SOU ALUNO DA PUC-MINAS E SURGIU UMA DISCUSÃO NO CAMPUS, SOBRE A POSSIBILIDADE DE UM ADVOGADO QUE NÃO ASSINA CARTEIRA DE SEU EMPREGADO SER PUNIDO PELO ESTATUTO DA OAB OU CODIGO DE DISCIPLINA E ÉTICA, PELO FATO DE NÃO ASSINAR A CARTEIRA. MAS PERCEBA ELE CONTRATOU O EMPREGADO, MAS ENQUANTO EMPREGADOR ELE NÃO ESTA COMO ADVOGADO, MAS COMO QUALQUER OUTA PESSOA, A ORDEM PODERÁ PUNILO POR ISSO, MESMO NÃO TENDO AGIDO COMO PROFISSIONAL (ADVOGADO)?

Respostas

    D

    DEONISIO ROCHA Sexta, 07 de novembro de 2008, 21h22min

    Existem diversas formas de contratação de empregados. Nesta seara, entendo que não se aplica o código de ética da OAB, mas sim, as leis trabalhistas.
    Ou seja, se o empregado se achar prejudicado, reclamada perante a justiça trabalhista os seus direitos.
    O fato de não registrar o empregado, não constitui, a meu ver, falta de ética do advogado perante o Estatuto, s.m.j.

    Abraços

    Deonisio Rocha
    [email protected]
    http://drdeonisiorocha.blogspot.com/