5 leis que todo brasileiro deveria saber

Leia nesta página:

As leis são formas utilizadas para administrar uma sociedade e elas são impostas como forma de progresso social, na busca pelo equilíbrio onde se encontra a justiça entre os povos, classes e etnias. 

Consequentemente, as leis são estendidas para os cidadãos, empresas, organizações e instituições por todo o país.

Além disso, elas também podem mudar de um país para o outro, considerando as questões étnicas e culturais de cada local.

Tipos de leis e o regimento do país

No Brasil existem vários tipos de leis que adotam diretrizes e regimentos para a nossa organização. 

Se alguma empresa usar características de branding industrial que acabam imitando a estratégia de uma concorrente do mesmo setor, por exemplo, isso pode levar a problemas judiciais e indenizações, pois a lei não permite cópias ou roubo de propriedade intelectual.

Pensando em falar um pouco mais sobre essas leis, vamos colocar uma lista com 5 que todo o brasileiro deveria saber.

5 leis que todo brasileiro precisa saber

Código de defesa do consumidor (CDC):

O código de defesa do consumidor é a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que é extremamente abrangente e proporciona mais segurança nas relações comerciais entre empresa e a pessoa física.

Se você contratou uma empresa para fazer o serviço de automação predial em seu estabelecimento, por exemplo, e algo saiu fora do planejado, o Código de Defesa do Consumidor terá cláusulas que vão defender a pessoa física perante instâncias jurídicas. 

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT):

Na maior parte dos empregos a classe trabalhadora fica sob regimento da CLT, representada na Lei Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, institucionalizada no governo de Getúlio Vargas.

Ela tem uma série de regulamentações que enquadram direitos e deveres entre patrões e funcionários, dentro das relações de produção de uma empresa. Em suma, leis do salário mínimo, férias, 13º salário, abono salário, descontos por faltas ou afastamentos. 

Código Civil (CC):

O código civil brasileiro teve diversas leis e interpretações. Em suma, atualmente estamos sob o regimento do Código Civil Brasileiro que foi instituído em 10 de janeiro de 2002, através da Lei n˚10.406.

Representa um conjunto de leis que é muito importante para estabelecer boas relações entre as pessoas da sociedade. Nele estão as leis que asseguram os direitos do casamento, da venda ou compra imóveis, contratos de locação, sucessões e outros. 

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD):

Esse conjunto de leis é novo e entrou em vigor para dar proteção à presença digital das pessoas. 

Representado através da lei nº 13.709/2018, tem como objetivo regular as atividades de tratamento de dados pessoais, onde obriga empresas ou provedores a adotar uma série de diretrizes para aumentar a segurança de dados na rede.

Constituição Federal (Carta Magna):

Em 1988, com o fim do período do regime militar brasileiro, foi construída a Constituição Federal, onde criou-se uma plataforma de leis para sociedade, juntando algumas antigas e proporcionando horizontes para novas leis.

Em suma, a Constituição visa construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

Sobre os autores
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos