Vivo com uma pessoa há 12 anos q já tinha 2 filhos. Não fiz reconhecimento de união estável junto ao cartorio. Eu já tinha 1 carro e 1 apartamento antes desse relacionamento. Tivemos 1 filho. Vendi meu carro e apartamento para comprar 1 casa e 1 sitio (está somente no meu nome os 2 imóveis)onde crio e faço pequenas produções p subsistência, pois sempre foi meu sonho. Fiz empréstimos p completar essas compras, descontado em folha. Caso ele faleça, eu terei q vender meus bens para dividir com os filhos dele? Agradeço a atenção e a devolutiva.

Respostas

    G

    Gbs Sexta, 03 de fevereiro de 2023, 17h15min

    Nao importa se houve unoao estavel registrado em cartorio. Aquilo que foi adquirido durante a uniao sera partilhado 50% para vc 50% para os herdeiros.
    Ex vc tinha carro casa...que valia 400.000
    Ai vc vendeu e comprou casa e sitio por 400.000. Mas fez emprestimos de 200.000 e hj os imoveis valem 800.000. 400.000 serao partilhados entre vc e os herdeiros do seu companheiro

    E

    Elcio Sábado, 04 de fevereiro de 2023, 13h53min

    Os bens adquiridos onerosamente durante a união se comunicam, no seu caso 50% para cada um, no entanto, caso a senhora comprove que vendeu 1 carro e 1 apartamento para adquirir 1 casa e 1 sitio, será considerado uma sub-rogação (substituição), portanto, a casa e o sítio permanecem como bens particulares da senhora.

    Na hipótese de morte do seu companheiro, esses bens não entrariam na sucessão, assim, os filhos dele não teriam direito.

    O empréstimo foi feito antes da união?

    G

    Gbs Sábado, 04 de fevereiro de 2023, 14h25min

    Elcio!
    Eu já tinha 1 carro e 1 apartamento antes desse relacionamento. Tivemos 1 filho. Vendi meu carro e apartamento para comprar 1 casa e 1 sitio

    Fiz empréstimos p completar essas compras, descontado em folha

    Fez emprestimos qd ja vivia na uniao estavel.
    Asubrrogação vai ate compra dos imoveis...a partir dai td que foi acrescido entrara na partilha.

    E

    Elcio Sábado, 04 de fevereiro de 2023, 14h51min

    ISS//

    Sim, mas os filhos dele teriam direito somente sobre a meação do pai (referente ao empréstimo)

    G

    Gbs Sábado, 04 de fevereiro de 2023, 14h53min

    Sim foi o que eu disse a partir do financiamento...td que foi acrescido sera partilhado com os filho do pai.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.