O que fazer quando o pai não busca a criança para a visita?

Há 17 anos ·
Link

Minha filha tem 10 anos,e fazia 8 meses que o pai não visitava,pois entramos em um acordo onde ele viria buscar a criança ao meio-dia do domingo e entregaria ao meio dia da segunda feira. Como minha filha relutou chorou disse que não queria ir,meu advogado orientou que meu marido intervisse e conversasse com opai para ele convece-la a ir dizendo que deixaria os dois a sos para a conversa..... o pai não quis conversar com a criança foi embora e não apareceu no dia que teria para vir busca-la... sem dar satisfações alguma sem ao menos saber da criança...O que fazer neste caso???

13 Respostas
[email protected]
Há 17 anos ·
Link

Se a menina com 10 anos não quer saber dele, pq. você quer que ela vá com ela contra a vontade dela?

Não entendi!

[email protected]
Há 17 anos ·
Link

Você quer propor uma ação para obrigar sua filha a querer ficar com o pai. Ou uma açao para obrigar sua filha a ir com o pai sem que ela queira!...

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

não é isso... não soube me expressar... eu quero saber se vai acarretar algum problema para juridico mim se ela não quiser ir.... ELE diz que eu não deixo ela ir... e faz todo esse jogo por uma unica razão... não pagar a pensão.... e não está pagando faz 6 meses.... agradeço pela resposta...

ANDREA NADJIEDA
Há 17 anos ·
Link

Querida, não há como obrigar o pai a ficar com a menina, porém vc. pode executar a pensão além de entrar com uma ação de abandono material, permanecendo a inercia do pai. Pode tambem propor uma ação por abandono moral.

O professor Álvaro Villaça Azevedo considera que “o descaso entre pais e filhos é algo que merece punição, é abandono moral grave, que precisa merecer severa atuação do Poder Judiciário, para que se preserve não o amor ou a obrigação de amar, o que seria impossível, mas a responsabilidade ante o descumprimento do dever de cuidar, que causa o trauma moral da rejeição e da indiferença” (Jornal do Advogado – OAB/SP – n° 289, dez/2004, p. 14).

Abraços,

Andrea Nadjieda

[email protected]
Há 17 anos ·
Link

Entendi,

Como dito acima, razão assiste a colega.

Agora o fato de "ele não querer ver sua filha ou sua filha não querer i r com ele", não tem ligação com a pensão.

Pagar alimento = Dever Visitar a filha = Direito.

Mesmo ele não pagando pensão tem direito a ver a filha.

Clê
Há 17 anos ·
Link

Ou mesmo não visitando a filha tem o dever de pagar a pensaõ. É um direito da filha e é irrenunciavel e indisponível vez que trata-se de filho menor.

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

obrigado pelas respostas.... vcs são nota 1000!!!

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

mesmo assim ainda continuo com uma duvida.... Sandra vc não respondeu a minha duvida que é a seguinte: O pai pode entrar com algum recurso,processo jurídico contra a minha pessoa por que a filha não quer ir visitá-lo??? esta é a minha duvida! quanto aos direitos e deveres dele eu sei e ele também sabe, o meu advogado já entrou com execução no processo de alimentos,mas faz seis meses já... até quanto tempo pode demorar para ele ser citado ou preso ou efetuar os pagamentos?? vez que desde quando entrei com pedido juicial ele não pagou nenhuma pensão.... grata....

Felippe Mendonça
Há 17 anos ·
Link

Acho mais prudente você ser mais rápida no gatilho. Essa será a defesa dele. Em caso parecido (a mãe pedindo liminarmente que o pai seja proibido de ver a filha, pois essa não quer vê-lo - suspeitas de assédio sexual existentes - e o pai pedindo busca e apreensão da menor), a diferença de dois dias na distribuição dos feitos foi determinante. Lembre-se que todo o judiciário se preocupará apenas com o bem estar da sua filha. Ela falar que não quer ver o pai é fator suficiente para o juiz impedí-lo. Mas, um bom juiz, vai tentar covencê-la da importância da convivência paterna. Espero ter ajudado atenciosamente Felippe Mendonça

Imagem de perfil de Romeu Agostinho Santomauro
Romeu Agostinho Santomauro
Há 17 anos ·
Link

Corretíssima sua orientação, Dr. Felippe! Eu acrescentaria a lição dos antigos jurisconsultos romanos: "Dormientibus non sucurrit Jus"! Fraterno abraço. Romeu Agostinho.

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

muito obrigado Dr felippe!!! minhas duvidas agora sim ficaram esclarecidas... como disse vcs são nota mil!! obrigadissímo!!!!

Felippe Mendonça
Há 17 anos ·
Link

Estou à disposição atenciosamente Felippe Mendonça

[email protected]
Há 17 anos ·
Link

Ops. Aidan bem que resolveram sua dúvida, fiquei um tempo sem postar neste tópico...

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos