Nepotismo de acordo com a súmula nº 13

Há 17 anos ·
Link

Somos 3 (três) irmãos concursados na Unimontes- Universidade Estadual de Montes Claros, fomos nomeados pelo Reitor que não é nosso parente em grau nenhum, para função gratificada sendo que dois trabalham no campus ligados diretamente ao Reitor e eu trabalho no Hospital Universitário, nenhum é chefe do outro. Pergunto: é nepotismo? Porque?

2 Respostas
Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 17 anos ·
Link

Conforme já escrevi inúmeras vezes, reclamando que não se deve abrir novo debate se o tema já está sendo objeto de tantos outros, EU não vejo nepotismo nesse caso, MAS QUEM SOU EU?

Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 17 anos ·
Link

Li hoje: Regra confusa Procuradoria faz consulta sobre súmula do nepotismo A Súmula Vinculante 13, que veta o nepotismo, está sendo aplicada de forma diferenciada pelo Poder Público do país. Por isso, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para que tire as dúvidas de interpretação sobre a súmula.

O procurador lembra que a PGR tem obrigação de fiscalizar a aplicação da norma. Por isso, “é fundamental que o Ministério Público tenha conhecimento dos parâmetros precisos de sua compreensão para que possa exercer com segurança as suas atribuições”. Com esse argumento, Antonio Fernando pede ao STF que defina precisamente o que é nepotismo para unificar a aplicação.

O pedido foi feito na Reclamação contra o ato da Comissão Diretora do Senado Federal. Como exemplo, Antonio Fernando Souza cita confusões envolvendo as funções de confiança e cargos em comissão.

Outra dúvida do procurador surgiu a partir do entendimento que se tem dado à expressão “mesma pessoa jurídica” como ente federal em sua totalidade. Isso tem gerado assimetrias “a alcançar situações que substancialmente não configuram nepotismo”, diz o procurador.

O vínculo conjugal ou parentesco com autoridade já aposentados é outra questão a ser resolvida. Ele também está em dúvida sobre o casamento de funcionário depois que a autoridade tomou posse. O esclarecimento desses pontos contribui “para aprimorar a concretização dos comandos nela inseridos”, diz.

O ato sobre o nepotismo foi revogado pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RS), logo depois que a Reclamação chegou ao STF.

Rcl 6.838

Revista Consultor Jurídico, 28 de novembro de 2008

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos