NÃO INCIDÊNCIA DE ITBI EM PROCURAÇÕES EM CAUSA PRÓPRIA

11/08/2022 às 13:26
Leia nesta página:

Aos entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), como se sabe, é permitido o direito de instituir tributos (art. 145, CF/88), sendo o poder de tributar restrito aos casos expressamente previstos na Constituição Federal e leis infraconstitucionais (art. 150, CF/88).

Dentre os tributos previstos em lei e dentre outros, compete aos municípios instituir o Imposto Sobre a Transmissão Inter Vivos tendo como fato gerador a transmissão de bens imóveis e de direitos reais sobre imóveis (art. 156, II, CF/88).

O fato gerador, portanto, do ITBI é a transferência da propriedade que se concretiza com o registro imobiliário da transmissão da propriedade do imóvel (STJ - ROMS 10650/DF, REL. MIN. FRANCISCO PEÇANHA MARTINS, DJ DE 4-9-2000, P. 0135; STJ. RESPS N. 12546/RJ, 264064/DF, 57641/PE E 1066/RJ).

Ocorre que, inadvertidamente e ilegalmente, alguns entes federativos municipais vêm realizando a cobrança do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para lavratura de procurações em causa própria.

O mandato em causa própria (art. 685, CC) constituiu-se em uma faculdade conferida ao outorgado de levar a registro a transferência do bem imóvel. E sendo discricionário o ato, a toda evidência, não se há dizer da incidência do ITBI (TJRS APELAÇÃO CÍVEL Nº 193041084, PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL, TRIBUNAL D ALÇADA DO RE, RELATOR: LEO LIMA, JULGADO EM 04-05-1993).

Não se há, portanto, falar-se em incidência do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para lavratura de procurações em causa própria, como ilegalmente exigido por alguns municípios brasileiros.

A questão, inclusive, já foi enfrentada e pacificada pela Excelsa Corte Brasileira.

O Supremo Tribunal Federal (STF), reafirmando jurisprudência dominante e em sede de repercussão geral, firmou entendimento de que o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) só é devido a partir da transferência da propriedade imobiliária, efetivada mediante o registro em cartório (Recurso Extraordinário com Agravo ARE - 1294969, com repercussão geral - Tema 1124):

Tese. O fato gerador do imposto sobre transmissão inter vivos de bens imóveis (ITBI) somente ocorre com a efetiva transferência da propriedade imobiliária, que se dá mediante o registro.

A decisão em referência, como cediço, vincula os demais órgãos do Poder Judiciário e a Administração Pública (direta e indireta), nas esferas federal, estadual e municipal (art. 102, §2º, CF/88 e art. 927, CPC).

Daí que, a toda evidência, a cobrança indevida e ilegal do ITBI para a lavratura de procurações em causa própria constitui-se em ato atentatório a dignidade da justiça e vilipendiador de direitos de terceiros.

Sobre o autor
Francisco Valadares Neto

Graduado Bacharel em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná (ILES/ULBRA). Concluiu, em 2004, pós-graduação em Direito Público pela Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIP), obtendo o título de Pós-Graduado em Direito Constitucional. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, na cidade de Buenos Aires – Argentina (2016). Atualmente, além das atividades de advogado, exerce o cargo de Procurador Jurídico do Município de Brasiléia – Estado do Acre.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos