Bom dia! Supondo que a mãe não possa estar presente para representar/acompanhar/assinar pelo filho menor de idade, o irmão de 22 anos desse menor (com casa, salário e plenas condições de cuidar de um menor) pode representar esse menor no lugar da mãe? Pergunto pois a mãe precisa fazer uma cirurgia em outro Estado e deixará o menor de 12 prestes a completar 13 anos com seu irmão. No caso da escola, hospital, parque, etc se negar a receber/atender o pré adolescente, o que o irmão pode dizer/apresentar para que esse menor possa ser atendido/recebido por esses locais? Obrigado.

Respostas

    H

    Hen_BH Terça, 10 de janeiro de 2023, 14h43min Editado

    Irmão, mesmo maior, não é representante legal de outro.

    Se a mãe não pode assinar documentos relativos ao filho menor, ela outorga uma procuração pública (lavrada em cartório) com poderes específicos ao filho (irmão) maior, para que ele possa praticar tais atos.

    G

    Gbs Terça, 10 de janeiro de 2023, 16h14min

    Ser maior ter casa emprego e etc mas se nao tiver a guarda entao nao podera representar o menor.
    Entao antes da mae ir fazer cirurgia devera fazer uma procuraçao ou passar a guarda provisoria para o irmao.