Por gentileza alguém me oriente o que fazer...

Contratei um advogado no dia 24/03, (segunda feira) pra defender meu filho que tinha sido preso no dia 22/03 (sexta pra sábado). O advogado não fez nada só foi dar entrada na defesa dia 03/06, ou seja, 71 dias depois que o contratei. Agora que peguei a cópia do processo descobri que o Juiz tinha citado pra fazer a defesa no dia 11/04 e deu dez dias ou seja, pra fazer a defesa até 21/04 e ele só foi entrar com a defesa 43 dias depois que terminou o prazo estipulado pelo Juiz. Aceitei o valor que ele me pediu, e adiantei na hora o valor que ele pediu adiantado.

No dia 24/03, (segunda feira) contratei um Advogado, para defender meu filho de 24 anos, que mora em cidade (1) no interior da Bahia e trabalha de Moto-Taxi, o qual tinha sido preso no dia 22/03 (sexta pra sábado) em cidade (2) próxima a que ele mora, ele tinha ido buscar um passageiro em cidade (3) e ao retornar passando por cidade (2) já na saída foram parados e o passageiro portava maconha, desde o inicio que o passageiro assumiu tudo dizendo que meu filho não sabia de nada. Mas a moto tava com IPVA atrazado sem painel, e seta quebrada. O advogado me pediu que providenciasse testemunhas e um adiantamento do valor combinado, fui ao Bradesco e transferi pra conta dele o valor que ele pediu. Consegui 11 testemunhas entre moto taxistas, comerciantes e dois vereadores, inclusive o presidente da associação dos moto taxistas era um deles. Tive o auxilio dele pra conseguir deste ultimo. Toda papelada foi entregue ao Advogado no dia 28/03(sexta-feira) e ele me disse que iria dar entrada no dia 31/03 ou seja segunda feira, como moro no Goiás e trabalho com vendas externas e já estava com quase 6 meses viajando, combinei com ele de ficar ligando pra ele ou ele me ligar. Só que na quarta feira 02/04 liguei pra ver e ele me comunicou que ainda não tinha dado entrada, deu umas desculpas e disse que entraria no outro dia. O advogado do outro entrou com o pedido de liberdade provisória no dia 31/03 (segunda feira). Quando liguei pra ele novamente ele disse que o Juiz tinha indeferido o pedido de liberdade provisória do outro e que não adiantava ele entrar por que o Juiz iria indeferir o dele também, (só que me disseram que os casos dos dois era diferente porque o outro era réu confesso e maior de idade.) Ai ele disse que era melhor esperar pra na hora que o Juiz fosse ouvir meu filho, que ai ele entraria por que ai o Juiz era obrigado a responder na hora, e se ele entrasse antes o Juiz tinha prazo pra dar a resposta e ai iria demorar mais, e que ele estava esperando o momento certo pra não deixar ponta pra trás. Desde então toda vez que eu ligava ele dava uma desculpa e foi me enrolando, só que no dia 30/05 meu genro foi lá no escritório do advogado cobrar dele mais rapidez e o advogado mostrou os papeis pra ele, e disse que estava preparando a defesa, só que meu genro achou estranho por que os papeis estava com carimbo do ministério publico ai meu genro me ligou avisando pra eu ir lá dar uma olhada de perto. Na ida pra lá passei em Posse – Go e procurei um amigo que mora lá e é advogado, resumi mais ou menos a história pra ele, por que ele tinha uma audiência marcada e não podia me ouvir naquela hora perguntei a se era o caso de trocar de advogado e ele me orientou a pressionar o advogado pra ele dar entrada primeiro por que segundo ele tinha prazo pra dar entrada, e não dava tempo de outro advogado tomar pé da situação, que depois que desse entrada na defesa que ai se fosse o caso eu trocar de advogado.
Cheguei lá dia 02/06, e no dia 03/06 ele deu entrada na defesa, no dia 04/06 o Juiz marcou audiência, pra interrogar réus e ouvir testemunhas de defesa e acusação, pra dia 10/06. Depois que o Juiz marcou a audiência ele me disse que iria orientar os dois por que o advogado do outro havia ligado pra ele e pedido para ele orientar o outro também, (por que os dois advogados são amigos, e o que está defendendo o outro mora na mesma cidade (1) que meu filho, e o advogado que contratei mora na cidade (2) em que eles foram presos). Ele me chamou pra ir junto quando ele fosse orientá-los e marcou pra o dia anterior da audiência as 16 horas, só que esperei e ele não apareceu. Já quase no horário da audiência é que encontrei com ele e ele disse que estava indo na cadeia orienta-los, só que não me chamou mais pra ir junto e já foi saindo. (até aquele momento ele nunca tinha falado com meu filho, só tinha cumprimentado ele no dia em que fomos lá pegar assinatura dele na procuração pra defendê-lo). Resultado da audiência é que meu filho foi condenado a cinco anos e uma multa de sete mil reais. Fiquei sabendo da condenação por boca de terceiros por que ele não me comunicou, fui falar com ele, e pedi uma copia do processo, e ele me disse que tinha que recorrer imediato, por que existia um prazo pra recorrer, mandei que ele recorresse, por que o contrato que eu tinha feito com ele era pra ele acompanhar o caso até o final. Ao dar uma olhada no processo é que descobri que o juiz tinha notificado pra fazer a defesa dia 11/04 e estipulou um prazo de 10 dias, e que no termino do prazo “Cumpra-se o que requer o Ministério Publico”. Más não sei o que vem a ser isso. Passados 43 dias depois do termino do prazo é que ele foi dar entrada. Meu filho me falou que quando ele foi orienta-los, só entregou a cópia do depoimento deles na polícia e mandou que eles mantivesse o mesmo depoimento em Juízo, só que no depoimento deles na polícia havia contradição referente à cidade, onde meu filho pegou o passageiro, Meu filho diz ser cidade (3) e o passageiro no inicio diz ser a mesma cidade (3) depois mudou pra cidade (4), e continuou assumindo tudo mas manteve cidade (4) segundo depoimento de um dos policias em juízo. E também o horário que ele saiu de casa não dava tempo de ele ter ido em cidade(4), por que de cidade(1) a cidade(2) tem 50km, de cidade(2) a Cidade(3) só atravessa uma ponte, de cidade(3) a cidade(4) tem 90 km ou seja 140 Km de cidade (1) e o asfalto estava totalmente destruído com buracos, de forma nenhuma daria tempo de ele ter ido em cidade (4) até o horário em eles foram presos,
No inicio, quando o contratei, ele me mostrou os depoimentos dos dois na policia. Eu li, e percebi a contradição, porem, falei com ele, más ele argumentou que o outro falou que havia ligado para meu filho da cidade (4) e não que meu filho tivesse pego ele na cidade (4) que eu pudesse ficar tranqüilo que iria orientar-los diretinho para não haver contradição.

Quando fui reclamar ele disse ter agido certo e que eu pudece procurar Um advogado sério pra confirmar... Ainda falta complementar este ...

Respostas

    L

    luis adv Domingo, 09 de novembro de 2008, 22h03min

    olá amigo. ao analisar precariamente o seu narratorio, digo precariamente pq teria q obter mais informaçoes,possu orientá-lo primeiramente a obter copias de todos esses documentos, inclusive citaçoes e prazos, porque um advogado perder prazo e ATESTADO DE INCOMPETENCIA IMPERDOÁVEL, ainda mais no ambito criminal. De posse destes documentos, revogar a procuraçao e imediatamente procurar outro profissional, denuncia-lo na OAB< protocolar a denuncia, alem de percas e danos pela perda do prazo. O que ele teria que ter entrado naquela hora mesmo, alegando endereço fixo, trabalho fixo, que estava no exercicio de suas funçoes, o caso do ipva é problema com o detran, não é crime, problemas na moto nao é crime, pois nao foi roubada, só estava em desacordo com o contran, codigo de transito. arrolar testemunhas e na mesma noite entrar com Habeas Corpus, naquela noite, atraves de um bom advogado, pois temos plantoes judiciarios para isso. entretando nada foi feito, o negocio e tentar com outro profissional e tentar se ressarcir dos prejuizos com esse profissional, entretando, como observo, de um problema foi criado dois, que é a liberdade do filho e o ressarcimento das custas com esse mau profissional. um abraço e nao desista.

    ?

    E Leal Sábado, 15 de novembro de 2008, 22h06min

    Olá Luiz...
    Obrigado pela sua atenção...
    estou com a copia do processo que pedi a ele e e nessa cópia tem a citação do juiz dando dez dias pra fazer a defesa, mas como não sabia se faltava alguma parte, fui no cartório pra pedir outra cópia só que me comunicaram que o processo ja tinha seguido pra Salvador e não consegui...
    Ele recorreu da sentença o que eu faço agora...
    Quanto tempo eu tenho pra denuncia-lo...
    um abraço que Deus te ilumine e boa sorte...

    ?

    E Leal Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 22h29min

    Depois de uma conversa com ele acabei lhe dando mais uma chance porque ja tinha pago a ele e porque ele tinha recorrido da sentença, ai deixei que ele fizesse a defesa da segunda estância, mais uma vez me decepcionei porque ele não compareceu a audiência nem mandou nem um representante, sendo que a audiencia foi marcada 2 vezes e em nenhuma ele compareceu, a primeira foi porque os magistrados estavão de recesso e não aconteceu, mas o advogado do passageiro compareceu as duas vezes, sendo que no dia anterior a audiência liguei pra ele e lhe avisei da data, me atendeu bem na hora mas nem me ligou pra dar uma satisfação por não ter comparecido. E o resultado é que foi indeferido.

    A pergunta que deixo no ar é se depois disso tudo se ainda existe algum recurso que possa entrar pra ajudar meu filho.
    Se alguem tiver a generosidade de me responder ficarei muito grato...
    O mais boa sorte a todos.

    D

    Dr. Rafael Santos de Oliveira Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 12h08min

    Caro Leal, se realmente existem provas inequívocas acerca da inocência de seu filho, e que a condenação se deu por conta de um juízo de valor questionável em relação à mencionadas provas e se o colega não usou de todos os apnágios necessários à efetivação de uma boa defesa, existe ainda a possibilidade de interposição de um Recurso de Revisão Criminal no tribunal de Justiça de seu Estado, já antecipo que não há garantia de provimento favorável, entretanto é uma hipótese a ser levada em conta!

    Coloco-me a disposição para demais esclarecimento.

    Att.

    Rafael S. Oliveira
    Advogado em MT