Olá!

Penso em atualizar minha assinatura, mudando o sobrenome "Prodêncio" para "Prudêncio", visto que essa é a pronúncia correta do meu nome. Suponho que foi um erro ao realizarem o registro do meu avô, trocar o "u" pelo "o", de acordo o histórico de origem do sobrenome. Gostaria de saber se é possível realizar tal mudança, mesmo meus pais tendo a assinatura "Prodêncio", pois assim meus filhos irão receber o nome com a escrita correta e não haveria nenhum tipo de confusão com a pronúncia do nome.

Respostas

    L

    Luciana Moreira Segunda, 02 de maio de 2022, 18h40min

    Tem que mudar de todo mundo antes de vc para ai arrumar o seu, e depois dos seus filhos

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 06 de maio de 2022, 7h48min

    Glauber,

    Você pode solicitar a correção extrajudicialmente de todos os sobrenomes dos seus ascendentes até chegar no seu. Ou, se preferir, pode requerer judicialmente, através de Ação de Retificação de Retistro Civil, a correção da grafia apenas do seu sobrenome, comprovando a grafia correta através dos registros civis dos seus ascendentes. Alguns juízes exigem a correção de todos os sobrenomes da sua linha de ascendência, outros juízes autorizam apenas a correção do seu sobrenome.

    Luciana Zoudine
    OAB/SP 135.152
    Especialista em alteração de nomes

    ?

    Desconhecido Sexta, 06 de maio de 2022, 10h30min

    Ok, obrigado. Existe uma forma de consulta desses registros civis dos meus ascendentes que não seja necessário fazer contato com os parentes mais distantes?