Constituição da Indonésia de 1945 (reinstaurada em 1959, revisada em 2002)
PREÂMBULO
Considerando que a independência é um direito inalienável de todas as nações, portanto, todo colonialismo deve ser abolido neste mundo, pois não está em conformidade com a humanidade e a justiça;
E o momento de regozijo chegou na luta do movimento de independência indonésio para guiar o povo com segurança e bem para o portão da independência do estado da Indonésia que será independente, unido, soberano, justo e próspero;
Pela graça de Deus Todo-Poderoso e motivado pelo nobre desejo de viver uma vida nacional livre, o povo da Indonésia declara sua independência.
Posteriormente, formar um governo do estado da Indonésia que proteja todo o povo da Indonésia e toda a independência e a terra pela qual lutou, e melhore o bem-estar público, educando a vida do povo e participando para o estabelecimento de uma ordem mundial baseada na liberdade, paz perpétua e justiça social, portanto, a independência da Indonésia será formulada em uma constituição da República da Indonésia que será construída em um estado soberano baseado na crença no Deus Único , humanidade justa e civilizada, a unidade da Indonésia e a vida democrática conduzida pela sabedoria dos pensamentos na deliberação entre os representantes do povo, e alcançar a justiça social para todo o povo da Indonésia.
CAPÍTULO I. FORMA DO ESTADO E SOBERANIA
Artigo 1
O Estado da Indonésia será um Estado unitário sob a forma de república.
A soberania está nas mãos do povo e é implementada de acordo com esta Constituição.
O Estado da Indonésia será um Estado de direito.
CAPÍTULO II. ASSEMBLEIA CONSULTORIA DO POVO (MAJELIS PERMUSYAWARATAN RAKYAT OU MPR)
Artigo 2
O MPR será composto pelos membros do DPR e pelos membros do DPD eleitos por meio de eleições gerais, e será regulamentado adicionalmente por lei.
O MPR reunir-se-á em sessão pelo menos uma vez a cada cinco anos na capital do Estado.
Todas as decisões do MPR serão tomadas por maioria de votos.
Artigo 3
O MPR tem autoridade para alterar e promulgar a Constituição.
O MPR tomará posse do Presidente e/ou Vice-Presidente.
O MPR só pode destituir o Presidente e/ou Vice-Presidente durante o seu mandato nos termos da Constituição.
CAPÍTULO III. O PODER EXECUTIVO
Artigo 4
O Presidente da República da Indonésia detém o poder de governo de acordo com a Constituição.
No exercício das suas funções, o Presidente será coadjuvado por um Vice-Presidente.
Artigo 5
O Presidente terá o direito de apresentar contas ao DPR.
O Presidente pode emitir regulamentos governamentais conforme necessário para implementar as leis.
Artigo 6
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Qualquer candidato a presidente ou vice-presidente deve ser cidadão da Indonésia desde o nascimento, nunca ter adquirido outra cidadania por vontade própria, nunca ter cometido um ato de traição contra o Estado e ser mental e fisicamente capaz de execução dos deveres e obrigações do Presidente ou Vice-Presidente.
Os requisitos para se tornar Presidente ou Vice-Presidente serão regulamentados por lei.
Artigo 6A
O Presidente e o Vice-Presidente serão eleitos em chapa única diretamente pelo povo.
Cada chapa de candidatos a Presidente e Vice-Presidente deve ser proposta antes da realização de eleições gerais pelos partidos políticos ou coligações de partidos políticos participantes nas eleições gerais.
Qualquer chapa de candidatos a Presidente e Vice-Presidente que obtenha mais de cinquenta por cento do número total de votos durante a eleição geral e, além disso, obtenha pelo menos vinte por cento dos votos em mais da metade do número total de províncias na Indonésia serão declarados eleitos como Presidente e Vice-Presidente.
Não havendo chapa de candidatos a Presidente e Vice-Presidente eleitos, as duas chapas que tiverem recebido o primeiro e o segundo maior total de votos na eleição geral serão submetidas diretamente à eleição popular, e a chapa que receber o maior total de votos será empossado como Presidente e Vice-Presidente.
O procedimento para a realização da eleição do Presidente e do Vice-Presidente será ainda regulamentado por lei.
Artigo 7
O Presidente e o Vice-Presidente terão mandato de cinco anos, podendo, posteriormente, ser reeleitos para o mesmo cargo por apenas mais um mandato.
Artigo 7A
O Presidente e/ou o Vice-Presidente podem ser destituídos do cargo durante o seu mandato pelo MPR sob proposta da Câmara dos Deputados (Dewan Perwakilan Rakyat ou DPR), tanto se se provar que / ela violou a lei por meio de um ato de traição, corrupção, suborno ou outro ato de natureza criminosa grave, ou por torpeza moral, e/ou que o Presidente e/ou Vice-Presidente não mais reúne as qualificações para servir como Presidente e/ou Vice-Presidente.
Artigo 7B
Qualquer proposta de destituição do Presidente e/ou do Vice-Presidente só pode ser submetida pelo DPR ao MPR mediante pedido prévio ao Tribunal Constitucional para investigar, levar a julgamento e pronunciar-se sobre o parecer do DPR que o Presidente e/ou Vice-Presidente violou a lei por ato de traição, corrupção, suborno ou outro ato de natureza criminosa grave, ou por torpeza moral, e/ou que o Presidente e/ou Vice-Presidente O presidente não atende mais às qualificações para atuar como presidente e/ou vice-presidente.
A opinião do DPR de que o Presidente e/ou Vice-Presidente violou a lei ou não atende mais às qualificações para atuar como Presidente e/ou Vice-Presidente é realizada no curso da implementação da função de supervisão do DPR.
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A apresentação do pedido do DPR ao Tribunal Constitucional só pode ser feita com o apoio de pelo menos 2/3 do total de membros do DPR que estejam presentes em sessão plenária que conte com a presença de pelo menos 2/3 dos adesão total da DPR.
O Tribunal Constitucional tem a obrigação de investigar, levar a julgamento e tomar a decisão mais justa sobre o parecer do DPR o mais tardar noventa dias após o pedido do DPR ter sido recebido pelo Tribunal Constitucional.
Se o Tribunal Constitucional decidir que se prove que o Presidente e/ou Vice-Presidente violou a lei por acto de traição, corrupção, suborno ou outro acto de natureza criminosa grave, ou por torpeza moral; e/ou comprovado que o Presidente e/ou Vice-Presidente não possui mais as qualificações para exercer o cargo de Presidente e/ou Vice-Presidente, o DPR realizará uma sessão plenária para apresentar a proposta de cassação do Presidente e/ou Vice-Presidente. Presidente do MPR.
O MPR realizará uma sessão para deliberar sobre a proposta do DPR o mais tardar trinta dias após o recebimento da proposta.
A decisão do MPR sobre a proposta de impeachment do Presidente e/ou Vice-Presidente será tomada em sessão plenária do MPR com a presença de pelo menos 3/4 do total de membros e exigirá a aprovação de pelo menos 2 /3 do total de membros presentes, após o Presidente e/ou Vice-Presidente ter tido a oportunidade de apresentar a sua explicação ao plenário do MPR.
Artigo 7C
O Presidente não pode congelar e/ou dissolver o DPR.
Artigo 8
Em caso de falecimento, renúncia, cassação ou impedimento do Presidente, durante o mandato, será substituído pelo Vice-Presidente até o final do mandato.
Em caso de vacância do cargo de Vice-Presidente, o MPR deverá se reunir no prazo máximo de sessenta dias para eleger um Vice-Presidente dentre dois candidatos indicados pelo Presidente.
No caso de falecimento, renúncia, cassação ou impedimento permanente do Presidente e do Vice-Presidente, ou impedimentos permanentes para o exercício simultâneo de suas funções e funções durante o mandato, as funções e funções da Presidência serão desempenhadas por uma administração conjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Ministro do Interior e o Ministro da Defesa. O mais tardar trinta dias depois disso, o MPR realizará sessão para eleger um novo Presidente e Vice-Presidente dentre as chapas indicadas pelos partidos políticos ou coligações de partidos políticos cujas chapas tenham conquistado o primeiro e o segundo lugar na última eleição presidencial, que servir pelo restante do mandato.
Artigo 9
Antes de assumir o cargo, o Presidente e o Vice-Presidente farão um juramento de acordo com suas respectivas religiões ou farão uma promessa solene perante o MPR ou DPR. O juramento ou promessa será o seguinte:
Juramento Presidencial (Vice-Presidencial):
"Juro diante de Deus que, com o melhor de minha capacidade, cumprirei com a maior justiça possível meus deveres como Presidente (Vice-Presidente) da República da Indonésia, que defenderei fielmente a Constituição, implementarei conscientemente todos os estatutos e regulamentos , e devo me dedicar ao serviço do País e da Nação."
Promessa Presidencial (Vice-Presidencial):
"Prometo solenemente que, da melhor forma possível, cumprirei com a maior justiça possível meus deveres como Presidente (Vice-Presidente) da República da Indonésia, que defenderei fielmente a Constituição, implementarei conscientemente todos os estatutos e regulamentos, e devo me dedicar ao serviço da Pátria e da Nação."
No caso de o MPR ou DPR não conseguir convocar uma sessão, o Presidente e o Vice-Presidente prestarão juramento de acordo com suas respectivas religiões ou farão uma promessa solene perante a liderança do MPR testemunhada pela liderança do Supremo Tribunal.
Artigo 10
O Presidente é o Comandante Supremo do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
Artigo 11
O Presidente com a aprovação do DPR pode declarar guerra, fazer a paz e concluir tratados com outros países.
O Presidente, ao celebrar outros acordos internacionais que produzam um impacto amplo e fundamental na vida das pessoas que estejam vinculados ao encargo financeiro do Estado, e/ou que requeiram a alteração ou a promulgação de uma lei, obterá a aprovação do DPR.
Outras disposições relativas a acordos internacionais serão regulamentadas por lei.
Artigo 12
O Presidente pode declarar estado de emergência. As condições dessa declaração e as medidas subsequentes relativas ao estado de emergência são reguladas por lei .
Artigo 13
O Presidente nomeará embaixadores e cônsules.
Na nomeação de embaixadores, o Presidente terá em conta o parecer do DPR.
O Presidente receberá o credenciamento de embaixadores de nações estrangeiras e, ao fazê-lo, terá em conta o parecer do DPR.
Artigo 14
O Presidente pode conceder clemência e restauração de direitos e, ao fazê-lo, terá em conta o parecer do Supremo Tribunal.
O Presidente pode conceder a anistia e a retirada das acusações e, ao fazê-lo, deve ter em conta o parecer do DPR.
Artigo 15
O Presidente pode outorgar títulos, condecorações e outras honras previstas na lei.
Artigo 16
O Presidente estabelecerá um conselho consultivo com a função de aconselhar e dar parecer ponderado ao Presidente, que será regulamentado adicionalmente por lei .
CAPÍTULO IV. CONSELHO CONSULTIVO SUPREMO
Excluído.
CAPÍTULO V. MINISTROS DE ESTADO
Artigo 17
O Presidente será coadjuvado pelos Ministros de Estado.
Os Ministros de Estado serão nomeados e exonerados pelo Presidente.
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Cada Ministro de Estado será responsável por uma determinada área de atividade do Governo.
A formação, mudança e dissolução de ministérios de estado serão regulamentadas por lei.
CAPÍTULO VI. AUTORIDADES REGIONAIS
Artigo 18
O Estado Unitário da República da Indonésia será dividido em províncias e essas províncias serão divididas em regências (kabupaten) e municípios (kota), cada um dos quais terá autoridades regionais que serão regulamentadas por lei.
As autoridades regionais das províncias, regências e municípios administram e gerem os seus próprios assuntos de acordo com os princípios da autonomia regional e do dever de assistência (tugas pembantuan).
As autoridades das províncias, regências e municípios incluirão para cada uma uma Câmara dos Representantes Populares Regionais (DPRD) cujos membros serão eleitos por meio de eleições gerais.
Governadores, Regentes (bupati) e Prefeitos (walikota), respectivamente como chefes de governo regional das províncias, regências e municípios, serão eleitos democraticamente.
As autarquias regionais gozam de ampla autonomia, excepto nas matérias especificadas por lei como da competência do governo central.
As autoridades regionais terão autoridade para adotar regulamentos regionais e outros regulamentos para implementar a autonomia e o dever de assistência.
A estrutura e os mecanismos administrativos das autoridades regionais serão regulamentados por lei.
Artigo 18A
As relações de autoridade entre o governo central e as autarquias regionais das províncias, regências e municípios, ou entre uma província e as suas regências e municípios, são reguladas por lei tendo em conta as particularidades e diversidade de cada região.
As relações entre o governo central e as autoridades regionais em finanças, serviços públicos e uso de recursos naturais e outros devem ser reguladas e administradas com justiça e equidade de acordo com a lei.
Artigo 18B
O Estado reconhece e respeita unidades de autoridades regionais especiais e distintas, que serão regulamentadas por lei.
O Estado reconhece e respeita as comunidades tradicionais juntamente com os seus direitos consuetudinários tradicionais, desde que estes existam e estejam de acordo com o desenvolvimento social e os princípios do Estado Unitário da República da Indonésia, e serão regulamentados por lei.
CAPÍTULO VII. CONSELHO DE REPRESENTAÇÃO DO POVO (DEWAN PERWAKILAN RAKYAT OU DPR)
Artigo 19
Os membros do DPR serão eleitos através de uma eleição geral.
A estrutura do DPR será regulamentada por lei.
O DPR deve reunir em sessão pelo menos uma vez por ano.
Artigo 20
O DPR terá autoridade para estabelecer leis.
Cada projeto de lei deve ser discutido pelo DPR e pelo Presidente para alcançar a aprovação conjunta.
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Se um projeto de lei não for aprovado em conjunto, esse projeto de lei não será reintroduzido no mesmo período de sessões do DPR.
O presidente assina um projeto de lei aprovado em conjunto para se tornar uma lei.
Se o Presidente não assinar um projeto de lei aprovado em conjunto dentro de 30 dias após a aprovação, esse projeto se tornará legalmente uma lei e deverá ser promulgado.
Artigo 20A
O DPR terá funções legislativas, orçamentárias e de supervisão.
No exercício de suas funções, além dos direitos regulados em outros artigos desta Constituição, o DPR terá o direito de interpelação (interpelasi), o direito de investigação (angket) e o direito de emitir opinião.
Além dos direitos regulados em outros artigos desta Constituição, todo membro do DPR terá o direito de apresentar perguntas, o direito de propor sugestões e opiniões e o direito de imunidade.
Outras disposições sobre os direitos do DPR e os direitos dos membros do DPR serão regulamentadas por lei.
Artigo 21
Os membros do DPR terão o direito de propor projetos de lei.
Artigo 22
Se as exigências exigirem, o Presidente terá o direito de estabelecer regulamentos governamentais em vez de leis.
Tais regulamentos governamentais devem obter a aprovação do DPR durante sua próxima sessão.
Caso não haja tal aprovação, estes regulamentos governamentais serão revogados.
Artigo 22A
Outras disposições relativas aos procedimentos para estabelecer leis serão regulamentadas por lei .
Artigo 22B
Os membros do DPR podem ser destituídos de seus cargos , de acordo com condições e procedimentos que serão regulamentados por lei.
CAPÍTULO VIIA. O CONSELHO DE REPRESENTANTES DAS REGIÕES (DEWAN PERWAKILAN DAERAH OU DPD)
Artigo 22C
Os membros do DPD serão eleitos de cada província através de uma eleição geral.
O número total de membros do DPD em cada província deve ser o mesmo, e o total de membros do DPD não deve exceder um terço do total de membros do DPR.
O DPD deve realizar uma sessão pelo menos uma vez por ano.
A estrutura e composição do DPD serão regulamentadas por lei.
Artigo 22D
O DPD pode propor ao DPR Projetos de lei relativos à autonomia regional, relacionamento do governo central e local, formação, expansão e fusão de regiões, gestão de recursos naturais e outros recursos econômicos, e projetos de lei relacionados ao equilíbrio financeiro entre o centro e o regiões.
A DPD participará da discussão de Projetos de Lei relacionados à autonomia regional; a relação do governo central e local; formação, expansão e fusão de regiões; gestão dos recursos naturais e outros recursos económicos e equilíbrio financeiro entre o centro e as regiões; e deve dar consideração ao DPR sobre os Projetos de Lei do Orçamento do Estado e sobre os Projetos de Lei relacionados com impostos, educação ou religião.
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A DPD pode fiscalizar a aplicação das leis relativas à autonomia regional, à formação, expansão e fusão de regiões, ao relacionamento do governo central e local, à gestão dos recursos naturais e outros recursos económicos, à execução do Orçamento do Estado, à fiscalidade, à educação ou à religião e deverá, além disso, apresentar o resultado de tal supervisão ao DPR na forma de materiais para sua consideração posterior.
Os membros do DPD podem ser destituídos de seus cargos por exigências e procedimentos que serão regulamentados por lei.
CAPÍTULO VIIB. ELEIÇÕES GERAIS
Artigo 22E
As eleições gerais serão realizadas de maneira direta, geral, livre, secreta, honesta e justa uma vez a cada cinco anos.
Eleições gerais serão realizadas para eleger os membros do DPR, DPD, o Presidente e o Vice-Presidente, e o Conselho Regional de Representação do Povo (Dewan Perwakilan Rakyat Daerah ou DPRD).
Os participantes nas eleições gerais para a eleição dos membros do DPR e dos membros dos DPRDs são partidos políticos.
Os participantes na eleição geral para a eleição dos membros do DPD são pessoas físicas.
As eleições gerais serão organizadas por uma comissão eleitoral geral de caráter nacional, permanente e independente.
Outras disposições relativas às eleições gerais serão regulamentadas por lei.
CAPÍTULO VIII. FINANÇAS
Artigo 23
O Orçamento do Estado como base da gestão dos fundos do Estado é determinado anualmente por lei e deve ser executado de forma aberta e responsável para melhor alcançar a prosperidade do povo.
A Proposta de Orçamento do Estado é submetida pelo Presidente à apreciação conjunta do DPR, cuja apreciação terá em conta os pareceres do DPD.
No caso de o DPR não aprovar a proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo Presidente, o Governo executará o Orçamento do Estado do ano anterior.
Artigo 23A
Todos os impostos e demais contribuições para as necessidades do Estado de caráter obrigatório serão regulamentados por lei .
Artigo 23B
As formas e denominação da moeda nacional são reguladas por lei .
Artigo 23C
Outros assuntos relativos às finanças do Estado serão regulamentados por lei .
Artigo 23D
O Estado terá um banco central, cuja estrutura, composição, poderes, responsabilidades e independência serão regulados por lei .
CAPÍTULO VIIIA. CONSELHO DE AUDITORIA SUPREMO (BADAN PEMERIKSA KEUANGAN OU BPK)
Artigo 23E
Para investigar a gestão e prestação de contas das finanças do Estado, haverá um único Conselho Fiscal, livre e independente.
O resultado de qualquer investigação das finanças do Estado deve ser submetido ao DPR, DPD ou DPRD de acordo com sua respectiva autoridade.
A ação após o resultado de qualquer investigação será tomada por instituições e/ou órgãos representativos de acordo com a lei.
Artigo 23F
Os membros do BPK serão escolhidos pelo DPR, que levará em conta quaisquer considerações do DPD, e serão formalmente indicados pelo Presidente.
A liderança do BPK será eleita pelos membros.
Artigo 23G
O BPK terá sede na capital da nação e terá representação em todas as províncias.
Outras disposições relativas ao BPK serão regulamentadas por lei.
Artigo 24
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O poder judiciário será independente e terá o poder de organizar a magistratura para fazer cumprir a lei e a justiça.
O poder judicial será implementado por um Supremo Tribunal e órgãos judiciais sob a forma de tribunais públicos, tribunais de assuntos religiosos, tribunais militares e tribunais administrativos estaduais, e por um Tribunal Constitucional.
As demais instituições cujas funções tenham relação com os poderes judiciários serão regulamentadas por lei.
Artigo 24A
A Suprema Corte terá autoridade para ouvir um julgamento no nível mais alto (cassação), para revisar ordenanças e regulamentos feitos sob qualquer lei contra tal lei, e deve possuir outras autoridades conforme previsto em lei.
Cada juiz da Suprema Corte deve possuir integridade e uma personalidade que não seja desonrosa, e deve ser justo, profissional e possuir experiência jurídica.
Os juízes candidatos do Supremo Tribunal serão propostos pela Comissão Judicial ao DPR para aprovação e serão posteriormente nomeados formalmente pelo Presidente.
O Presidente e o Vice-Presidente do Supremo Tribunal serão eleitos pelos juízes do Supremo Tribunal.
A estrutura, status, composição e procedimento judicial da Suprema Corte e seus órgãos subsidiários da magistratura serão regulamentados por lei.
Artigo 24B
Haverá uma Comissão Judicial independente que terá autoridade para propor candidatos para nomeação como juízes da Suprema Corte e terá ainda autoridade para manter e garantir a honra, dignidade e comportamento dos juízes.
Os membros da Comissão Judicial devem possuir conhecimentos e experiência jurídica e devem ser pessoas íntegros e de personalidade não honrosa.
Os membros da Comissão Judicial serão nomeados e exonerados pelo Presidente com a aprovação do DPR.
A estrutura, composição e composição da Comissão Judicial serão reguladas por lei.
Artigo 24C
O Tribunal Constitucional tem competência para julgar o caso em primeira e última instância e tem o poder de decisão final na revisão das leis contra a Constituição, na resolução de litígios sobre as autoridades das instituições do Estado cujos poderes são conferidos por esta Constituição, decidindo sobre a dissolução de um partido político e a resolução de disputas sobre os resultados das eleições gerais.
O Tribunal Constitucional terá autoridade para emitir uma decisão sobre um parecer do DPR sobre alegadas violações pelo Presidente e/ou Vice-Presidente desta Constituição.
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O Tribunal Constitucional será composto por nove pessoas que serão juízes constitucionais e que serão confirmados no cargo pelo Presidente, dos quais três serão nomeados pelo Supremo Tribunal, três nomeados pelo DPR e três nomeados pelo Presidente.
O Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal Constitucional são eleitos pelos juízes constitucionais.
Toda justiça constitucional deve ter integridade e personalidade não desonrosa, ser justa, ser estadista que tenha domínio da Constituição e das instituições públicas, e não exercer qualquer cargo de funcionário do Estado.
A nomeação e destituição dos juízes constitucionais, o processo judicial e demais disposições relativas ao Tribunal Constitucional são regulados por lei.
Artigo 25
A nomeação e exoneração de juízes são reguladas por lei .
CAPÍTULO IXA. TERRITÓRIO DO ESTADO
Artigo 25A
O Estado Unitário da República da Indonésia é um Estado arquipelágico, cujos limites e direitos serão estabelecidos por lei .
CAPÍTULO X. CIDADÃOS E RESIDENTES
Artigo 26
Os cidadãos consistem em povos indígenas indonésios e pessoas de origem estrangeira que tenham sido legalizadas como cidadãos de acordo com a lei.
Os residentes consistem em cidadãos indonésios e estrangeiros que vivem na Indonésia.
As questões relativas aos cidadãos e residentes são reguladas por lei.
Artigo 27
Todos os cidadãos devem ser iguais perante a lei e o governo e devem respeitar a lei e o governo, sem exceções.
Todo cidadão deve ter o direito de trabalhar e ganhar a vida humanamente.
Cada cidadão tem o direito e o dever de participar no esforço de defesa do Estado.
CAPÍTULO XA. DIREITOS HUMANOS
Artigo 28
A liberdade de associação e de reunião, de opinião escrita e oral, etc., será regulada por lei.
Artigo 28A
Toda pessoa tem o direito de viver e de defender sua vida e existência.
Artigo 28B
Toda pessoa terá o direito de constituir família e procriar com base no casamento legal.
Toda criança terá o direito de viver, crescer e se desenvolver, e terá direito à proteção contra a violência e a discriminação.
Artigo 28C
Toda pessoa tem o direito de se desenvolver por meio da satisfação de suas necessidades básicas, o direito de receber educação e se beneficiar da ciência e tecnologia, das artes e da cultura, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. e para o bem-estar da raça humana.
Toda pessoa tem o direito de melhorar a si mesma através da luta coletiva por seus direitos de desenvolver sua sociedade, nação e estado.
Artigo 28D
Toda pessoa terá direito ao reconhecimento, garantias, proteção e certeza perante uma lei justa, e a igualdade de tratamento perante a lei.
Toda pessoa tem o direito de trabalhar e de receber remuneração e tratamento justo e adequado no emprego.
Todo cidadão deve ter o direito de obter igualdade de oportunidades no governo.
Toda pessoa tem direito à cidadania.
Artigo 28E
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Toda pessoa será livre para escolher e praticar a religião de sua escolha, escolher sua educação, escolher seu emprego, escolher sua cidadania e escolher seu local de residência no território do Estado, deixá-lo e posteriormente retornar a ela.
Toda pessoa terá direito à liberdade de acreditar em sua fé (kepercayaan) e de expressar suas opiniões e pensamentos, de acordo com sua consciência.
Toda pessoa tem direito à liberdade de associação, de reunião e de opinião.
Artigo 28F
Toda pessoa terá o direito de comunicar e obter informações para fins de desenvolvimento de seu próprio ambiente e do meio social, e terá o direito de buscar, obter, possuir, armazenar, processar e transmitir informações empregando todos os tipos disponíveis. de canais.
Artigo 28G
Toda pessoa terá direito à proteção de si mesma, da família, da honra, da dignidade e da propriedade, e terá o direito de se sentir segura e de receber proteção contra a ameaça do medo de fazer ou não fazer algo que seja um direito humano .
Toda pessoa terá o direito de estar livre de tortura ou tratamento desumano e degradante e terá o direito de obter asilo político de outro país.
Artigo 28H
Toda pessoa tem direito a viver em prosperidade física e espiritual, a ter um lar e a desfrutar de um ambiente bom e saudável, e tem direito a obter assistência médica.
Toda pessoa terá o direito de receber facilitação e tratamento especial para ter a mesma oportunidade e benefício a fim de alcançar igualdade e justiça.
Toda pessoa tem direito à seguridade social para se desenvolver plenamente como ser humano digno.
Toda pessoa terá o direito de possuir bens pessoais, e tais bens não podem ser detidos injustamente por nenhuma das partes.
Artigo 28I
O direito à vida, a liberdade de tortura, a liberdade de pensamento e de consciência, a liberdade de religião, a liberdade de escravização, o reconhecimento como pessoa perante a lei e o direito de não ser julgado por uma lei com efeito retroativo são todos direitos humanos que não podem ser limitado em qualquer circunstância.
Toda pessoa terá o direito de estar livre de tratamento discriminatório com base em qualquer motivo e terá direito à proteção contra tal tratamento discriminatório.
As identidades culturais e os direitos das comunidades tradicionais devem ser respeitados de acordo com o desenvolvimento dos tempos e das civilizações.
A proteção, o avanço, a defesa e o cumprimento dos direitos humanos são de responsabilidade do Estado, especialmente do governo.
Com o objetivo de defender e proteger os direitos humanos de acordo com o princípio de um Estado democrático e de direito, a implementação dos direitos humanos deve ser garantida, regulamentada e estabelecida em leis e regulamentos.
Artigo 28J
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Toda pessoa terá o dever de respeitar os direitos humanos dos outros na vida ordenada da comunidade, nação e estado.
No exercício de seus direitos e liberdades, toda pessoa terá o dever de aceitar as restrições estabelecidas por lei com o único propósito de garantir o reconhecimento e o respeito dos direitos e liberdades dos outros e de satisfazer demandas justas baseadas em considerações de moralidade, valores religiosos, segurança e ordem pública em uma sociedade democrática.
CAPÍTULO XI. RELIGIÃO
Artigo 29
O Estado será baseado na crença no Deus Único.
O Estado garante a todas as pessoas a liberdade de culto, cada um segundo a sua religião ou crença.
CAPÍTULO XII. DEFESA E SEGURANÇA DO ESTADO
Artigo 30
Todo cidadão tem o direito e o dever de participar da defesa e segurança do Estado.
A defesa e a segurança do Estado serão conduzidas através do sistema de defesa e segurança do povo total, com o Exército Nacional da Indonésia (TNI) e a Polícia Nacional da Indonésia (POLRI) como força principal e o povo como força de apoio.
O TNI, composto pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, como instrumento do Estado tem o dever de defender, proteger e manter a integridade e soberania do Estado.
A POLRI, como instrumento do Estado que mantém a ordem e a segurança públicas, tem o dever de proteger, guardar e servir o povo e fazer cumprir a lei.
A estrutura e o estatuto da TNI e da POLRI, as relações de autoridade entre a TNI e a POLRI no desempenho das respetivas funções, as condições relativas à participação dos cidadãos na defesa e segurança do Estado, e outras matérias relacionadas com a defesa e segurança, devem ser regulamentadas por lei.
CAPÍTULO XIII. EDUCAÇÃO
Artigo 31
Todo cidadão tem o direito de receber educação.
Todo cidadão tem a obrigação de realizar a educação básica, e o governo tem a obrigação de financiá-la.
O governo administrará e organizará um sistema de educação nacional, que aumentará o nível de crença espiritual, devoção e caráter moral no contexto do desenvolvimento da vida da nação e será regulamentado por lei.
O estado deve priorizar o orçamento para a educação a um mínimo de 20% do Orçamento do Estado e dos Orçamentos Regionais para atender às necessidades de implementação da educação nacional.
O governo deve promover a ciência e a tecnologia com o mais alto respeito pelos valores religiosos e pela unidade nacional para o avanço da civilização e prosperidade da humanidade.
Artigo 32
O Estado deve promover a cultura nacional da Indonésia entre as civilizações do mundo, assegurando a liberdade da sociedade para preservar e desenvolver os valores culturais.
O Estado respeitará e preservará as línguas locais como tesouros culturais nacionais.
CAPÍTULO XIV. A ECONOMIA NACIONAL E O BEM-ESTAR SOCIAL
Artigo 33
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A economia deve ser organizada como um empreendimento comum baseado nos princípios do sistema familiar.
Os setores de produção que são importantes para o país e afetam a vida do povo estarão sob o poder do Estado.
A terra, as águas e os recursos naturais dentro dela estarão sob os poderes do Estado e serão usados para o maior benefício do povo.
A organização da economia nacional será conduzida com base na democracia econômica, mantendo os princípios de união, eficiência com justiça, continuidade, perspectiva ambiental, auto-suficiência e mantendo o equilíbrio no progresso e unidade da economia nacional.
Outras disposições relativas à implementação deste artigo serão regulamentadas por lei.
Artigo 34
As pessoas empobrecidas e as crianças abandonadas serão atendidas pelo Estado.
O Estado desenvolverá um sistema de seguridade social para todas as pessoas e capacitará os inadequados e desprivilegiados da sociedade de acordo com a dignidade humana.
O Estado terá a obrigação de fornecer instalações médicas e de serviço público suficientes.
Outras disposições em relação à implementação deste artigo serão regulamentadas por lei.
CAPÍTULO XV. BANDEIRA NACIONAL, IDIOMA, BRASÃO E HINO
Artigo 35
A bandeira nacional da Indonésia será a Vermelha e Branca (Sang Merah Putih).
Artigo 36
A língua nacional será o indonésio (Bahasa Indonesia).
Artigo 36A
O brasão nacional será a águia Pancasila (Garuda Pancasila) com o lema Unidade na Diversidade (Bhinneka Tunggal Ika).
Artigo 36B
O hino nacional será a Indonésia Raya.
Artigo 36C
Outras disposições relativas à bandeira nacional, idioma, brasão e hino serão regulamentadas por lei .
CAPÍTULO XVI. ALTERAÇÕES CONSTITUCIONAIS
Artigo 37
Uma proposta para alterar os Artigos desta Constituição pode ser incluída na agenda de uma sessão do MPR se for apresentada por pelo menos 1/3 do total de membros do MPR.
Qualquer proposta de alteração dos Artigos desta Constituição deve ser apresentada por escrito e deve indicar claramente os artigos a serem alterados e as razões para a alteração.
Para alterar os Artigos desta Constituição, a sessão do MPR exige a presença de pelo menos 2/3 do total de membros do MPR.
Qualquer decisão de alterar os Artigos desta Constituição será tomada com a concordância de pelo menos cinqüenta por cento mais um membro do total de membros do MPR.
As disposições relativas à forma do estado unitário da República da Indonésia não podem ser alteradas.
PROVISÕES TRANSITÓRIAS
Artigo I
Todas as instituições estatais existentes permanecerão em vigor para implementar as disposições desta Constituição enquanto as novas instituições estatais ainda não forem estabelecidas em conformidade com esta Constituição.
Artigo II
Todas as leis e regulamentos existentes permanecerão em vigor enquanto as novas leis e regulamentos ainda não tiverem entrado em vigor sob esta Constituição.
Artigo III
O Tribunal Constitucional será constituído o mais tardar até 17 de Agosto de 2003 e o Supremo Tribunal exercerá as suas funções antes da sua criação.
DISPOSIÇÕES ADICIONAIS
Artigo I
Compete ao MPR proceder a uma revisão do conteúdo e do estatuto jurídico dos Decretos (TAP) do MPRS e do MPR para decisão do MPR na sua sessão de 2003.
Artigo II
Com a promulgação desta Emenda à Constituição, a Constituição do Estado da República da Indonésia consistirá no Preâmbulo e nos Artigos.