Alegação de fraude pela companhia de energia elétrica sendo que não fiz. Emitiram um TOI.

02/06/2022 às 11:40
Leia nesta página:

Esse é um fato que vem ocorrendo de forma frequente, ser surpreendido com um TOI (Termo de ocorrência e inspeção) alegando que o consumidor praticou fraude em relação ao consumo de energia elétrica, afinal que documento é esse?

O TOI (termo de ocorrência e inspeção) é um instrumento previsto no art. 129, § 1º, I, resolução 414/2010, Aneel, que tem por finalidade constatar alguma irregularidade encontrada nas unidades de consumo de energia elétrica.

A companhia pode realizar a inspeção e emitir o TOI sem dar ciência ao consumidor?

Não, a inspeção e o documento devem ser elaborados na presença do consumidor e entregue uma cópia ao mesmo, uma vez que o documento por si só não possui presunção de legitimidade conforme o art. 129§ 2º resolução 414/2010 Aneel e súmula 256 TJRJ;

A cobrança relativa ao TOI está vindo na mesma fatura que aufere o consumo de energia e se o consumidor não pagar, pode ter a energia cortada?

Não, o art. 3º, lei estadual/RJ 7990/18, proíbe o corte de energia elétrica pelo não pagamento dos valores decorrentes da lavratura do TOI e não poderá ser cobrado na mesma fatura no qual se remunere o serviço de energia elétrica, conforme o art. 1º , lei estadual/RJ 7990/18

Como devo proceder nesse caso?

O consumidor deverá entrar em contato inicialmente com a companhia de energia elétrica, anotando o número de protocolo e caso não consiga solucionar de forma administrativa, procure um advogado de sua confiança para que possa ajuizar uma ação com o intuito de anular o TOI e caso tenha efetuado algum pagamento, pedir a restituição do valor.

Fonte: resolução 414/2010 Aneel; lei estadual/RJ 7990/18; súmulas TJRJ

Sobre o autor
Bruno Fernandes da Silva

Sou Advogado, atuo nas áreas de direito imobiliário e direito dos esportes eletrônicos. estou disponível para dar todo suporte jurídico necessário, uma vez que cada caso é único, devendo ser analisado de forma personalíssima, da forma mais minuciosa possível respeitando sempre os seus interesses. Ética, zelo, honestidade e responsabilidade são os valores da atuação durante todo o processo.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos