Gestantes podem ser impedidas de tomarem posse em cargo ou emprego público, após aprovação em concurso ou processo seletivo, em razão da pandemia?

26/07/2022 às 16:13
Leia nesta página:

Tome como exemplo o edital de um concurso ou processo seletivo que preveja a impossibilidade de uma gestante prosseguir no concurso ou no processo seletivo e ser empossada com fundamento na pandemia, por estar grávida e a função a ser exercida ser, em tese, incompatível com a situação de gravidez.

Referida previsão editalícia é constitucional e legal? A resposta só pode ser negativa, conforme fundamentos expostos neste artigo.

De início, destaca-se que o Governo Federal declarou encerrada a situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV), nos termos da Portaria GM/MS, de 22 de abril de 2022. Igualmente, procedeu o Governo do Distrito Federal com a edição do Decreto n. 40.924, de 26 de junho de 2020. Deve-se analisar em cada estado se há situação de emergência decorrente da saúda pública.

Além do mais, o Governo Federal revogou os decretos de enfrentamento à pandemia Decreto n. 11.077, de 20 de maio de 2022.

Esse cenário é suficiente para demonstrar que eventual restrição imposta em edital, nos dias de hoje, em que pese a manifesta ilegalidade, não se sustenta.

De toda forma, querer restringir o acesso de gestante ao cargo para o qual foi aprovada é inconstitucional e ilegal.

A Constituição Federal veda o tratamento discriminatório em razão do sexo (art. 3º, IV), a desigualdade no tratamento entre homens e mulheres (art. 5º, I) e obriga a observância dos requisitos previstos em lei para assumir cargo/emprego público (art. 37, I).

Em nenhum momento a lei autoriza que gestantes não sejam admitidas no processo seletivo e permaneçam no cadastro de reserva, devendo a administração, nesses casos, admitir a candidata, empossá-la e designá-la para uma função compatível com o estado de gestação ou até mesmo empossá-la e já conceder a licença maternidade.

Um ponto que deve ser considerado é a possibilidade e acontece de profissionais que já trabalham em determinados cargos, como médicas que atual em ambientes insalubres, engravidarem, e serem afastadas periodicamente do ambiente insalubre e realocadas em outra função até o nascimento do bebê, quando retornará, após a licença maternidade, para a função principal que exercia. O mesmo tratamento deve ser concedido a gestantes aprovadas no concurso/processo seletivo, não sendo admissível retardar a posse, por constituir conduta discriminatória e não possui previsão legal.

Ainda, com o exemplo da médica grávida no processo seletivo, por qual razão não se admite e empossa uma candidata gestante, sendo que é possível que as médicas já contratadas engravidem e exerçam funções compatíveis com a gestação? Não há outra resposta que não seja o tratamento preconceituoso e discriminatório com as mulheres.

A conduta consistente em impedir que uma candidata seja admitida no emprego público por estar grávida é tão grave que a exigência de exame que demonstre se está grávida configura crime previsto no art. 2º da Lei n. 9.029/95.

Art. 2º Constituem crime as seguintes práticas discriminatórias:

I - a exigência de teste, exame, perícia, laudo, atestado, declaração ou qualquer outro procedimento relativo à esterilização ou a estado de gravidez;

Pena: detenção de um a dois anos e multa.

Parágrafo único. São sujeitos ativos dos crimes a que se refere este artigo:

I - a pessoa física empregadora;

II - o representante legal do empregador, como definido na legislação trabalhista;

III - o dirigente, direto ou por delegação, de órgãos públicos e entidades das administrações públicas direta, indireta e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

           

A Consolidação das Leis Trabalhistas prevê que a proibição de se exigir atestado ou exame de gravidez, bem como impedir o acesso ao emprego em razão da gravidez.

Art. 373-A. Ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado:

IV exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade ou gravidez, na admissão ou permanência no emprego; (Incluído pela Lei nº 9.799, de 26.5.1999)

V impedir o acesso ou adotar critérios subjetivos para deferimento de inscrição ou aprovação em concursos, em empresas privadas, em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez; (Incluído pela Lei nº 9.799, de 26.5.1999)

A CLT ainda prevê no art. 392, § 4º que é assegurado à empregada gestante, sem prejuízo do salário e demais direitos, a transferência de função, quando as condições de saúde o exigirem, assegurada a retomada da função anteriormente exercida, logo após o retorno ao trabalho.

A Lei n. 14.311/2022 alterou a Lei n. 14.151/2021 para tratar dos direitos das empregadas gestantes durante o estado de emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do coronavírus SARS-CoV-2 e não há nenhuma previsão que autorize o edital a prever a não admissão de candidata gestante. Pelo contrário, a lei reforça o respeito e a observância dos direitos das empregadas gestantes.

O art. 1º, § 3º, da Lei n. 14.151/2021 prevê que a empregada gestante deverá retornar à atividade presencial nas seguintes hipóteses:

I - após o encerramento do estado de emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do coronavírus SARS-CoV-2;

II - após sua vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2, a partir do dia em que o Ministério da Saúde considerar completa a imunização;

III - mediante o exercício de legítima opção individual pela não vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2 que lhe tiver sido disponibilizada, conforme o calendário divulgado pela autoridade de saúde e mediante o termo de responsabilidade de que trata o § 6º deste artigo;

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

A jurisprudência é pacífica que a mulher gestante tem direito a tomar posse, inclusive se estiver no gozo de licença-maternidade.

I - A impetrante foi obstada de tomar posse do cargo para o qual foi regularmente aprovada em concurso público, sob o fundamento de inabilitação temporária, em razão de estar em gozo de licença-maternidade. No writ, pretende o controle judicial do referido ato, tido por abusivo, por violar, em tese, o seu direito líquido e certo, cuja pretensão encontra respaldo no art. 5º, XXXV e LXIX, da Constituição Federal. Preliminar de impossibilidade jurídica afastada.

II - A liminar foi deferida, em favor da impetrante, sem que houvesse a interposição de recurso pela parte interessada, estando, pois, coberta pela preclusão, o que inviabiliza a rediscussão da matéria.

IIII - O direito à posse integra o patrimônio jurídico do candidato aprovado em concurso público e nomeado para o respectivo cargo. Assim, procedida a nomeação e verificado o preenchimento dos requisitos legais, o ato de posse deverá ocorrer em 25 (vinte e cinco) dias.

IV - O art. 2º, § 2º, da Lei Distrital nº 1.799/99, tem como destinatário o servidor público em gozo de licença, quando do ato de provimento de novo cargo, situação em que não se enquadra a impetrante, que pretende provimento inicial em cargo público.

V - A Constituição Federal assegura à gestante a fluição de licença, sem prejuízo do emprego e do salário (CF, art. 7º, XVIII, 39, § 3º), não podendo o exercício legítimo de um direito ser tido como obstáculo à investidura.

VI - É manifesto o direito de ser assegurada a posse pretendida, pois o estado pós-parto, ademais, é transitório e não torna a parturiente inabilitada para o exercício das atribuições do cargo.

VII - Concedeu-se a segurança.

(Acórdão 462666, 20100020037222MSG, Relator: JOSÉ DIVINO DE OLIVEIRA, CONSELHO ESPECIAL, data de julgamento: 9/11/2010, publicado no DJE: 22/11/2010. Pág.: 78)

           

Destaca-se que o edital não pode prever o contrário, por ser inconstitucional e ilegal. A título argumentativo, é ilegal a previsão em edital de concurso público que a gestante grávida será eliminada do concurso público por não poder fazer o teste de aptidão física.

 Consignou-se no acórdão embargado que a jurisprudência desta Corte, acompanhando o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, sob a sistemática da repercussão geral, RE 1.058.333/PR, preleciona pela remarcação do teste de aptidão física, como único meio possível de viabilizar que a candidata gestante à época do teste continue participando do certame, oportunizando o acesso mais isonômico a cargos públicos. A inexistência de previsão editalícia do direito à remarcação, não afasta o direito da candidata gestante. Por essa mesma razão, ainda que houvesse previsão expressa em sentido contrário, assegurar-se-ia o direito à remarcação do teste de aptidão para a candidata gestante. A mera previsão em edital do requisito criado pelo Administrador Público não exsurge o reconhecimento automático de sua juridicidade . (EDcl no AgInt no RMS n. 59.223/AP, relator Ministro Manoel Erhardt (Desembargador Convocado do Trf5), Primeira Turma, julgado em 21/3/2022, DJe de 24/3/2022.)

Portanto, a candidata, por estar gestante, sob todos os ângulos, não pode ser contraindicada no exame admissional nem ter a posse postergada, sob pena de se configurar nítida prática discriminatória, passível, a depender do caso, de responsabilidade criminal e por danos morais.      

Na hipótese em que tiver a posse postergada e houver preterição é possível ingressar com ação no Poder Judiciário com pedido de tutela antecipada para ser nomeada e empossada, sem prejuízo das providências criminais e cíveis.

Sobre o autor
Rodrigo Foureaux

Juiz de Direito - TJGO. Mestre em Direito. Foi Juiz de Direito do TJPA e do TJPB. Aprovado para Juiz do TJAL. É Oficial da Reserva Não Remunerada da PMMG. Bacharel em Direito e em Ciências Militares com Ênfase em Defesa Social. Especialista em Direito Público. Autor do livro "Justiça Militar: Aspectos Gerais e Controversos".

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos