Constituição do Quênia de 2010
PREÂMBULO
Nós, o povo do Quênia -
RECONHECENDO a supremacia do Deus Todo-Poderoso de toda a criação:
HONRANDO aqueles que heroicamente lutaram para trazer liberdade e justiça à nossa terra:
ORGULHOSOS de nossa diversidade étnica, cultural e religiosa, e determinados a viver em paz e unidade como uma nação soberana indivisível:
RESPEITANDO o meio ambiente, que é nosso patrimônio, e determinados a sustentá-lo em benefício das gerações futuras:
COMPROMETIDOS em nutrir e proteger o bem-estar do indivíduo, da família, das comunidades e da nação:
RECONHECENDO as aspirações de todos os quenianos por um governo baseado nos valores essenciais dos direitos humanos, igualdade, liberdade, democracia, justiça social e estado de direito:
EXERCENDO nosso direito soberano e inalienável de determinar a forma de governo de nosso país e tendo participado plenamente da elaboração desta Constituição:
ADOTAR, ADOTAR e entregar esta Constituição a nós mesmos e às nossas futuras gerações.
DEUS ABENÇOE O QUÊNIA
CAPÍTULO 1. SOBERANIA DO POVO E SUPREMACIA DESTA CONSTITUIÇÃO
1. Soberania do povo
Todo poder soberano pertence ao povo do Quênia e deve ser exercido apenas de acordo com esta Constituição.
O povo pode exercer seu poder soberano diretamente ou por meio de seus representantes democraticamente eleitos.
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O poder soberano sob esta Constituição é delegado nos seguintes órgãos do Estado, que desempenharão suas funções de acordo com esta Constituição-
Parlamento e as assembleias legislativas nos governos de condado;
o executivo nacional e as estruturas executivas nos governos dos condados; e
o Judiciário e os tribunais independentes.
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O poder soberano do povo é exercido
o nível nacional; e
o nível do condado.
2. Supremacia desta Constituição
Esta Constituição é a lei suprema da República e vincula todas as pessoas e todos os órgãos do Estado em ambos os níveis de governo.
Ninguém pode reivindicar ou exercer autoridade do Estado, exceto conforme autorizado por esta Constituição.
A validade ou legalidade desta Constituição não está sujeita a contestação por ou perante qualquer tribunal ou outro órgão do Estado.
Qualquer lei, incluindo o direito consuetudinário, que seja inconsistente com esta Constituição é nula na medida da inconsistência, e qualquer ato ou omissão em violação desta Constituição é inválido.
As regras gerais do direito internacional fazem parte do direito do Quênia.
Qualquer tratado ou convenção ratificado pelo Quênia fará parte da lei do Quênia sob esta Constituição.
3. Defesa desta Constituição
Cada pessoa tem a obrigação de respeitar, defender e defender esta Constituição.
Qualquer tentativa de estabelecer um governo que não esteja em conformidade com esta Constituição é ilegal.
CAPÍTULO 2. A REPÚBLICA
4. Declaração da República
O Quênia é uma república soberana.
A República do Quénia será um Estado democrático multipartidário fundado nos valores e princípios nacionais de governação referidos no artigo 10.º.
5. Território do Quênia
O Quênia consiste no território e nas águas territoriais que compreendem o Quênia na data de vigência, e qualquer território e águas territoriais adicionais, conforme definido por uma Lei do Parlamento.
6. Devolução e acesso a serviços
O território do Quênia é dividido nos condados especificados no Primeiro Anexo.
Os governos nos níveis nacional e distrital são distintos e interdependentes e devem conduzir suas relações mútuas com base na consulta e cooperação.
O órgão nacional do Estado deve assegurar o acesso razoável aos seus serviços em todas as partes da República, na medida em que tal seja adequado tendo em conta a natureza do serviço.
7. Idiomas nacionais, oficiais e outros
A língua nacional da República é Kiswahili.
As línguas oficiais da República são Kiswahili e Inglês.
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O Estado deve-
promover e proteger a diversidade linguística do povo do Quênia; e
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promover o desenvolvimento e uso de línguas indígenas, língua de sinais queniana, braile e outros formatos e tecnologias de comunicação acessíveis a pessoas com deficiência.
8. Estado e religião
Não haverá religião de Estado.
9. Símbolos nacionais e dias nacionais
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Os símbolos nacionais da República são-
a bandeira nacional;
o hino nacional;
o brasão de armas; e
o selo público.
Os símbolos nacionais são os estabelecidos no Segundo Anexo.
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Os dias nacionais são-
Madaraka Day, a ser observado em 1º de junho;
Dia de Mashujaa, a ser observado em 20 de outubro; e
Dia de Jamhuri, a ser observado em 12 de dezembro.
Um dia nacional será feriado.
O Parlamento pode promulgar legislação prescrevendo outros feriados e prevendo a observância de feriados.
10. Valores nacionais e princípios de governança
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Os valores e princípios nacionais de governação neste artigo vinculam todos os órgãos do Estado, funcionários do Estado, funcionários públicos e todas as pessoas sempre que qualquer um deles-
aplica ou interpreta esta Constituição;
promulga, aplica ou interpreta qualquer lei; ou
toma ou implementa decisões de política pública.
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Os valores e princípios nacionais de governança incluem:
patriotismo, unidade nacional, partilha e descentralização do poder, Estado de direito, democracia e participação popular;
dignidade humana, equidade, justiça social, inclusão, igualdade, direitos humanos, não discriminação e proteção dos marginalizados;
boa governança, integridade, transparência e responsabilidade; e
desenvolvimento sustentável.
11. Cultura
Esta Constituição reconhece a cultura como a base da nação e como a civilização cumulativa do povo e da nação queniana.
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O Estado deve-
promover todas as formas de expressão nacional e cultural através da literatura, das artes, das festas tradicionais, da ciência, da comunicação, da informação, dos meios de comunicação social, das publicações, das bibliotecas e de outros patrimónios culturais;
reconhecer o papel da ciência e das tecnologias indígenas no desenvolvimento da nação; e
promover os direitos de propriedade intelectual do povo do Quênia.
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O Parlamento aprovará legislação para
garantir que as comunidades recebam compensação ou royalties pelo uso de suas culturas e patrimônio cultural; e
reconhecer e proteger a propriedade de sementes e variedades de plantas indígenas, suas características genéticas e diversas e seu uso pelas comunidades do Quênia.
CAPÍTULO 3. CIDADANIA
12. Direitos dos cidadãos
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Todo cidadão tem direito a
os direitos, privilégios e benefícios da cidadania, observados os limites previstos ou permitidos por esta Constituição; e
um passaporte queniano e qualquer documento de registro ou identificação emitido pelo Estado aos cidadãos.
Um passaporte ou outro documento referido na cláusula (1) (b) só pode ser negado, suspenso ou confiscado em conformidade com uma lei do Parlamento que satisfaça os critérios mencionados no artigo 24.º.
13. Retenção e aquisição da cidadania
Toda pessoa que era cidadã imediatamente antes da data efetiva mantém o mesmo status de cidadania a partir dessa data.
A cidadania pode ser adquirida por nascimento ou registro.
A cidadania não se perde pelo casamento ou pela dissolução do casamento.
14. Cidadania de nascimento
Uma pessoa é um cidadão por nascimento se no dia do nascimento da pessoa, quer a pessoa tenha nascido ou não no Quênia, a mãe ou o pai da pessoa é cidadão.
A cláusula (1) aplica-se igualmente a uma pessoa nascida antes da data efetiva, quer a pessoa tenha nascido ou não no Quênia, se a mãe ou o pai da pessoa for ou foi cidadão.
O Parlamento pode promulgar legislação limitando o efeito das cláusulas (1) e (2) sobre os descendentes de cidadãos quenianos nascidos fora do Quênia.
Presume-se que uma criança encontrada no Quênia que tenha ou pareça ter menos de oito anos de idade e cuja nacionalidade e pais não sejam conhecidos, é considerada cidadã de nascimento.
Uma pessoa que é cidadã queniana de nascimento e que, na data efetiva, deixou de ser cidadã queniana porque a pessoa adquiriu a cidadania de outro país, tem direito ao pedido de recuperar a cidadania queniana.
15. Cidadania por registro
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Uma pessoa casada com um cidadão por um período de pelo menos sete anos tem direito, mediante pedido, a ser registrada como cidadão.
Uma pessoa que tenha residido legalmente no Quênia por um período contínuo de pelo menos sete anos e que satisfaça as condições prescritas por uma Lei do Parlamento pode solicitar o registro como cidadão.
Uma criança que não é cidadã, mas é adotada por um cidadão, tem direito, mediante pedido, a ser registrada como cidadã.
O Parlamento aprovará legislação que estabeleça as condições em que a cidadania pode ser concedida a indivíduos que sejam cidadãos de outros países.
Este artigo aplica-se a uma pessoa a partir da data de entrada em vigor, mas quaisquer requisitos que devam ser preenchidos antes que a pessoa tenha o direito de ser registrado como cidadão serão considerados preenchidos, independentemente de a pessoa tê-los satisfeito antes ou depois da data de entrada em vigor. , ou parcialmente antes e parcialmente após a data de vigência.
16. Dupla cidadania
Um cidadão de nascimento não perde a cidadania adquirindo a cidadania de outro país.
17. Revogação da cidadania
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Se uma pessoa adquiriu a cidadania por registro, a cidadania pode ser revogada se a pessoa-
adquiriu a cidadania por fraude, falsa representação ou ocultação de fato relevante;
durante qualquer guerra em que o Quênia esteve envolvido, comercializou ou se comunicou ilegalmente com um inimigo ou esteve envolvido ou associado a qualquer negócio que tenha sido conscientemente realizado de forma a ajudar um inimigo nessa guerra;
tenha, no prazo de cinco anos após o registro, sido condenado por um delito e sentenciado a prisão por um período de três anos ou mais; ou
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foi, a qualquer momento após o registro, condenado por traição, ou por um crime pelo qual-
pode ser imposta uma pena de pelo menos sete anos de prisão; ou
uma penalidade mais severa pode ser imposta.
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A cidadania de uma pessoa que se presuma cidadão por nascimento, prevista no n.º 4 do artigo 14.º, pode ser revogada se:
a cidadania foi adquirida por fraude, falsa representação ou ocultação de fato relevante por qualquer pessoa;
a nacionalidade ou filiação da pessoa se torna conhecida e revela que a pessoa era cidadã de outro país; ou
a idade da pessoa se torna conhecida e revela que a pessoa tinha mais de oito anos quando encontrada no Quênia.
18. Legislação sobre cidadania
O Parlamento aprovará legislação-
prescrição de procedimentos pelos quais uma pessoa pode se tornar um cidadão;
que rege a entrada e residência no Quênia;
providenciando o status de residentes permanentes;
prever a renúncia voluntária da cidadania;
prescrição de procedimentos de revogação da cidadania;
prescrever os deveres e direitos dos cidadãos; e
geralmente dando efeito às disposições deste Capítulo.
CAPÍTULO 4. DECLARAÇÃO DE DIREITOS
Parte 1. Disposições Gerais Relativas à Declaração de Direitos
19. Direitos e liberdades fundamentais
A Declaração de Direitos é parte integrante do estado democrático do Quênia e é a estrutura para políticas sociais, econômicas e culturais.
O objetivo de reconhecer e proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais é preservar a dignidade dos indivíduos e das comunidades e promover a justiça social e a realização do potencial de todos os seres humanos.
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Os direitos e liberdades fundamentais na Carta de Direitos -
pertencem a cada indivíduo e não são concedidos pelo Estado;
não excluir outros direitos e liberdades fundamentais não constantes da Carta de Direitos, mas reconhecidos ou conferidos por lei, salvo na medida em que sejam incompatíveis com este Capítulo; e
estão sujeitos apenas às limitações previstas nesta Constituição.
20. Aplicação da Declaração de Direitos
A Declaração de Direitos aplica-se a todas as leis e vincula todos os órgãos do Estado e todas as pessoas.
Toda pessoa gozará dos direitos e liberdades fundamentais na Declaração de Direitos na maior medida compatível com a natureza do direito ou liberdade fundamental.
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Ao aplicar uma disposição da Declaração de Direitos, um tribunal deve-
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desenvolver a lei na medida em que ela não dê efeito a um direito ou liberdade fundamental; e
adotar a interpretação que mais favorece a efetivação de um direito ou liberdade fundamental.
-
-
Ao interpretar a Declaração de Direitos, um tribunal ou outra autoridade deve promover-
os valores que fundamentam uma sociedade aberta e democrática baseada na dignidade humana, igualdade, equidade e liberdade; e
o espírito, o propósito e os objetos da Declaração de Direitos.
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Ao aplicar qualquer direito nos termos do artigo 43, se o Estado alegar que não tem os recursos para implementar o direito, um tribunal ou outra autoridade deve ser guiado pelos seguintes princípios:
é responsabilidade do Estado demonstrar que os recursos não estão disponíveis;
na alocação de recursos, o Estado dará prioridade a assegurar o mais amplo gozo possível do direito ou liberdade fundamental, tendo em conta as circunstâncias prevalecentes, incluindo a vulnerabilidade de determinados grupos ou indivíduos; e
o tribunal ou outra autoridade não pode interferir na decisão de um órgão do Estado sobre a alocação de recursos disponíveis, apenas com base em que teria chegado a uma conclusão diferente.
21. Implementação de direitos e liberdades fundamentais
É dever fundamental do Estado e de todos os órgãos do Estado observar, respeitar, proteger, promover e cumprir os direitos e liberdades fundamentais na Declaração de Direitos.
O Estado tomará medidas legislativas, políticas e outras, incluindo o estabelecimento de normas, para alcançar a realização progressiva dos direitos garantidos pelo artigo 43.
Todos os órgãos do Estado e todos os funcionários públicos têm o dever de atender às necessidades dos grupos vulneráveis da sociedade, incluindo mulheres, membros mais velhos da sociedade, pessoas com deficiência, crianças, jovens, membros de comunidades minoritárias ou marginalizadas e membros de determinadas etnias, religiões ou comunidades culturais.
O Estado deve promulgar e implementar legislação para cumprir suas obrigações internacionais em relação aos direitos humanos e liberdades fundamentais.
22. Aplicação da Declaração de Direitos
Toda pessoa tem o direito de iniciar processos judiciais alegando que um direito ou liberdade fundamental na Declaração de Direitos foi negado, violado ou infringido, ou está ameaçado.
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Além de uma pessoa agindo em seu próprio interesse, os processos judiciais nos termos da cláusula (1) podem ser instituídos por:
uma pessoa agindo em nome de outra pessoa que não pode agir em seu próprio nome;
uma pessoa agindo como membro ou no interesse de um grupo ou classe de pessoas;
uma pessoa que atue no interesse público; ou
uma associação agindo no interesse de um ou mais de seus membros.
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O Presidente do Tribunal de Justiça ordenará o processo judicial referido neste artigo, que satisfaça os critérios que:
os direitos de legitimidade previstos na cláusula (2) são totalmente facilitados;
as formalidades relativas ao processo, incluindo o início do processo, sejam reduzidas ao mínimo e, em particular, o tribunal deve, se necessário, iniciar o processo com base em documentação informal;
nenhuma taxa pode ser cobrada para iniciar o processo;
o tribunal, observadas as regras da justiça natural, não poderá ser injustificadamente restringido por tecnicalidades processuais; e
uma organização ou indivíduo com especialização específica pode, com a autorização do tribunal, apresentar-se como amigo do tribunal.
A ausência de regras contempladas na cláusula (3) não limita o direito de qualquer pessoa de iniciar processos judiciais nos termos deste Artigo e de ter o assunto ouvido e determinado por um tribunal.
23. Autoridade dos tribunais para defender e fazer cumprir a Declaração de Direitos
O Tribunal Superior tem competência, de acordo com o artigo 165, para conhecer e determinar pedidos de reparação de uma negação, violação ou violação ou ameaça a um direito ou liberdade fundamental na Declaração de Direitos.
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O Parlamento promulgará legislação para dar jurisdição original em casos apropriados a tribunais subordinados para ouvir e determinar pedidos de reparação de uma negação, violação ou violação ou ameaça a um direito ou liberdade fundamental na Declaração de Direitos.
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Em qualquer processo instaurado ao abrigo do artigo 22.º, um tribunal pode conceder medidas adequadas, incluindo:
uma declaração de direitos;
uma liminar;
uma ordem conservatória;
uma declaração de nulidade de qualquer lei que negue, viole, infrinja ou ameace um direito ou liberdade fundamental na Declaração de Direitos e não seja justificada pelo artigo 24;
uma ordem de compensação; e
uma ordem de revisão judicial.
24. Limitação de direitos e liberdades fundamentais
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Um direito ou liberdade fundamental na Declaração de Direitos não deve ser limitado exceto por lei, e somente na medida em que a limitação seja razoável e justificável em uma sociedade aberta e democrática baseada na dignidade humana, igualdade e liberdade, levando em consideração todas as fatores relevantes, incluindo-
a natureza do direito ou liberdade fundamental;
a importância da finalidade da limitação;
a natureza e extensão da limitação;
a necessidade de assegurar que o gozo dos direitos e liberdades fundamentais por qualquer indivíduo não prejudique os direitos e liberdades fundamentais de outrem; e
a relação entre a limitação e sua finalidade e se existem meios menos restritivos para atingir a finalidade.
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Apesar da cláusula (1), uma disposição na legislação que limita um direito ou liberdade fundamental -
no caso de uma disposição promulgada ou alterada em ou após a data de entrada em vigor, não é válida a menos que a legislação expressa especificamente a intenção de limitar esse direito ou liberdade fundamental, e a natureza e extensão da limitação;
não deve ser interpretado como limitando o direito ou a liberdade fundamental, a menos que a disposição seja clara e específica sobre o direito ou a liberdade de ser limitado e a natureza e extensão da limitação; e
não deve limitar o direito ou a liberdade fundamental a ponto de derrogar seu núcleo ou conteúdo essencial.
O Estado ou uma pessoa que pretenda justificar uma limitação específica deverá demonstrar ao tribunal ou outra autoridade que os requisitos deste artigo foram satisfeitos.
As disposições deste Capítulo sobre igualdade serão qualificadas na medida estritamente necessária para a aplicação da lei muçulmana perante os tribunais de Kadhis, a pessoas que professam a religião muçulmana, em questões relacionadas a status pessoal, casamento, divórcio e herança.
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Apesar das cláusulas (1) e (2), uma disposição na legislação pode limitar a aplicação dos direitos ou liberdades fundamentais nas seguintes disposições a pessoas servindo nas Forças de Defesa do Quênia ou no Serviço Nacional de Polícia -
Artigo 31-Privacidade;
Artigo 36.º - Liberdade de associação;
Artigo 37º - Assembleia, manifestação, piquete e petição;
Artigo 41º - Relações laborais;
Artigo 43-Direitos econômicos e sociais; e
Artigo 49-Direitos das pessoas presas.
25. Direitos e liberdades fundamentais que não podem ser limitados
Apesar de qualquer outra disposição desta Constituição, os seguintes direitos e liberdades fundamentais não serão limitados:
livre de tortura e tratamento ou punição cruel, desumano ou degradante;
liberdade da escravidão ou servidão;
o direito a um julgamento justo; e
o direito a um pedido de habeas corpus.
Parte 2. Direitos e Liberdades Fundamentais
26. Direito à vida
Toda pessoa tem direito à vida.
A vida de uma pessoa começa na concepção.
Uma pessoa não pode ser privada da vida intencionalmente, exceto na medida autorizada por esta Constituição ou outra lei escrita.
O aborto não é permitido a menos que, na opinião de um profissional de saúde treinado, haja necessidade de tratamento de emergência, ou a vida ou a saúde da mãe esteja em perigo, ou se permitido por qualquer outra lei escrita.
27. Igualdade e liberdade de discriminação
Toda pessoa é igual perante a lei e tem direito a igual proteção e igual benefício da lei.
A igualdade inclui o gozo pleno e igual de todos os direitos e liberdades fundamentais.
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Mulheres e homens têm direito à igualdade de tratamento, incluindo o direito à igualdade de oportunidades nas esferas política, econômica, cultural e social.
O Estado não deve discriminar direta ou indiretamente qualquer pessoa por qualquer motivo, incluindo raça, sexo, gravidez, estado civil, estado de saúde, origem étnica ou social, cor, idade, deficiência, religião, consciência, crença, cultura, vestimenta, idioma ou nascimento.
Uma pessoa não deve discriminar direta ou indiretamente outra pessoa por qualquer um dos motivos especificados ou contemplados na cláusula (4).
Para dar pleno efeito à realização dos direitos garantidos por este artigo, o Estado tomará medidas legislativas e outras, incluindo programas de ação afirmativa e políticas destinadas a compensar qualquer desvantagem sofrida por indivíduos ou grupos por causa de discriminação passada.
Qualquer medida tomada de acordo com a cláusula (6) deve prever adequadamente que quaisquer benefícios sejam baseados em necessidades genuínas.
Além das medidas previstas na cláusula (6), o Estado tomará medidas legislativas e outras para implementar o princípio de que não mais de dois terços dos membros dos órgãos eletivos ou de nomeação sejam do mesmo sexo.
28. Dignidade humana
Toda pessoa tem dignidade inerente e o direito de ter essa dignidade respeitada e protegida.
29. Liberdade e segurança da pessoa
Toda pessoa tem direito à liberdade e segurança pessoal, o que inclui o direito de não ser
privados de liberdade arbitrariamente ou sem justa causa;
detido sem julgamento, excepto durante o estado de emergência, caso em que a detenção está sujeita ao artigo 58.º;
submetidos a qualquer forma de violência de origem pública ou privada;
submetido a qualquer forma de tortura, física ou psicológica;
submetidos a castigos corporais; ou
tratados ou punidos de forma cruel, desumana ou degradante.
30. Escravidão, servidão e trabalho forçado
Uma pessoa não deve ser mantida em escravidão ou servidão.
Uma pessoa não deve ser obrigada a realizar trabalho forçado.
31. Privacidade
Toda pessoa tem direito à privacidade, o que inclui o direito de não ter
sua pessoa, casa ou propriedade revistada;
seus bens apreendidos;
informações relativas à sua família ou assuntos privados desnecessariamente exigidas ou reveladas; ou
a privacidade de suas comunicações violada.
32. Liberdade de consciência, religião, crença e opinião
Toda pessoa tem direito à liberdade de consciência, religião, pensamento, crença e opinião.
Toda pessoa tem o direito, individualmente ou em comunidade com outras, em público ou em particular, de manifestar qualquer religião ou crença por meio do culto, prática, ensino ou observância, incluindo a observância de um dia de culto.
A uma pessoa não pode ser negado o acesso a qualquer instituição, emprego ou instalação, ou o gozo de qualquer direito, por causa de sua crença ou religião.
Uma pessoa não deve ser obrigada a agir ou se envolver em qualquer ato que seja contrário à sua crença ou religião.
33. Liberdade de expressão
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Toda pessoa tem direito à liberdade de expressão, que inclui:
liberdade de buscar, receber ou difundir informações ou ideias;
liberdade de criatividade artística; e
liberdade acadêmica e liberdade de pesquisa científica.
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O direito à liberdade de expressão não se estende a
propaganda de guerra;
incitação à violência;
discurso de ódio; ou
-
defesa do ódio que-
constitua incitação étnica, difamação de outros ou incitação a causar danos; ou
se baseia em qualquer motivo de discriminação especificado ou contemplado no Artigo 27 (4).
No exercício do direito à liberdade de expressão, toda pessoa deve respeitar os direitos e a reputação dos demais.
34. Liberdade de mídia
É garantida a liberdade e independência dos meios de comunicação electrónicos, impressos e todos os outros meios de comunicação social, mas não se estende a qualquer expressão especificada no n.º 2 do artigo 33.º.
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O Estado não
exercer controle ou interferir com qualquer pessoa envolvida na transmissão, produção ou circulação de qualquer publicação ou disseminação de informações por qualquer meio; ou
-
penalizar qualquer pessoa por qualquer opinião ou visualização ou o conteúdo de qualquer transmissão, publicação ou divulgação.
-
A radiodifusão e outros meios eletrônicos têm liberdade de estabelecimento, sujeitos apenas a procedimentos de licenciamento que-
são necessários para regular as ondas de rádio e outras formas de distribuição de sinal; e
são independentes do controle do governo, interesses políticos ou interesses comerciais.
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Todos os meios de comunicação estatais devem-
ser livre para determinar de forma independente o conteúdo editorial de suas transmissões ou outras comunicações;
ser imparcial; e
oferecer oportunidades justas para a apresentação de pontos de vista divergentes e opiniões divergentes.
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O Parlamento promulgará legislação que preveja a criação de um órgão, que
ser independente do controle do governo, interesses políticos ou interesses comerciais;
refletem os interesses de todos os setores da sociedade; e
definir padrões de mídia e regular e monitorar a conformidade com esses padrões.
35. Acesso à informação
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Todo cidadão tem o direito de acesso a
informações detidas pelo Estado; e
informações detidas por outra pessoa e necessárias para o exercício ou proteção de qualquer direito ou liberdade fundamental.
Toda pessoa tem direito à correção ou exclusão de informações falsas ou enganosas que afetem a pessoa.
O Estado publicará e divulgará qualquer informação importante que afete a nação.
36. Liberdade de associação
Toda pessoa tem direito à liberdade de associação, o que inclui o direito de formar, aderir ou participar das atividades de uma associação de qualquer tipo.
Uma pessoa não será obrigada a aderir a uma associação de qualquer tipo.
-
Qualquer legislação que exija o registro de uma associação de qualquer tipo deverá prever que:
o registro não pode ser retido ou retirado injustificadamente; e
haverá o direito de ter uma audiência justa antes de um registro ser cancelado.
37. Assembleia, manifestação, piquete e petição
Toda pessoa tem o direito, de forma pacífica e desarmada, de se reunir, de se manifestar, de fazer piquete e de apresentar petições às autoridades públicas.
38. Direitos políticos
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Todo cidadão é livre para fazer escolhas políticas, o que inclui o direito de
formar ou participar da formação de um partido político;
participar das atividades ou recrutar membros para um partido político; ou
fazer campanha por um partido ou causa política.
-
Todo cidadão tem direito a eleições livres, justas e regulares, baseadas no sufrágio universal e na livre expressão da vontade dos eleitores.
qualquer órgão ou cargo público eletivo estabelecido nos termos desta Constituição; ou
qualquer escritório de qualquer partido político do qual o cidadão seja membro.
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Todo cidadão adulto tem o direito, sem restrições desarrazoadas,
registrar-se como eleitor;
votar por escrutínio secreto em qualquer eleição ou referendo; e
ser candidato a cargo público ou cargo em partido político do qual o cidadão seja filiado e, se eleito, exercer o cargo.
39. Liberdade de circulação e residência
Toda pessoa tem direito à liberdade de movimento.
Toda pessoa tem o direito de deixar o Quênia.
Todo cidadão tem o direito de entrar, permanecer e residir em qualquer lugar do Quênia.
40. Proteção do direito de propriedade
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Sem prejuízo do artigo 65.º, todas as pessoas têm o direito, individualmente ou em associação com outras, de adquirir e possuir bens
de qualquer descrição; e
em qualquer parte do Quênia.
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O Parlamento não promulgará uma lei que permita ao Estado ou a qualquer pessoa
privar arbitrariamente uma pessoa de propriedade de qualquer descrição ou de qualquer interesse ou direito sobre qualquer propriedade de qualquer descrição; ou
limitar, ou de qualquer forma restringir o gozo de qualquer direito sob este Artigo com base em qualquer um dos motivos especificados ou contemplados no Artigo 27 (4).
-
O Estado não privará uma pessoa de bens de qualquer tipo, ou de qualquer interesse ou direito sobre bens de qualquer tipo, a menos que a privação
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resulte de uma aquisição de terra ou de uma participação na terra ou de uma conversão de uma participação na terra, ou título de terra, de acordo com o Capítulo Cinco; ou
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é para um propósito público ou de interesse público e é realizado de acordo com esta Constituição e qualquer Ato do Parlamento que:
exige o pronto pagamento integral, de justa indenização à pessoa; e
permite a qualquer pessoa que tenha interesse ou direito sobre essa propriedade o direito de acesso a um tribunal.
-
Podem ser previstas indemnizações a serem pagas aos ocupantes de boa fé de terras adquiridas ao abrigo da cláusula (3) que não possam deter o título da terra.
O Estado apoiará, promoverá e protegerá os direitos de propriedade intelectual do povo do Quênia.
Os direitos previstos neste artigo não se estendem a qualquer propriedade que tenha sido adquirida ilegalmente.
41. Relações trabalhistas
Toda pessoa tem direito a práticas trabalhistas justas.
-
Todo trabalhador tem o direito
à justa remuneração;
a condições de trabalho razoáveis;
formar, aderir ou participar das atividades e programas de um sindicato; e
entrar em greve.
-
Todo empregador tem o direito
formar e aderir a uma organização de empregadores; e
participar nas atividades e programas de uma organização de empregadores.
-
Todos os sindicatos e todas as organizações de empregadores têm o direito de
determinar sua própria administração, programas e atividades;
organizar; e
para formar e aderir a uma federação.
Todos os sindicatos, organizações de empregadores e empregadores têm o direito de participar na negociação coletiva.
42. Meio Ambiente
Toda pessoa tem direito a um meio ambiente limpo e saudável, que inclui o direito
ter o meio ambiente protegido em benefício das gerações presentes e futuras por meio de medidas legislativas e outras, especialmente as previstas no artigo 69; e
ter as obrigações relacionadas com o ambiente cumpridas ao abrigo do artigo 70.º.
43. Direitos econômicos e sociais
-
Cada pessoa tem o direito-
ao mais alto padrão de saúde alcançável, que inclui o direito a serviços de saúde, incluindo cuidados de saúde reprodutiva;
à habitação acessível e adequada, e a padrões razoáveis de saneamento;
estar livre da fome e ter uma alimentação adequada e de qualidade aceitável;
água limpa e segura em quantidades adequadas;
à segurança social; e
à educação.
A uma pessoa não deve ser negado tratamento médico de emergência.
O Estado proporcionará uma segurança social adequada às pessoas que não possam sustentar-se a si próprias e aos seus dependentes.
44. Idioma e cultura
Toda pessoa tem o direito de usar o idioma e de participar da vida cultural de sua escolha.
-
Uma pessoa pertencente a uma comunidade cultural ou linguística tem o direito, com outros membros dessa comunidade, de
apreciar a cultura da pessoa e usar a linguagem da pessoa; ou
formar, aderir e manter associações culturais e linguísticas e outros órgãos da sociedade civil.
Uma pessoa não deve obrigar outra pessoa a realizar, observar ou submeter-se a qualquer prática cultural ou rito.
45. Família
A família é a unidade natural e fundamental da sociedade e a base necessária da ordem social, e goza do reconhecimento e proteção do Estado.
Todo adulto tem o direito de se casar com uma pessoa do sexo oposto, com base no livre consentimento das partes.
As partes em um casamento têm direitos iguais no momento do casamento, durante o casamento e na dissolução do casamento.
-
O Parlamento aprovará legislação que reconheça
casamentos celebrados sob qualquer tradição ou sistema de direito religioso, pessoal ou familiar; e
qualquer sistema de direito pessoal e familiar sob qualquer tradição, ou aderido por pessoas que professam uma determinada religião,
na medida em que tais casamentos ou sistemas de direito sejam consistentes com esta Constituição.
46. Direitos do consumidor
-
Os consumidores têm o direito
a bens e serviços de qualidade razoável;
às informações necessárias para que usufruam plenamente dos bens e serviços;
à proteção de sua saúde, segurança e interesses econômicos; e
-
para compensação por perdas ou danos decorrentes de defeitos em bens ou serviços.
O Parlamento deve aprovar legislação para proteger o consumidor e para uma publicidade justa, honesta e decente.
Este artigo aplica-se a bens e serviços oferecidos por entidades públicas ou particulares.
47. Ação administrativa justa
Toda pessoa tem direito a uma ação administrativa que seja expedita, eficiente, lícita, razoável e processualmente justa.
Se um direito ou liberdade fundamental de uma pessoa tiver sido ou for suscetível de ser prejudicado por uma ação administrativa, a pessoa tem o direito de ser fundamentada por escrito para a ação.
-
O Parlamento deve promulgar legislação para dar efeito aos direitos na cláusula (1) e essa legislação deve-
prever a revisão da ação administrativa por um tribunal ou, se for o caso, por um tribunal independente e imparcial; e
promover uma administração eficiente.
48. Acesso à justiça
O Estado garantirá o acesso à justiça para todas as pessoas e, se for exigida qualquer taxa, esta será razoável e não impedirá o acesso à justiça.
49. Direitos das pessoas presas
-
Uma pessoa presa tem o direito
-
ser informado prontamente, em linguagem que a pessoa entenda,
o motivo da prisão;
o direito de permanecer calado; e
as consequências de não ficar calado;
permanecer em silêncio;
comunicar-se com um advogado e outras pessoas cuja assistência seja necessária;
não ser obrigado a fazer qualquer confissão ou admissão que possa servir de prova contra a pessoa;
ser detido separadamente das pessoas que estão cumprindo uma pena;
-
a ser levado a um tribunal o mais rapidamente possível, mas o mais tardar
vinte e quatro horas após ser preso; ou
se as vinte e quatro horas terminarem fora do horário normal do tribunal, ou em dia que não seja dia normal do tribunal, no final do dia seguinte;
na primeira audiência, ser acusado ou informado do motivo da continuidade da detenção, ou ser posto em liberdade; e
ser libertado sob fiança ou fiança, em condições razoáveis, na pendência de acusação ou julgamento, a menos que existam razões imperiosas para não ser libertado.
-
Uma pessoa não pode ser mantida em prisão preventiva por um crime se o crime for punível apenas com multa ou com prisão não superior a seis meses.
50. Audiência justa
Toda pessoa tem direito a que qualquer disputa que possa ser resolvida pela aplicação da lei seja decidida em audiência justa e pública perante um tribunal ou, se apropriado, outro tribunal ou órgão independente e imparcial.
-
Toda pessoa acusada tem direito a um julgamento justo, que inclui o direito de
presumir-se inocente até prova em contrário;
ser informado da acusação, com detalhes suficientes para respondê-la;
ter tempo e instalações adequadas para preparar uma defesa;
a julgamento público perante tribunal instituído por esta Constituição;
que o julgamento comece e termine sem demora injustificada;
estar presente no julgamento, salvo se a conduta do arguido impossibilitar o prosseguimento do julgamento;
escolher e ser representado por um advogado e ser informado sobre esse direito prontamente;
ter um advogado designado ao acusado pelo Estado e a expensas do Estado, se de outra forma resultar uma injustiça substancial, e ser informado deste direito imediatamente;
permanecer calado e não testemunhar durante o processo;
ser informado com antecedência sobre as provas em que a acusação pretende se basear e ter acesso razoável a essas provas;
apresentar e contestar provas;
recusar-se a fornecer provas autoincriminatórias;
ter a assistência de um intérprete sem remuneração se o arguido não compreender a língua utilizada no julgamento;
-
não ser condenado por um ato ou omissão que no momento em que foi cometido ou omitido não era
uma ofensa no Quênia; ou
um crime de direito internacional;
não ser julgado por um delito relativo a um ato ou omissão pelo qual o acusado tenha sido previamente absolvido ou condenado;
-
em benefício da menos severa das penas prescritas para um delito, se a pena prescrita para o delito tiver sido alterada entre o momento em que o delito foi cometido e o momento da sentença; e
se condenado, recorrer ou solicitar revisão por um tribunal superior, conforme prescrito por lei.
Se este artigo exigir que uma pessoa forneça informações, as informações devem ser fornecidas em linguagem que a pessoa entenda.
Provas obtidas de forma que viole qualquer direito ou liberdade fundamental na Declaração de Direitos serão excluídas se a admissão dessas provas tornar o julgamento injusto ou prejudicar a administração da justiça.
-
Um acusado-
acusado de um delito, que não seja um delito que o tribunal possa julgar por procedimentos sumários, tem direito durante o julgamento a uma cópia da ata do processo do julgamento a pedido; e
tem direito a uma cópia da acta do processo num prazo razoável após a sua conclusão, mediante o pagamento de uma taxa razoável nos termos da lei.
-
Uma pessoa condenada por um crime pode requerer ao Tribunal Superior um novo julgamento se:
o recurso da pessoa, se houver, foi indeferido pelo tribunal superior ao qual a pessoa tem direito a apelar, ou a pessoa não recorreu dentro do prazo permitido para o recurso; e
evidências novas e convincentes tornaram-se disponíveis.
No interesse da justiça, um tribunal pode permitir que um intermediário ajude um queixoso ou um acusado a se comunicar com o tribunal.
Este artigo não impede a exclusão da imprensa ou outros membros do público de qualquer processo se a exclusão for necessária, em uma sociedade livre e democrática, para proteger testemunhas ou pessoas vulneráveis, moralidade, ordem pública ou segurança nacional.
O Parlamento aprovará legislação que preveja a protecção, os direitos e o bem-estar das vítimas de infracções.
51. Direitos das pessoas detidas, detidas ou presas
A pessoa detida, detida ou presa nos termos da lei conserva todos os direitos e liberdades fundamentais previstos na Carta de Direitos, salvo na medida em que um direito particular ou uma liberdade fundamental seja manifestamente incompatível com o facto de a pessoa estar detidos, detidos ou presos.
A pessoa detida ou mantida sob custódia tem o direito de requerer um pedido de habeas corpus.
-
O Parlamento promulgará legislação que-
dispõe sobre o tratamento humano de pessoas detidas, mantidas sob custódia ou presas; e
leva em conta os instrumentos internacionais de direitos humanos relevantes.
Parte 3. Aplicação Específica de Direitos
52. Interpretação desta Parte
Esta Parte elabora certos direitos para garantir maior certeza quanto à aplicação desses direitos e liberdades fundamentais a certos grupos de pessoas.
Esta Parte não deve ser interpretada como limitando ou qualificando qualquer direito.
53. Crianças
-
Toda criança tem o direito-
a um nome e nacionalidade desde o nascimento;
à educação básica gratuita e obrigatória;
à nutrição básica, abrigo e cuidados de saúde;
ser protegido contra abuso, negligência, práticas culturais prejudiciais, todas as formas de violência, tratamento e punição desumanos e trabalho perigoso ou explorador;
ao cuidado e proteção dos pais, que inclui igual responsabilidade da mãe e do pai no sustento da criança, sejam eles casados ou não; e
-
não deve ser detido, exceto como medida de último recurso, e quando detido, deve ser mantido
pelo menor período de tempo adequado; e
separado dos adultos e em condições que levem em conta o sexo e a idade da criança.
Os melhores interesses de uma criança são de suma importância em todos os assuntos relacionados à criança.
54. Pessoas com deficiência
-
Uma pessoa com qualquer deficiência tem direito-
ser tratado com dignidade e respeito e ser tratado e referido de maneira não humilhante;
ter acesso a instituições e instalações educacionais para pessoas com deficiência que estejam integradas à sociedade na medida compatível com os interesses da pessoa;
ao acesso razoável a todos os lugares, transporte público e informação;
usar linguagem de sinais, braile ou outros meios de comunicação apropriados; e
-
acessar materiais e dispositivos para superar constrangimentos decorrentes da deficiência da pessoa.
O Estado deve assegurar a implementação progressiva do princípio de que pelo menos cinco por cento dos membros do público nos órgãos eletivos e de nomeação sejam pessoas com deficiência.
55. Juventude
O Estado tomará medidas, inclusive programas de ação afirmativa, para assegurar que os jovens
acessar educação e treinamento relevantes;
ter oportunidades de se associar, ser representado e participar nas esferas política, social, econômica e outras esferas da vida;
acesso ao emprego; e
são protegidos de práticas culturais nocivas e exploração.
56. Minorias e grupos marginalizados
O Estado implementará programas de ação afirmativa destinados a garantir que as minorias e os grupos marginalizados -
participam e são representados na governança e em outras esferas da vida;
recebem oportunidades especiais nas áreas educacional e econômica;
recebem oportunidades especiais de acesso ao emprego;
desenvolver seus valores culturais, linguagens e práticas; e
têm acesso razoável à água, serviços de saúde e infra-estrutura.
57. Membros mais velhos da sociedade
O Estado tomará medidas para assegurar os direitos dos idosos -
participar plenamente dos assuntos da sociedade;
buscar seu desenvolvimento pessoal;
viver com dignidade e respeito e estar livre de abusos; e
de receber cuidados e assistência razoáveis da sua família e do Estado.
Parte 4. Estado de Emergência
58. Estado de emergência
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O estado de emergência só pode ser declarado nos termos do artigo 132.º, n.º 4, alínea d), e apenas quando:
o Estado está ameaçado por guerra, invasão, insurreição geral, desordem, desastre natural ou outra emergência pública; e
a declaração é necessária para atender às circunstâncias para as quais a emergência é declarada.
-
Uma declaração de estado de emergência, e qualquer legislação promulgada ou outra ação tomada em consequência da declaração, só terá efeito:
prospectivamente; e
por um período não superior a catorze dias a contar da data da declaração, salvo se a Assembleia Nacional decidir prorrogar a declaração.
-
A Assembleia Nacional pode prorrogar uma declaração de estado de emergência
-
por resolução adotada-
na sequência de um debate público na Assembleia Nacional; e
pelas maiorias especificadas na cláusula (4); e
por não mais de dois meses de cada vez.
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A primeira prorrogação da declaração do estado de emergência exige o voto favorável de pelo menos dois terços de todos os membros da Assembleia Nacional, e qualquer prorrogação subsequente exige o voto favorável de pelo menos três quartos de todos os membros da Assembleia Nacional. Assembleia Nacional.
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O Supremo Tribunal Federal pode decidir sobre a validade de
declaração de estado de emergência;
qualquer extensão de uma declaração de estado de emergência; e
qualquer legislação promulgada, ou outra ação tomada, em consequência de uma declaração de estado de emergência.
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Qualquer legislação promulgada em consequência de uma declaração de estado de emergência -
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pode limitar um direito ou liberdade fundamental na Declaração de Direitos apenas na medida em que:
a limitação é estritamente exigida pela emergência; e
a legislação é compatível com as obrigações da República perante o direito internacional aplicável ao estado de emergência; e
não entrará em vigor até que seja publicado no Diário da República.
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A declaração do estado de emergência, ou a legislação promulgada ou outra ação tomada em consequência de qualquer declaração, não pode permitir ou autorizar a indenização do Estado, ou de qualquer pessoa, por qualquer ato ou omissão ilegal.
Parte 5. Comissão Nacional de Direitos Humanos e Igualdade do Quênia
59. Comissão Nacional de Direitos Humanos e Igualdade do Quênia
É estabelecida a Comissão Nacional de Direitos Humanos e Igualdade do Quênia.
-
As funções da Comissão são-
promover o respeito pelos direitos humanos e desenvolver uma cultura de direitos humanos na República;
promover a igualdade e equidade de gênero em geral e coordenar e facilitar a integração de gênero no desenvolvimento nacional;
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promover a proteção e observância dos direitos humanos nas instituições públicas e privadas;
fiscalizar, investigar e informar sobre a observância dos direitos humanos em todas as esferas da vida na República, inclusive a observância pelos órgãos de segurança nacional;
receber e investigar denúncias sobre supostos abusos de direitos humanos e tomar medidas para obter reparação apropriada onde os direitos humanos tenham sido violados;
por iniciativa própria ou com base em denúncias, investigar ou pesquisar uma questão relativa aos direitos humanos e fazer recomendações para melhorar o funcionamento dos órgãos do Estado;
atuar como principal órgão do Estado no cumprimento das obrigações decorrentes de tratados e convenções relativas aos direitos humanos;
investigar qualquer conduta em assuntos de Estado, ou qualquer ato ou omissão na administração pública em qualquer esfera de governo, que seja alegada ou suspeita de ser prejudicial ou imprópria ou resultar em qualquer impropriedade ou prejuízo;
investigar denúncias de abuso de poder, tratamento injusto, injustiça manifesta ou conduta oficial ilegal, opressiva, injusta ou sem resposta;
relatar as reclamações investigadas nos termos dos parágrafos (h) e (i) e tomar medidas corretivas; e
exercer quaisquer outras funções prescritas pela legislação.
Toda pessoa tem o direito de reclamar à Comissão, alegando que um direito ou liberdade fundamental na Declaração de Direitos foi negado, violado ou infringido, ou está ameaçado.
O Parlamento promulgará legislação para dar pleno efeito a esta Parte, e qualquer legislação desse tipo pode reestruturar a Comissão em duas ou mais comissões separadas.
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Se o Parlamento aprovar legislação que reestrutura a Comissão ao abrigo da cláusula (4)-
que a legislação atribuirá cada função da Comissão mencionada neste artigo a uma ou outra das comissões sucessoras;
cada uma das comissões sucessoras terá poderes equivalentes aos poderes da Comissão nos termos deste artigo; e
cada comissão sucessora será uma comissão na acepção do Capítulo Quinze e terá o status e os poderes de uma comissão sob esse Capítulo.
CAPÍTULO 5. TERRA E MEIO AMBIENTE
Parte 1. Terra
60. Princípios da política fundiária
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A terra no Quênia deve ser mantida, usada e gerenciada de maneira equitativa, eficiente, produtiva e sustentável e de acordo com os seguintes princípios:
acesso equitativo à terra;
segurança dos direitos fundiários;
gestão sustentável e produtiva dos recursos da terra;
administração transparente e econômica da terra;
boa conservação e proteção de áreas ecologicamente sensíveis;
eliminação da discriminação de gênero na lei, costumes e práticas relacionadas à terra e propriedade da terra; e
encorajamento das comunidades a resolver disputas de terra por meio de iniciativas comunitárias locais reconhecidas e consistentes com esta Constituição.
Esses princípios devem ser implementados por meio de uma política nacional de terras desenvolvida e revisada regularmente pelo governo nacional e por meio de legislação.
61. Classificação da terra
Todas as terras no Quênia pertencem ao povo do Quênia coletivamente como nação, como comunidades e como indivíduos.
A terra no Quênia é classificada como pública, comunitária ou privada.
62. Terra pública
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Terra pública é-
terra que na data efetiva era terra do governo não alienada conforme definido por uma Lei do Parlamento em vigor na data efetiva;
terras legalmente detidas, usadas ou ocupadas por qualquer órgão do Estado, exceto qualquer terra que seja ocupada pelo órgão do Estado como arrendatário sob arrendamento privado;
terrenos cedidos ao Estado por alienação, reversão ou entrega;
terra em relação à qual nenhuma propriedade individual ou comunitária pode ser estabelecida por qualquer processo legal;
terra em relação à qual nenhum herdeiro pode ser identificado por qualquer processo legal;
todos os minerais e óleos minerais definidos por lei;
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florestas governamentais que não sejam florestas às quais o Artigo 63 (2) (d) (i) se aplica, reservas governamentais de caça, áreas de captação de água, parques nacionais, santuários de animais governamentais e áreas especialmente protegidas;
todas as estradas e vias previstas por uma Lei do Parlamento;
todos os rios, lagos e outras massas de água conforme definido por uma Lei do Parlamento;
o mar territorial, a zona económica exclusiva e o fundo do mar;
a plataforma continental;
toda a terra entre as marcas de água alta e baixa;
qualquer terra não classificada como terra privada ou comunitária sob esta Constituição; e
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qualquer outra terra declarada como terra pública por uma Lei do Parlamento -
em vigor na data de vigência; ou
promulgada após a data de vigência.
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As terras públicas devem ser adquiridas e mantidas por um governo do condado em confiança para as pessoas residentes no condado, e devem ser administradas em seu nome pela Comissão Nacional de Terras, se forem classificadas sob-
cláusula (1) (a), (c), (d) ou (e); e
cláusula (1) (b), que não sejam terras detidas, usadas ou ocupadas por um órgão nacional do Estado.
As terras públicas classificadas de acordo com a cláusula (1) (f) a (m) devem ser adquiridas e mantidas pelo governo nacional em confiança para o povo do Quênia e devem ser administradas em seu nome pela Comissão Nacional de Terras.
A terra pública não deve ser alienada ou usada de outra forma, exceto nos termos de uma Lei do Parlamento especificando a natureza e os termos dessa disposição ou uso.
63. Terras comunitárias
As terras comunitárias devem ser adquiridas e mantidas por comunidades identificadas com base na etnia, cultura ou comunidade de interesse similar.
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As terras comunitárias consistem em-
terrenos legalmente registrados em nome de representantes do grupo nos termos de qualquer lei;
terra legalmente transferida para uma comunidade específica por qualquer processo legal;
qualquer outra terra declarada como terra comunitária por uma Lei do Parlamento; e
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terra que é-
legalmente mantidos, administrados ou usados por comunidades específicas como florestas comunitárias, áreas de pastagem ou santuários;
terras ancestrais e terras tradicionalmente ocupadas por comunidades de caçadores-coletores; ou
legalmente mantida como terra fiduciária pelos governos do condado,
mas não incluindo qualquer terra pública mantida sob custódia pelo governo do condado nos termos do Artigo 62 (2).
Qualquer terra comunitária não registrada deve ser mantida em custódia pelos governos dos condados em nome das comunidades para as quais é detida.