RESENHA: Data Mining Technique for Preventional Analysis of Work Accidents

Leia nesta página:

BARROS, André Gomes; SAID, Juliano; GOMES, Geórgia Regina Rodrigues ALMEIDA, Fabrício Moraes de. Data Mining Technique for Preventional Analysis of Work Accidents . International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS). Vol.-5, Issue-9, set. - 2018.



1. O problema


Os autores tiveram como mote de suas pesquisas o fato de a Previdência Social haver lançado um estudo que revelava serem as dores nas costas os principais motivos de afastamentos e licenças do trabalho, fenômeno este que interfere diretamente na produtividade das empresas e na saúde de seus funcionários. Em Macaé/RJ há, segundo os autores, empresas que, além da preocupação com os lucros, possuem políticas internas valorizadoras da segurança do trabalho e, ademais, garantidoras de bancos de dados com informações relativas à saúde dos seus funcionários. Assim, resolveram estudar a realidade deas empresas petroleiras de Macaé/RJ. 

Partindo desse fato, os pesquisadores resolveram abordar, através dos referidos dados, o tema relativo à coluna vertebral dos trabalhadores daquelas empresas. Levantaram informações sobre os seis tipos mais comuns de acidentes no tocante à coluna vertebral dos operários: Incidência pélvica, inclinação pélvica, lordose lombar, inclinação sacral, rádio pélvico e grau de Espondilolistese.


2. A técnica de levantamento de dados


Os investigadores usaram o processo Knowledge Discovery in Databases - KDD, especificamente a tarefa de Classificação de Data Mining, que basicamente consiste em uma mineração de dados brutos para uma análise preventiva de acidentes de trabalho. As informaçoes obtidas classificam se o funcionário está apto ou não para o trabalho. Para a mineração de dados, usou-se a ferramenta WEKA versão 3.8 e o algoritmo implementado foi J48. 


3. Discussão e Resultados


Os investigadores perceberam que existe elevado índice de afastamentos laborais, diminuindo a produtividade deempresas e aumentando a sobrecarga da previdência social. Os dados analisados confirmam a informação que, mesmo tendo uma preocupação com a saúde do trabalhador, a empresa não está conseguindo diminuir o indíce de acidentes laborais relacionados à coluna vertebral de seus funcionários. A par dos resultados analisados, poderá a empresa tomar medidas de mitigação para reduzir o estresse relacionado ao trabalhodevido à lombalgia (coluna) e ações preventivascomo uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET).


Sobre o autor
Elton Emanuel Brito Cavalcante

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - UNIR; Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia (2013); Licenciatura Plena e Bacharelado em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia (2001); Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (2015); Especialização em Filologia Espanhola pela Universidade Federal de Rondônia; Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UNIRON; Especialização em Direito - EMERON. Ex-professor da rede estadual de Rondônia; ex-professor do IFRO. Advogado licenciado (OAB: 8196/RO). Atualmente é professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos