Boa tarde. Meu filho passou em um Colégio, porém não consegui ter acesso ao ser chamado para matrícula, já que passou além das vagas. Porém um candidato que passou depois dele está matriculado. Caberia nesta situação o Mandado de segurança para garantir a matrícula do meu filho mesmo tardia? Pergunto isso pois é o sonho do meu filho estudar neste Colégio. Agradeço quem puder me ajudar.

Respostas

  • -1
    H

    Hen_BH Quarta, 01 de março de 2023, 14h39min Editado

    Não sabemos a razão de esse fato ter ocorrido.

    O que deve fazer antes de pensar em processo e saber junto à escola o porque da situação.

    ?

    Desconhecido Quarta, 01 de março de 2023, 15h53min

    Desculpe, esqueci de mensionar que é um Colégio Militar, onde para entrar há o concurso público. A escola respondeu que o prazo ara matrícula já passou e nada poderia fazer. Que eu perdi o prazo de matricula q foram 48 horas. Eu posso recorrer? Tenho chance de conseguir matricular ele?

    H

    Hen_BH Quarta, 01 de março de 2023, 16h55min

    Sua história está solta.

    Quantos alunos excedentes foram chamados para a matrícula? Apenas esse que você disse que está matriculado? Ou há outros excedentes também matriculados?

    Seu filho, mesmo sendo excedente, foi de algum modo convocado para realizar matrícula (carta, telegrama, e-mail)? Qual é a forma de convocação dos alunos prevista no edital? Esse prazo de 48 horas está previsto onde?

    Conte a história toda.

    ?

    Desconhecido Quarta, 01 de março de 2023, 17h32min

    Fui na Instituição e falaram que chamaram até o 64. Chamaram só pelo site mesmo. Em nenhum momento recebi carta, email ou telefonema. Eles alegam que eu deveria ter acompanhado o Edital. Mas realmente não sabia que chamariam excedentes. Quando coloco o nome completo do meu filho em lugar nenhum aparece esse chamamento no Google e quando clico no link de convocados do site do Colégio, abre a mesma página. Isto é, não aparece essa listagem. Não sei se tiraram do site. Enfim, fui na Instituição e deu a entender que ligaram somente para os 30 primeiros e os reservas eles só publicaram no site, porém não acho essa publicação com o nome do meu filho. Mas na Instituição confirmaram que ele foi um dos primeiros convocados.

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de março de 2023, 10h16min

    Será que caberia recurso ou realmente ele não tem como recuperar essa vaga?
    Porque cabendo a chance de ele recuperar essa vaga eu gostaria de um advogado(a) aqui do RJ para me fazer uma proposta.

    G

    Gbs Quinta, 02 de março de 2023, 10h44min

    Advgado existem centenas...ai onde vc residem

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de março de 2023, 11h45min

    Sim, existem. Mas não sei se precisaria ser um advogado especializado em concursos. Não entendo muito o que poderia ser feito ou se algo poderia ser feito. Resido no Centro do RJ.

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de março de 2023, 12h28min

    Algum advogado (a) do RJ poderia pegar o meu caso?

    H

    Hen_BH Quinta, 02 de março de 2023, 13h00min

    Procure a OAB/RJ e lá lhe será indicado um profissional.

    G

    Gbs Quinta, 02 de março de 2023, 13h21min

    Qualquer advogado...é capaz de fazer um pedido via judicial...um advogado normalmente coloca na fachada do escritorio
    Civel, trabalhista, previdenciário...um civel resolve...e ele ira analisar edital e demais doc...

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de março de 2023, 14h08min

    Está bem. Muito obrigada! Gratidão!