A Web 3.0 e os Serviços Jurídicos

16/01/2020 às 20:41
Leia nesta página:

A Web 3.0 está mudando a prática da advocacia, com usuários exigindo serviços personalizados e soluções rápidas e acessíveis. A modernização já aconteceu, mas a adaptação dos fornecedores ainda está a caminho.

Resumo: Este artigo trata das influências que a Web 3.0 tem nos serviços jurídicos, em especial na prática da advocacia, e as exigências da geração que nasceu com a internet exercem nos advogados e profissionais do futuro.


A inovação dos serviços legais e formas de acesso à justiça foram uma consequência da recente onda de digitalização que atingiu o mercado de todas as profissões. É natural que os profissionais jurídicos fossem afetados também pela Web 3.0. A Web 3.0 Implica em fornecer serviços cada vez mais relevantes, seja aplicado ao marketing, às redes sociais ou ao Direito, seguindo a demanda dos usuários por serviços personalizados. Esses usuários da Web 3.0 são da geração que já nasceu com a internet estabelecida e desbravada, fazendo parte de sua realidade sem necessidade de adaptação, gerando demandas inéditas e novos valores.

As demandas por serviços jurídicos na internet não são as mesmas dos anos 1990 e início de 2000. Essas buscas eram em sua maioria feita por profissionais do direito, pois a Internet era formada basicamente de sites institucionais e de empresa, com pouca ou quase nenhuma possibilidade de interagir com o conteúdo.

Na transição para a Web 3.0, os usuários não só criaram a necessidade de interagir com o conteúdo, como impuseram a exigência que esse conteúdo esteja preparado para resolver o seu problema. E é nesse quesito que os serviços jurídicos são mais afetados pela onda de digitalização.

A interação com os clientes nos escritórios de advocacia era feita pela seguinte dinâmica: Cliente busca Escritório que aciona Advogado que vai ao Tribunal. Porém, os potenciais clientes e usuários de serviços jurídicos da atualidade não seguem mais esse padrão. As novas gerações querem redução nos custos, na burocracia e no tempo de resolução de seus problemas, pois não há mais a visão do advogado como um guardião do conhecimento jurídico secreto. O cliente, quando procura um advogado nos dias de hoje, já sabe quanto vai custar, quanto tempo demora, e qual legislação o advogado deve utilizar. O advogado é visto como a ferramenta para solucionar um problema.

O cliente quer a possibilidade de não sair de casa. Então ele busca na Internet a causa e a solução do seu problema, comparando com casos parecidos. Ele vai buscar profissionais especializados em casos similares ao seu, pesquisar e julgar a atividade profissional desse especialista pela internet, descobrir maneiras de diminuir o custo dos serviços, tentar evitar a via judicial, e ponderar técnicas alternativas de solução de conflito. Tudo isso sem o conhecimento do advogado, que ainda espera aquele cliente que saiu na rua, viu a placa escrito escritório de advocacia e entrou.

A modernização dos serviços jurídicos já aconteceu. Há sites que oferecem busca jurisprudencial gratuita a qualquer um, o que faz com que o advogado não seja o único detentor do conhecimento jurídico, porque o potencial cliente detém tanto quanto ele a chance de resolução dos litígios. Há sites que oferecem busca nacional de certidões e guias, serviços de correspondentes e despachantes, então o advogado já não é o único meio para solução de problemas jurídicos à distância. Há sites que elencam formas de contato de advogados e escritórios, então o escritório físico já não é o único meio de encontrar clientes. Repete-se: A modernização dos serviços jurídicos já aconteceu, porém, a adaptação dos fornecedores de serviços ainda está a caminho.

Com o surgimento de diversas Lawtechs criou-se grande oferta de novos serviços e sistemas de tecnologia para escritórios. As Lawtechs utilizam tecnologias como Inteligência Artificial, tratamento e gerenciamento de dados, chatbots, sistemas preditivos de decisões judiciais entre outras para auxiliar os escritórios e profissionais a lidar com o avanço da quantidade de dados gerados pelas mais diversas fontes. Muitas pesquisas são feitas nesse sentido e há mais tecnologia disponível para o profissional da advocacia a cada dia. A tecnologia é pensada em diminuir as perdas de tempo profissional dos advogados em tarefas burocráticas e repetitivas, dando mais tempo ao profissional para se dedicar ao cerne da advocacia, o trabalho intelectual.

Se os clientes já estão mais instruídos, e há ferramentas diminuindo a robotização do advogado, então qual é a peça que falta para o mercado jurídico entrar na era da Web 3.0? A resposta segundo Richard Susskind, grande autor de livros voltados para a prática legal, é a mentalidade do advogado:

“Existe uma grande lição para advogados. Operadores do Direito mais experientes, quando ponderando o futuro de seus negócios, tendem para uma mentalidade incisiva. Eles se perguntam, ‘O que estamos fazendo hoje em dia?’ (resposta: serviço de auxílio jurídico, cara-a-cara, geralmente cobrado por hora) e então, ‘Como podemos fazer esse mesmo serviço, mais barato, mais rápido, ou de alguma forma melhor?’ Muito raramente, eles dão um passo para trás e perguntam a si mesmos, por analogia, sobre o problema no mercado jurídico. Que valor, que benefícios, os clientes realmente buscam quando eles acionam seus advogados?”

(SUSSKIND, Richard, 2017, Tomorrow’s Lawyers, tradução própria)1

Os advogados devem repensar a oferta de serviços, ou serão vistos como meros consultores de conhecimento num mundo extremamente dinâmico e exigente. Há de se projetar a oferta de soluções além da via judicial, de estímulo aos meios alternativos de solução de conflito, de um modo mais sustentável de se praticar advocacia. Pois, a disputa pela preferência dos usuários de serviços jurídicos só aumenta, e cada vez mais aparecerão quesitos de escolha. Um exemplo disso é a procura por escritórios “verdes”, que procuram diminuir ou até abolir o uso de papel. Também há grande procura por escritórios digitais, que atendem de forma virtual, sem perdas de tempo e custo de deslocamento.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Cada vez mais dinâmica e conectada, a geração da Web 3.0 criou uma miríade de exigências para o mercado jurídico e caberá aos profissionais se transformarem no Advogado do futuro.

Sobre o autor
Rafael Borges

Advogado com experiência focada em Direito Civil, Consumidor e Propriedade Intelectual. Especializações em Direito do Consumidor, Direito Civil e Processual Civil e Propriedade Intelectual. Sócio da Produtora Laranja Vulcânica, atuante em assessoria, produção e pós-produção para o setor audiovisual.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos