Ola, sou medico e militar temporario do exercito .

Entrei no ano de 2019 no servico militar obrigatorio e depois segui como voluntario. Hoje completo 3,5 anos de servico militar e meu reegajamento é em fevereio/2023, mês no qual completo 4 anos de servico militar ao todo (obrigatorio+voluntario).

Primeira duvida: ha uma nova portaria quanto ao pagamento da pecunia, que passa a contar com o ano de servico militar obrigatorio?

Segunda duvida: passei em um concurso estadual e o curso de formacao vai durar 90 dias. Serao duas turmas. Ainda nao sei se vou ficar na turma que inicia a formacao em janeiro ou fevereiro/2023 ou se vou ficar na turma de junho ou julho/2023. Gostaria de saber se tenho direito a pedir licença de 90 dias do exercito para realizar o curso de formacao desse concurso e optar pelos proventos do exercito?

Terceira duvida: caso seja possivel eu ter a licença remunerada para fins de formacao no curso de formaçao, eu tambem tenho direito à pecúnia por tempo de servico no exercito, tendo em vista que apos esses 90 dias devo sofrer uma demissao/baixa por estar afastado 90 dias do servico militar temporario? Se sim, essa pecunia pode ser concedida, no meu caso, em qual epoca: apenas se o curso de formacao for no inicio do ano ou pode ser concedida tbm se eu ja tiver reeganjado e trabalhado mais 6 meses ate o meio do ano e apos isso pedir a licença e depois a pecunia?

Respostas

    N

    Natalia Segunda, 18 de julho de 2022, 16h55min

    Romulo, tais questionamentos são específicos de cada estado ou município. Nesse caso, seria melhor verificar com um advogado especialista e que atue na sua região. Além disso, você pode questionar algumas coisas ao pessoal do RH ou gestão de pessoas do seu local de trabalho.

    G

    Gbs Segunda, 18 de julho de 2022, 17h02min

    Nada de municipio natalia. Ele é oficial medico do EB, sendo assim procure o S1 de sua OM ele tem todas legislações atualizadas e podera tirar suas duvidas.

    ?

    Desconhecido Segunda, 18 de julho de 2022, 23h24min

    Isso. Sou oficial medico do exercito. Existe apenas as portarias da propria autarquia a serem seguidas. Grato