Comprar um imóvel na planta é uma maravilha, não é mesmo?
Você entra no stand de vendas da incorporadora, é recebido por um atendente super educado com uma taça de champanhe ou uma xicara de café no qual te explica todos os detalhes do empreendimento.
Quando você entra no decorado, com certeza você pensa: Ual!
Parece que você está entrando em uma dessas casas maravilhosas de novelas ou seriados na Netflix.
Com tudo do bom e do melhor e com uma decoração impressionante, você se enxerga morando ali e assina o contrato de promessa de compra e venda confiante que está realizando um excelente negócio.
Porém, poucos meses depois, começam os problemas! A obra não é entregue, o financiamento sobe, o imóvel vem com defeitos, e sua dor de cabeça só aumenta.
Mas eu tenho uma boa notícia!
Essa história não precisa acontecer com você.
Neste post eu vou te ensinar cinco cuidados que você precisa tomar antes de comprar seu imóvel na planta e se livrar de possíveis armadilhas no futuro.
Ficou curioso? Vem comigo!
Cuidado 1: Investigue a incorporadora antes de comprar seu imóvel na planta
No estado de São Paulo existem centenas de incorporadoras que se enquadram em dois grupos distintos, são eles:
Grupo 1: Incorporadoras que valorizam a sua reputação lavando muito à sério a satisfação de seus clientes.
Grupo 2: Incorporadoras que pouco se preocupam em prestar um serviço de qualidade aos seus compradores.
Mas você deve estar pensando: Como descubro em qual grupo a incorporadora do imóvel que eu quero comprar se enquadra?
Prepare-se, pois a partir de agora vou te passar todos os macetes para você descobrir se a incorporadora que você pretende comprar um imóvel na planta é de confiança ou não!
Processos na Justiça
Para ter certeza se você está contratando uma incorporadora confiável, você deve verificar se a empresa possui processos contra ela.
Para isso, se você mora no Estado de São Paulo, essa consulta pode ser feita através do site: ESAJ.tjsp.
Se a incorporadora estiver sendo processada por bastante gente é um bom motivo para você repensar a sua compra.
Vamos para outro macete?
Site Reclame Aqui
Pra você que não conhece, o site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços.
Esse site oferece serviços gratuitos, tanto para consumidores postarem suas reclamações quanto as empresas responderem a elas.
Se você procurou por processos da incorporadora e mesmo assim não está confiante sobre sua reputação acesse o site: www.reclameaqui.com.br.
No campo de busca digite o nome da incorporadora.
Se após a pesquisa a nota da incorporadora for boa, ótimo! Isso é um excelente sinal que a empresa entrega um serviço de qualidade para os seus clientes.
Porém, se existir diversas reclamações e a nota da incorporadora for baixa, meu conselho para você é o seguinte: Caia fora e não compre seu imóvel na planta com ela!
Já ouviu aquele ditado: O pior cego é aquele que não quer enxergar?
Por mais que o preço e as condições de pagamento sejam atrativas, se existem diversas pessoas reclamando da Incorporadora que você está pretendendo realizar a compra, não vale a pena arriscar e se arrepender amargamente depois.
Cuidado 2: Verifique a documentação da construção antes de comprar seu imóvel na planta
Após ter dado uma de detetive e investigado o histórico da incorporadora conforme minhas dicas no tópico anterior, chegou o momento de pesquisar sobre a documentação do empreendimento que será construído.
Para uma incorporadora vender um imóvel na planta existem alguns requisitos que precisam ser cumpridos.
E como não quero ver ninguém te passando para trás, existe um requisito importante que pouca gente sabe, mas vou te contar em primeira mão aqui.
Um imóvel que está em construção, só pode ser comercializado após o registro de incorporação no cartório de registro de imóveis.
Deve estar passando a seguinte dúvida na sua cabeça: O que é registro de incorporação?
O registro de incorporação é uma descrição na matricula do empreendimento que informa o que será construído e identifica quem vai administrar a obra e quem vai construir, nominando os responsáveis pelo empreendimento.
Mas você ainda deve estar pensado: Como identifico isso?
Calma! Vou te passar o passo a passo para que você consiga fazer isso sem precisar contratar um advogado.
Primeiro passo: Você deve comparecer no cartório de registro de imóveis da cidade em que o empreendimento será construído.
Segundo passo: Peça para o atendente a certidão de matricula do empreendimento que você pretende efetuar a compra do imóvel na planta futuramente.
Observação: Alguns cartórios podem cobrar uma taxa para emitir essa certidão. Normalmente, os valores variam de 30 à 50 reais. Então, leve alguma quantia em dinheiro com você.
Terceiro passo: Com a certidão em mãos, você vai observar se a incorporadora cumpriu com a sua obrigação e realizou a incorporação imobiliária.
Cuidado 3: Guarde todos os documentos
Se você está prestes a comprar um imóvel na planta, obviamente ele será entregue depois de alguns meses ou anos de espera.
Mas é aí que pode morar o perigo, pois nunca se sabe exatamente o que poderá acontecer até a entrega das chaves, ou mesmo depois.
Vamos imaginar a situação do Henrique.
Parado no trânsito com seu veículo, ele recebeu um panfleto informando sobre a construção de um lindo prédio que seria erguido na sua cidade.
Maravilhado pelas fotos de como ficaria o empreendimento depois de pronto, resolveu visitar o stand de vendas da incorporadora.
Na visita, foi informado sobre as opções de planta, metragem da piscina e que os apartamentos seriam entregues com piso porcelanato instalado.
Com condições tão vantajosas, resolveu efetuar a compra do imóvel na planta.
Após 2 anos, quando o prédio ficou pronto, ele entra no seu apartamento e percebe que a planta do imóvel está errada, que o imóvel foi entregue sem o piso e a metragem da piscina está muito menor do que o prometido.
Sua sorte foi que, além do contrato, ele guardou o panfleto que recebeu no farol e usou como prova na resolução do seu caso junto à incorporadora.
A regra é clara: Se prometeu, tem que cumprir!
Então, se infelizmente, você enfrentar uma situação parecida como a do Henrique, faça como ele, guarde toda publicidade e documentos elaborados pela incorporadora.
Por exemplo: Além de guardar o panfleto, tire fotos da maquete, das placas com a propaganda do empreendimento e faça vídeos do decorado.
Assim, esses materiais podem ser usados como prova num eventual processo a ser movido por você contra a incorporadora.
Cuidado 4: Fique de olho no memorial descritivo antes de comprar seu imóvel na planta
Como você está pretendendo adquirir um imóvel na planta, é bem verdade que a construção ainda não foi iniciada, certo?
Para ter uma dimensão de como será o seu imóvel, o mais próximo que você estará da sua unidade é através das informações que constam no memorial descritivo.
Já sei! Quer saber o que é esse memorial descritivo, não é mesmo?
O memorial descritivo é o documento responsável por conter todas as informações, características e matérias a serem utilizados na construção do imóvel, tais como:
-
Localização da obra
-
Proprietário
-
Etapas da construção
-
Alvenaria
-
Acabamento
-
Conceituação do projeto
-
Normas adotadas para realização dos cálculos
-
Objetivos do projeto
-
Detalhamento dos materiais usados na obra
Então se você não quer sofrer com dores de cabeça no futuro, fique atento a este documento!
Estou te dando essa dica de ouro pois, na grande maioria, os decorados expostos nos stands de vendas das incorporadoras não correspondem à realidade que você encontrará quando receber as chaves.
Com ele você evita cair em possíveis golpes, pois antes de fechar o negócio você pode comparar as informações do memorial com a propaganda divulgada.
Vamos imaginar a situação da Paula.
Ao visitar um stand de vendas de uma incorporadora de sua cidade, percebeu que o acabamento usado na publicidade do decorado era muito bonito e o piso porcelanato parecia caríssimo!
Como ela já tinha lido nosso artigo e estava informada quanto este assunto, ela pediu para verificar o memorial descritivo da obra.
Que susto ela tomou!
Ao ler o documento, ela percebeu que o que era mostrado no decorado era muito diferente do imóvel que seria entregue para ela. Inclusive, sem piso e nenhum tipo de acabamento.
Viu? Por isso que ler o memorial descritivo é tão importante!
Além de servir como comprovante de tudo o que foi prometido, você tem ciência de todo o planejamento e matérias usados na sua obra e não é passado para trás!
Cuidado 5: Formalize toda a transferência no cartório de registro de imóveis
Estamos chegando ao final do post.
Agora é a vez do último e não menos importante cuidado.
Mas um aviso importante: Não vai adiantar muita coisa você seguir todas as precauções que eu te passei nos tópicos anteriores se não fizer essa após realizar a compra do seu imóvel na planta.
Imagine a situação do Thiago.
Ele foi esperto, pesquisou todo o histórico da incorporadora e verificou toda documentação da obra e do imóvel que seria construído.
Confiante que o negócio daria certo realizou a compra do seu imóvel na planta.
Thiago só esqueceu de uma coisa: Registrar os documentos da compra no cartório de registro de imóveis.
E deixando de fazer isso o seu nome não constava na matrícula do imóvel.
A incorporadora, ao perceber que não tinha nenhum proprietário na matricula, de maneira equivocada, vendeu o imóvel de Thiago para outra pessoa, ocasionando assim uma enorme discussão entre os compradores.
Você não quer que isso aconteça com você, não é mesmo?
Então a partir do momento que o contrato de promessa de compra e venda for assinado até a transferência da propriedade do imóvel para você, a documentação pode e deve ser levada ao cartório de registro de imóveis.
Com essas anotações na matrícula do bem, você passa a ter muito mais segurança, evitando que seja prejudicado por uma venda dupla do imóvel, como ocorreu no exemplo acima.
Conclusão
Lendo este conteúdo, você, futuro comprador de um imóvel na planta, ficou por dentro dos cuidados que se devem ser tomados antes de realizar a compra.
Eu te ensinei como pesquisar o histórico da incorporadora e como verificar a documentação da construção.
Dei também uma dica de ouro sobre o porquê visualizar o memorial descritivo antes de fechar o negócio.
Sei que é muita informação de uma vez só.
Portanto, leia e releia quantas vezes você quiser esse conteúdo. E, se precisar de auxilio não deixe de nos procurar!
Mas, e você, conhece alguma pessoa que deveria ler este post? Compartilhe o conteúdo com ele ou ela.
Ah, e por fim, e não menos importante, se você está buscando ficar atualizado sobre todas as novidades do setor imobiliário, é só continuar navegando pelo nosso blog. Você só tem a ganhar!
Agora, tô indo nessa.
Um abraço e até a próxima!