Constituição das Ilhas Marshall de 1979 (revisada em 1995)
PREÂMBULO
NÓS, POVO DA REPÚBLICA DAS ILHAS MARSHALL, confiando em Deus, o Doador de nossa vida, liberdade, identidade e nossos direitos inerentes, exercemos estes direitos e estabelecemos para nós e para as gerações vindouras esta Constituição, estabelecendo o legítimo legal para a governação da República.
Temos motivos para nos orgulhar de nossos antepassados que corajosamente se aventuraram pelas águas desconhecidas do vasto Oceano Pacífico muitos séculos atrás, respondendo habilmente aos constantes desafios de manter uma existência nua nessas pequenas ilhas, em sua nobre busca de construir suas próprias sociedade.
Esta sociedade sobreviveu e resistiu ao teste do tempo, ao impacto de outras culturas, à devastação da guerra e ao alto preço pago pela paz e segurança internacionais. Tudo o que temos e somos hoje como povo, recebemos como património sagrado que nos comprometemos a salvaguardar e manter, valorizando nada mais caro do que a nossa legítima casa nas ilhas dentro dos limites tradicionais deste arquipélago.
Com esta Constituição, afirmamos nosso desejo e direito de viver em paz e harmonia, subscrevendo os princípios da democracia, compartilhando as aspirações de todos os outros povos por um mundo livre e pacífico e nos esforçando para fazer tudo o que pudermos para ajudar a alcançar esse objetivo. meta.
Estendemos a outros povos o que deles buscamos profundamente: paz, amizade, compreensão mútua e respeito por nosso idealismo individual e nossa humanidade comum.
ARTIGO I. SUPREMACIA DA CONSTITUIÇÃO
Seção 1. Esta Constituição será Lei Suprema
Esta Constituição será a lei suprema da República das Ilhas Marshall; e todos os juízes e outros funcionários públicos estarão vinculados a ela.
Nenhum instrumento legislativo ou executivo e nenhuma decisão de qualquer tribunal ou outro órgão do governo proferido na data ou após a vigência desta Constituição terá força de lei na República, a menos que tenha sido feita em conformidade com esta Constituição.
Seção 2. Inconsistência com esta Constituição
Qualquer lei existente e qualquer lei feita a partir da data de vigência desta Constituição, que seja inconsistente com esta Constituição, será, na medida da inconsistência, nula.
Qualquer outra ação tomada por qualquer pessoa ou órgão a partir da data de vigência desta Constituição será, na medida da inconsistência, ilegal.
Seção 3. Interpretação e Aplicação desta Constituição
Ao interpretar e aplicar esta Constituição, um tribunal deverá considerar as decisões dos tribunais de outros países que tenham constituições semelhantes, no aspecto relevante, à Constituição da República das Ilhas Marshall, mas não estará vinculado a elas; e, no seguimento de tal decisão, o tribunal a adaptará às necessidades da República, tendo em conta esta Constituição no seu conjunto e as circunstâncias da República de tempos a tempos.
Em todos os casos, as disposições desta Constituição devem ser interpretadas para alcançar os objetivos de um governo justo e democrático, à luz da razão e da experiência.
Seção 4. Aplicação desta Constituição
Sujeito às limitações da Constituição sobre o poder judiciário,
O Procurador-Geral agindo em nome do povo da República das Ilhas Marshall e todas as pessoas diretamente afetadas por uma suposta violação desta Constituição, sejam particulares ou funcionários públicos, terão legitimidade para reclamar de tal violação em um caso ou controvérsia que é objeto de processo judicial cabível;
qualquer tribunal de jurisdição geral, que resolva causa ou controvérsia que implique disposição desta Constituição, terá poderes para expedir todas as ordens necessárias e apropriadas para assegurar o pleno cumprimento da prestação e o pleno gozo de seus benefícios;
o Governo da República e qualquer autarquia local não estão isentos de ação por suas próprias ações ou de seus agentes; mas nenhuma propriedade ou outros bens do Governo da República ou de qualquer governo local serão apreendidos ou penhorados para satisfazer qualquer sentença.
ARTIGO II. DECLARAÇÃO DE DIREITOS
Seção 1. Liberdade de Pensamento, Expressão, Assembléia, Associação e Petição
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Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e crença; à liberdade de expressão e de imprensa; ao livre exercício da religião; à liberdade de reunião e associação pacíficas; e para solicitar ao governo uma reparação de queixas.
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Nada nesta Seção deve ser interpretado para invalidar restrições razoáveis impostas por lei sobre a hora, local ou forma de conduta, desde que
as restrições são necessárias para preservar a paz, a ordem, a saúde ou a segurança públicas ou os direitos ou liberdades de terceiros;
não existem meios menos restritivos para fazê-lo; e
as restrições não penalizam a conduta com base no desacordo com as ideias ou crenças expressas.
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Nada nesta Seção deve ser interpretado para impedir o governo de estender ajuda financeira a instituições apoiadas religiosamente na medida em que forneçam serviços educacionais, médicos ou outros sem fins lucrativos, desde que tal ajuda não discrimine entre grupos religiosos ou crenças com base em preferências governamentais para algumas religiões sobre outras, e desde que tal ajuda não vá além
reembolsar usuários de serviços educacionais, médicos ou outros serviços sem fins lucrativos por taxas cobradas de tais usuários, ou
reembolsar tais instituições pelos custos incorridos na prestação de tais serviços, mas apenas com fundos canalizados através de uma organização aberta a todas as instituições religiosas que prestam os serviços em questão.
Seção 2. Escravidão e Servidão Involuntária
Nenhuma pessoa será mantida em escravidão ou servidão involuntária, nem qualquer pessoa será obrigada a realizar trabalho forçado ou obrigatório.
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Para os fins desta Seção, o termo "trabalho forçado ou obrigatório" não inclui:
qualquer trabalho exigido por sentença ou ordem de um tribunal;
qualquer outro trabalho exigido de uma pessoa legalmente detida se razoavelmente necessário para a manutenção do local de detenção;
qualquer serviço exigido por lei em substituição ao serviço militar obrigatório quando tal serviço tenha sido legalmente exigido de outros.
Seção 3. Busca e apreensão não razoáveis
O direito do povo à segurança de suas pessoas, casas, papéis e bens, contra buscas e apreensões injustificadas, não será violado, e nenhum mandado será expedido, a não ser por causa provável, sustentada por juramento ou declaração, e particularmente descrevendo o local a ser revistado e as pessoas ou coisas a serem apreendidas.
Uma busca ou apreensão será considerada desarrazoada por uma questão de lei se nenhum mandado tiver sido obtido apesar do tempo adequado para obtê-lo.
Qualquer apreensão de uma pessoa será considerada desarrazoada de acordo com a lei, a menos que a pessoa seja prontamente informada da causa de tal apreensão e seja assegurada uma oportunidade imediata de contestar sua legalidade perante um juiz.
A busca em locais que não pertençam ou não estejam ocupados pela pessoa que se suponha ter cometido um crime será considerada desarrazoada do ponto de vista legal, a menos que a pessoa cujas instalações sejam revistadas tenha tido a oportunidade prévia, em audiência de impugnação, de contestar ou cumprir uma intimação identificando as pessoas ou coisas a serem apresentadas, ou o oficial que emite um mandado para a busca determinou razoavelmente que tal aviso prévio e audiência criariam um risco indevido de que as pessoas ou coisas procuradas fossem removidas ou feitas de outra forma indisponível.
As provas obtidas através de uma busca desarrazoada não podem ser usadas para apoiar uma condenação criminal.
Seção 4. Processo Justo e Julgamento Justo
Nenhuma pessoa será privada da vida, liberdade ou propriedade sem o devido processo legal.
Toda pessoa acusada de um delito será presumida inocente até que se prove sua culpa além de qualquer dúvida razoável.
Não será exigida fiança em valor superior ao necessário para garantir que o acusado compareça a julgamento, nem qualquer pessoa poderá ser detida antes do julgamento quando houver outros meios disponíveis para fornecer garantia razoável de que ele não fugirá ou colocará gravemente em risco a segurança pública.
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Em todos os processos criminais, o arguido tem o direito de ser informado rápida e detalhadamente sobre a natureza e a causa da acusação que lhe é imputada; a uma pronta determinação judicial sobre se há uma boa causa para mantê-lo para julgamento; a um julgamento rápido e público perante um tribunal imparcial; dispor de tempo e instalações adequadas para a preparação de sua defesa; defender-se pessoalmente ou por meio de assistência jurídica de sua escolha e, se não tiver recursos para obtê-la, recebê-la gratuitamente, se os interesses da justiça assim o exigirem; ser confrontado com as testemunhas contra ele; e ter processo obrigatório para obter testemunhas a seu favor.
Haverá direito a julgamento por júri, salvo renúncia consciente e voluntária do arguido, sempre que a lei aplicável torne o crime passível de publicação por 3 ou mais anos de prisão ou, tratando-se de crime para o qual não haja limite máximo, sempre que a pena realmente imposta é de 3 anos ou mais.
Ninguém será detido para responder por um crime, exceto por apresentação ou acusação ou informação criminal.
Nenhuma pessoa será obrigada em qualquer processo criminal a testemunhar contra si mesma, ou contra seu cônjuge, pai, filho ou irmão, ou a fornecer prova testemunhal contra tal pessoa sempre que essa prova possa ser direta ou indiretamente usada para obter a informação de tal pessoa. condenação criminal.
Ninguém será submetido a interrogatório coercivo, nem a confissão involuntária ou confissão involuntária de culpa, ou confissão extraída de quem não tenha sido informado dos seus direitos ao silêncio e à assistência judiciária e de que o que diz pode ser usado contra ela , ser usado para fundamentar uma condenação criminal.
Nenhuma pessoa será sujeita a dupla incriminação, mas o novo julgamento será permitido após uma condenação ter sido revertida no recurso do réu.
Nenhuma pessoa será detida preventivamente, cometida involuntariamente ou privada de liberdade fora do processo criminal, exceto de acordo com [uma] lei, sujeito a procedimentos justos e mediante uma demonstração clara de que a libertação da pessoa colocaria gravemente em risco sua própria saúde ou segurança ou a saúde, segurança ou propriedade de terceiros.
Seção 5. Compensação Justa
Nenhum direito de terra ou outra propriedade privada pode ser tomado a menos que uma lei autorize tal tomada; e tal tomada deve ser feita pelo Governo da República das Ilhas Marshall, para uso público e de acordo com todas as salvaguardas previstas em lei.
Um uso principalmente para gerar lucros ou receitas e não principalmente para fornecer um serviço público não será considerado um "uso público".
Os direitos sobre a terra não devem ser tomados se existirem meios alternativos, por aterro ou de outra forma, de alcançar, a expensas não proibitivas, o propósito a ser atendido por tal tomada.
Antes de qualquer direito à terra ou outra forma de propriedade privada ser tomada, deve haver uma determinação do Tribunal Superior de que tal tomada é legal e uma ordem do Tribunal Superior que estabeleça uma compensação imediata e justa.
Quando quaisquer direitos à terra forem tomados, a compensação justa incluirá direitos à terra razoavelmente equivalentes para todos os detentores de participação ou os meios para obter a subsistência e os benefícios que tais direitos à terra proporcionam.
Sempre que a tomada de direitos fundiários obrigar os despossuídos a viver em circunstâncias que exijam razoavelmente um nível de apoio mais elevado, esse facto deve ser considerado para avaliar se a indemnização concedida é justa.
Ao determinar se a compensação pelos direitos à terra é justa, o Supremo Tribunal remeterá a questão ao Tribunal de Direitos Tradicionais e dará peso substancial à opinião deste último.
Um direito de propriedade sobre a terra ou outra propriedade não será considerado "recebido" se for confiscado nos termos da lei por falta de pagamento de impostos ou dívidas ou por cometimento de crime, ou se estiver sujeito apenas a regulamentação razoável para proteger o bem público.
Ao interpretar esta Seção, um tribunal deverá levar em consideração o lugar único dos direitos à terra na vida e no direito da República.
Seção 6. Punição Cruel e Incomum
Nenhum crime segundo a lei da República das Ilhas Marshall pode ser punido com a morte.
Nenhuma pena de prisão por trabalhos forçados será imposta a qualquer pessoa que não tenha atingido a idade de 18 anos.
Nenhuma pessoa será submetida a tortura ou tratamento desumano e degradante, a penas cruéis e incomuns, ou a multas excessivas ou privações.
Seção 7. Habeas Corpus
Para que a legalidade da detenção de qualquer pessoa permaneça sempre sujeita a contestação cabível em juízo, o recurso de habeas corpus não poderá ser suspenso.
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Qualquer pessoa detida tem o direito de requerer, pessoalmente ou por meio de outrem, a qualquer juiz da República das Ilhas Marshall um pedido de habeas corpus.
Qualquer pedido de habeas corpus será ouvido imediatamente e, se constar que o detido está sendo detido em violação desta Constituição ou de outra lei da República, o juiz a quem o pedido foi interposto ordenará a libertação imediata da pessoa detida, sujeita a disposições razoáveis para recurso pela autoridade detentora.
Tratando-se de pessoa detida por condenação ou sentença criminal, o juiz a quem foi apresentado o pedido determinará se a sentença que motivou a detenção impugnada foi proferida sem jurisdição ou em violação dos direitos da pessoa detida nos termos desta Constituição ou de outra lei da República e anulará a sentença e ordenará a soltura do preso se for constatada qualquer enfermidade.
As disposições dos parágrafos (3) e (4) desta Seção se estenderão não apenas ao fato da custódia do requerente, mas também às condições particulares contrárias à lei.
Na medida em que uma determinação nos termos dos parágrafos (4) ou (5) desta Seção exigir uma decisão sobre uma questão controvertida, o juiz ao qual foi apresentado um pedido de habeas corpus tratará como determinação conclusiva e prévia de um tribunal de registro em que o requerente teve uma oportunidade plena e justa de litigar a questão, desde que tal determinação tenha sido confirmada em última instância na apelação ou tenha sido conscientemente e voluntariamente permitida a permanecer sem contestação pelo requerente.
Seção 8. Leis Ex Post Facto e Notas de Aquisição
Ninguém será sujeito a penas ex post facto - como penas superiores às validamente aplicáveis no momento em que o ato em questão foi cometido, ou penas impostas por um procedimento menos favorável ao acusado do que aquele validamente aplicável no momento em que o ato em questão foi cometido. ato foi cometido.
Nenhuma pessoa será submetida a punição sob uma lei de cobrança tal como uma lei que destaca como penalidade um indivíduo ou grupo de indivíduos nomeados ou prontamente identificáveis.
Seção 9. Aquartelamento de Soldados
Nenhum soldado poderá, em tempo de paz, ser aquartelado em qualquer casa sem o consentimento do proprietário, nem em tempo de guerra, mas na forma prescrita pela lei.
Seção 10. Prisão por Dívida
Nenhuma pessoa será presa por dívida; nem qualquer pessoa será presa por falta de pagamento de multa avaliada como punição por um crime, a menos que tenha sido concedido um prazo razoável para efetuar o pagamento e tenha sido encontrado os meios para fazê-lo.
Seção 11. Recrutamento e Objeção de Consciência
Nenhuma pessoa será convocada para servir nas forças armadas da República das Ilhas Marshall, exceto em tempo de guerra ou perigo iminente de guerra, conforme certificado pelo Gabinete, e nenhuma pessoa será convocada se, após ter recebido uma oportunidade razoável para fazer assim, ele estabeleceu que é um objetor de consciência à participação na guerra.
Seção 12. Igualdade de Proteção e Livre de Discriminação
Todas as pessoas são iguais perante a lei e têm direito à igual proteção das leis.
Nenhuma lei e nenhuma ação executiva ou judicial deve, expressamente ou em sua aplicação prática, discriminar qualquer pessoa com base em gênero, raça, cor, idioma, religião, opinião política ou outra, origem nacional ou social, local de nascimento , situação familiar ou descendência.
Nada nesta Seção deve ser considerado para impedir preferências não arbitrárias para cidadãos de acordo com a lei.
Seção 13. Autonomia e Privacidade Pessoal
Todas as pessoas devem estar livres de interferência irracional em escolhas pessoais que não prejudiquem outros e de intromissões irracionais em sua privacidade.
Seção 14. Acesso a Processos Judiciais e Eleitorais
Toda pessoa tem o direito de invocar o processo judicial como meio de reivindicar qualquer interesse preservado ou criado pela lei, sujeito apenas a regulamentações que limitem o acesso aos tribunais de forma não discriminatória.
Toda pessoa tem o direito de participar do processo eleitoral, seja como eleitor ou como candidato a um cargo, sujeito apenas às qualificações prescritas nesta Constituição e aos regulamentos eleitorais que permitem a participação de todos os elegíveis.
Na administração de processos judiciais e eleitorais, nenhuma taxa poderá ser imposta para impedir a participação de pessoa incapaz de pagar tal taxa.
Seção 15. Saúde, Educação e Serviços Jurídicos
O Governo da República das Ilhas Marshall reconhece o direito do povo à saúde, educação e serviços jurídicos e a obrigação de tomar todas as medidas razoáveis e necessárias para fornecer esses serviços.
Seção 16. Governo Ético
O Governo da República das Ilhas Marshall reconhece o direito do povo a um governo responsável e ético e a obrigação de tomar todas as medidas razoáveis e necessárias para conduzir o governo de acordo com um código de ética abrangente.
Seção 17. Outros Direitos
A enumeração nesta Constituição de certos direitos não deve ser interpretada para negar ou menosprezar outros retidos pelo povo.
Seção 18. Invocando a Proteção da Declaração de Direitos
Nenhum direito garantido pela Declaração de Direitos pode ser negado ou abreviado, seja diretamente pela imposição de força ou penalidade, ou indiretamente pela retenção de privilégio ou benefício.
Qualquer disposição da Declaração de Direitos pode ser invocada como defesa em um processo civil ou criminal ou como base para um alívio legal ou equitativo contra qualquer violação real ou ameaçada.
ARTIGO III. O CONSELHO DE IROIJ
Seção 1. O Conselho de Iroij
Haverá um Conselho de Iroij da República das Ilhas Marshall.
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O Conselho de Iroij será composto por 5 pessoas elegíveis de distritos da Cadeia Ralik e 7 pessoas elegíveis de distritos da Cadeia Ratak da República selecionados da seguinte forma:
da Cadeia Ralik excluindo Ujelang ..... 4 Iroijlaplap
de Ujelang ..... 1 Iroijlaplap
de Mili ..... 1 Iroijlaplap
de Arno ..... 1 Iroijlaplap
de Mejit ..... 1 Iroijlaplap
de Majuro ..... 1 Iroijlaplap
de Airok [Maloelap] ..... 1 Iroijlaplap
de Aur, Maloelap (excluindo Airok), Wotje Utrik e 1 Ailuk ..... Iroijlaplap
de Likeep ..... 1 Proprietário
Se, em qualquer distrito, uma pessoa ou grupo de pessoas for reconhecido, de acordo com o direito consuetudinário ou qualquer prática tradicional, como tendo direitos e obrigações análogos aos de Iroijlaplap, essa pessoa ou um membro desse grupo nomeado pelo grupo , será considerado elegível para ser membro do Conselho de Iroij como se fosse um Iroijlaplap.
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Onde em qualquer distrito, o número de pessoas elegíveis para serem membros do Conselho de Iroij é maior do que o número de assentos a serem preenchidos
o mandato do membro ou membros daquele distrito será de um ano civil;
antes do término de qualquer ano civil, as pessoas qualificadas daquele distrito deverão se esforçar para chegar a um acordo entre si sobre qual delas será o membro ou membros daquele distrito durante o próximo ano civil;
se, até a data da primeira reunião do Conselho em qualquer ano civil, não houver tal acordo, o Nitijela deverá proceder, assim que possível, por resolução, a nomear uma ou mais das pessoas elegíveis para ser o membro ou membros desse distrito;
a seleção de qualquer membro, seja pelas próprias pessoas qualificadas ou pela Nitijela, deve levar em conta a necessidade de uma rotação razoável entre as pessoas qualificadas naquele distrito, mas qualquer membro pode servir por dois ou mais mandatos, consecutivamente ou não.
Se, no caso de qualquer distrito, não houver, por qualquer motivo, nenhuma pessoa elegível para ser membro do Conselho de Iroij de acordo com os parágrafos (2) e (3) desta Seção, o Conselho de Iroij deverá, assim que possível, proceder, por deliberação, a nomear como membro do Conselho uma pessoa que, na opinião do Conselho, tendo em conta o direito consuetudinário e a prática tradicional, esteja habilitada em razão dos seus laços familiares a uma pessoa que, exceto por isso, motivo, teria sido elegível para ser um membro do Conselho daquele distrito.
O mandato de qualquer membro do Conselho de Iroij que tomar posse durante qualquer ano civil será o restante desse ano civil.
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Uma pessoa não será elegível para ser membro ou suplente de um membro do Conselho de Iroij se
ele não é um eleitor qualificado; ou
ele é um membro do Nitijela.
Qualquer questão que surja sobre o direito de qualquer pessoa de ser ou permanecer membro, ou o substituto de um membro, do Conselho de Iroij, ou de exercer os direitos de membro, será submetida e determinada pelo Supremo Tribunal .
Seção 2. Funções do Conselho de Iroij
O Conselho de Iroij terá as seguintes funções:
o Conselho pode considerar qualquer assunto de interesse para a República das Ilhas Marshall, e pode expressar sua opinião sobre o assunto ao Gabinete;
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o Conselho pode solicitar, de acordo com a Seção 3 deste Artigo, a reconsideração de qualquer projeto de lei que afete o direito consuetudinário, ou qualquer prática tradicional, ou posse da terra, ou qualquer assunto relacionado, que tenha sido aprovado em terceira leitura pelo Nitijela;
o Conselho terá outras funções que lhe sejam conferidas por ou de acordo com a Lei.
Seção 3. Solicitações de reconsideração de contas
Sujeito ao parágrafo (8) desta Seção, o Secretário do Nitijela deverá transmitir ao Secretário do Conselho de Iroij, para referência ao Conselho, uma cópia de cada Projeto de Lei adotado em terceira leitura pelo Nitijela.
O Conselho de Iroij pode, dentro de 7 dias após a data de tal transmissão, adotar uma resolução expressando sua opinião de que um projeto de lei assim transmitido ao Conselho afeta o direito consuetudinário ou uma prática tradicional, ou posse da terra, ou um assunto relacionado, e solicitando a Nitijela reconsidere o Projeto de Lei, ou pode mais cedo, por escrito e assinado pelo Presidente do Conselho, registrar sua decisão de não adotar tal resolução.
O Secretário do Conselho de Iroij transmitirá imediatamente ao Secretário da Nitijela, para referência ao Presidente, uma cópia de qualquer resolução ou decisão, juntamente com quaisquer observações sobre o Projeto de Lei que o Conselho possa desejar fazer.
O Presidente pode, de acordo com a Seção 21 do Artigo IV, certificar que um Projeto de Lei que deve ser transmitido ao Conselho de Iroij foi aprovado pelo Nitijela, se ele estiver convencido de que o Conselho, em relação a esse Projeto, não adotou nenhuma resolução nos termos do parágrafo (2) desta Seção no prazo de 7 dias referido naquele parágrafo, ou tenha registrado anteriormente sua decisão de não adotar tal resolução.
Se, em relação a qualquer projeto de lei, o Conselho de Iroij adotou uma resolução de acordo com o parágrafo (2) desta Seção, o Nitijela pode proceder a reconsiderar o projeto de lei, juntamente com quaisquer observações do Conselho sobre o mesmo.
No curso de tal reconsideração, o Presidente pode, em consulta com o Presidente do Conselho de Iroij, providenciar a realização de uma conferência conjunta entre os membros do Conselho e os membros do Nitijela, com o objetivo de tentar chegar a um acordo sobre o consentimento do projeto de lei.
Após reconsiderar o Projeto de Lei, o Nitijela pode decidir não prosseguir com o Projeto de Lei, ou pode alterá-lo da maneira que julgar adequada, ou pode, por resolução, reafirmar seu apoio ao Projeto de Lei sem emendas.
As disposições do parágrafo (1) desta Seção não se aplicam a um Projeto de Lei de Apropriação ou a um Projeto de Lei de Apropriação Suplementar ou a qualquer Projeto de Lei que a Nitijela tenha alterado ou reafirmado, de acordo com o parágrafo (7) desta Seção.
O Orador pode, de acordo com a Seção 21 do Artigo IV, certificar que um Projeto de Lei ao qual o parágrafo (5) desta Seção se refere foi aprovado pelo Nitijela, se ele estiver convencido de que foi alterado ou reafirmado de acordo com o parágrafo (7) desta Seção.
Seção 4. Remuneração dos Membros do Conselho de Iroij
A remuneração dos membros do Conselho de Iroij será especificamente prescrita pela Lei.
Seção 5. O Presidente e o Vice-Presidente do Conselho de Iroij
O Presidente e o Vice-Presidente do Conselho de Iroij serão os membros do Conselho eleitos para esses cargos pela maioria dos membros presentes e votantes em uma reunião do Conselho.
O Conselho de Iroij deverá, por votação secreta, proceder à eleição do Presidente e do Vice-Presidente, antes da deliberação de qualquer outro assunto, na primeira reunião do Conselho de Iroij em cada ano civil, e procederá assim à eleição de um membro do Conselho para preencher eventual vacância do cargo de Presidente ou Vice-Presidente, antes da deliberação de qualquer outro assunto, na primeira reunião do Conselho após a ocorrência da vacância.
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O Presidente ou Vice-Presidente pode renunciar ao seu cargo por escrito assinado por ele, entregue ao Secretário do Conselho de Iroij; e cada um deve desocupar seu cargo
na entrada em funções de um novo Presidente ou Vice-Presidente eleito na primeira reunião do Conselho de Iroij em cada ano civil; ou
se ele deixar de ser membro do Conselho de Iroij; ou
se ele for destituído do cargo por uma resolução do Conselho de Iroij tomada por não menos de dois terços dos membros presentes e votantes em uma reunião do Conselho.
Seção 6. Funções do Presidente
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O Presidente presidirá qualquer reunião do Conselho de Iroij em que estiver presente e terá as outras funções conferidas a ele por esta Constituição ou por ou de acordo com a Lei ou uma resolução do Conselho.
Se o Presidente não estiver presente em qualquer reunião do Conselho de Iroij, ou, por ausência, doença ou qualquer outra causa, estiver impossibilitado de desempenhar qualquer outra função de seu cargo, ou o cargo de Presidente estiver vago, o Vice-Presidente presidirá essa reunião ou desempenhará essa função até que o Presidente esteja novamente presente nessa reunião ou seja capaz de desempenhar essa função.
Se, em qualquer ocasião, não houver um Presidente nem um Vice-Presidente que possa presidir qualquer reunião do Conselho de Iroij ou desempenhar qualquer outra função do Presidente, então, até que o Presidente ou o Vice-Presidente seja novamente capaz de desempenhar essa função, será exercida pelo membro mais antigo do Conselho que estiver disponível.
Seção 7. Procedimento do Conselho de Iroij
O Conselho de Iroij se reunirá em sessão ordinária durante qualquer período em que o Nitijela estiver reunido em sessão ordinária, e em sessão extraordinária durante qualquer período em que o Nitijela estiver reunido em sessão extraordinária, e permanecerá em sessão ordinária ou extraordinária, conforme o caso. ser, durante o período após a data de término de cada sessão do Nitijela, conforme necessário para permitir que o Conselho adote uma resolução ou registre sua decisão em relação a qualquer projeto de lei que lhe seja transmitido, de acordo com a Seção 3 deste Artigo.
O Conselho de Iroij reunir-se-á em sessão extraordinária em qualquer outro momento fixado pelo Presidente do Conselho, ou pelo Secretário do Conselho agindo a pedido de pelo menos 9 membros, e permanecerá em tal sessão extraordinária até a data em que o Conselho pode decidir.
Os negócios podem ser validamente transacionados em qualquer reunião do Conselho de Iroij se o número de membros presentes não for inferior a 6.
Salvo disposição em contrário nesta Seção, o Conselho de Iroij determinará seu próprio procedimento.
Seção 8. Vagas no Conselho de Iroij
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O assento de um membro do Conselho de Iroij ficará vago se
ele morre; ou
ele renuncia ao seu cargo por escrito de próprio punho entregue ao Secretário do Conselho; ou
deixa de ser eleitor qualificado; ou
ele se torna um membro do Nitijela.
Qualquer vaga no Conselho de Iroij será preenchida aplicando-se, tanto quanto possível, as disposições da Seção 1 deste Artigo.
Seção 9. Deputados dos Membros do Conselho de Iroij
Um membro do Conselho de Iroij que esteja impedido por ausência, doença ou qualquer outra causa de participar de qualquer reunião do Conselho ou de qualquer comitê ou de qualquer comitê conjunto ou conferência conjunta pode nomear uma pessoa qualificada em razão de sua família vínculos a esse membro para ser seu suplente nessa reunião.
Se, em qualquer reunião do Conselho de Iroij, ou de qualquer comitê do mesmo ou de qualquer comitê conjunto ou conferência conjunta, qualquer membro estiver ausente e não for representado por um suplente por ele indicado, ou o assento de qualquer membro estiver vago, o Conselho de Iroij pode, por resolução, nomear uma pessoa que, na opinião do Conselho, tendo em conta o direito consuetudinário e qualquer prática tradicional, seja qualificado devido aos seus laços familiares com esse membro para ser seu substituto nessa reunião .
Qualquer suplente de um membro pode exercer as funções e terá os poderes, deveres e privilégios desse membro:
Desde que nenhum suplente de membro exerça as funções de Presidente, a menos que não haja membro do Conselho disponível para exercer essas funções.
Seção 10. Privilégios do Conselho de Iroij e seus membros
Nem o Conselho de Iroij nem qualquer membro do Conselho estará sujeito a qualquer procedimento fora desse órgão, ou sujeito a qualquer responsabilidade, civil ou criminal, em relação à emissão de qualquer voto, a realização de qualquer declaração, a publicação de qualquer documento ou a tomada de qualquer outra ação como parte dos negócios oficiais do Conselho de Iroij.
O Conselho de Iroij não será desqualificado da transação de negócios apenas pelo fato de haver uma vaga entre seus membros, ou que, em qualquer caso em que a Seção 9 deste Artigo se aplique, nenhuma nomeação de substituto tenha sido feita de acordo com essa Seção.
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Nada feito no curso dos negócios oficiais do Conselho de Iroij deve ser questionado com base em que alguma pessoa que atuou como membro do Conselho ou o substituto de um membro em relação a esse assunto não estava qualificado para agir.
Seção 11. Secretário do Conselho de Iroij
Haverá um Secretário do Conselho de Iroij que será um funcionário do Serviço Público e terá as funções conferidas a ele por esta Constituição ou por ou de acordo com a Lei ou uma resolução do Conselho.
O Secretário do Conselho de Iroij será responsável por organizar os negócios e manter um registro dos procedimentos do Conselho de Iroij.
O Secretário do Conselho de Iroij desempenhará, em relação ao Presidente e aos outros membros do Conselho, as funções de secretariado e outras que possam ser necessárias.
ARTIGO IV. A LEGISLATURA
Seção 1. Poder Legislativo investido em Nitijela
O poder legislativo da República das Ilhas Marshall será investido no Nitijela e será exercido por lei.
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O poder conferido por esta Seção incluirá o poder
revogar, revogar ou alterar qualquer lei em vigor na República; e
conferir, por Lei, a autoridade para promulgar regras, regulamentos, ordens ou outros instrumentos subordinados de acordo com essa Lei e em promoção de seus propósitos declarados; e
fazer todas as outras leis que considere necessárias e adequadas para executar qualquer de seus outros poderes, ou qualquer poder investido por esta Constituição em qualquer outro órgão do governo ou qualquer funcionário público.
Seção 2. Filiação da Nitijela
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A Nitijela será composta por 33 membros a serem eleitos dos seguintes distritos eleitorais no número indicado ao lado do nome de cada distrito eleitoral:
Maior 5
Kwajalein 3
Ailinglaplap 2
Arno 2
Jaluit 2
Jabat 1
Mili 1
Ébano 1
Lib 1
Namdrik 1
Maloelap 1
Wotje 1
Tipo
Ailuk 1
Aur 1
Namu 1
Sem 1
Enewetak & Ujelang 1
Biquíni e Kili 1
Rongelap 1
Mejit 1
Utrik 1
Lae 1
Ujae 1
Narikrik, Erikub, Jemo, Taka, Bikar, Bokak, Rongrik e Ailinginae devem ser incluídos no distrito eleitoral com o qual estão mais intimamente associados, de acordo com o direito consuetudinário ou qualquer prática tradicional.
Em qualquer eleição em qualquer distrito eleitoral, todo eleitor qualificado terá o direito de votar em tantos candidatos quantos os cargos a serem preenchidos; e o número necessário de candidatos que obtiverem o maior número de votos, quer o número de votos recebidos por qualquer candidato constitua ou não maioria, será o membro ou membros eleitos para representar aquela circunscrição eleitoral, e assim declarado nos termos da lei .
Sujeito ao parágrafo (4) e (5) desta Seção, a Nitijela pode, por Lei, alterar o parágrafo (1) desta Seção de modo a variar o número total de membros da Nitijela, ou o número de distritos eleitorais, ou seus limites geográficos, ou o número de membros a serem eleitos de qualquer distrito eleitoral.
Qualquer emenda do parágrafo (1) desta Seção deverá, na medida do possível, ser feita de acordo com o princípio de que cada membro da Nitijela deve representar aproximadamente o mesmo número de eleitores; mas também devem ser levados em conta as características geográficas, os interesses da comunidade, os limites das áreas administrativas existentes e áreas tradicionais reconhecidas, meios de comunicação e densidade e mobilidade da população.
A Nitijela não poderá prosseguir além da primeira leitura de qualquer Projeto de Lei ou emenda a um Projeto de Lei que, na opinião do Presidente, preveja a alteração do parágrafo (1) desta Seção, a menos que tenha perante si um relatório, feito por um comitê do Nitijela, ou por algum outro órgão autorizado para o efeito pela Lei, revisando a composição do Nitijela e declarando se seria ou não desejável nas circunstâncias, tendo em conta as disposições do parágrafo (4) desta Seção, alterar o parágrafo (1); e esse relatório foi publicado.
Será dever do Nitijela solicitar, pelo menos uma vez a cada 10 anos, um relatório de acordo com o parágrafo (5) desta Seção e publicá-lo.
Seção 3. Eleições dos Membros da Nitijela
As eleições dos membros do Nitijela serão realizadas por voto secreto sob um sistema de sufrágio universal para todos os cidadãos da República das Ilhas Marshall que tenham atingido a idade de 18 anos e que estejam qualificados para votar de acordo com esta Seção.
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Nenhuma pessoa será qualificada para ser eleitor se
ele é certificado como insano; ou
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em relação à sua condenação por um crime, ele está cumprindo uma pena de prisão ou está em liberdade condicional ou liberdade condicional.
Toda pessoa qualificada para ser eleitor terá o direito de votar em uma e uma única circunscrição eleitoral, sendo a circunscrição eleitoral em que resida ou tenha direito à terra; mas uma pessoa que tenha escolha de distritos eleitorais de acordo com este parágrafo deverá exercer essa escolha de qualquer maneira prescrita por lei.
Seção 4. Qualificações dos Candidatos
Todo eleitor qualificado que atingiu a idade de 21 anos está qualificado para ser candidato à eleição como membro do Nitijela.
Qualquer pessoa qualificada para ser candidato nos termos do parágrafo (1) desta Seção terá o direito de ser candidato em qualquer distrito eleitoral em que tenha direito a voto ou, salvo disposição em contrário da Lei, em qualquer outro distrito eleitoral;
Desde que ninguém possa, em qualquer eleição, ser candidato em mais de uma circunscrição eleitoral.
Seção 5. Servidores Públicos Candidatos ou Eleitos
Os funcionários do Serviço Público que se candidatem à eleição como membros da Nitijela serão dispensados para efeitos da sua candidatura nas condições previstas na lei.
Se algum desses funcionários for declarado eleito como membro da Nitijela, será considerado que ele renunciou ao seu emprego no Serviço Público.
Seção 6. Férias de Assentos pelos Membros da Nitijela
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O assento de qualquer membro da Nitijela ficará vago se, e somente se,
deixa de possuir qualquer qualificação para ser candidato que lhe era exigida no momento da sua candidatura; ou
ele morre; ou
ele renuncia ao seu cargo, por escrito assinado por ele, entregue, no caso de um membro que não seja o Orador ao Orador, e, no caso do Orador, ao Escrivão da Nitijela; ou
ele se ausentar sem a licença do Nitijela das reuniões do Nitijela realizadas em 20 dias consecutivos de sessão; ou
aceita nomeação (exceto como membro do Gabinete) para qualquer outro cargo que lhe dê direito a compensação com dinheiro público; ou
o Nitijela é dissolvido.
Se o cargo de qualquer membro da Nitijela ficar vago por qualquer motivo que não seja a dissolução da Nitijela, a vaga será preenchida em eleição no distrito eleitoral que ele representou, realizada na data prevista em lei, e conduzida de acordo com com as Seções 3, 4 e 5 deste artigo.
Sempre que os assentos dos membros da Nitijela ficarem vagos como resultado da dissolução da Nitijela, as vagas serão preenchidas em uma eleição geral realizada de acordo com a Seção 12 ou com a Seção 13 deste Artigo, conforme o caso exigir, e conduzido de acordo com as Seções 3, 4 e 5 deste Artigo.
Seção 7. O Orador e o Vice-Orador
O Orador e o Vice-Orador serão os membros da Nitijela eleitos para esses cargos pela Nitijela.
A Nitijela deverá, por escrutínio secreto, proceder à eleição do Presidente e do Vice-Presidente antes do despacho de qualquer outro assunto, na primeira reunião da Nitijela após cada eleição geral; e procederá assim a eleger um membro da Nitijela para preencher eventual vaga no cargo de Presidente ou Vice-Presidente, antes do despacho de qualquer outro assunto, na primeira reunião da Nitijela após a ocorrência da vacância.
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O Presidente ou o Vice-Presidente pode renunciar ao seu cargo por escrito assinado por ele, entregue ao Secretário da Nitijela, e cada um deve desocupar o seu cargo
na entrada em funções de um novo Presidente ou Vice-Presidente eleito na primeira reunião da Nitijela após uma eleição geral; ou
se ele deixar de ser membro da Nitijela por qualquer motivo que não seja a dissolução da mesma; ou
se tomar posse como Presidente ou Ministro; ou
se ele for destituído do cargo por uma resolução da Nitijela realizada por não menos que dois terços do total de membros da Nitijela.
Seção 8. Funções do Alto-falante
O Presidente presidirá qualquer reunião da Nitijela em que estiver presente e terá as outras funções que lhe forem conferidas por esta Constituição ou por ou de acordo com a Lei ou as Regras da Nitijela.
O Presidente será responsável por assegurar que os negócios oficiais da Nitijela sejam conduzidos em conformidade com esta Constituição e as Regras da Nitijela, e exercerá suas funções com imparcialidade.
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Caso o Orador não esteja presente em qualquer reunião do Nitijela, ou por ausência, doença ou qualquer outra causa, esteja impossibilitado de exercer qualquer outra função do seu cargo ou o cargo de Orador esteja vago, o Vice-Presidente presidirá a essa reunião ou desempenhar essa função até que o Orador esteja novamente presente nessa reunião ou seja capaz de desempenhar essa função.
Se a qualquer momento durante a sessão do Nitijela não houver um Orador nem um Vice-Orador que possa presidir uma reunião do Nitijela ou desempenhar qualquer outra função do Orador, o Secretário do Nitijela presidirá o objetivo de permitir que os membros da Nitijela escolham um deles, não sendo o Presidente ou o Ministro, para presidir qualquer reunião e exercer qualquer outra função do Presidente até que o Presidente ou o Vice-Presidente estejam presentes naquela reunião ou capaz de desempenhar essa outra função.
Se a qualquer momento, quando a Nitijela não estiver em sessão, não houver um Orador nem um Vice-Orador que seja capaz de desempenhar as funções do Orador, então, até que o Orador ou o Vice-Orador estejam novamente aptos a desempenhar essas funções, serão realizadas por um membro da Nitijela, não sendo o Presidente ou um Ministro, nomeado para o efeito pelo Escrivão da Nitijela, por escrito e por ele assinado.
Todo documento, incluindo qualquer certificado, assinado pelo Orador no desempenho de suas funções será referendado pelo Secretário da Nitijela, e quando, de acordo com esta Seção, qualquer documento ou certificado for assinado pelo Vice-Orador ou por um membro da Nitijela que exerça as funções de Orador, tal deve constar do documento ou desse certificado.
Seção 9. Determinação sobre Questões de Membresia da Nitijela
Quaisquer dúvidas que surjam sobre o direito de qualquer pessoa de votar na eleição de um membro ou membros da Nitijela, ou de ser ou permanecer membro da Nitijela, ou de exercer os direitos de um membro, ou sobre a conduta de qualquer pessoa em relação a qualquer eleição de um membro ou membros do Nitijela, será referido e determinado pelo Supremo Tribunal.
Seção 10. Sessões do Nitijela
A Nitijela reunir-se-á em sessão ordinária na primeira segunda-feira de janeiro de cada ano e, observado o disposto no artigo 11 deste artigo, permanecerá em sessão por 50 dias;
Desde que o Presidente possa, por escrito assinado por ele, designar uma data posterior para o término de qualquer sessão ordinária.
Se houver eleição geral ou se, a qualquer momento em que o Nitijela não estiver em sessão, for necessária a eleição do Presidente por qualquer outro motivo, e decorrer mais de 60 dias antes da data da próxima sessão ordinária do Nitijela, o Presidente deverá, no prazo de 14 dias após a data da eleição geral ou a data da ocorrência de qualquer outro evento que exija a eleição do Presidente, convocar o Nitijela para se reunir em sessão extraordinária em data não superior a 30 dias após a data da chamada; e, em qualquer caso em que o Presidente não tenha convocado a Nitijela para se reunir em sessão extraordinária de acordo com este parágrafo, o Presidente deverá convocar a Nitijela para se reunir em sessão extraordinária assim que possível.
Se tiverem decorrido mais de 120 dias após a data em que terminou a sessão anterior da Nitijela, quaisquer 10 membros da Nitijela, não sendo membros do Gabinete, representando pelo menos 4 distritos eleitorais, podem, por petição escrita assinada por cada deles, solicitar ao Presidente que convoque o Nitijela para se reunir em sessão especial a fim de apreciar o assunto ou assuntos de interesse público urgentes constantes da petição. A menos que o Presidente tenha, dentro de 7 dias do recebimento da petição, convocado o Nitijela para se reunir em sessão extraordinária em uma data não superior a 30 dias após a data da convocação, o Presidente deverá convocar o Nitijela para se reunir em sessão extraordinária conforme assim que praticável. Qualquer sessão extraordinária convocada nos termos deste parágrafo poderá considerar qualquer assunto; mas nenhuma sessão especial será encerrada antes da expiração de 30 dias de sessão, a menos que o Presidente tenha certificado que o Nitijela já resolveu o assunto ou assuntos de negócios públicos urgentes que foi chamado a considerar.
A qualquer momento em que o Nitijela ainda não esteja reunido em sessão ordinária ou em sessão extraordinária, o Presidente poderá, por escrito assinado por ele, convocá-lo para reunir em sessão extraordinária.
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Sujeito ao parágrafo (3) desta Seção e à Seção 11 deste Artigo, o Presidente deverá, por escrito e assinado por ele, indicar a data para o término de qualquer sessão especial da Nitijela.
Seção 11. Disposições Especiais quanto ao Término das Sessões e Recessos da Nitijela
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Sujeito à Seção 12 e 13 deste Artigo,
sempre que, durante qualquer sessão da Nitijela, seja necessária a eleição de um Presidente, essa sessão da Nitijela não será encerrada e nenhum recesso será realizado até que haja nomeação dos membros do Gabinete, após a eleição de um Presidente , a menos que, em relação a uma eleição após a proposta de renúncia do Presidente do cargo de acordo com o parágrafo (3) da Seção 7 do Artigo V, essa proposta tenha caducado; ou
sempre que, durante qualquer sessão da Nitijela, for dada notificação de uma moção de desconfiança ao Gabinete, essa sessão da Nitijela não será encerrada e nenhum recesso será realizado antes da expiração de 10 dias após a data da entrega da aviso prévio, a menos que essa moção tenha sido votada antes.
Sujeito ao parágrafo (1) desta Seção, as Regras do Nitijela podem prever a realização de um recesso durante qualquer sessão do Nitijela.
Seção 12. Dissolução da Nitijela e Eleição Geral
De acordo com os parágrafos (2) e (3) desta Seção, a Nitijela será dissolvida e haverá uma eleição geral de todos os membros da Nitijela a cada quatro anos civis, a menos que a Nitijela seja dissolvida mais cedo e uma eleição geral seja mais cedo realizada de acordo com a Seção 13 deste Artigo.
A Nitijela será automaticamente dissolvida no trigésimo dia de setembro do quarto ano após o ano em que a última eleição geral anterior foi realizada:
Desde que, se em qualquer ano civil houver, de acordo com a Seção 13 deste Artigo, uma eleição geral em ou antes do trigésimo dia de abril, a Nitijela será automaticamente dissolvida no trigésimo dia de setembro do terceiro ano após o ano em que se realizou essa eleição geral.
No ano em que a Nitijela for dissolvida no trigésimo dia de setembro, haverá eleições gerais na terceira segunda-feira de novembro.
Seção 13. Disposição Especial para Dissolução Antecipada da Nitijela e Eleição Geral
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O Presidente pode, por escrito assinado por ele, dissolver a Nitijela se
uma moção de censura ao Gabinete foi realizada duas vezes e duas vezes caducou, e nenhum outro Presidente ocupou o cargo no intervalo entre os dois votos de censura; ou
nenhum Gabinete foi nomeado dentro de 30 dias após a data em que o Nitijela procedeu à eleição de um Presidente por qualquer motivo que não a proposta de renúncia do Presidente do cargo após um voto de desconfiança.
O poder do Presidente para dissolver a Nitijela caduca se não tiver sido exercido antes de decorridos 30 dias após a data em que surgiu.
Em todos os casos em que a Nitijela for dissolvida de acordo com esta Seção, haverá uma eleição geral na sétima segunda-feira após a data da dissolução.
Seção 14. Escriturário do Nitijela
Haverá um Escrivão do Nitijela que será um funcionário do Serviço Público e terá as funções que lhe são conferidas por esta Constituição ou por ou de acordo com a Lei ou as Regras ou uma resolução do Nitijela.
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O Escriturário da Nitijela será responsável por
preparar os negócios e manter um registro dos procedimentos da Nitijela e publicar esse registro de tempos em tempos; e
providenciar a assinatura de documentos e entrega de certificados pelo Orador, sempre que qualquer assinatura ou certificação do Orador for exigida nos termos desta Constituição ou de qualquer lei, e manter um registro de todos os documentos e certificados assim assinados e entregues; e
providenciar o desempenho, em relação ao Presidente e aos outros membros da Nitijela, de tais funções de secretariado e outras que possam ser necessárias.
Seção 15. Procedimento do Nitijela
Sujeito a esta Seção e a qualquer Ato, o Nitijela pode, de tempos em tempos, fazer Regras para a regulamentação e condução ordenada de seus procedimentos e o despacho de seus negócios oficiais.
As Regras da Nitijela devem assegurar que, na condução de seus negócios oficiais, haja uma oportunidade para que todos os pontos de vista representados na Nitijela sejam plenamente ouvidos.
Exceto onde esta Constituição disponha de outra forma, todas as questões perante o Nitijela serão decididas pela maioria dos votos dos membros presentes e votantes em uma reunião do Nitijela.
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A menos que, de acordo com uma Lei ou com as Regras da Nitijela, um membro seja obrigado a se abster de votar em qualquer assunto em que tenha interesse pessoal, todos os membros presentes quando qualquer questão for colocada à Nitijela votarão.
Quando qualquer questão é colocada ao Nitijela, qualquer membro pode convocar uma votação nominal, a menos que esta Constituição exija que a votação seja por escrutínio secreto.
Nenhum membro da Nitijela pode votar mais de uma vez em qualquer questão, ou votar por procuração ou ser representado em qualquer assembleia da Nitijela por qualquer outra pessoa.
Nenhuma moção ou outra proposta será adotada e nenhum candidato será eleito em votação dividida igualmente, mas outras votações poderão ser feitas em relação à moção ou outra proposta ou eleição da maneira prescrita nas Regras da Nitijela.
Nenhum negócio deve ser tratado em qualquer reunião da Nitijela se o número de membros então presentes for inferior a metade do total de membros da Nitijela.
Os poderes da Nitijela não serão afetados por qualquer vaga em seus membros.
Nenhum projeto de lei será aprovado a menos que tenha sido lido 3 vezes no Nitijela.
Qualquer projeto de lei ou outro negócio antes da Nitijela em sua dissolução prescreverá.
A Nitijela pode, por resolução, declarar que qualquer pessoa que tenha agido de forma contrária às disposições desta Constituição ou de qualquer Ato relacionado à condução dos negócios oficiais da Nitijela, ou às Regras da Nitijela, está em desrespeito ao Nitijela; mas nenhum membro da Nitijela será punido por isso, exceto por suspensão por não mais de 10 dias consecutivos de acordo com tal Lei ou Regras, e nenhuma pessoa além de um membro será punida por isso, exceto de acordo com uma Lei que define crimes relacionados a desacato do Nitijela e prevendo seu julgamento e punição pelo Tribunal Superior.
Seção 16. Privilégios do Nitijela e seus Membros
A validade de qualquer procedimento no Nitijela ou em qualquer comitê do mesmo, ou em qualquer conferência conjunta ou comitê conjunto, e a validade de qualquer certificado devidamente dado pelo Orador nos termos da Seção 10 ou Seção 21 deste Artigo, ou Seção 3 ou Seção 4 do Artigo XII, ou Seção 6 do Artigo XIII, não serão questionados em nenhum tribunal; mas isso não deve ser considerado para impedir a revisão judicial da validade de qualquer Ato ou resolução da Nitijela sob esta Constituição.
Os membros da Nitijela devem, exceto em casos de crime, ter o privilégio de serem presos durante qualquer sessão da Nitijela, e de ir ou voltar da mesma.
Nem o Presidente nem qualquer funcionário da Nitijela a quem sejam conferidos poderes para a regulação do procedimento ou a condução dos negócios ou a manutenção da ordem, em relação ao exercício de qualquer desses poderes, estará sujeito à jurisdição de qualquer tribunal ; mas isso não deve ser considerado para impedir o exercício do poder judicial nos termos da Seção 7 do Artigo II ou revisão judicial, em uma ação contra o Secretário da Nitijela como réu nominal, nos termos da Seção 9 deste Artigo.
Nem o Nitijela nem qualquer membro do Nitijela estará sujeito a qualquer procedimento fora desse órgão, ou sujeito a qualquer responsabilidade, civil ou criminal, em relação à emissão de qualquer voto, à realização de qualquer declaração, à publicação de qualquer documento ou a tomada de qualquer outra ação como parte dos negócios oficiais da Nitijela.
Seção 17. Remuneração dos Sócios da Nitijela
A remuneração do Presidente, dos Ministros, do Presidente, do Vice-Presidente e dos demais membros da Nitijela será especificamente prescrita por Lei.
Seção 18. Introdução de Contas no Nitijela
Qualquer membro do Nitijela pode apresentar qualquer projeto de lei, ou propor qualquer moção para debate, ou apresentar qualquer petição ao Nitijela; e qualquer projeto de lei, moção ou petição será considerado e resolvido de acordo com esta Constituição e as Regras da Nitijela.
Seção 19. Disposições Especiais em Relação a Contas que Prescrevem Compensação
Esta Seção se aplicará a qualquer Projeto de Lei ou emenda a um Projeto de Lei que, na opinião do Presidente, prescreve a compensação de qualquer pessoa ou classe de pessoas cuja compensação deva ser especificamente prescrita por Lei.
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O Nitijela não deverá prosseguir além da primeira leitura de qualquer projeto de lei ou emenda ao qual esta Seção se aplica, a menos que tenha perante si um relatório feito por um comitê do Nitijela, ou por algum outro órgão autorizado para o efeito pela Lei, quanto a o nível do salário e a escala dos subsídios (se houver) que devem ser pagos a qualquer pessoa ou classe de pessoas afetadas por esse projeto de lei ou emenda; e esse relatório foi publicado.
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O comitê da Nitijela ou outro órgão que faça esse relatório deverá levar em consideração, em relação a qualquer pessoa ou classe de pessoas afetadas por qualquer projeto de lei ou emenda à qual esta Seção se aplique,
o nível geral de renda na comunidade; e
o custo de vida; e
a natureza do cargo e dos serviços a serem executados; e
as qualificações da pessoa ou classe de pessoas afetadas; e
a quantidade de tempo que se espera que a pessoa ou classe de pessoas afetadas dedique às suas funções; e
se a pessoa ou classe de pessoas afetadas são livres para se envolver em qualquer outra ocupação para ganho ou recompensa; e
quaisquer outras condições da nomeação da pessoa ou classe de pessoas afetadas.
Uma lei que prescreve a compensação a pagar a qualquer pessoa ou classe de pessoas cuja compensação deva ser especificamente prescrita pela lei não deve, por si só, ser considerada autoridade para o gasto de dinheiro público; e qualquer despesa com o propósito de pagar essa compensação só será autorizada de acordo com o Artigo VIII.
Seção 20. Disposições Especiais com Relação a Projetos de Lei que Prescrevem as Qualificações de Juízes
A Nitijela não poderá ir além da primeira leitura de qualquer projeto de lei ou emenda a um projeto de lei que, na opinião do Presidente, preveja qualquer qualificação necessária para a nomeação de juiz, a menos que tenha perante si um relatório da Comissão do Serviço Judicial como para saber se tal qualificação seria apropriada, e esse relatório foi publicado.
Seção 21. Quando as contas se tornam lei
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Sujeito aos requisitos do parágrafo (5) da Seção 4 do Artigo XII, nos casos em que aquele parágrafo se aplica, um Projeto de Lei se tornará lei se, e somente se
foi passado pelo Nitijela; e
o Presidente, estando convencido de que foi aprovado de acordo com esta Constituição e com as Regras da Nitijela, endossou em uma cópia do Projeto de Lei um certificado de conformidade com os requisitos desta Seção e, na presença do Secretário da Nitijela, assinou aquele certificado e nele inscreveu a data de assinatura; e
o Escrivão da Nitijela, na presença do Presidente, referenda a certidão dessa cópia do Projeto de Lei.
Um Projeto de Lei pode ser assinado e referendado de acordo com esta Seção, quer a Nitijela esteja ou não em sessão.