Trabalho num estacionamento,dia 10/12 acabei me atrasando em 1hora no trabalho,o encarregado disse que ia me aplicar advertência, perguntei se ele ia aplicar na hora mas ele disse que ia resolver outras coisas, passou se o dia, conversamos normalmente é ele nem falou nada, nem na hora de ir pra casa, aí hoje dia 11/12 ele quis aplicar ela de novo em mim, gostaria de saber se isso configura perdão tácito, pois ficou entendido que ele não iria aplicar

Respostas

    H

    Hen_BH Domingo, 11 de dezembro de 2022, 21h57min

    Um único dia não é capaz de configurar perdão tácito.

    ?

    Desconhecido Domingo, 11 de dezembro de 2022, 22h14min

    Mesmo ele tendo deixado a entender que não iria mais aplicar ?

  • -1
    G

    Gbs Segunda, 12 de dezembro de 2022, 4h20min

    Nao deixou nada a entender. Nada errado.

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2022, 6h12min

    Deixou sim, conversamos diversas vezes ao dia sobre assuntos até triviais e ele nunca nem tocou mais no assunto, inclusive isso ficou entendido até entre as outras pessoas que trabalham comigo, a minha líder me perguntou sobre eu expliquei a situação e ela também entendeu que eu tinha sido perdoado, outro funcionário havia faltado sem justificativa e disse que havia sido a mesma situação, então ele deixou a entender sim visto que isso deixou eu e todos os presentes com a mesma conclusão

    H

    Hen_BH Segunda, 12 de dezembro de 2022, 9h21min Editado

    O empregador não é responsável por como as outras pessoas entenderam a situação. Ninguém pode ter a conduta e a vontade própriss vinculadas ao que os outros possam ter deduzido.

    O fato de ele ter conversado sobre assuntos triviais e não ter mais tocado no assunto por si sós não dizem, em absoluto, que ele tenha perdoado tacitamente o ocorrido, ainda mais quando se tem um curtíssimo lapso de tempo de 1 dia.

    Ainda que ele tivesse lhe dado um presente de aniversário ou de Natal, ou o tivesse convidado para um almoço, jamais seriam posturas que implicaram em perdão tácito.

    Conversar sobre trivialidades é postura que colabora para manter o ambiente de trabalho saudável. Até porque se ao invés disso ele tivessr mantido postura agressiva, você muito provavelmente o acionaria na justiça.

    O único requisito exigido para o perdão tácito é a ausência de imediatidade entre a falta e a punição, ou em outras palavras, a demora.

    E com apenas um dia de intervalo entre uma e outra nem de longe esse perdão ocorreu.

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2022, 9h44min

    Acredito que o lapso de 1 dia seja mais do que suficiente dado a escala da da falta, e mesmo se não puder usar o perdao tácito como defesa, ainda vou tentar argumentar pois o mesmo já perdoou uma falta injustificada de outro funcionário por puro capricho, talvez consiga reverter essa posição, mais tarde aviso se tive sucesso

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2022, 9h47min

    Na verdade agora são 2 dias

    H

    Hen_BH Segunda, 12 de dezembro de 2022, 9h48min

    Pedir é um direito que você tem. Se com os seus argumentos o empregador entender por bem desfazer a punição, melhor para você.

    H

    Hen_BH Segunda, 12 de dezembro de 2022, 9h55min Editado

    O fato de agora serem dois dias não muda o quadro.

    Embora o perdão tácito não esteja previsto em lei, a jurisprudência entende, como regra, que ele ocorre após 30 (trinta) dias.

    Ou seja: o seu empregador ainda tem muito tempo pela frente.

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2022, 10h18min

    Pelo que pesquisei as punições devem ser aplicadas imediatamente após o empregador ter ciência do ato faltoso, como se trata de um atraso o empregador há tinha ciência, e foi negligente para aplicar a punição devida, é verdade que a jurisprudência prevê até 30 dias, mas já houveram decisões em tempos menores, e a maioria dos julgamentos sobre o perdão tácito ocorrem em situação de justa causa onde ainda há investigação e etc, meu caso é muito mais simples, não há o que pensar nem apurar, ainda sim houve uma demora na aplicação (que acabo de descobrir ser por puro capricho do encarregado, já que ele estava querendo que a líder aplicasse porém a mesma não veio e ele desistiu, mas se arrependeu pois tinha notificado o supervisor) bom, tenho a gravação da líder confessando isso, espero que possa me ajudar.

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2022, 16h23min

    Bom, vou dizer no q resultou, ele pediu para eu assinar, argumentei sobre o princípio da imediatidade e sobre aquela advertencia ser indevida, aí o diálogo foi assim:

    Ele
    -assina aqui
    Eu
    -você sabe que já foi o prazo né essa advertência vai ser indevida, eu po..
    Ele
    - então você não vai assinar ?
    Tabom, eu sempre fui gente boa e vc não vai assinar
    Eu
    - eu só estou agindo dentro das margens da lei.
    Ele
    Ah é, eu também vou agir dentro das margens da lei tá.

    Acontecido isso ele pegou a advertência e rasgou na minha frente, não sei o que isso significa mas não tive a chance de assinar e temo pelo que ele pode fazer cmg, esse de longe foi o final mais inesperado.

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2022, 16h26min

    Obviamente está resumido mas o principal está aí, se algo acontecer comigo não sei como vou proceder, mas sempre vou estar atualizando aqui

    G

    Gbs Segunda, 12 de dezembro de 2022, 17h34min

    Bom ...pode ir distribuir curriculos. Vc recusou? Parabens ele pode ainda chamar o vizinho. E ele assina no seu lugar.

    G

    Gbs Segunda, 12 de dezembro de 2022, 17h35min

    Lembrando aida que a advertencia verbal é valida.

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2022, 17h43min

    Da pra notar q vc não conhece muito né, as empresas não gostam de demitir sem justa causa entao ela nao vai me mandar embora por um encarregado, mas ele pode tornar minha vida um inferno até eu fazer meu pedido de demissão, me trocar de horário(faço curso tecnico), me transferir pra um lugar distante da minha casa, e a empresa só me paga 1 passagem, então teria que gastar, tenho medo desse tipo de coisa.

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2022, 17h45min

    E eu não recusei ,eu não consegui assinar, ele rasgou a advertência na minha frente e não falou mais nada, já sobre a advertência verbal eu não entendi

    G

    Gbs Segunda, 12 de dezembro de 2022, 18h00min

    Na boa empregador nao dá a minima para empregado. Trabalhei no escritório dando orientagções ao empregador...eles simplesmente demtiam sem menor cerimônia...

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2022, 18h03min

    Em empregos de nível mais baixo como o meu, e em empresas de nível mais baixo, é comum que não se demita por causa das verbas rescisórias, eles te seguram pra te mandar por justa causa, ou fazer você pedir, é bem mais comum do q vc pensa, esse encarregado já induziu um antigo funcionário a pedir demissão, por que ele nunca seria mandado embora sem justa causa

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2022, 18h05min

    Em outras unidades tem funcionários que já estão a anos pedindo para que a empresa os mande, pegando atestado, mas ela não manda