A SAP ou Síndrome da Alienação Parental é a "reunião" das sequelas de natureza física e psicológicas ocasionadas ao menor, seja criança ou adolescente, em decorrência dos atos de Alienação Parental. Como alguns exemplos da Síndrome, podem ser citados: a ansiedade, comportamento agressivo ou de isolamento.
A referida alienação é um processo de negativação de um genitor em desfavor do outro e pode acontecer de forma leve, média ou grave. Seja em quaisquer desses graus, trata-se de conduta lesiva e geradora de danos ao menor, muitas vezes irreversíveis. É comprovada através de laudo feito em regra por psicólogo e juridicamente resulta ao alienador, advertência, multa, suspensão do poder familiar e até a conversão da guarda.
A Síndrome por sua vez exige cuidados como terapias e observando-se cada caso, até medicamentos que devem ser ministrados por profissionais especializados.
Infelizmente poucas pessoas tem conhecimento a respeito da alienação, de que forma ela realmente acontece e o quanto é importante respeitar a formação emocional dos filhos!
É míster destacar que dar e demonstrar amor aos filhos e de forma habitual é sempre o melhor ensinamento e formador de vínculos afetivos duradouros!