Pensão alimentícia e os direitos dos filhos

17/06/2022 às 13:58
Leia nesta página:

Pensão alimentícia é um direito previsto no artigo 1.694 e seguintes do Código Civil, que tem como objetivo preservar o sustento e o bem-estar daquela pessoa que necessita.

O valor não se aplica somente a alimentos e sim a garantir também os custos com educação, moradia, vestuário, saúde, dentre outros.

Não há percentual fixo determinado por lei

O valor da pensão é calculado com base nas necessidades do filho e na possibilidade do genitor. Há uma crença de que existe um percentual mínimo de 30%, o que não é verdade, uma vez que a lei de alimentos não estipula um valor

Não precisa esperar até a sentença para receber os valores da pensão

Trata-se de alimentos provisórios, são concedidos em caráter de urgência para suprir as necessidades do filho durante o trâmite da ação. São arbitrados no início da ação com base nas provas e argumentos apresentados em razão da necessidade dos filhos e a possibilidade de quem deverá pagá-los

O dever de pagar prestação alimentícia não cessa automaticamente aos 18 anos

Para que o genitor deixe de pagar a pensão alimentícia, é necessário ajuizar ação de exoneração de alimentos, provando que o filho não necessita mais do valor da pensão, assim diz a súmula 358 do STJ

Súmula 358 STJ O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos.

Caso o filho esteja estudando, os tribunais entendem que a obrigação de pagar alimentos vai até os 24 anos.

A prisão civil por dívida de pensão alimentícia não pode ser decretada de ofício

A escolha do cumprimento forçado da obrigação fica a escolha do credor, ou seja, ele é quem decidirá se pede a prisão civil ou não.

Art. 528. No cumprimento de sentença que condene ao pagamento de prestação alimentícia ou de decisão interlocutória que fixe alimentos, o juiz, a requerimento do exequente, mandará intimar o executado pessoalmente para, em 3 (três) dias, pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.

Não necessita esperar o inadimplemento da obrigação de pagar alimentos por 3 meses para requerer a prisão civil

Através do Enunciado 147 aprovado pelo Conselho de Justiça Federal, basta o inadimplemento de uma parcela no todo ou parte, para requerer a prisão civil por dívida de pensão alimentícia

Enunciado 147 do CJF: Basta o inadimplemento de uma parcela, no todo ou em parte, para decretação da prisão civil prevista no art. 528, 7º, do CPC.

O débito que compreende a prisão civil vai até as 3 prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que se vencerem no curso do processo

Não confunda com a dica anterior, essa reflete aos valores os quais são abrangidos pela prisão civil por dívida, ou seja, em caso de pedir o cumprimento forçado da obrigação através da prisão, a obrigação de pagar se aplicará às 3 últimas parcelas, caso hajas outras parcelas anteriores às 3 últimas, só poderão ser cobrados numa ação de penhora dos bens do devedor.

Os alimentos também são cabíveis em caso de gravidez

Trata-se de alimentos gravídicos, assim dispõe a lei nº 11.804/2008 em seu art. 2º

Art. 2º Os alimentos de que trata esta Lei compreenderão os valores suficientes para cobrir as despesas adicionais do período de gravidez e que sejam dela decorrentes, da concepção ao parto, inclusive as referentes a alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a juízo do médico, além de outras que o juiz considere pertinentes.

Parágrafo único. Os alimentos de que trata este artigo referem-se à parte das despesas que deverá ser custeada pelo futuro pai, considerando-se a contribuição que também deverá ser dada pela mulher grávida, na proporção dos recursos de ambos.

Após a análise das provas e convencido, o juiz fixará os alimentos gravídicos conforme o art. 6º da lei nº 11.804/2008

Art. 6º Convencido da existência de indícios da paternidade, o juiz fixará alimentos gravídicos que perdurarão até o nascimento da criança, sopesando as necessidades da parte autora e as possibilidades da parte ré.

Eles permanecem até o nascimento, após são convertidos em pensão alimentícia em favor do menor , podendo a qualquer momento a parte interessada requerer ao judiciário sua revisão ou exoneração de pensão alimentícia no caso de negativa de paternidade.  

Mesmo em caso de guarda compartilhada, o genitor continuará responsável pelo pagamento de pensão alimentícia

Independente da guarda ser compartilhada, existe o dever de pagar pensão alimentícia, uma vez que a guarda trata-se da criação e educação dos filhos e a pensão alimentícia trata-se das necessidades fundamentais dos mesmos.

Acordo verbal não tem validade

É comum que as partes se utilizarem desse instrumento para regulamentar seja a pensão alimentícia, seja a guarda dos filhos, por ser menos burocrático e e econômico, afinal, a pessoa não gasta dinheiro com advogado, faz o acordo com o outro genitor e pronto.

O acordo verbal não possui nenhuma validade jurídica, ou seja, em caso de descumprimento não há como cobrar na justiça, isso se aplica também a prints de conversas no whatsapp e Facebook.

A lei de alimentos e o código civil rege as normas sobre pensão alimentícia, a decisão do juiz é que a torna obrigatória, logo uma sentença de alimentos ou um acordo assessorado por um advogado e homologado pelo juiz é passível de execução, ou seja, forçar o cumprimento da obrigação.

Com uma decisão judicial, há garantias de um acordo justo e o direito das crianças estará protegido, que afinal é o objetivo da pensão alimentícia. Com a decisão judicial é possível fazer o desconto da pensão já na folha de pagamento, ou seja, assim que o genitor recebe o salário, a pensão é paga automaticamente na conta bancária do outro.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Fonte

https://www.portaltelenoticias.com/2019/05/pensao-alimenticia-oito-duvidas-mais.html

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5478.htm

https://ibdfam.org.br/artigos/1581/Alimentos+grav%C3%ADdicos#:~:text=Os%20alimentos%20grav%C3%ADdicos%20permanecem%20at%C3%A9,

Sobre o autor
Bruno Fernandes da Silva

Sou Advogado, atuo nas áreas de direito imobiliário e direito dos esportes eletrônicos. estou disponível para dar todo suporte jurídico necessário, uma vez que cada caso é único, devendo ser analisado de forma personalíssima, da forma mais minuciosa possível respeitando sempre os seus interesses. Ética, zelo, honestidade e responsabilidade são os valores da atuação durante todo o processo.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos