Meu cachorro fugiu
Gostaria de uma ajudinha de vocês por favor, minha vizinha tem uma filha que aos seus 9 p 10anos foi atacada pelo cachorro do pai, isso ela desencadeou um pânico e traumas por medo de cachorro, ok super respeito e compreendo o caso. Porém em minha casa temos 3 cachorros somos vizinhos dela e ela sempre andou livremente na rua mesmo com medo. Meu cachorros vivem no quintal e dentro de casa, meu portão é alto 2metros e não há como o cachorro pular nem atacar ninguém. Porém 1 dias nesses 5 anos, alguém passou e achou que fechou o portão e ficou aberto. Essa pré adolescente chegou da escola e meu cachorro latiu empurrou o portão e ele abriu, o cachorro automaticamente foi para a rua. E ela se assustou. Ele não há atacou assim disse a avó dela, mais ficou a cheirando e a arrodeando. Não pulou nem nada. Só que agora minha vizinha a mãe da adolescente diz que por conta do ocorrido tenho que levantar meu muro e fechar meu portão ou trocá-lo por um fechado porque a filha não quer sair de casa, não suporta nem ver o cachorro, que a menina tinha melhorado do trauma e agora piorou e não quem nem ir para a escola. Porque ver o cachorro no portão não consegue nem andar no beco. Como posso proceder a isso? Ela pode fazer esse tipo de exigência sobre minha casa. Há 13 anos moro aqui e isso nunca ocorreu foi uma eventualidade.
Exatamente.
São dois pontos distintos mas interligados.
O primeiro é que o dono do animal deve manter cautela e vigilância para que ele não venha a causar danos a terceiros. Isso inclusive está na lei.
Não falo do trauma da moça, mas vai que ele se estresse e ataque alguém na rua...
Então tenha a diligência de evitar que ele fuja para a rua novamente, até mesmo para evitar seja atropelado.
O segundo é que se a moça tem esse nível de fobia/trauma, ela deve buscar ajuda profissional ou intensificar a já eventualmente em curso.
Imagine alguém que na infância tenha sido atropelado, e tenha trauma de veículos. Como fará para sair à rua?