Imagem do coordenador André do 17º Grupo Escoteiro Guia Lopes
Acesse ao vídeo aqui com os jovens em momento cívico.
A localização do 17º Grupo de Escoteiro Guia Lopes pode ser acessado pelo Google Maps (clique aqui).
Não há necessidade de ser prolixo quando o assunto é escotismo. Como muito bem resumido:
A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseada em sistema de valores de acordo com a Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir com um mundo melhor, onde se valoriza a realização individual e a participação construtiva em sociedade. (Com informações do site do 17º Grupo Escoteiro Guia Lopes)
O 17º Grupo Escoteiro Guia Lopes é situado no bairro Monte Castelo, em Resende-RJ.
Para quem não sabe, existe a União dos Escoteiros do Brasil, no Rio de Janeiro. Existe o Manual Prático de Atuação no Regime Disciplinar da União dos Escoteiros do Brasil . Ser escoteiro (a) não é somente usar indumentária, estar em grupo; aprende a ser cidadão (ã).
As crianças e os adolescentes aprendem civilidade, que é o respeito pelas normas de convívio. Em poucas palavras, a virtude do coletivismo. Seguramente, os pais podem ficar tranquilos quanto à saúde de seus filhos, pois há responsabilidade com a saúde das crianças e dos adolescentes. Apesar de o certificado não ser direcionado para crianças e adolescentes, estes cidadãos aprendem sobre os cuidados com suas saúdes e a saúde coletiva. Se não houvesse, por parte dos adultos escoteiros, preocupação com a saúde coletiva, com toda certeza, os adolescentes e as crianças também teriam comportamentos não cívicos (incivismo). Como é impossível pensar no incivismo no escotismo, a virtude do coletivismo na saúde individual e coletiva, pois quem é consciente das medidas sanitárias, em decorrência da Covid-19, alegra-se pelo ato de amor a si, para os familiares, para os vizinhos, para com sua comunidade, para com sua região e para o Brasil.
A educação dos adolescentes e das crianças, para a vida cívica, parte dos comportamentos e da educação dos adultos. Fatos! Nenhuma educação transforma, quando a palavra educação não possui o teor, basilar para o convívio sadio da espécie humana, da dignidade humana.
No dia da entrevista, um ato cívico, desdobrando-se em momento cívico. As crianças e os adolescentes poderiam brincar no dia ensolarado, contudo, pelos seus semblantes, o trabalho de recolher os lixos na via pública jogar lixo na via pública, sim, é comportamento incivilizado era um dia de diversão, por estarem em grupo, conjuntamente com o "dever cívico" (virtude do coletivismo).
O Srº André orientador, diretor de métodos educativos do 17º Grupo Escoteiro Guia Lopes e coordenador distrital, das cidades de Porto Real, Resende e Itatiaia mantinha o seu olhar atento, enquanto os jovens cidadãos desempenhavam o dever cívico de proteger o meio ambiente.
O sentimento patriota de André aos jovens cidadãos, ao escotismo e aos demais compatriotas se resume assim:
O verdadeiro patriotismo, porém, não se deve reduzir a uma simples emoção sentimental. Como todo amor autêntico, deve exprimir-se em obras, principalmente no cumprimento dos deveres cívicos e na solidariedade com os compatriotas". (ÁVILA, Fernando Bastos de. Pequena enciclopédia de moral e civismo. 3ª. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, FENAME, 1978. 630p) [grifos do autor]
André me informou sobre o MUTECO (Mutirão Ecológico Escoteiro), com existência de dez anos no Brasil, cuja missão humanista por que não dizer "missão humanista "? é a preservação do meio ambiente. Em tempos de destruição da Amazônia, os jovens serão os adultos compromissados com a preservação do meio ambiente e a saúde coletiva. Do valor ético aprendido, sobre preservação do meio ambiente, as futuras gerações terão o direito de viverem num Brasil saudável, pois preservação ambiental é garantia de saúde. Esses jovens cidadãos desempenharão primordiais comportamentos cívicos para o Brasil. Sejam comportamentos ativos, como educar outros jovens e adultos, ou cotidianos, os comportamentos influenciarão tanto jovens, adultos e idosos. Aqui me refiro sobre o efeito manada. Ou seja, os comportamentos cotidianos desses jovens cidadãos, querendo ou não, influenciarão, positivamente, outros cidadãos. Seja propositadamente, por campanhas de conscientização ambiental, ou comportamentos habituais, os jovens escoteiros contribuem para o Estado Democrático de Direito:
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Pela literalidade da norma, Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Perguntei aos jovens cidadãos sobre bullying. Após o término das perguntas, fui surpreendido, por André, pelo amplo espectro da formação dos jovens cidadãos: a educação no escotismo para compreensão sobre o bullying e cyberbullying e suas consequências prejudiciais para a democracia e a saúde humana. E posso dizer, tranquilamente, que antes de ser surpreendido por André, os adolescentes e as crianças me surpreenderam por seus conhecimentos sobre bullying. Geração maravilhosa que se desenvolve por que não afirmar "evolui" pelo valor da dignidade humana.
Aos pais, o escotismo, para o desenvolvimento das personalidades de seus filhos, sem receios, é essencial para seus filhos e para o desenvolvimento da democracia brasileira. Os pais sabem o quanto é difícil educar os próprios filhos. Enquanto a prole é criança, os pais têm controles sobre; quando a prole é formada por adolescentes, os valores familiares se confrontam com outros valores na sociedade. Os adolescentes confrontam os valores familiares com outros valores na sociedade. Infelizmente, muitos pais não se sentem tranquilos para conversarem com seus filhos sobre alguns assuntos. Do silêncio no âmbito familiar, os adolescentes procuram informações na internet e fora do lar. O perigo está no tipo de informação encontrada pelos jovens.
Os pais podem ficar despreocupados quanto à segurança e à formação cívica de seus filhos, pois o escotismo possui valores éticos e morais, em consonância com o Estado Democrático de Direito.
O compromisso do escotismo com o Brasil, para a formação cívica dos jovens, encontra-se coeso com a LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente):
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016) [grifos do autor]