Meu pai vai ser internado por conta do alcoolismo e precisaremos ter acesso a conta bancária para arcar com os custos da internação, minha mãe por ser casada com ele ou eu por ser filha podemos ter acesso com o laudo da internação? E ele precisará ser afastado pelo inss, no caso eu posso ir a perícia por ele apresentar o laudo da internação?

Respostas

    H

    Hen_BH Segunda, 27 de fevereiro de 2023, 18h13min Editado

    O simples fato de serem mulher e filha dele não dá acesso à conta bancária dele.

    Há duas circunstâncias possíveis em questão:

    1 - ele é lúcido e está em perfeito gozo das faculdades mentais (o que não parece ser o caso, por conta do alcoolismo). Nesse caso basta que ele outorgue uma procuração a qualquer das duas para movimentar a conta.

    2 - ele é incapaz e não pode gerir a própria vida, por falta de condições mentais para tanto. Nesse caso deverá passar por um processo de curatela (interdição) e uma das duas (você ou a sua mãe) poderá ser nomeada curadora com poderes de acesso à conta.

    Quanto ao INSS, a perícia, como se intui do nome, é ato médico de exame pessoal e físico do enfermo, não bastando mera apresentação de laudo.

    Nesse caso, há a possibilidade de que o exame pericial possa ser feito onde o periciando se encontra internado.

    Informe-se no INSS.

  • -1
    G

    Gbs Segunda, 27 de fevereiro de 2023, 18h17min

    Tem cartao com senha? Conta conjunta?