Olá boa tarde a todos os navegadores do site, gostaria de agradecer a participação de todos que contribuíram de uma forma ou de outra no debate que apresentei anteriormente, e venho não com um novo mas o memo debate sobre divídas e começo perguntando a todos se é justo que uma pessoa compre atrase e quando cobrado pelo dono da loja ou mesmo uma empresa de cobrança e sem abusos,e que se recuse a pagar dizendo que reclamará no procon pois acha que deve pagar quando puder e se quiser, e na maioria das vezes tem acontecido o seguinte depois dos 05 anos do nome no SPC ou Serasa que tem por obrigação de sair do cadastro estas mesmas pessoas continuam fazendo a mesma coisa ou seja dando calote e o pior que não podemos chamá-los assim e sim de inadiplentes,e mesmo quando procuramos a justiça para resolver se não for no tempo hábil para pequenas causas que é mais barato os valores ficam tão altos para protestar estes titúlos que os comerciantes acabam desistindo de cobrar estas divídas digo de valores por exemplo R$200,00 na qual fica mais ou menos R$120,00 as custas para protestar mais as despesas do advogado,ou seja pela matemática se tudo der certo e o caro advogado cobrar os simples 20% de honorários receberei no final R$40,00 de uma divída de R$200,00 até entendo que é lucro talvez não receberia nada se não ajuizasse a divída, mas qual a garantia de recebr esta divída? quem protege o comerciante que as vezes passa de 12 a 14 horas em pé no seu comércio e nem quando vai para casa descansa por que tem uma fatura a pagar no outro dia tem limite de cheque vencendo e por aí vai tantas preocupações sei que alguns pode até dizer são os riscos do comércio, mas por quê o nosso comércio está assim, falta de leis? acredito que não. falta do comerciante? também acho que não, na minha opinião é falta de respeito e amor ao próximo pois a mesma lei que defende o interesse de um defende o interesse do outro, habilidades do advogado que soube argumentar mais o drama do cliente que tem pagar e colocou o comerciante como um carrasco que so quer saber de lucro? não entendo nada disso sei que está situação está difícil no nosso país e vós caros advogados que muitos vezes são taxados de muitos adjetivos que não merecem tenho certeza que poderiam apontar este caminho ao congresso para solucionar o problema só que leis e medidas que executem as pessoas por não pagar suas contas podem fazer alguns perderem votos, é isso aí se quiserem opinar fiquem a vontade acho que vou acabar por estudar Direito se com isso eu puder contribuir com a justiça de uma certa forma ainda que como uma voz solitária e olha que sempre procuro advogaos para copnsultar e resolver alguma coisa tenho uma cunhada euq é advogada e admiro a profissão, abraços para todos.

Respostas

    ?

    angelica Domingo, 20 de fevereiro de 2005, 20h49min

    Caro Márcio, entendo a sua indignação, pois sou advogada e o meu marido é autônomo como você... infelizmente é isso mesmo q você está dizendo: para receber as dívidas o comerciante enfrenta uma verdadeira via crucis e, ao final, ainda corre o risco de só ter perdido tempo (e dinheiro, pq ninguém contrata advogado de graça...). Enquanto os legisladores não inventarem um Código de Defesa do Comerciante, teremos q ter paciência, e tomar medidas preventivas, tais como exigir fiador, ou impor limite ao cliente, impor aprovação de cadastro, etc... Boa sorte p você!

    ?

    Alessandro Quinta, 24 de fevereiro de 2005, 11h32min

    Eu entendo esse problema e a questão é realmente complicada...principalmente tendo em vista os valores dos títulos..a sugestão seria repassar isso a um empresa de factoring que ira lhe cobrar uma média de 4% do valor do título, ou repassar a uma empresa de cobrança negociando os honorários. Qualquer dúvida, escreva.