Achei um celular na rua a 17 semanas atrás e logo em seguida vendi para um conhecido próximo meu, informei que era um celular achado na rua e que so estava vendendo para comprar uma coisa que minha filha estava precisando. Agora ele recebeu uma intimação para comparecer na delegacia civil e a polícia levou o celular. Como ele me conhece veio na minha casa informar o que tinha acontecido e falou que o delegado disse que era bom eu ir com eles na delegacia, porem eu não recebi nenhuma intimação nem nada ! O que devo fazer ?

Respostas

    G

    Gbs Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 13h50min

    Pois é aquele ditado de que : achado não é roubado" é so uma lenda.
    Tudo que é achado deve ser entregue para o proprietario ou para autoridade policial.
    conduta de se apropriar de bem perdido ou esquecido pelo dono, sem devolvê-lo ou entregá-lo às autoridades em 15 dias, conforme artigo 169, II do mencionado código, configura o crime de apropriação de coisa achada, que tem previsão de pena de até 1 ano de detenção e multa.
    Vc vai ter que se virar...vai devolver ao seu primo o que ele te pagou e ele devolve para quem ele vendeu.

    H

    Hen_BH Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 14h17min

    Pois é! Você responde, em tese, pela apropriação, e o seu conhecido por receptação.