O comportamento do consumidor e a influência do marketing digital

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4. EXEMPLOS DE CRESCIMENTO DIGITAL NA ERA DA CONECTIVIDADE

A era da conectividade trouxe mudanças para toda humanidade e o marketing também desenvolveu técnicas para se enquadrar no novo ambiente social e atender as demandas impostas pelo mercado. Conforme Sousa (2016, p.11) "a contínua adaptação dos conceitos de marketing a diferentes épocas da vida humana é o que o torna tão interessante".

Com essa nova vertente, todos os aspectos do marketing sofreram alterações, bem como o processo de segmentação e definição de público alvo, que, segundo Kotler (2017, p.73) na economia digital, os clientes estão socialmente conectados em redes horizontais de comunidades. As comunidades são os novos segmentos. Nesse contexto, as redes sociais digitais surgem como novos segmentos de mercado e para adentrá-los as organizações precisam construir relacionamentos verdadeiros, pautados na transparência e na interatividade com estes grupos que surgiram após a era digital.

A tecnologia modificou a maneira como as pessoas vivem e se relacionam, tanto no âmbito pessoal como no âmbito empresarial. Segundo Agência de notícias do IBGE (2018, on-line) cerca de 64% dos brasileiros acima de 10 anos usaram a internet em 2016 e que mais de 116 milhões acessaram algum site ou aplicativo. Esses dados mostram como a tecnologia é presente e já faz parte da vida em sociedade.

Nesse aspecto, Guimarães (2011) descreve que os consumidores têm acesso a uma infinidade de informações sobre produtos e serviços disponibilizados pela própria marca e também opiniões de outros consumidores na palma das mãos, através de smartphones e tablets que funcionam como mediadores dessa interatividade. Esse cenário fez com que as informações engessadas e unilaterais perdessem espaço, pois os novos meios midiáticos dão aos consumidores poder sobre as marcas e possibilidade de escolher que tipo de conteúdo consumir.

Devido esse novo padrão de comportamento dos consumidores, fez-se necessário reformular como alcançá-los, sendo o que Kotler (2017) chama de novo caminho do consumidor. A tarefa mais importante é transformar consumidores em advogados da marca, afinal os círculos sociais adquiriram forma em detrimento da credibilidade das próprias marcas com base nessas exigências, o caminho do consumidor deveria ser reescrito como os cinco As: assimilação, atração, arguição, ação e apologia.

4.1. EXEMPLOS DE MARKETING DIGITAL

Dentro desse contexto, abre-se espaço para o conceito de Marketing digital, também conhecido como Marketing de atração. Esse termo foi desenvolvido pela empresa norteamericana HubSpot e de acordo com Monteiro ( 2017) tem intuito de atrair os clientes através de um conteúdo relevante e não mais invadir o espaço do cliente de forma interruptiva, mas sim estar onde as pessoas procuram, fornecendo conteúdo desejado no momento certo.

Para Rez (2017, on-line) o objetivo do Marketing Digital é ser encontrado online através de mecanismos de busca ou por meio de sites e mídias sociais, como Facebook, Twitter, Youtube, etc. O objetivo é ganhar a atenção de desconhecidos com base em conteúdo de qualidade. Uma vez atraídos, esses sujeitos se sentem mais abertos a um relacionamento e uma possível compra, transformando-se assim em clientes, e se a marca conseguir encantá-los, tornam-se defensores da marca.

4.1.1. Heineken

A Heineken é famosa por suas campanhas que constantemente se tornam virais. Em 2018 ela veiculou um curta no Facebook, que em pouco tempo somou mais de 130 mil compartilhamentos e mais de 325 mil interações. Isso sem contar as milhões de visualizações que se seguiram. A campanha buscava reunir pessoas com pontos de vistas bem diferentes. Reunindo, por exemplo, um homem de direita com uma mulher de esquerda, um conservador com uma transexual e outros opostos (JUNQUEIRA, 2018).

Junqueira (2018) ainda coloca que as pessoas realizavam uma tarefa juntos, respondiam algumas perguntas e respostas, realizavam mais uma tarefa e aí então eram confrontados com suas próprias ideias. Aí então, com suas ideias individuais expostas, eram convidados a tomar uma cerveja um com o outro e discutir suas diferenças, ou então sair. Juntamente com o vídeo a marca também divulgou sua hashtag #OpenYourWorld, que rapidamente atingiu números impressionantes e extremamente positivos.

Um vídeo viral que construiu uma imagem muito positiva para marca, ao mesmo tempo que despertou emoções em seus clientes. Tudo isso sem deixar de incluir o seu produto no processo. Esse tipo de conteúdo faz as pessoas refletirem e dizerem umas para as outras: você viu o novo comercial da Heineken? (JUNQUEIRA, 2018).

4.1.2. Grão de Gente

Para Gomes (2018) com mais de 4.4milhões de seguidores no Instagram, a grão de gente é a maior marca de bebê da América Latina, ela ocupa o terceiro lugar no ranking de engajamento no Instagram. Isso mostra o quão importante é conhecer o seu nicho. O público principal da grão de gente são pais jovens que estão aguardando filhos, momento no qual geralmente são feitas as compras de enxoval. Entre as ações, além de divulgar seus produtos, a grão de gente faz uso do Marketing de conteúdo para oferecer informações úteis aos seus possíveis consumidores. Da mesma forma, o tom utilizado transmite empatia com a situação de seus clientes e autoridade sobre a sua área.

Em seu Instagram, encontramos curiosidades, informações, conteúdos interativos e, inclusive, presença de médicos transmitindo conhecimento, reforçando a autoridade da página. Assim, a estratégia utilizada pela marca busca estabelecer uma base de seguidores com os mesmos interesses, chamando sua atenção com conteúdos de topo de funil. Por meio disso, a marca aproxima-se do público, estabelecendo uma relação de confiança e empatia, para depois apresentar seus produtos (GOMES, 2018).

4.1.3. Netflix Brasil

Para Rez (2018) o segredo está em conhecer muito bem o seu público alvo e conversar com ele por meio dos seus conteúdos. O público alvo da Netflix é jovem, antenado e busca a plataforma por diversão. Então, a linguagem utilizada pela marca é informal, divertida e busca sempre trazer pautas que estão em alta no momento. No Instagram da marca, são utilizadas cenas de filmes e séries disponíveis na Netflix adaptadas ao humor, gerando empatia e curiosidade no consumidor: uma forma inteligente de divulgar seu produto, sem ser óbvio. Memes são recorrentes, podendo conter até mesmo erros gramaticais propositais, desde que coerentes com o contexto.

Esse tipo de conteúdo voltado para o humor é muito atrativo, porém possui relevância breve e por isso requer grande circulação, além de acompanhamento constante do que está em alta. Utilizar um meme que já saiu do seu auge pode ser prejudicial para a imagem da marca. Percebe-se então a importância de estar ligado às tendências, bem como adaptar os conteúdos para o seu público, e saber utilizar as ferramentas das próprias redes sociais de forma estratégica para obter sucesso com sua marca (REZ, 2018).

4.1.4. Samsung

De acordo com Santos (2021) a repercussão foi imediata no termo JULIETTE NA SAMSUNG até no momento da publicação do artigo se tornou como assuntos mais comentados do twitter. E no Instagram, terra virtual onde a artista alcançou pomposos 32,6 milhões de seguidores, o vídeo de lançamento recebeu mais de 60 mil visualizações e 2 mil comentários em pouco mais de duas horas após a publicação.

Para apresentá-la, a Samsung preparou um filme onde Juliette aparece narrando momentos marcantes de sua trajetória sob o conceito Abra o novo, o vídeo é uma produção Mutato e une todo o aspecto inovador do novo membro da família Galaxy à personalidade e atitude de uma das pessoas mais seguidas nas redes sociais no país. A campanha destaca Juliette com um Galaxy Z Flip3 5G, o smartphone dobrável para quem gosta de se expressar de forma única.

Na ação, Juliete explora fases de sua trajetória até chegar ao encontro do Z Flip3 5G. O novo dobrável da Samsung oferece novas formas de utilizar um smartphone, como registrar momentos sem nem precisar desdobrá-lo e, graças ao Modo Flex1, utilizá-lo de maneira semelhante a um tripé ao deixá-lo parcialmente aberto sobre uma superfície plana.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os meios digitais se tornaram o suporte fundamental para as estratégias de marketing, pois possibilitam uma relação mais próxima com o consumidor. Desta forma, nota - se que o relacionamento das empresas com os seus consumidores depende do posicionamento de sua marca na internet, principalmente com as estratégias de marketing em primeiro plano. O marketing digital consolidou-se como a ferramenta mais ampla no mercado, seja pela acessibilidade, seja pela capacidade de atingir diversos tipos de pessoas e grupos, além de ser uma forma mais barata demarketing.

Com a expansão da propagação de informações distribuídas através dos meios virtuais, e a velocidade com que ela se propaga, a internet vem sendo praticamente a principal forma de comunicação atual, e alavanca a busca de informações de uma infinidade de temas. Dessa forma, as organizações enxergaram uma oportunidade de expandir sua conexão com o consumidor final e, portanto, suas vendas.

Sendo assim, confirma-se a necessidade de investimento das empresas na elaboração de boas estratégias e um bom posicionamento para fidelizar os seus consumidores e expandir a marca, independente do meio abordado, principalmente em redes sociais. As estratégias em plataformas digitais ampliam o campo de atuação do marketing, que, além de plataformas comuns para o consumidor, em meios físicos, passa a contar com a internet e dispositivos digitais, meios virtuais, para desenvolver suas ações de marketing.

Este trabalho buscou esclarecer a questão entre a relação do marketing com a decisão do consumidor final. Como descrito anteriormente, a disposição das empresas em investir nessa forma de propagação de informações referentes aos seus produtos de forma direcionada ao grupo ao qual se planeja atingir, resulta em interesse, logo, uma alta proporção de compras, tornando o consumidor final um cliente.


REFERÊNCIAS

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GABRIEL, Marta. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

GARCIA, Leonardo de Medeiros. Direito do Consumidor: código comentado e jurisprudência. 7ª ed. Niterói: Impetus, 2011.

GUIMARÃES, Paulo Jorge Scartezzini. A Publicidade ilícita e a responsabilidade civil das celebridades que dela participam. São Paulo: RT, 2011.

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Consumer behavior and the influence of digital marketing

Abstract: Digital marketing appeared as a need to create a business strategy that could, in a flexible way, lead companies to the consumer. With advanced technology, companies have found several tools to obtain a direct relationship with their consumers and investigate the personal aspects of their purchasing power. Websites and social networks are increasingly showing their great utility in communication between companies and their customers. In addition to being a quick access tool, it is possible to take advantage of this type of media to promote your brands and services, collect suggestions, dissatisfaction, criticism and praise from them. This work was prepared with a focus on the area of ​​digital marketing, with emphasis on the consumer's attitude towards online advertising. The objective of the present work is to analyze how digital marketing influences the final consumer's purchase decision process, seeking to understand their behavior in relation to digital media. The established methodological line is characterized as explanatory. The preparation of this article was based on a literature review, using books, magazines, scientific articles and websites from the Google Scholar database. It is concluded that in the digital environment, social networks are the biggest influencers in the purchasing process of final consumers, being a competitive differential for organizations.

Key words: Digital marketing; Connected consumer; Social networks.

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