BARROS, André Gomes; SAID, Juliano; GOMES, Geórgia Regina Rodrigues ALMEIDA, Fabrício Moraes de. Data Mining Technique for Preventional Analysis of Work Accidents . International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS). Vol.-5, Issue-9, set. - 2018.
1. O problema
Os autores tiveram como mote de suas pesquisas o fato de a Previdência Social haver lançado um estudo que revelava serem as dores nas costas os principais motivos de afastamentos e licenças do trabalho, fenômeno este que interfere diretamente na produtividade das empresas e na saúde de seus funcionários. Em Macaé/RJ há, segundo os autores, empresas que, além da preocupação com os lucros, possuem políticas internas valorizadoras da segurança do trabalho e, ademais, garantidoras de bancos de dados com informações relativas à saúde dos seus funcionários. Assim, resolveram estudar a realidade deas empresas petroleiras de Macaé/RJ.
Partindo desse fato, os pesquisadores resolveram abordar, através dos referidos dados, o tema relativo à coluna vertebral dos trabalhadores daquelas empresas. Levantaram informações sobre os seis tipos mais comuns de acidentes no tocante à coluna vertebral dos operários: Incidência pélvica, inclinação pélvica, lordose lombar, inclinação sacral, rádio pélvico e grau de Espondilolistese.
2. A técnica de levantamento de dados
Os investigadores usaram o processo Knowledge Discovery in Databases - KDD, especificamente a tarefa de Classificação de Data Mining, que basicamente consiste em uma mineração de dados brutos para uma análise preventiva de acidentes de trabalho. As informaçoes obtidas classificam se o funcionário está apto ou não para o trabalho. Para a mineração de dados, usou-se a ferramenta WEKA versão 3.8 e o algoritmo implementado foi J48.
3. Discussão e Resultados
Os investigadores perceberam que existe elevado índice de afastamentos laborais, diminuindo a produtividade deempresas e aumentando a sobrecarga da previdência social. Os dados analisados confirmam a informação que, mesmo tendo uma preocupação com a saúde do trabalhador, a empresa não está conseguindo diminuir o indíce de acidentes laborais relacionados à coluna vertebral de seus funcionários. A par dos resultados analisados, poderá a empresa tomar medidas de mitigação para reduzir o estresse relacionado ao trabalhodevido à lombalgia (coluna) e ações preventivascomo uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET).