as suas funções de chefes de unidades administrativas no âmbito desta Constituição e demais leis prescritas. Os Ministros serão responsáveis perante o Presidente e a Câmara dos Representantes pelas suas funções especificadas.

Artigo 78

Se um Ministro for acusado de crimes contra a humanidade, traição nacional ou outros crimes, o caso, nos termos do artigo 134 desta Constituição, será submetido a um tribunal especial.

Artigo 79

Durante o recesso da Câmara dos Deputados, o Governo deve, em caso de necessidade imediata, expedir decretos legislativos, salvo em matéria orçamentária e financeira. Os decretos legislativos, após aval do Presidente, adquirem força de lei. Os decretos legislativos são apresentados à Assembleia Nacional no prazo de trinta dias a contar da convocação da sua primeira sessão e, se rejeitados pela Assembleia Nacional, caducam.

Artigo 80

Durante o período de serviço, os Ministros não devem usar seus cargos para fins linguísticos, sectários, tribais, religiosos ou partidários.

CAPÍTULO V. ASSEMBLEIA NACIONAL

Artigo 81

A Assembleia Nacional da República Islâmica do Afeganistão, como órgão legislativo máximo, deve manifestar a vontade de seu povo e representar toda a nação.

Cada membro da Assembleia, ao votar, julgará de acordo com os interesses gerais, bem como os benefícios supremos do povo do Afeganistão.

Artigo 82

A Assembleia Nacional é composta por duas casas: Casa do Povo e Casa dos Anciãos.

Nenhum indivíduo poderá ser membro de ambas as casas ao mesmo tempo.

Artigo 83

Os membros da Câmara do Povo serão eleitos pelo povo por meio de escrutínio livre, geral, secreto e direto. O período de trabalho da Câmara do Povo terminará, após a divulgação dos resultados das eleições, no dia 1º de Saratan do quinto ano e o novo parlamento começará a funcionar. As eleições para membros da Câmara do Povo serão realizadas 30 a 60 dias antes do término do mandato da Câmara do Povo.

O número de membros da Câmara do Povo será proporcional à população de cada círculo eleitoral, não excedendo o máximo de 250 indivíduos. Os círculos eleitorais, bem como outras questões relacionadas, serão determinados pela lei eleitoral. A lei eleitoral adotará medidas para alcançar, através do sistema eleitoral, representação geral e justa para todo o povo do país, e proporcional à população de cada província, em média, pelo menos duas mulheres serão os membros eleitos da Câmara de Pessoas de cada província.

Artigo 84

Os membros da Câmara dos Anciãos serão eleitos e nomeados da seguinte forma:

  1. De entre cada membro do conselho provincial, um indivíduo será eleito pelo respectivo conselho para um mandato de quatro anos;

  2. De entre os conselhos distritais de cada província, um indivíduo, eleito pelos respectivos conselhos, para um mandato de três anos;

  3. O terço restante dos membros será nomeado pelo Presidente, para um mandato de cinco anos, de entre peritos e personalidades experientes, incluindo dois membros de entre deficientes e deficientes, bem como dois de nómadas.

O Presidente nomeará cinquenta por cento desses indivíduos dentre as mulheres. O indivíduo selecionado como membro da Câmara dos Anciãos perderá a adesão ao respectivo Conselho, e outro indivíduo será nomeado de acordo com as disposições da lei.

Artigo 85

A pessoa que se tornar candidato ou nomeado membro da Assembleia Nacional, para além do preenchimento das condições da eleição, deve possuir as seguintes qualificações:

  1. Ser cidadão do Afeganistão ou ter obtido a cidadania do estado do Afeganistão pelo menos 10 anos antes da data de candidatura ou nomeação;

  2. Não ter sido condenado por crimes contra a humanidade, bem como por crime ou privação de direitos civis por tribunal;

  3. Ter completado 25 anos de idade no dia da candidatura para a Câmara do Povo e 35 anos no dia da candidatura ou nomeação para a Câmara dos Anciãos.

Artigo 86

As credenciais eleitorais dos membros da Assembleia Nacional serão revistas pela Comissão Eleitoral Independente de acordo com as disposições da lei.

Artigo 87

Cada uma das duas casas da Assembleia Nacional, no início do seu período de trabalho, elegerá um membro como presidente para o mandato da legislatura, e dois membros como primeiro e segundo deputados e dois membros como secretário e secretário adjunto por um período de um ano. Esses indivíduos devem formar as equipes administrativas da Câmara do Povo, bem como da Câmara dos Anciãos. As atribuições das equipes administrativas serão determinadas pelo Regimento Interno de cada casa.

Artigo 88

Cada uma das duas casas da Assembleia Nacional formará comissões para estudar os assuntos em discussão de acordo com o Regulamento de Deveres Internos.

Artigo 89

A Câmara do Povo terá competência para estabelecer uma comissão especial, sob proposta de um terço de seus membros, para examinar e investigar as ações do Governo. A composição e o modo de funcionamento da referida comissão serão determinados pelo Regulamento de Funções Internas.

Artigo 90

A Assembleia Nacional tem as seguintes atribuições:

  1. Ratificação, modificação ou revogação de leis ou decretos legislativos;

  2. Aprovação de programas de desenvolvimento social, cultural, econômico e tecnológico;

  3. Aprovação do Orçamento do Estado, bem como autorização para obtenção ou concessão de empréstimos;

  4. Criação, modificação e ou revogação de unidades administrativas;

  5. Ratificação de tratados e acordos internacionais, ou revogação da adesão do Afeganistão a eles;

  6. Outras autoridades consagradas nesta Constituição.

Artigo 91

A Casa do Povo terá as seguintes autoridades especiais:

  1. Deliberar sobre a sessão de esclarecimento de cada Ministro de acordo com o artigo 92 desta Constituição;

  2. Decidir sobre os programas de desenvolvimento, bem como o orçamento do Estado;

  3. Aprovar ou rejeitar nomeações de acordo com as disposições desta Constituição.

Artigo 92

A Câmara do Povo, por proposta de vinte por cento de todos os seus membros, fará perguntas a cada Ministro. Se as explicações dadas não forem satisfatórias, a Câmara do Povo considerará a questão do voto de desconfiança. O voto de desconfiança sobre um Ministro deve ser explícito, direto e fundamentado em razões convincentes. A votação será aprovada pela maioria de todos os membros da Câmara do Povo.

Artigo 93

Qualquer comissão de ambas as casas do parlamento pode questionar qualquer ministro sobre questões especiais. O inquirido deve dar uma resposta oral ou escrita.

Artigo 94

A lei será o que ambas as casas da Assembleia Nacional aprovarem e o Presidente endossar, salvo disposição em contrário desta Constituição. Caso o Presidente rejeite o que a Assembleia Nacional tiver aprovado, o Presidente deve devolvê-lo, no prazo de 15 dias a contar da data da sua apresentação, à Câmara do Povo, mencionando os motivos da rejeição e, expirado o prazo ou se o Câmara do Povo re-aprovar com 2 terços de todos os votos, o projeto será considerado aprovado e executório.

Artigo 95

A proposta de elaboração de leis é feita pelo Governo ou membros da Assembleia Nacional ou, no domínio da regulação do poder judiciário, pelo Supremo Tribunal, através do Governo. As propostas de redacção das leis do orçamento e dos assuntos financeiros são da competência exclusiva do Governo.

Artigo 96

Se a proposta de elaboração de lei incluir a imposição de novos impostos ou redução das receitas do Estado, será incluída na agenda de trabalho da Assembleia Nacional, desde que a fonte de compensação também esteja prevista no texto da proposta.

Artigo 97

As propostas de elaboração de leis devem ser submetidas primeiro à Câmara do Povo pelo governo. A Câmara do Povo apreciará os projetos de lei, inclusive de assuntos orçamentários e financeiros, bem como a proposta de obtenção ou concessão de empréstimos, e, após debate, aprovará ou rejeitará em seu conjunto. A Câmara do Povo não deve atrasar mais de um mês o projeto de proposta. A Câmara do Povo, depois de aprovar o projeto proposto, deve enviá-lo à Câmara dos Anciãos. A Câmara dos Anciãos decidirá sobre isso no prazo de 15 dias. Ao decidir sobre as propostas de lei, a Assembleia Nacional dará prioridade aos tratados e programas de desenvolvimento do Estado que, de acordo com a proposta do governo, requeiram apreciação urgente. Se a proposta de redação de lei for feita por dez membros de qualquer uma das duas casas, ela será, após aprovação de um quinto da Casa onde foi iniciada, incluída na agenda de trabalho daquela Casa.

Artigo 98

O orçamento do estado e o programa de desenvolvimento do governo serão submetidos, através da Câmara dos Anciãos, à Câmara do Povo, juntamente com os seus pareceres consultivos.

A decisão da Câmara do Povo será implementada sem apresentação à Câmara dos Anciãos, após endosso do Presidente. Se por algum motivo o orçamento não for aprovado antes do início do novo exercício fiscal, o orçamento do ano anterior será aplicado até a aprovação do novo orçamento. O Governo apresentará durante o quarto trimestre do exercício financeiro o orçamento para o ano seguinte, com o relato sucinto do orçamento do ano em curso, à Assembleia Nacional. A conta exata do orçamento financeiro do ano anterior será apresentada à Assembleia Nacional durante os próximos 6 meses de acordo com as disposições da lei. A Câmara do Povo não deve atrasar a aprovação do orçamento por mais de 1 mês após o recebimento e dar permissão para obter ou conceder empréstimos não incluídos no orçamento, por mais de 15 dias.

Se a Câmara do Povo durante este período não decidir sobre a obtenção ou concessão de empréstimos, a proposta será considerada aprovada.

Artigo 99

Se, durante as sessões da Assembleia Nacional, estiver em discussão o orçamento anual, ou programa de desenvolvimento, ou questões relacionadas com a segurança nacional, integridade territorial e independência do país, as sessões da Assembleia não terminarão na pendência de decisão da matéria.

Artigo 100

Se uma Casa rejeitar as decisões da outra, será formada uma comissão conjunta composta por igual número de membros de cada Casa para resolver a diferença. A decisão da comissão, após aval do Presidente, será executada. Se a comissão conjunta não resolver a diferença, a decisão será considerada rejeitada. Em tal situação, a Câmara do Povo deve aprová-la com maioria de dois terços em sua próxima sessão. Esta decisão, sem submissão à Câmara dos Anciãos, será promulgada uma vez aprovada pelo Presidente.

Artigo 101

Nenhum membro da Assembleia Nacional pode ser processado legalmente por motivos de voto ou opiniões expressas no exercício de funções.

Artigo 102

Se um membro da Assembleia Nacional for acusado de um crime, o responsável deve informar a Câmara de que o arguido é membro, e o arguido será processado judicialmente. Em caso de crime evidente, o funcionário responsável perseguirá e prenderá legalmente o acusado sem a permissão da Casa da qual o acusado seja membro.

Em ambos os casos, se o processo judicial exigir a detenção, o responsável deverá informar imediatamente a respectiva Câmara e obter a sua aprovação. Se a denúncia ocorrer em recesso da Assembleia, a autorização para prisão ou detenção será obtida da diretoria da respectiva Casa, e o assunto será remetido à primeira sessão da referida Casa para decisão.

Artigo 103

Os Ministros podem participar nas sessões de qualquer uma das Casas da Assembleia Nacional. Qualquer uma das Casas da Assembleia Nacional pode exigir a participação dos Ministros na sua sessão.

Artigo 104

Ambas as Casas da Assembleia Nacional convocarão suas sessões simultaneamente, mas separadamente. As sessões das duas Câmaras serão realizadas conjuntamente nas seguintes circunstâncias:

  1. Quando a legislatura ou as sessões anuais forem inauguradas pelo Presidente;

  2. Quando julgar necessário pelo Presidente.

O Presidente da Câmara do Povo presidirá às sessões conjuntas da Assembleia Nacional.

Artigo 105

As sessões da Assembleia Nacional são abertas, salvo se o Presidente da Assembleia ou pelo menos 10 membros da Assembleia Nacional solicitarem o seu sigilo e a Assembleia deferir o seu pedido. Ninguém pode entrar à força no edifício da Assembleia Nacional.

Artigo 106

O quórum de votação de cada Casa da Assembleia Nacional completa-se com a presença da maioria dos membros e as deliberações são tomadas com a maioria dos votos dos membros presentes, salvo disposição em contrário da Constituição.

Artigo 107

A Assembleia Nacional realizará 2 sessões ordinárias anualmente. O prazo de ambas as sessões ordinárias será de 9 meses a cada ano e, quando necessário, a Assembléia estenderá seu mandato. As sessões extraordinárias da Assembleia durante o recesso serão convocadas por despacho presidencial.

Artigo 108

Nos casos de morte, renúncia e destituição de membro da Assembleia Nacional ou deficiência ou deficiência que impeça o exercício permanente de funções, a colocação do novo representante para o restante período da legislatura far-se-á de acordo com o disposto no art. lei. As matérias relacionadas com a presença e ausência de membros da Assembleia Nacional são reguladas pelo Estatuto de Funções Internas.

Artigo 109

As propostas de alteração da lei eleitoral não devem constar da agenda de trabalho da Assembleia Nacional durante o último ano da legislatura.

CAPÍTULO VI. LOYA JIRGA

Artigo 110

A Loya Jirga é a maior manifestação da vontade do povo do Afeganistão. A Loya Jirga consiste em:

  1. Membros da Assembleia Nacional;

  2. Presidentes das assembleias provinciais e distritais.

Os ministros, o presidente da Suprema Corte e os membros da Suprema Corte, bem como o procurador-geral, participarão das sessões da Loya Jirga sem direito a voto.

Artigo 111

A Loya Jirga se reunirá nas seguintes situações:

  1. Decidir sobre questões relacionadas com a independência, soberania nacional, integridade territorial e interesses nacionais supremos;

  2. Alterar disposições desta Constituição;

  3. Impeça o Presidente de acordo com as disposições do artigo 69 da Constituição.

Artigo 112

Em sua primeira sessão, a Loya Jirga elegerá, dentre seus membros, um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretário e um Secretário Adjunto.

Artigo 113

O quórum da Loya Jirga estará completo para votação com a presença da maioria dos membros. A decisão da Loya Jirga, salvo nas situações expressamente previstas nesta Constituição, será adotada pela maioria dos membros presentes.

Artigo 114

As sessões da Loya Jirga serão abertas, a menos que um quarto de seus membros exija sigilo e a Loya Jirga aceite essa demanda.

Artigo 115

Durante as sessões da Loya Jirga, as disposições dos artigos 111 e 112 desta Constituição serão aplicadas aos seus membros.

CAPÍTULO VII. O JUDICIÁRIO

Artigo 116

O judiciário será um órgão independente do Estado da República Islâmica do Afeganistão. A magistratura será composta por um Supremo Tribunal, Tribunais de Recurso e Tribunais Primários cuja organização e competência serão reguladas por lei. O Supremo Tribunal será o órgão judicial máximo, chefiando o poder judicial da República Islâmica do Afeganistão.

Artigo 117

O Supremo Tribunal será composto por nove membros, nomeados pelo Presidente e com o aval da Câmara do Povo, e observado o disposto no inciso terceiro do artigo 50 e no artigo 118 desta Constituição, será inicialmente nomeado em da seguinte forma:

Três membros por um período de quatro anos, três membros por sete anos e três membros por dez anos. As nomeações posteriores serão por um período de dez anos. Não será permitida a nomeação de membros para um segundo mandato.

O Presidente nomeará um de seus membros como Presidente do Supremo Tribunal. Os membros do Supremo Tribunal, salvo nas circunstâncias previstas no artigo 127.º desta Constituição, não podem ser destituídos até ao termo do seu mandato.

Artigo 118

Os membros do Supremo Tribunal devem ter as seguintes qualificações:

  1. No momento da nomeação, a idade do Presidente do Supremo Tribunal e dos seus membros não deve ser inferior a quarenta anos.

  2. Deve ser um cidadão do Afeganistão.

  3. Devem ter formação superior em estudos jurídicos ou jurisprudência islâmica, bem como especialização e experiência adequada no sistema judicial do Afeganistão.

  4. Deve ter bom caráter, bem como boa reputação.

  5. Não ter sido condenado, por um tribunal, por crimes contra a humanidade, crimes ou privação de direitos civis.

  6. Não pode ser membro de nenhum partido político durante o seu mandato.

Artigo 119

Os membros do Supremo Tribunal prestarão o seguinte juramento de posse na presença do Presidente:

"Em nome de Deus, Clemente, Misericordioso, eu juro em nome de Deus Todo-Poderoso obter justiça e retidão de acordo com os princípios da sagrada religião do Islã, disposições desta Constituição, bem como outras leis do Afeganistão, e para executar o dever judicial com a máxima honestidade, retidão e imparcialidade."

Artigo 120

A competência do órgão judicial incluirá a consideração de todos os casos apresentados por pessoas reais ou incorpóreas, incluindo o Estado, como autores ou réus, perante o tribunal, de acordo com as disposições da lei.

Artigo 121

A pedido do Governo ou dos tribunais, o Supremo Tribunal reverte as leis, os decretos legislativos, os tratados internacionais, bem como os pactos internacionais quanto ao cumprimento da Constituição e à sua interpretação de acordo com a lei.

Artigo 122

Nenhuma lei poderá, em hipótese alguma, excluir qualquer caso ou área da jurisdição do órgão judiciário definido neste capítulo e submetê-lo a outra autoridade. Esta disposição não impede a formação dos tribunais especiais previstos nos artigos 69.º, 78.º e 127.º desta Constituição, bem como os processos relativos aos tribunais militares. A organização e a autoridade desses tribunais serão regulamentadas por lei.

Artigo 123

No que diz respeito ao disposto nesta Constituição, os estatutos relativos à formação, autoridade, bem como os procedimentos dos tribunais e assuntos relacionados com os juízes, serão regulados por lei.

Artigo 124

A disposição das Leis relativas aos funcionários públicos e demais funcionários administrativos do Estado também se aplica aos funcionários e ao pessoal administrativo do judiciário; mas o Supremo Tribunal, de acordo com a lei, regulará sua nomeação, demissão, promoção, aposentadoria, recompensas e punições.

Artigo 125

O orçamento da magistratura é elaborado pelo Supremo Tribunal, em concertação com o Governo, e apresentado à Assembleia Nacional como parte integrante do orçamento nacional. O Supremo Tribunal executará o orçamento do judiciário.

Artigo 126

Os juízes do Supremo Tribunal receberão pensões vitalícias no final do seu mandato, desde que não ocupem cargos estatais e políticos.

Artigo 127

Se mais de um terço dos membros da Câmara do Povo exigir o julgamento do Presidente da Suprema Corte ou de qualquer de seus membros acusado de um crime relacionado ao desempenho do trabalho ou cometer um crime, e a Câmara do Povo aprovar esta demanda por maioria de dois terços de todos os membros, o acusado será absolvido e a questão remetida a um tribunal especial. A formação do tribunal e o procedimento do julgamento serão regulados por lei.

Artigo 128

Nos tribunais do Afeganistão, os julgamentos serão realizados abertamente e todos os indivíduos terão o direito de comparecer de acordo com a lei. Nas situações esclarecidas por lei, o tribunal realizará julgamentos secretos quando julgar necessário, mas o pronunciamento de sua decisão será aberto em todos os casos.

Artigo 129

Ao emitir a decisão, o tribunal é obrigado a indicar a razão de seu veredicto. Todas as decisões finais dos tribunais serão executadas, exceto a pena capital, que exigirá a aprovação presidencial.

Artigo 130

Nos casos em análise, os tribunais aplicarão as disposições desta Constituição e outras leis. Se não houver previsão na Constituição ou em outras leis sobre um caso, os tribunais devem, de acordo com a jurisprudência hanafita e, dentro dos limites estabelecidos por esta Constituição, decidir da maneira que melhor se faça justiça.

Artigo 131

Os tribunais aplicarão a jurisprudência xiita em casos envolvendo assuntos pessoais de seguidores da seita xiita, de acordo com as disposições da lei. Nos demais casos, se não houver esclarecimento nesta Constituição e em outras leis, os tribunais decidirão de acordo com as leis desta Seção.

Artigo 132

Os juízes são nomeados por proposta do Supremo Tribunal e aprovação do Presidente.

A nomeação, transferência, promoção, punição e propostas de aposentadoria de juízes, realizadas de acordo com as disposições da lei, serão da competência do Supremo Tribunal. Para melhor regular as questões judiciais e administrativas judiciais e obter as reformas necessárias, o Supremo Tribunal estabelecerá o Gabinete de Administração Geral do Judiciário.

Artigo 133

Quando um juiz for acusado de um crime, o Supremo Tribunal, de acordo com as disposições da lei, apreciará o caso. Ouvida a defesa, se o Supremo Tribunal julgar procedente a acusação, apresentará ao Presidente uma proposta de destituição do juiz. Após aprovação presidencial, o juiz acusado será exonerado e punido de acordo com as disposições da lei.

Artigo 134

A apuração dos crimes incumbirá à polícia, cabendo ao Ministério Público a investigação e a instauração do processo contra o acusado em juízo, nos termos da lei. A Procuradoria fará parte do órgão executivo e será independente na sua atuação. A organização, a autoridade e o modo de trabalho da Procuradoria serão regulamentados por lei. Lei especial regulará a descoberta e investigação de crimes de dever pelas forças armadas, policiais e funcionários da segurança nacional.

Artigo 135

Se uma parte no processo não souber a língua, o direito de conhecer os materiais e documentos do processo, bem como a conversa no tribunal, será prestado na língua materna da parte através de um tradutor designado pelo tribunal.

CAPÍTULO III. ADMINISTRAÇÃO

Artigo 136

A administração da República Islâmica do Afeganistão, com base nas unidades do governo central e escritórios locais, será regulamentada de acordo com a lei. A administração central é dividida em várias unidades administrativas, cada uma chefiada por um Ministro. A unidade administrativa local será uma província. O número, área, divisões e organizações provinciais afins, bem como o número de escritórios, serão regulados com base na população, nas condições sociais e econômicas, bem como na localização geográfica.

Artigo 137

O governo, preservando os princípios do centralismo, transferirá os poderes necessários, de acordo com a lei, às administrações locais para acelerar e melhorar os assuntos econômicos, sociais e culturais e promover a participação dos povos no desenvolvimento da vida nacional.

Sobre o autor
Icaro Aron Paulino Soares de Oliveira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Acadêmico de Administração na Universidade Federal do Ceará - UFC. Pix: [email protected] WhatsApp: (85) 99266-1355. Instagram: @icaroaronsoares

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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