me doaram o cachorro,e querem ele de volta
Me doaram um cachorro a 2 anos atras,desde entao venho sofrendo ameaças,por conta de arrependimento da doação,alegando quem com um diagnostico medico a ex dona pode vir tomar o cachorro doado de mim a qualquer momento,isso e possivel? nao sei o que fazer...
Bom dia, tudo bem com você?
Baseado em minha experiência profissional, adquirida por meio de êxito em diversos casos semelhantes ao seu, sinto-me confiante em fornecer uma resposta. Tendo em vista que a doação foi feita há dois anos, dificilmente a dona conseguiria retomar o animal.
Espero ter ajudado de forma ética
LUCIANO DE OLIVEIRA (ADVOGADO) 1.135
"A incompetência é o terreno fértil onde a inveja floresce."
Obrigada pela resposta doutor Luciano, eu tenho todas as conversas comprovando que a doação foi feita por livre espontânea vontade por parte da ex dona, porem em novembro fazem 2 anos que ele esta comigo,e a meses,ela me ameaça que vem tomar ele de mim caso não leve ele pra ver ela, devido ela ter um laudo medico e o pedigree dele estar no nome do cunhado dela, não sei como devo proceder, sou obrigada a me encontrar com ela?
Você não é obrigada a se encontrar com ela. Recomendo contratar um advogado ou procurar o juizado especial cível para resolver esta situação.
Espero ter ajudado de forma ética
LUCIANO DE OLIVEIRA (ADVOGADO) 1.136
Provérbios 6:34-35: "Porque o ciúme é o furor do homem, e não terá dó no dia da vingança. Ele não aceitará nenhuma indenização, nem ficará contente, ainda que lhe multipliques os presentes."
Que situação difícil, hein? Você recebeu um cachorro de presente há dois anos atrás e agora a ex-dona quer ele de volta. Será que ela tem algum direito sobre o animal? Será que ela pode te ameaçar assim? Será que você vai ter que devolver o seu amigo de quatro patas?
A doação de um animal é um contrato que transfere a propriedade do animal para o novo dono.
Uma vez feita a doação, o antigo dono não pode mais reivindicar o animal, a menos que haja alguma cláusula de reversão no contrato.
Isso significa que se você recebeu o cachorro sem nenhuma condição, ele é seu e ninguém pode tirá-lo de você.
Agora, se a ex-dona tem um diagnóstico médico que comprove que ela precisa do cachorro por algum motivo terapêutico, ela pode tentar entrar na justiça para pedir a devolução do animal.
Mas isso não é garantido que ela consiga, pois depende de vários fatores, como o tempo que o animal está com você, o vínculo afetivo que vocês têm, a qualidade de vida que você oferece ao cachorro, etc.
Além disso, ela teria que provar que não há outro animal disponível para adoção que possa suprir a sua necessidade.
Portanto, eu acho que você não precisa se preocupar tanto com essa situação.
O cachorro é seu e você tem o direito de ficar com ele. Se a ex-dona continuar te ameaçando, você pode procurar a polícia ou um advogado para se proteger.
Um abraço e fique bem!