Ola, preciso receber uma doacao de mais de 10.000 Euros do meu pai que mora na Italia e nao è brasileiro nem tem CPF. Eu sou estrangeiro residente no Brasil. Com esse dinheiro eu quero fazer um investimento no Tesouro Direto.

Queria saber se preciso fazer essa movimentacao obrigatoriamente pelo Banco Central do Brasil e qual seria eventualmente o procedimento para isso ou então se posso utilizar uma simples remessa com ordem de pagamento do Exterior vindo da conta do meu pai para a minha conta corrente no Brasil, usando a finaliade de manutencao de residente.

Esse procedimento de manutenção de residente pelo menos è o procedimento que me indicou o banco do brasil, mas eles nao souberam me dar informacoes detalhadas porque eles nao tem um telefone de atendimento no setor de cambio, so fui atendido pelo chat do app do banco do brasil e entao estou com medo que a ordem de pagamento fique retida em algum lugar com consequente gasto de taxas etcetera.

Queria entender exatamente qual seria a melhor forma pra fazer essa transacao e quais documentos preciso ter antes de fazer essa transacao. Muito obrigado!

Respostas

    G

    Gbs Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 13h44min

    Procure pessoalmente o posto da receita federal.

    ?

    Desconhecido Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 13h47min

    Oi amigo obg mas posto da receita federal? Desculpe mas eu li varias pessoas dizendo outras coisas e ningurm falou em procurar posto da receita federal, eu estou so precisando entender como fazer a transacao, a Refeita federal acho q nao ajude com cambio, estou enganado?

    G

    Gbs Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 14h08min

    Tudo que diz respeito a transaçoes envolvendo remessas de dinheiro seja de entrada ou saida do Brasil passa pela receita...entao procure a receita federal e eles vao te orientar qual melhor forma de receber e o quanto pagara de tributos se for o caso.

    ?

    Desconhecido Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 14h11min

    Amigo eu ja sei quanto tributos, eu procuro entender a forma de fazer a operacao, onde eu moro nao tem posto da receita federal proximo, deveria ir pra capital, eu procuro informacoes para entender como fazer a operacao, os impostos sao isentos, so tem ITCMD pra pagar mas ta suspenso pelo STF desde abril 2021 ppr agora, agradeco mas procuro informacao sobre como fazer a transferebcia e se preciso envolver o banco central ou nao

    G

    Gbs Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 14h13min

    Faça o que as tais pessoas te disseram.
    "Desculpe mas eu li varias pessoas dizendo outras coisas e ningurm falou em procurar posto da receita federal,"

    ?

    Desconhecido Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 14h14min

    As perguntas que eu li sao velhas de 10 anos, nao posso fazer isso, procuro aqui alguem que saiba como fazer hoje em dia.

    G

    Gbs Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 14h21min

    A resposta vc ja teve. Qual a dificuldade de procurar o posto da RF?

    ?

    Desconhecido Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 14h36min

    eu moro ha uns 40km da cidade e trabalho com home office, tenho plantoes de segunda a sexta, fica extremamente dificil pra mim pq ainda tenho problemas de saude pessoais e tambem tenho um rottweiller com epilepsia que precisa de cuidados constantes e eu nao tenho com quem deixar entao resolvi vir aqui e pedir ajuda de alguem, inclusive posso contratar alguem pra me ajudar com isso se for o caso!

    G

    Gbs Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 14h43min

    Entao procure alguem ai na sua cidade passe uma procuração para ela te representar.

    ?

    Desconhecido Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 14h48min

    Entao amigo, com certeza existem pessoas que sabem como realizar essa transacao, por isso eu escrevi aqui, depois se for o caso quando alguem me responder eu vou poder contratar essa pessoa pra me ajudar, mas por enquanto fico no aguardo de alguem que me responda demostrando saber do assunto

    G

    Gbs Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 14h54min

    Ta doidinho para cair em golpe.
    Mas tem outra opçao va ate a agencia do BB e fale com o gerente.

    ?

    Desconhecido Quarta, 22 de fevereiro de 2023, 15h01min

    Ah sim aqui teria golpistas? entendi, obrigado por me dizer. Bom, eu falei com a gerente do BB mas nao soube me dar uma resposta completa, se estiver falando de uma transferencia de um valor menor tudo bem, mas por se tratar de um valor alto eu queria algum advogado ou contador pra me ajudar, mas td bem obrigado por me alertar, vou ver aqui se as pessoas irao me responder algo