Principal condutor do veículo - O que é? Como cadastrar?

24/06/2022 às 17:07
Leia nesta página:

A ferramenta de indicação do principal condutor do veículo surgiu com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir de 12 de abril de 2021 e possibilita ao proprietário cadastrar uma terceira pessoa como o principal condutor do veículo, sendo, após o cadastro, essa outra pessoa considerada como responsável pelas infrações de trânsito que não houverem abordagem.

Conforme o CTB, não havendo a identificação do condutor infrator no momento da infração, o proprietário do veículo terá 30 dias (antes eram 15 dias) para fazer a indicação do verdadeiro condutor que cometeu a infração. Tal procedimento poderia ser feito com o envio de formulário preenchido e assinado pelo proprietário e condutor indicado ou utilizando a própria notificação da autuação que é enviada ao endereço do proprietário, que já vem com anexo para preenchimento e envio ao órgão autuador com cópia das CNHs de ambos. O procedimento serve para transferir ao condutor infrator a pontuação da infração.

Não havendo a indicação por meio de requerimento ou se feita fora do prazo ou de forma incorreta, o proprietário do veículo será considerado como o responsável pela infração, sendo atribuída a ele a pontuação correspondente.

O problema em relação ao procedimento tradicional é que às vezes o proprietário não recebe notificação ou já recebe fora do prazo, ou perdia o prazo de indicação ou então nem sabia para o que servia a indicação. E é muito comum o uso regular de veículo em nome de terceiro no país, como os pais que compram carro para os filhos, alguém que por algum outro motivo registrava o veículo em nome de terceiro, e acabava prejudicando a CNH de quem não dirigia o veículo de fato.

Com a inovação, passa a ser permitido o cadastro de outra pessoa como o principal condutor do veículo e em caso de infração sem a identificação do condutor (abordagem), se não foi indicado por meio de requerimento outro condutor, a pontuação da infração será atribuída automaticamente ao principal condutor cadastrado e não mais ao proprietário do veículo.

O cadastro é bem simples e é feito através do site do SENATRAN, antigo DENATRAN, por meio de acesso com o cadastro no site do Governo Federal (clique aqui para acessar a página) ou pelo aplicativo de celular Carteira Digital de Trânsito (clique aqui para baixar Android / IOS). Nos próprios sites tem o passo a passo para fazer o cadastro.

Após a indicação, o condutor indicado receberá um e-mail para confirmar o seu cadastro, passando a ele a responsabilidade pelas futuras infrações, sem necessidade de envio do requerimento ao órgão autuador.

Tem mais alguma dúvida em relação a esse assunto? Entre em contato conosco, pois estamos dispostos a ajudar!


CONTATOS:

(61) 3037-2959 (Whatsapp) e 9 8234-5080 (Ligação)

E-mail: [email protected]

Redes Sociais: Site, Instagram (@let_multas) e LinkedIn.



Por Heitor Gregório,

Consultor Jurídico na L&T Consultoria.

Sobre o autor
LeT Multas

Consultoria especializada em direito de trânsito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos