Minha mãe quer vender a casa sem minha assinatura, pode isso?
Minha mãe quer vender a casa que ela e meu pai construíram (meu pai ja falecido) não concordo com a venda, ela pode vender mesmo sem minha assinatura comprovando a venda?
Obs: sou filha única e tenho um filho.
Veja bem! É absolutamente necessario abertura de inventario, hoje pode sdr feito administrativamente se todos herdeiros forem maiores de idade e houver acordo sobre a partilha, os custos sao os mesmo do inventario judicial a diferença é que sai muiiiito mais rapido aqui na minha cidade sai numa semana no maximo. Eu, aceitaria fazer administrativo partilha 50% venderia e qd a mae falecesse herdaria o que ela deixasse. Brigar no inventarii so é adia o inevitavel e se desgastar atoa.
Prezada, há processo de inventário em curso? Se não, o que te impede de ingressar com este processo? Insta ressaltar que, conforme resposta acima, se esta casa for o único bem imóvel a ser partilhado, nada impede da sua mãe morar até o fim da vida. Entretanto, isso não é impedimento para o ingresso de um processo de inventário. Vale lembrar que no caso em tela, tem a obrigatoriedade do ITCMD, pelo qual tem como fato gerador do imposto a morte de seu pai. Para maiores informações contrate um advogado. À disposição.
Em nenhum momento disse que a casa é só dela, ELA E MEU PAI CONSTRUÍRAM A CASA JUNTOS. Não há inventário nenhum, a questão que acredito eu que talvez você seja um pouco ruim de interpretação é; ela não quer morar na casa, ela quer vender e eu não concordo pois pra mim a casa tem um valor sentimental imenso, sendo eu e ela as únicas herdeiras.
A pessoa vem tirar dúvidas DE GRAÇA e ainda ofende quem responde chamando de "ruim de interpretação"?? É isso mesmo??
Parece que quem é rulm de interpretação é você.
Além de a reposta dada estar claramente correta, foi expressamente utilizada a condicionante "SE" ao menos duas vezes, com claro intuito de distinção.
"SE a casa é só dela" ocorre uma situação;
"SE a casa também pertencia ao seu pai" ocorre outra situação.
Ficou claro agora?
Quando se menciona "existe testamento?" , tenho a imensa certeza de que nem sabe o que é isto. Quando se ingressa com inventário judicial o juiz exige uma série de documentos, um deles é a certidão negativa de testamento. Como você é herdeira do quinhão deixado por sua mãe, já deveria ter VOCÊ MESMA INGRESSADO COM UM PROCESSO DE INVENTÁRIO. Sobre a sua resposta MAL CRIADA EXIJO IMENSO RESPEITO!!!!! É tanta ignorância que a pessoa sequer sabe o que é ITCMD e nem imagina o arrombo que isso pode ser.
Testamento: Testamento é a manifestação de última vontade pelo qual um indivíduo dispõe, para depois da morte, em todo ou uma parte de seus bens. Então sim, meu caro, eu sei! ITCMD: Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos deve ser pago por quem recebe bens ou direitos, por herança ou doação. Também sei, e se não me engano chega a ser mais ou menos 4%.
Mas voltando o assunto em questão o "quinhão" como o senhor mesmo diz não foi deixado por minha mãe e sim por meu pai (apenas uma correção). Mas enfim, dadas as respostas sobre minha breve pergunta, desde já agradeço!