Proprietária instalou chuveiro incompatível com a rede elétrica do apartamento, de quem é a responsabilidade pela troca, inquilino ou proprietária?
Boa tarde! Aluguei um apartamento recentemente e descobri que a proprietária instalou o chuveiro errado. De acordo com o manual do proprietário entregue a mesma quando recebeu as chaves do apartamento, diz o seguinte; Recomenda-se que o chuveiro a ser adquirido e instalado pelo proprietário tenha resistência blindada ( compatível com o disjuntor residual - IDR) Por conta do chuveiro instalado pela proprietária no apartamento, não ter resistência blindada e não ser compatível com o disjuntor residual IDR, sempre que vou usar o chuveiro, a rede elétrica do apartamento cai totalmente, desligando de forma abrupta outros eletrodomésticos podendo danificar os mesmos. A minha pergunta é; De quem é a responsabilidade pela troca do chuveiro por um que seja compatível e resolução do problema?
O proprietário do imóvel não é obrigado a provê-lo com chuveiro para uso do inquilino, a não ser que isso tenha sido previsto no contrato.
A previsão de que o imóvel deva ser entregue em condições de uso abrange somente as estruturas básicas para as as respectivas instalações (encanamento, tubulação e fiação elétrica, disjuntores etc.) não abrangendo chuveiros, luminárias etc.
Sendo assim, se seu contrato não prevê chuveiro, cabe a você adquirir um que atenda às especificações do local.