BARROS, André Gomes.; NASCIMENTO, Denise Cristina de Oliveria; AGUIAR, Cristiane de Jesus; ALMEIDA, Fabrício Moraes de. Strategic management of a work safety company with use of BSC and SOWT matrix, in Macaé-RJ, Brazil. In: International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS), vol. 05, Issue 9, sept. 2018.
O texto tem como propósito analisar as técnicas de SWOT matrix, diferenciação e BSC na construção de diagnósticos estratégicos em uma companhia de treinamento de segurança no trabalho em Macaé, RJ.
Antes de tudo, SWOT pode ser definido como uma consideração sistemática das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, com os quais as organizações têm que lidar em seus ambientes interiores e externos, sendo uma ferramenta típica do planejamento estratégico. O termo SWOT é uma sigla, na qual S significa strength; W, weakness O, opportunities; T, threats.
Por sua vez, BSC ou Balanced Score é uma ferramenta como fogo a longo prazo, mas com ações executadas a curto prazo, o intuito é garantir o crescimento de forma organizacional e sequencial. Quem desenvolveu o conceito forma os professores de Harvarda David Norton e Robert Kaplan em 1992. Para ambos, o BSC é um método utilizado para mensurar e gerenciar as estratégias de crescimento de uma empresa de forma ampla e não se baseando apenas em resultados fins. (CONSULTORSCORE. Mitos e Verdades sobre o BSC, 2019, p. 01, disponível em ConsultorScore.com).
Já a estratégia de Diferenciação. Uma empresa a utiliza quando faz investimentos em fatores como imagem, tecnologia, serviços, pesquisa e qualidade, com o objetivo de criar diferenciais para o consumidor [...] Diferenciar um produto é dar a ele um valor que o faça ser considerado único no mercado. Para isto, utilizam-se métodos de diferenciação, como por exemplo: alta tecnologia, serviços oferecidos, imagem da marca ou qualidade diferenciada. Portanto, podemos dizer que para uma organização alcançar sucesso com um modelo de estratégia por diferenciação, é necessário que possua características como: acesso à pesquisa, equipes qualificadas e capacidade de inovação. (SILVA, Bárbara. Estratégia competitiva de diferenciação, 2015, p. 01, disponível em https://administradores.com.br/artigos/estrategia-competitiva-de-diferenciacao).
Os autores, a par de tais conceitos, afirma o seguinte: The conclusion of the present study was that the use of the swot technique, differentiation strategy and BSC are important for the success of strategic planning and the search for competitive advantage (2018, p. 140). Em seguida, definem o método e as técnicas com os quais tentarão confirmar sua tese: The methodological procedures were the exploratory research and qualitative research, which are: a) semi-structured interviews, b) observation, c) field diary and d) documentary record. Ademais, buscaram também utilizar-se da pesquisa-ação, definida por eles como this in turn can be defined as a small-scale intervention in the real world and a very close examination of the effects of this intervention (2018, p. 142).
Em seguida, partem para a discussão dos resultados coletados, embora os dados, em termos estatísticos, não sejam apresentados. Mesmo assim, inferem que através do SWOT e BSC podem ser determinadas algumas ações favoráveis à instituição estudada, tais como: acesso a novas informações e tecnologias, e, a partir disso, à criação de ferramentas para a instituição ampliar sua participação no mercado; evitar a deterioração das condições econômicas da empresa, preparando-se para a competição selvagem (principalmente em relação aos preços); verificar a necessidade de contratação de pessoal com grande know-how nas áreas técnicas. Por fim, apontam a importância do Toyotismo como modelo de produção e gerenciamento de novas tecnologias.