Tenho uma dívida em aberto com o banco e não tenho como pagar agora, porque me encontro desempregada. Tentei negociar mas o valor do parcelamento também é muito alto. Recebi uma notificação de que meu cpf vai pra ajuizamento, pesquisei e vi que a dívida será cobrada na justiça, não tenho nenhum bem, e não tenho como pagar a dívida no momento, estou desesperada. O que pode acontecer?

Respostas

    H

    Hen_BH Sexta, 13 de maio de 2022, 16h45min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Moça, o que a empresa quer dizer, em termo simples, é que irá entrar na justiça contra você para cobrar o débito. Nada além disso. Ao invés de ela dizer que irá ingressar com a ação judicial, usam essa bobagem de "CPF em ajuizamento", talvez até mesmo para causar maior preocupação e forçar o pagamento.

    Se vai haver audiência ou não, não temos como saber. Mas isso vai depender obviamente de saber se empresa irá entrar mesmo com ação na justiça contra você ou não. E se entrar, não dá para saber se o juiz irá intimar você ou não para alguma audiência. Pode ser que haja uma audiência para a tentativa de conciliação/acordo.

    Sofrer por antecedência não adianta. Na medida que as coisas forem ocorrendo, aí você vai resolvendo.

    O importante é: não há prisão por causa disso.

    H

    Hen_BH Sexta, 13 de maio de 2022, 13h01min Editado

    Se não tem bens e nem recursos para pagar a dívida, não acontecerá nada além de poder sofrer o protesto da dívida em cartório, e ter o seu CPF inscrito em órgão de proteção ao credito (SPC/SERASA). Presa não será.

    ?

    Desconhecido Sexta, 13 de maio de 2022, 13h04min

    O que seria protesto da dívida em cartório?

    H

    Hen_BH Sexta, 13 de maio de 2022, 13h11min

    Em resumo: seu nome fica "sujo" e não conseguirá comprar no crédito.

    ?

    Desconhecido Sexta, 13 de maio de 2022, 13h12min

    Entendi.. mas presa eu não vou né? Eu realmente quero quitar a divida mas o valor esta muito alto, não tenho como mesmo

    ?

    Desconhecido Sexta, 13 de maio de 2022, 13h13min

    Eu terei que comparecer a alguma audiência?

    H

    Hen_BH Sexta, 13 de maio de 2022, 13h21min

    Presa certamente não vai.

    Quanto a ter de comparecer a alguma audiência, somente se for ajuizada alguma cobrança, e o juiz intimar para que compareça pessoalmente. O que será difícil de acontecer.

    ?

    Desconhecido Sexta, 13 de maio de 2022, 13h24min

    Entendo. Me desculpa tantas perguntas mas realmente estou preocupada. A dívida ajuizada seria o que? Já que o termo “cpf em ajuizamento” já diz isso, fique confusa agora, isso quer dizer que pode ir pra ajuízamento mas que pode não ocorrer uma audiência?

    G

    Gbs Sexta, 13 de maio de 2022, 17h09min

    Ajuizada = o credor pede ao juiz que condene o devedor a pagar.
    Audiencias civeis hj sao raras mas o juiz pode querer ouvir vc e ai pode ser na cidade onde vc reside de forma presencial ou mesmo virtual...com advogado contratado ou pela defensoria publica

    ?

    Desconhecido Sexta, 13 de maio de 2022, 17h12min

    Entendo, mas ai no caso eu quero pagar a dívida só que não tenho recursos agora, ele faria um acordo pra eu consiga pagar um valor na minha realidade? Porque 5mil mensal pra mim é muita coisa, estou desempregada e dependendo dos outros pra comer

    G

    Gbs Sexta, 13 de maio de 2022, 18h08min

    Bom o credor nunca é obrigado a aceitar o valor que vc quer. E ai o que pode acontecer é o juiz condenar vc a pagar mas como vc nao tem de onde tirar entao simplesmente o banco vai ficar sem receber.

    ?

    Desconhecido Sexta, 13 de maio de 2022, 18h09min

    Muito obrigada! Foi esclarecedor e estou mais tranquila