Como faço para retirar meu primeiro nome, não gosto dele, na infância sempre foi motivos de piadas e nem meu pai sabe falar esse nome. Também gostaria de acrescentar um sobrenome que minha família materna tem e eu sou a única que não tenho.

Respostas

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 01 de março de 2023, 13h11min

    Luana,

    Você pode excluir/alterar o seu primeiro prenome da forma que desejar, e pode também incluir um sobrenome materno, diretamente no registro civil. Se houver recusa ou imposição de maiores dificuldades por parte do cartório, daí você poderá pedir estas alterações judicialmente, através de Ação de Retificação de Registro Civil, que é ação rápida e acessível.

    Luciana Zoudine
    OAB/SP 135.152
    Advogada especialista em alteração de nomes

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 02 de março de 2023, 16h04min

    LUANA

    É possível requerer as duas alterações em uma única Ação de Retificação de Registro Civil (que é um processo eletrônico digital 100% online feito por advogado e julgado por juiz estadual). Não tem audiência e demora somente 3 meses. O próprio advogado providencia a documentação necessária para o processo. Não podemos informar mais detalhes por aqui.

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado de Alteração de Nomes e Sobrenomes