Para assegurar a representação do Governo nas unidades administrativo-territoriais, o Governo fica autorizado a designar um representante-governador estadual. Os poderes de um representante-governador estadual serão determinados por lei.
A estrutura e o procedimento da actividade do Governo são determinados por lei, cujo projecto é submetido ao Parlamento pelo Governo.
Artigo 55. Primeiro Ministro da Geórgia
O primeiro-ministro da Geórgia é o chefe do governo.
O Primeiro-Ministro deve definir as principais orientações das atividades do Governo, organizar as atividades do Governo, coordenar e controlar as atividades dos ministros e assinar os atos legais do Governo.
O Primeiro-Ministro representa a Geórgia nas relações externas e celebra tratados internacionais em nome da Geórgia.
O Primeiro-Ministro nomeia e demite os ministros. Ficará autorizado a atribuir as funções de primeiro Vice-Primeiro-Ministro a um dos ministros e a atribuir as funções de Vice-Primeiro-Ministro a um ou mais ministros.
O Primeiro-Ministro responde pelas atividades do Governo perante o Parlamento. Ele/ela deve apresentar um relatório anual sobre a implementação do Programa do Governo ao Parlamento, e deve também relatar sobre a implementação de partes específicas do Programa do Governo a pedido do Parlamento.
Artigo 56. Voto de confiança
Após o reconhecimento dos plenos poderes do Parlamento recém-eleito, o Governo cederá a sua autoridade ao Parlamento e continuará a exercer as suas funções até à nomeação de um novo Primeiro-Ministro. Em caso de renúncia do Primeiro-Ministro, a autoridade do Primeiro-Ministro termina com a sua renúncia. Em caso de demissão do Primeiro-Ministro ou cessação do seu mandato por outra forma, o Governo continua a agir até à nomeação de um novo Primeiro-Ministro.
No prazo de 2 semanas após a renúncia do Governo à sua autoridade, bem como após a demissão do Primeiro-Ministro ou a cessação da sua autoridade de outra forma, o Parlamento procede a um voto de confiança no Governo proposto por um candidato ao cargo de Primeiro-Ministro indicado pelo partido político que obteve os melhores resultados nas eleições parlamentares. Um programa do Governo será apresentado ao Parlamento juntamente com a composição do Governo. A maioria do número total de membros do Parlamento é necessária para aprovar um voto de confiança.
-
Se o voto de confiança do Parlamento no Governo não for aprovado dentro do prazo estabelecido, o Presidente da Geórgia deve dissolver o Parlamento não antes de 2 semanas e o mais tardar 3 semanas após o vencimento do respectivo prazo e convocar eleições extraordinárias do Parlamento .
O Presidente da Geórgia não dissolve o Parlamento e não convoca eleições extraordinárias do Parlamento se, no prazo de 2 semanas a contar do termo do prazo estabelecido no n.º 2 do presente artigo, o Parlamento aprovar por maioria do número total dos seus membros um voto de confiança no Governo proposto por um candidato ao cargo de Primeiro-Ministro indicado por mais de um terço do número total de Deputados.
No prazo de 2 dias após um voto de confiança no Governo, o Presidente da Geórgia nomeia um Primeiro-Ministro. O Primeiro-Ministro deve então nomear os ministros no prazo de 2 dias após a sua nomeação. Se o Presidente não nomear o Primeiro-Ministro dentro do prazo estabelecido, o Primeiro-Ministro será considerado nomeado.
Artigo 57. Voto de desconfiança
O Parlamento tem o direito de emitir um voto de desconfiança ao Governo.
A moção de censura ao Governo será realizada se a moção for proposta por mais de um terço do número total de Deputados. Juntamente com uma moção de censura, os iniciadores devem nomear um candidato para o cargo de Primeiro-Ministro, e o candidato para o cargo de Primeiro-Ministro deve propor ao Parlamento uma nova composição do governo. Um programa do Governo será apresentado ao Parlamento juntamente com a composição do Governo.
Se o Parlamento aprovar um voto de confiança num novo Governo por maioria do número total dos seus membros não antes de 7 dias e o mais tardar 14 dias após a proposta da moção, um voto de censura será considerado aprovado. No prazo de 2 dias após a aprovação de um voto de confiança no novo Governo, o Presidente da Geórgia nomeia um Primeiro-Ministro. O Primeiro-Ministro deve então nomear os ministros no prazo de 2 dias após a sua nomeação. Se o Presidente da Geórgia não nomear o Primeiro-Ministro dentro do prazo estabelecido, o Primeiro-Ministro será considerado nomeado. A autoridade do Governo cessa com a nomeação de um novo Primeiro-Ministro.
Se o Parlamento não aprovar uma moção de censura ao Governo, é inadmissível que os mesmos Deputados proponham uma moção de censura nos próximos 6 meses.
Artigo 58. Voto de confiança por iniciativa do Primeiro-Ministro
O Primeiro-Ministro tem o direito de apresentar ao Parlamento uma questão de confiança no Governo.
Uma questão de confiança será submetida a votação não antes do 7º dia e não depois do 14º dia após a sua apresentação. Se o Governo não conseguir um voto de confiança do Parlamento, o Presidente da Geórgia deve, o mais tardar no 8º dia e o mais tardar no 14º dia após a votação, dissolver o Parlamento e convocar eleições parlamentares extraordinárias.
-
O Presidente da Geórgia não dissolve o Parlamento se, no prazo de 7 dias após a votação contra um voto de confiança no Governo, o Parlamento aprovar por maioria do número total dos seus membros um voto de confiança no Governo proposto por um candidato ao cargo de Primeiro-Ministro nomeado por mais de um terço do número total de Deputados. Um programa do Governo será apresentado ao Parlamento juntamente com a composição do Governo. No prazo de 2 dias a contar do voto de confiança no novo Governo, o Presidente da Geórgia nomeia o Primeiro-Ministro. O Primeiro-Ministro deve então nomear os ministros no prazo de 2 dias após a sua nomeação. Se o Presidente da Geórgia não nomear o Primeiro-Ministro dentro do prazo estabelecido, o Primeiro-Ministro será considerado nomeado. A autoridade do Governo cessa com a nomeação de um novo Primeiro-Ministro.
CAPÍTULO SEIS. JUDICIÁRIO E PROCURADORIA
Artigo 59. Judiciário
O poder judicial é independente e exercido pelo Tribunal Constitucional da Geórgia e pelos tribunais comuns da Geórgia.
O Tribunal Constitucional da Geórgia é um órgão judicial de controle constitucional. O procedimento para a sua criação e actividade será determinado pela lei orgânica.
A justiça será administrada por tribunais comuns. Tribunais especializados só podem ser criados dentro do sistema de tribunais comuns. Um tribunal militar pode ser criado durante a lei marcial e apenas dentro do sistema de tribunais comuns. A criação de tribunais extraordinários é inadmissível. Nos tribunais comuns, os processos serão apreciados por júris nos casos definidos em lei e de acordo com o procedimento estabelecido. O sistema dos tribunais comuns, a sua autoridade e procedimento de actividade serão determinados pela lei orgânica.
Artigo 60. Tribunal Constitucional da Geórgia
O Tribunal Constitucional da Geórgia exercerá o poder judicial por meio de procedimentos legais constitucionais.
O Tribunal Constitucional é composto por nove juízes nomeados para um mandato de 10 anos, dos quais três juízes são nomeados pelo Presidente da Geórgia, três juízes são eleitos pelo Parlamento por maioria de pelo menos três quintos do número total de seus membros, e três juízes serão nomeados pelo Supremo Tribunal. Um juiz do Tribunal Constitucional deve ser um cidadão da Geórgia que tenha completado 35 anos de idade, tenha obtido uma educação jurídica superior, tenha pelo menos 10 anos de experiência profissional especializada e uma qualificação profissional distinta. Um juiz do Tribunal Constitucional não pode ter exercido anteriormente este cargo.
O Tribunal Constitucional elege um presidente de entre os seus membros para um mandato de 5 anos. A pessoa que já tenha exercido o cargo de presidente do Tribunal Constitucional não pode ser reeleita.
-
O Tribunal Constitucional da Geórgia deve, de acordo com os procedimentos estabelecidos pela lei orgânica:
rever a constitucionalidade de um acto normativo relativo aos direitos humanos fundamentais consagrados no Capítulo II da Constituição com base em reclamação apresentada por pessoa singular, pessoa colectiva ou Defensor Público;
tomar decisões sobre a constitucionalidade de um ato normativo com base em uma reclamação apresentada pelo Presidente da Geórgia, por pelo menos um quinto dos membros do Parlamento, ou pelo Governo;
-
rever a constitucionalidade de ato normativo a aplicar pelo tribunal comum no julgamento de um caso concreto, e que possa contrariar a Constituição segundo pressuposto razoável do tribunal;
rever litígios sobre as competências de um respectivo órgão com base em uma reclamação apresentada pelo Presidente da Geórgia, Parlamento, Governo, Conselho Superior de Justiça, Procurador-Geral, Conselho do Banco Nacional, Auditor-Geral, Defensor Público ou o supremo representante ou órgão executivo de uma república autônoma;
rever a constitucionalidade dos tratados internacionais com base em uma reclamação apresentada pelo Presidente da Geórgia, pelo Governo ou por pelo menos um quinto dos Membros do Parlamento;
rever a constitucionalidade das atividades de um partido político, ou da cessação de poderes de um membro do órgão representativo eleito por nomeação por este partido político, com base em reclamação apresentada pelo Presidente da Geórgia, pelo Governo ou pelo pelo menos um quinto dos deputados;
Rever a constitucionalidade da decisão do Parlamento de reconhecer ou cessar prematuramente os poderes de um Deputado, com base em reclamação apresentada por, pelo menos, um quinto dos Deputados ou pela respectiva pessoa singular;
rever os litígios relacionados com as normas que regulam os referendos ou eleições, e a constitucionalidade dos referendos e eleições realizadas ou a realizar com base nessas normas, com base em uma reclamação apresentada pelo Presidente da Geórgia, por pelo menos um quinto dos deputados do Parlamento , ou pela Defensoria Pública;
rever a constitucionalidade de um ato normativo em relação ao Capítulo Nove da Constituição com base em uma reclamação apresentada pelo órgão representativo de um governo autônomo local;
exercer outros poderes determinados pela Constituição.
A sentença do Tribunal Constitucional será definitiva. O acto ou parte dele que tenha sido reconhecido como inconstitucional deixa de produzir efeitos jurídicos logo que seja tornado público o respectivo acórdão do Tribunal Constitucional, salvo se o acórdão em causa preveja um prazo posterior para a invalidação do acto ou de parte dele.
A norma legal que regula as eleições não pode ser reconhecida como inconstitucional pelo Tribunal Constitucional no respectivo ano eleitoral, salvo se esta norma tiver sido adoptada nos 15 meses anteriores ao mês das respectivas eleições.
A nomeação dos juízes do Tribunal Constitucional e a cessação dos seus mandatos, bem como os processos judiciais constitucionais e outras questões relacionadas com a actividade do Tribunal Constitucional, são determinados pela lei orgânica.
Artigo 61. Suprema Corte da Geórgia
O Supremo Tribunal da Geórgia será o Tribunal de Cassação.
-
O Supremo Tribunal será composto por pelo menos 28 juízes. Por nomeação do Conselho Superior de Justiça, os juízes do Supremo Tribunal são eleitos vitalíciamente, até atingirem a idade estabelecida pela lei orgânica, por maioria do número total de Deputados.
Mediante nomeação do Conselho Superior de Justiça, o Parlamento elege um Presidente do Supremo Tribunal de entre os membros do Supremo Tribunal para um mandato de 10 anos por maioria do número total de Membros do Parlamento. A pessoa que já ocupou o cargo de presidente do Supremo Tribunal não pode ser reeleita.
Artigo 62. Processos judiciais
Um tribunal proferirá uma sentença em nome da Geórgia. Os atos judiciais são vinculantes. O descumprimento de uma decisão judicial ou a interferência na execução de uma decisão judicial serão puníveis por lei.
As sentenças judiciais só podem ser anuladas, alteradas ou suspensas pelo tribunal, de acordo com os procedimentos estabelecidos na lei. Outros procedimentos para a liberação da pena e comutação da parte não cumprida da pena serão determinados por lei.
As audiências judiciais serão abertas. Audiências fechadas serão permitidas somente nos casos previstos em lei. Uma sentença judicial deve ser declarada publicamente.
Os processos judiciais serão conduzidos na língua oficial. A pessoa que não domina a língua oficial deve dispor de um intérprete.
Os processos judiciais serão conduzidos com base na igualdade de armas e no contraditório.
Artigo 63. Juiz
O juiz deve ser independente na sua actividade e apenas cumprir a Constituição e a lei. Qualquer pressão sobre um juiz ou qualquer interferência em sua atividade para influenciar sua tomada de decisão será proibida e punível por lei. Ninguém terá o direito de exigir a um juiz uma prestação de contas sobre um caso particular. Todos os atos que restrinjam a independência de um juiz serão nulos e sem efeito.
Um juiz goza de imunidade. O processo criminal contra um juiz, a sua prisão ou detenção, e as buscas no seu local de residência, local de trabalho, veículo ou pessoa só são permitidas com o consentimento do Conselho Superior de Justiça e, em caso de juiz do Tribunal Constitucional, com o consentimento do Tribunal Constitucional. A exceção pode ser feita se um juiz for pego no local do crime, caso em que o Conselho Superior de Justiça ou o Tribunal Constitucional, respectivamente, devem ser notificados imediatamente. A menos que o Conselho Superior de Justiça ou o Tribunal Constitucional, respectivamente, concordem com a detenção, o juiz detido será imediatamente posto em liberdade.
O Estado garantirá a segurança do juiz e de sua família.
-
O cargo de juiz é incompatível com quaisquer outros cargos e atividades remuneradas, exceto as atividades acadêmicas e pedagógicas. Um juiz não pode ser membro de um partido político ou participar de uma atividade política.
Um juiz dos tribunais comuns só pode ser afastado da apreciação de um processo, demitido ou transferido para outro cargo nos casos definidos pela lei orgânica. A inamovibilidade do juiz é garantida pela lei orgânica. A reorganização ou liquidação do tribunal não servirá de base para a destituição de um juiz nomeado vitalício.
Um juiz dos tribunais comuns deve ser um cidadão da Geórgia que tenha completado 30 anos de idade, tenha uma formação jurídica superior relevante e pelo menos 5 anos de experiência profissional especializada. Os requisitos adicionais de qualificação para os juízes dos tribunais comuns serão definidos pela lei orgânica. Os juízes dos tribunais comuns são vitalícios até atingirem a idade estabelecida pela lei orgânica. Os juízes dos tribunais comuns serão escolhidos com base em sua consciência e competência. A decisão de nomear um juiz será tomada por maioria de pelo menos dois terços do número total de membros do Conselho Superior de Justiça. Os procedimentos de nomeação e destituição dos juízes são determinados pela lei orgânica.
Artigo 64. Conselho Superior de Justiça
O Alto Conselho de Justiça da Geórgia - um órgão do sistema de tribunais comuns - será estabelecido para garantir a independência e eficiência dos tribunais comuns, nomear e demitir juízes e desempenhar outras tarefas.
O Conselho Superior de Justiça é composto por 14 membros nomeados para um mandato de 4 anos e pelo Presidente do Supremo Tribunal. Mais da metade dos membros do Conselho Superior de Justiça serão membros eleitos dentre os juízes pelo órgão autônomo de juízes dos tribunais comuns. Além dos membros eleitos pelo corpo autónomo de juízes dos tribunais comuns e do Presidente do Supremo Tribunal, o Conselho Superior de Justiça terá um membro nomeado pelo Presidente da Geórgia e membros eleitos por maioria de pelo menos menos três quintos do número total de deputados. O Presidente do Conselho Superior de Justiça será eleito por 4 anos, mas não mais do que o período definido pelo seu mandato como membro do Conselho Superior de Justiça. O Presidente do Conselho Superior de Justiça é eleito pelo Conselho Superior de Justiça de entre os seus juízes membros de acordo com os procedimentos estabelecidos na lei orgânica. O Secretário do Conselho Superior de Justiça é eleito por 4 anos pelo órgão autónomo de juízes dos tribunais comuns de entre os membros do Conselho Superior de Justiça que tenham sido eleitos pelo órgão autónomo de juízes da tribunais comuns.
-
O Conselho Superior de Justiça responde perante o corpo autónomo de juízes dos tribunais comuns. O procedimento de prestação de contas será determinado pela lei orgânica.
As competências do Conselho Superior de Justiça e as modalidades do seu estabelecimento e funcionamento são determinadas pela lei orgânica.
Artigo 65. Ministério Público
O Gabinete do Procurador da Geórgia deve ser independente na sua atividade e apenas cumprir a Constituição e a lei.
O Gabinete do Procurador é dirigido pelo Procurador-Geral, eleito para um mandato de 6 anos por designação do Conselho de Procuradores por maioria do número total de Deputados, de acordo com os procedimentos estabelecidos na lei orgânica. .
O Conselho do Procurador deve ser criado para assegurar a independência, transparência e eficiência do Gabinete do Procurador. O Conselho será composto por 15 membros eleitos de acordo com os procedimentos estabelecidos pela lei orgânica. O Presidente do Conselho de Procuradores será eleito pelos membros do Conselho para um mandato de 2 anos.
O Gabinete do Procurador apresentará anualmente ao Parlamento um relatório sobre as suas actividades.
As competências, estrutura e procedimento da actividade do Ministério Público são determinados pela lei orgânica.
CAPÍTULO SETE. FINANÇAS PÚBLICAS E CONTROLE
Artigo 66. Orçamento do Estado
O Parlamento da Geórgia deve aprovar anualmente a Lei do Orçamento do Estado por maioria do número total dos seus membros.
Apenas o Governo da Geórgia terá o direito de apresentar um projeto de Orçamento do Estado ao Parlamento após os Dados Básicos e Orientações terem sido examinados com as comissões do Parlamento. O Governo deve apresentar ao Parlamento um projecto de Orçamento do Estado para o ano seguinte o mais tardar 3 meses antes do final de um ano orçamental. Juntamente com um projecto de Orçamento do Estado, o Governo deve apresentar um relatório sobre a execução do Orçamento do Estado para o ano em curso. O Governo deve apresentar um relatório sobre a execução do Orçamento do Estado do ano anterior ao Parlamento para aprovação o mais tardar 5 meses após o final do ano orçamental.
A alteração de um projecto de lei sobre o Orçamento do Estado é inadmissível sem o consentimento do Governo. O Governo pode solicitar que o Parlamento pague as despesas adicionais do Estado se indicar as fontes utilizadas para cobrir essas despesas.
-
O Parlamento pode aprovar uma lei sobre o aumento das despesas ou sobre a redução das receitas do Orçamento do Estado, ou sobre a introdução de novas obrigações financeiras para o Estado para o ano orçamental em curso, apenas com o consentimento do Governo. As leis relativas ao exercício orçamental seguinte podem ser adoptadas com o consentimento do Governo ou no âmbito do documento sobre Dados Básicos e Orientações do país apresentado pelo Governo ao Parlamento.
Se o Parlamento não aprovar o Orçamento do Estado até ao início de um novo ano orçamental, as despesas serão cobertas de acordo com os procedimentos estabelecidos na lei, com base no Orçamento do Estado do ano anterior.
A redução das verbas atribuídas ao Parlamento no Orçamento do Estado, relativamente ao montante orçamentado para o ano anterior, só é possível com o consentimento prévio do Parlamento. O Parlamento decide de forma independente como distribuir os fundos atribuídos ao Parlamento no Orçamento do Estado.
A Lei do Orçamento do Estado será assinada e promulgada pelo Presidente da Geórgia, em conformidade com o artigo 46.º da Constituição. As observações do Presidente sobre a Lei do Orçamento do Estado só podem ser aceites pelo Parlamento com o consentimento do Governo.
Os procedimentos de elaboração e aprovação do Orçamento do Estado são determinados por lei.
Artigo 67. Impostos e taxas, política econômica
O pagamento de impostos e taxas será obrigatório no valor e de acordo com os procedimentos estabelecidos em lei. Somente a lei determinará a estrutura e os procedimentos para a introdução de impostos e taxas, bem como suas taxas e o alcance dessas taxas. As isenções fiscais só serão permitidas por lei. Os controlos fiscais devem ser exercidos apenas pelas autoridades fiscais definidas por lei.
Os princípios fundamentais da política económica para assegurar um crescimento económico estável e a longo prazo serão definidos pela lei orgânica. Em casos de necessidade especial, o descumprimento e desvio dos limites estabelecidos pelos parâmetros macroeconômicos, bem como as medidas a serem tomadas para o retorno a esses parâmetros, serão determinados pela lei orgânica.
Artigo 68. Banco Nacional
O Banco Nacional da Geórgia deve conduzir a política monetária para garantir a estabilidade dos preços e manter o funcionamento estável do setor financeiro. O Banco Nacional será o banco dos bancos, o banqueiro e o agente fiscal do Governo.
O Conselho do Banco Nacional é o órgão supremo do Banco Nacional da Geórgia. Os membros do Conselho do Banco Nacional serão eleitos por maioria do número total de membros do Parlamento para um mandato de 7 anos mediante nomeação do Presidente da Geórgia. O Presidente da Geórgia deve nomear o Presidente do Banco Nacional dentre os membros do Conselho do Banco Nacional e destituí-lo mediante indicação do Conselho do Banco Nacional.
-
O Banco Nacional deve ser independente na sua atividade. Somente as despesas administrativas e de capital do Banco Nacional estarão sujeitas à supervisão e controle previstos no artigo 69 da Constituição. O Banco Nacional responde perante o Parlamento e apresenta-lhe anualmente um relatório de actividade.
Somente o Banco Nacional terá direito à emissão de dinheiro. O nome e a unidade monetária serão determinados pela lei orgânica.
As competências, procedimento para a actividade e garantias de independência do Banco Nacional, são determinados pela lei orgânica.
Artigo 69. Auditoria do Estado
A utilização e despesa dos fundos orçamentais e outros recursos públicos são fiscalizados pelo Gabinete de Contas do Estado, com o objectivo de facilitar a eficiência e responsabilização da governação pública. Tem ainda o direito de fiscalizar a actividade de outros órgãos estatais de controlo fiscal e económico e de apresentar ao Parlamento propostas de melhoria da legislação fiscal.
O Gabinete de Contas do Estado é dirigido pelo Auditor Geral, que é eleito por maioria do número total de Deputados para um mandato de 5 anos mediante nomeação do Presidente do Parlamento.
O Gabinete de Contas do Estado deve ser independente na sua atividade.
O Gabinete de Auditoria do Estado responde perante o Parlamento. Duas vezes por ano, juntamente com a apresentação dos relatórios preliminares e completos sobre a execução do Orçamento do Estado, o Gabinete de Contas do Estado apresenta ao Parlamento as suas conclusões sobre o relatório do Governo. Uma vez por ano, apresentará ao Parlamento o seu próprio relatório de atividades.
O Gabinete de Contas do Estado assegura o controlo dos fundos públicos pelo Parlamento.
As competências, estrutura, procedimento de actividade e garantias de independência do Tribunal de Contas do Estado são determinadas pela lei orgânica.
CAPÍTULO OITO. DEFESA E SEGURANÇA DO ESTADO
Artigo 70. Forças de Defesa
A guerra defensiva será um direito soberano da Geórgia.
A defesa da Geórgia é dever de todos os cidadãos. O procedimento para o cumprimento do serviço militar será determinado por lei.
Para a defesa da independência, soberania e integridade territorial do Estado, bem como para o cumprimento de outras tarefas relacionadas com a defesa e segurança, conforme previsto na Constituição e nas obrigações internacionais, a Geórgia terá Forças de Defesa.
Os tipos e composição das Forças de Defesa serão definidos por lei. O quantitativo das Forças de Defesa é aprovado por maioria do número total de Deputados ao Parlamento, por recomendação do Governo.
Durante a lei marcial, a fusão dos órgãos responsáveis pela segurança pública e estatal com as Forças de Defesa será permitida por decreto.
-
As Forças de Defesa actuarão por ordem do Ministro da Defesa de acordo com os procedimentos estabelecidos por lei e, durante o estado de emergência ou lei marcial, por ordem do Primeiro-Ministro.
lei marcial
Em casos de ataque armado ou ameaça direta de ataque armado à Geórgia, o Presidente da Geórgia, sob recomendação do Primeiro-Ministro, declarará a lei marcial, assinará uma trégua (desde que estejam reunidas as condições apropriadas) e imediatamente apresentar estas decisões ao Parlamento para aprovação. A decisão de declarar a lei marcial entrará em vigor após o seu anúncio. O Parlamento aprova a decisão na sua assembleia. Se o Parlamento não aprovar a decisão após votação, ela se tornará nula e sem efeito.
Em casos de agitação em massa, violação da integridade territorial do país, golpe de estado militar, insurreição armada, ato terrorista, desastres naturais ou tecnogênicos ou epidemias, ou qualquer outra situação em que os órgãos estatais não tenham capacidade para cumprir suas obrigações constitucionais. normalmente , o Presidente da Geórgia deve, por recomendação do Primeiro-Ministro, declarar o estado de emergência em todo o território do país ou em qualquer parte dele, e apresentar imediatamente esta decisão ao Parlamento para aprovação. A decisão entra em vigor após o anúncio do estado de emergência. O Parlamento aprova a decisão na sua assembleia. Se o Parlamento não aprovar a decisão após votação, ela se tornará nula e sem efeito. Os poderes de emergência aplicam-se apenas ao território para o qual o estado de emergência é declarado.
Durante a lei marcial ou estado de emergência, o Presidente da Geórgia deve, por recomendação do Primeiro-Ministro, emitir decretos que tenham a força da lei orgânica e que estarão em vigor até que a lei marcial ou o estado de emergência tenha sido revogado. Um decreto relacionado com a autoridade do Banco Nacional será emitido com o consentimento do Presidente do Banco Nacional. Um decreto entrará em vigor após a sua publicação. Um decreto deve ser submetido imediatamente ao Parlamento. O Parlamento aprova a decisão na sua assembleia. Se o Parlamento não aprovar a decisão após votação, ela se tornará nula e sem efeito.
-
Durante um estado de emergência ou lei marcial, o Presidente da Geórgia terá o direito de restringir por decreto os direitos listados nos artigos 13, 14, 15, 17, 18, 19, 21 e 26 da Constituição em todo o território da Geórgia ou em qualquer parte dele. Durante um estado de emergência ou lei marcial, o Presidente da Geórgia terá o direito de suspender por decreto os Artigos 13(2)-(6), 14(2), 15(2), 17(3), (5) e (6), 18(2), 19(3) da Constituição em todo o território da Geórgia ou em qualquer parte dele. O Presidente da Geórgia deve submeter imediatamente o decreto previsto neste parágrafo ao Parlamento para aprovação. Um decreto de restrição de um direito entrará em vigor após sua publicação, enquanto um decreto de suspensão de uma norma entrará em vigor após aprovação pelo Parlamento. O decreto de restrição de um direito será aprovado de acordo com o procedimento estabelecido no parágrafo 3 deste artigo.
As eleições gerais não devem ser realizadas durante um estado de emergência ou lei marcial. Se o estado de emergência for declarado em uma determinada parte do país, a decisão sobre a realização de eleições no restante do território do país será tomada pelo Parlamento.
A decisão de revogação do estado de emergência ou da lei marcial é adoptada de acordo com os procedimentos estabelecidos para a declaração e aprovação do estado de emergência ou da lei marcial.
As decisões do Parlamento sobre as questões previstas no presente artigo serão adoptadas por maioria do número total dos seus membros.
Artigo 72. Uso das Forças de Defesa
As decisões sobre o uso das Forças de Defesa durante a lei marcial são tomadas pelo Primeiro-Ministro e não requerem a aprovação do Parlamento.
Durante um estado de emergência, o Presidente da Geórgia tomará decisões sobre o uso das Forças de Defesa mediante recomendação do Primeiro-Ministro e submeterá imediatamente as decisões ao Parlamento para aprovação. As decisões entram em vigor após a sua aprovação pelo Parlamento. Durante as catástrofes naturais ou tecnogénicas ou as epidemias, o Primeiro-Ministro tomará decisões sobre a utilização das Forças de Defesa, e essas decisões não carecem da aprovação do Parlamento. Durante as catástrofes naturais ou tecnogénicas ou as epidemias, o Parlamento fica autorizado a tomar decisões sobre a cessação da utilização das Forças de Defesa.
Por recomendação do Governo, o Presidente toma decisões sobre a utilização das Forças de Defesa para cumprir as obrigações internacionais do país, submetendo-as imediatamente à aprovação do Parlamento. As decisões entram em vigor após aprovação pelo Parlamento.
Para efeitos de defesa do Estado, em casos especiais, bem como nos casos previstos na lei, o Presidente da Geórgia deve, por recomendação do Governo, tomar decisões sobre a entrada, utilização e movimentação de forças militares de outro Estado no território país. As decisões serão imediatamente submetidas ao Parlamento para aprovação e entrarão em vigor após a aprovação do Parlamento.
As decisões do Parlamento sobre as questões previstas neste artigo serão tomadas por maioria do número total de seus membros.
Artigo 73. Conselho de Defesa Nacional
-
Durante a lei marcial, um órgão consultivo - o Conselho de Defesa Nacional - será criado e será presidido pelo Presidente da Geórgia. O Conselho de Defesa Nacional é composto pelo Presidente da Geórgia, pelo Primeiro-Ministro, pelo Presidente do Parlamento, pelo Ministro da Defesa e pelo Chefe das Forças de Defesa. Por decisão do Presidente da Geórgia, membros individuais do Parlamento e do Governo podem ser convidados a tornar-se membros do Conselho. O Conselho de Defesa Nacional atuará até que a lei marcial seja revogada.
As competências e procedimentos para a atividade do Conselho de Defesa Nacional são determinados por lei.
CAPÍTULO NOVE. AUTOGOVERNO LOCAL
Artigo 74. Órgãos, limites, base legal do autogoverno local
Os cidadãos da Geórgia devem regular questões de importância local por meio de órgãos representativos e executivos do governo autônomo local. Os órgãos representativos são eleitos por sufrágio universal, igual e direto por voto secreto. Os órgãos executivos executam as decisões dos órgãos representativos e respondem perante eles.
Uma unidade autônoma é uma pessoa jurídica de direito público. As decisões sobre a criação, abolição ou alteração dos limites de uma unidade autónoma serão tomadas pelo Parlamento mediante recomendação do Governo e em consulta com as unidades autónomas relevantes.
A autogestão local será realizada de acordo com os procedimentos estabelecidos pela lei orgânica.
Artigo 75. Poderes das unidades autônomas
Os poderes das autoridades estatais e das unidades autônomas serão separados.
As unidades autónomas estão autorizadas a decidir, por iniciativa própria e no respeito da legislação, sobre todas as matérias que não sejam da competência exclusiva do Estado ou das repúblicas autónomas e que não estejam excluídas da competência dos unidades autônomas por lei.
Uma unidade autónoma exercerá os seus poderes de forma independente e será responsável por fazê-lo no âmbito da legislação da Geórgia. Os poderes de uma unidade autónoma, definidos na lei orgânica, são plenos e exclusivos.
O Estado delegará poderes a uma unidade autônoma com base em ato legislativo ou acordo, transferindo os recursos materiais e financeiros apropriados.
As autoridades estatais exercerão supervisão legal sobre as atividades de uma unidade autônoma. Para assegurar que as decisões relevantes sejam tomadas, a supervisão das atividades de uma unidade autônoma será permitida apenas com relação a decisões tomadas com base em poderes delegados. A fiscalização do Estado será exercida de acordo com os procedimentos estabelecidos pela lei orgânica e de acordo com o princípio da proporcionalidade.
Artigo 76. Garantias de autogoverno local
Uma unidade autônoma deve ter suas próprias propriedades e finanças.
A unidade autónoma deve definir a sua organização organizacional de forma independente e de acordo com a lei orgânica e tomar decisões sobre questões relacionadas com o pessoal de forma independente, de acordo com a lei orgânica e a legislação que regula a função pública.
-
Uma unidade autónoma tem o direito de cooperar com outras unidades autónomas para o exercício das suas competências, de acordo com os procedimentos estabelecidos pela lei orgânica. A unidade autónoma tem o direito de filiar-se em sindicatos de unidades autónomas, de acordo com os procedimentos estabelecidos na lei orgânica.
As autoridades estaduais tomarão decisões sobre questões relacionadas ao governo autônomo local em consulta com as unidades autônomas. O procedimento das consultas será determinado pela lei orgânica.
As decisões dos órgãos de autarquia local no âmbito da sua competência são vinculativas no território das respectivas unidades autónomas.
CAPÍTULO DEZ. REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO
Artigo 77. Processo de revisão da Constituição
A Constituição será revista por uma lei constitucional. Mais de metade do número total de deputados, ou pelo menos 200 000 eleitores, têm direito a apresentar um projecto de lei constitucional.
Um projeto de lei constitucional será submetido ao Parlamento, que o tornará público para discussão pública em todo o país. O Parlamento inicia as deliberações sobre o projeto de lei um mês após a sua publicação.
Uma lei constitucional considera-se aprovada se for apoiada por, pelo menos, dois terços do número total de deputados. A lei constitucional deve ser submetida ao Presidente da Geórgia para assinatura no prazo de 10 dias após a sua aprovação, em uma audiência, sem emendas de pelo menos dois terços do número total de membros do próximo Parlamento.
Se for apoiada por pelo menos três quartos do número total de membros do Parlamento, a lei constitucional será submetida ao Presidente da Geórgia para assinatura dentro do prazo estabelecido pelo artigo 46 da Constituição.
Uma lei constitucional relacionada com o restabelecimento da integridade territorial deve ser adotada por maioria de pelo menos dois terços do número total de deputados e deve ser submetida ao Presidente da Geórgia para assinatura dentro do prazo estabelecido pelo artigo 46.º do a Constituição.
O Presidente da Geórgia deve assinar e promulgar uma lei constitucional de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo artigo 46 da Constituição.
Em caso de declaração do estado de emergência ou da lei marcial, as deliberações sobre um projeto de lei constitucional ficam suspensas até à revogação do estado de emergência ou da lei marcial.
CAPÍTULO ONZE. PROVISÕES TRANSITÓRIAS
Artigo 78.º Integração nas estruturas europeias e euro-atlânticas
Os órgãos constitucionais devem tomar todas as medidas no âmbito das suas competências para assegurar a plena integração da Geórgia na União Europeia e na Organização do Tratado do Atlântico Norte.