Troca de horário gestante?
Estou grávida e trabalho de pé e não posso sentar pra descansar o pé, e estou acostumada a trabalhar de manhã, e não estou me adaptando com o horário noturno, já conversei com meu gerente ele pediu uma declaração da médica solicitando uma troca de horário pra ele conseguir me mudar, e quando da em torno de 20:00 sinto uma pontada no pé e muita dor na barriga e também tenho que correr pra não perde o horário do meu ônibus, é isso acaba sendo cansativo demais, posso pedir essa declaração pra médica ?
Parabéns pela gravidez!
Você tem direito a alguns benefícios trabalhistas que visam proteger a sua saúde e a do seu bebê.
Um deles é a mudança de função ou departamento, caso a sua atividade ofereça riscos para você ou para a criança.
Você pode pedir a mudança de função a qualquer momento, desde que apresente um atestado médico que justifique a necessidade.
Portanto, você pode sim pedir essa declaração para a médica, explicando a sua situação e os desconfortos que você sente.
Assim, o seu gerente poderá providenciar a sua transferência para um horário e um local mais adequados para você.
Lembrando que não existe incompatibilidade entre gestação e trabalho em horário noturno. Aliás, milhares de gestantes trabalham à noite Brasil afora.
Então, a não ser que o médico emita um documento atestando uma necessidade concreta dr alteração de horário (e não uma mera sugestão), nada há que obrigue o empregador a alterar o seu horário.
Até porque, no que diz respeito ao horário, você narra apenas que "tenho que correr pra não perde o horário do meu ônibus, é isso acaba sendo cansativo demais", o que por si só não ampara sua pretensão.
Tal como antes, milhares de trabalhadores e trabalhadoras laboram à noite e madrugada e passam por essa situação. Aposto que inclusive colegas seus.