Sou proprietária de um imóvel alugado por meio de imobiliária no interior de São Paulo- mas moro na capital. Há 1 mês recebi o aviso da imobiliária de que o inquilino ficou ausente do imóvel 2 meses e quando voltou o apto estava inundado, estragado meus móveis, portas, pintura e que ainda devido a isso tinha danificado 3 aptos abaixo. A imobiliária disse que envio perícia e que foi inconclusiva e que o inquilino diz que não vai se responsabilizar por nenhum dos custos. Faltam pouco meses para encerrar o contrato, mas tenho receio pelos custos dos nossos móveis planejados e por sermos processados pelos outros moradores. O síndico cita qur acha que o inquilino deixou alguma torneira aberta, mas não tinha como provar, a imobiliária tbm diz não ser problema deles. Nesse caso eu fico no prejuízo? Há alguma chance de eu ganhar uma ação contra o inquilino ou até msm a imobiliária?

Respostas

    H

    Hen_BH Quinta, 12 de maio de 2022, 18h42min

    A responsabilidade da imobiliária é zero nesse caso. Não cabia a ela manter vigilância sobre o imóvel e nem tampouco verificar se o uso das instalações internas se dava de modo correto.

    Quanto ao inquilino, a chance ou não de êxito em demanda judicial vai depender de se provar nexo entre alguma conduta dele e os danos.

    Por outro lado, essa água teria vazado por dois meses e ninguém notou nada?

    ?

    Desconhecido Quinta, 12 de maio de 2022, 20h44min

    Notaram sim, pois havia uma macha externa que foi aumentando gradualmente a partir do meu apartamento e descendo. O síndico verificou se era problema estrutural do telhado. Quando viu que não era, entrou em contato com o inquilino e citou que o problema poderia estar vindo de lá e estava afetando os demais apartamentos. O inquilino disse estar de férias e que não tinha como retornar naquele momento, retornou só depois de 2 semanas da ligação.

    Quando ele retornou, o problema do vazamento "aparentemente" sumiu. Só ficou os danos. E nisso também, a imobiliária só nos avisou meses depois.

    Então mesmo a imobiliária sendo administradora e o contrato citar que o imóvel deve ser devolvido nas mesmas condições, caso o inquilino não arcar com a manutenção, a imobiliária não responde solidariamente?

    A imobiliária hoje mandou uma notificação extrajudicial citando que nós que temos que contratar um engenheiro civil para saber as responsabilidades.