G

    Gbs Quinta, 16 de fevereiro de 2023, 12h45min

    So qd completar 18 e neste caso so por meio de açao judicial.

    H

    Hen_BH Quinta, 16 de fevereiro de 2023, 14h44min

    O que é que você quer dizer com "retirar o sobrenome" do pai?

    Simplesmente excluir de seu nome o sobrenome paterno? Ou afastar a condição paterna e retirá-la de sua certidão, fazendo-o deixar de ser seu pai?

    Se for o primeiro caso, o colega já orientou.

    ?

    Desconhecido Quinta, 16 de fevereiro de 2023, 14h49min

    Bom, no caso, eu queria realmente cortar qualquer relação que ele tenha de parentesco comigo, no momento apenas retirar o sobrenome dele do meu nome completo, mas se eu pudesse também retirar da certidão, gostaria que pudesse me esclarecer, por favor!

    ?

    Desconhecido Quinta, 16 de fevereiro de 2023, 14h50min

    Obrigada por me responderem é me esclarecerem!

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 01 de março de 2023, 13h29min

    Kailany,

    Excluir a paternidade/filiação não é possível. Mas é possível, mesmo sendo ainda menor (bastando ser assistida por sua mãe), requerer judicialmente a exclusão do sobrenome paterno do seu nome, através de Ação de Retificação de Registro Civil.

    Luciana Zoudine
    OAB/SP 135.152
    Advogada especialista em alteração de nomes