Assinei um contrato com uma cooperativa habitacional (Cooperativa Habitacional do Estado de São Paulo) para adquirir um apartamento. Paguei as mensalidades por mais de sete anos, mas, quando fiquei desempregado, fui obrigado a interromper os pagamentos. Como tinha esperança de logo arrumar outro emprego não entrei em contato com a cooperativa para cancelar, e os boletos bancários continuaram a chegar em casa.

O caso é que os meses se passaram e, quando arrumei outro emprego, os boletos já nem eram mais enviados para minha residência. Acabou a situação ficando assim, não havia sido sorteado para receber o apartamento durante os meses em que era um consorciado ativo e, como já expliquei, tive que parar de pagar.

Depois de meses, fiz um cálculo do valor que havia pago (aproximadamente R$ 20.000,00) e fui até a sede da cooperativa para ver a situação. Eles me informaram que caso eu desejasse voltar a pagar as mensalidades que seria necessário o pagamento dos juros das prestações não pagas (o que pra mim é inviável) e que, para minha surpresa, caso não desejasse voltar a pagar que não teria direito a receber nada dos mais de R$ 20.000,00 que paguei, pois, no contrato está escrito que caso haja desistência é cobrado uma multa de 30% do valor pago e, o que mais me indignou, os valores dos boletos bancários que foram enviados para minha residência após eu parar de pagar deveriam também ser descontados do que eu já havia pago, resumindo, pelos cálculos da cooperativa eu devia pra eles R$ 20.000,00 e por isso não receberia nada do que havia pago.

Não é uma cláusula abusiva essa do contrato? Eles estão querendo descontar algo que não paguei mas também que não recebi, pois nunca recebi o apartamento, por isso acho um absurdo o desconto dos valores dos boletos bancários.

A minha pergunta é: a cooperativa está correta nisso? Eu tenho alguma chance de receber o dinheiro que paguei de volta, mesmo que descontados os 30% da multa?

Respostas

    J

    jorbiosp Segunda, 29 de abril de 2013, 15h53min

    Boa tarde

    Concordo plenamente com você. Não adianta pagar o tal resíduo, pois eles inventam outros resíduos. Na rua Conselheiro Crispiniano 139 - 8º andar conj. 81 - O cooperado é atendido por funcionária totalmente despreparada, paguei por uma tal de carta de quitação 60.50 reais, quando fui buscar a tal carta, fui informado que só receberia 30 dias após, no entanto por E-mail, a funcionária disse-me que iria encaminhar, depois falou que encaminhar não é o mesmo que enviar, quando na verdade" O Aurélio " diz que as palavras são sinônimo, acredito essa cooperativa está com enriquecimento ilícito, por este motivo devemos nos unir e mover uma ação conjunta. Eu tenho um apartamento na Sarah Veloso, e o síndico do meu condomínio disse que quanto mais ação for movida , mais aumenta o resíduo. Devemos fazer algo URGENTE. Meu E-mail: [email protected]

    J

    jorbiosp Segunda, 29 de abril de 2013, 15h57min

    Boa tarde

    Concordo plenamente com você. Não adianta pagar o tal resíduo, pois eles inventam outros resíduos. Na rua Conselheiro Crispiniano 139 - 8º andar conj. 81 - O cooperado é atendido por funcionária totalmente despreparada, paguei por uma tal de carta de quitação 60.50 reais, quando fui buscar a tal carta, fui informado que só receberia 30 dias após, no entanto por E-mail, a funcionária disse-me que iria encaminhar, depois falou que encaminhar não é o mesmo que enviar, quando na verdade" O Aurélio " diz que as palavras são sinônimo, acredito essa cooperativa está com enriquecimento ilícito, por este motivo devemos nos unir e mover uma ação conjunta. Eu tenho um apartamento na Sarah Veloso, e o síndico do meu condomínio disse que quanto mais ação for movida , mais aumenta o resíduo. Devemos fazer algo URGENTE. Meu E-mail: [email protected]

    R

    Roseli Sangalli Garcia Terça, 30 de abril de 2013, 9h18min

    Na realidade não adianta muito contestar mesmo por que como cooperativado assume-se toda e qualquer divida ou lucro que a cooperativa tiver, ou seja se nas administrações anteriores houveram falcatruas, má administração etc e dividas acumuladas estas terao sim que ser rateadas de acordo com o emprrendimento, ou seja fica uma verdadeira bola de neve.. dependendo do caso até mesmo impagável.

    M

    Maria Donizetti Zaniratto Quarta, 19 de fevereiro de 2014, 22h36min

    Adquiri em 1995, uma cota no Empreendimento Parque Eldorado -Cooperativa Habitacional do estado de São Paulo/SP, paguei até 2005, até o resíduo que foi informado na época, porém até 2011/2012, não havia recebido o meu apartamento, quando contatava a Sede da Cooperativa dizendo que iria iniciar processo, era informada que eu iria processar a mim mesma por fazer parte da Cooperativa. No ano de 2012(maio) entrei com ação contra a cooperativa, em setembro de 2012 ganhei a ação(c/perda e danos) que deveria ser pago o valor em março de 2013, porém até agora não recebi valor algum, e a informação é que não se localiza nas contas da Cooperativa nenhum valor. Sei que a Cooperativa ainda recebe valores referentes a pagamento dos empreendimentos, mas tenho dificuldade de localizar qualquer informação da conta onde é depositado o valor pago. Ouviu anteriormente, que os apartamentos que eram reintegrados a cooperativa por falta de pagamento, eram vendidos a outros, e não repassados aqueles que ainda aguardavam o seu apartamento. Até agora ainda pago um aluguel em uma casa de três comados R$ 700,00, mais IPTU R$ 70,00. Gostaria de ter informações a respeito dos representantes da Cooperativa, para dar continuidade a minha procura de valores que me são de direito.

    Amaury Da Costa Chavez Chavez

    Amaury Da Costa Chavez Chavez Terça, 09 de dezembro de 2014, 15h27min

    tudo bem Maria o meu caso é igual ao seu foi mais ou menos neste tempo entre 94\95 que eu fiquei associado desta cooperativa com o empreendimento do parque eldorado na sara veloso em Osasco onde não consegui pagar as prestações ai acabei parando de pagar cheguei ir ate a cooperativa para ver do que eu tinha direito a receber e me disseram que eu não teria direito algum.

    T

    teresa ribeiro Segunda, 06 de abril de 2015, 17h23min

    Pessoal, me ajude. Preciso do telefone de um advogado que já conhece as falcatruas da cooperativa.
    Estou pleiteando o valor da devolução. Já que não vão mais construir os apartamento. Fiquei sem o apartamento e nem o dinheiro.