Usaram a minha marca, sem autorização o que fazer? Quais os meus direitos?

31/05/2022 às 10:59
Leia nesta página:


Aquele que possui uma marca e investe no negócio, a registrando no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, adquire direitos, dentre os quais se destaca o direito de proibir o uso não autorizado.

É provável que você que lê esse artigo se encontre nessa situação ou ainda, deseje deter o conhecimento necessário em caso de violação, irei abordar as medidas que podem ser tomadas.

Usaram a minha marca, sem autorização e agora?

Primeiramente, é importante ser dono da marca que utiliza, você a registrou no INPI? Já possui o certificado ou está em processo de registro?

Quem já possui a marca registrada possui o direito, mas quem está com o processo em andamento pode e deve tomar algumas medidas de cuidado.

Primeiro, é importante ter a certeza que houve uma violação de marca, isso se deve ao seguinte ponto: ser dono da marca, garante a exclusividade no ramo escolhido e de registro, o que não impede um mesmo nome em outros segmentos, sendo importante efetuar tal verificação junto ao INPI.

Foi identificado, que a marca atua no mesmo segmento e pode colocar o seu negócio em risco, ainda que não tenha colocado e seus clientes não saibam da existência dessa outra empresa, a notificação pode ser enviada.

Contudo, elaborar uma notificação exige que:

  • Ocorra a correta verificação para identificar se houve violação;

  • Verificar se a violação de fato está ocasionando prejuízos ao seu negócio;

  • Deve atender a requisitos técnicos para promover a notificação e não incorrer em falhas, que lhe podem ser prejudiciais.

É importante destacar, que a Notificação é extrajudicial, ou seja, não é via judicial com determinação de um juiz, ela visa proteger o direito e interromper o uso indevido:

  • Notificação deve ser clara;

  • Conter informações da titularidade da marca e registro no INPI;

  • Informar que o uso não autorizado é vedado, proibido;

A notificação irá comprovar que houve uma violação e irá requisitar que uma ação seja tomada, qual seja, interromper o uso não autorizado. Dessa forma, é um mecanismo de prova, em caso de insistência na utilização que não é permitida, podendo-se recorrer a esfera judicial, munido da comprovação.

É importante reunir provas da violação, antes mesmo da notificação ocorrer, garantindo a autenticidade das mesmas, para que em caso de via judicial, ações efetivas e provas possam ser apresentadas, a notificação ajuda a endossar e comprovar.


Como saber se estão violando a marca?

Imagine que a marca Sonho de Valsa, se depare com um chocolate chamado Sonho de Dança. Causaria confusão entre os consumidores, o que permitira adotar medidas.

Um caso que vale mencionar, que é uma violação de Trade Dress, associada a marca é o casso ocorrido entre Alisena e Maizena. A marca Alisena, se aproveitou da aparência e credibilidade da marca Maizena para lançar um produto capilar com tal associação, em que apesar de segmentos diferentes, denotaram, uma violação e que foi penalizada na justiça.


A proteção a marca é uma realidade, mas é importante adotar os passos corretos, para preservação dos direitos e que ocorra a correta verificação de eventuais danos, como no caso acima demonstrado ocorreu, ao ponto de ser cabível indenização pela violação.

Conclusão:

A marca protegida confere o direito de exclusividade, proteção por 10 anos, possibilita impedir cópias e uso não autorizado, mas em especial permite ao dono da marca o poder da ação frente a situações que se não houvesse o registro poderiam ser desastrosas.

Se você deseja saber mais sobre o tema consulte o blog ou entre em contato, podemos auxiliar você em todos os trâmites relacionados a marca e outras áreas. Entre em contato.

Instagram: @lauraalbertacci

www.albertacci.com.br

Fonte:https://albertacci.com.br/blog/usaram-a-minha-marca-sem-autorizacao-o-que-fazer-quais-os-meus-direitos

Sobre a autora
Laura Abbott Albertacci

Advogada, Direito Contratual, Direito Autoral, Registro de Marca. Atuo na advocacia empresarial, oferecendo soluções jurídicas para empreendedores, pequenos negócios e segmento de negócios digitais, que desejam maior segurança e crescimento de seus negócios. Assessoria e consultoria jurídica para pequenas e médias empresas, infoprodutores, Startups, Serviços como: Registro de Marca, parecer, Contrato Social, MOU, Acordo de Sócios, Contrato de Serviços, Contrato de Tecnologia, Contratos Empresariais, contrato licença autoral e marca, dentre outros. Foco em buscar soluções e prevenção para não ocorrer a judicialização. Atendimento online em todo o Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos