Motocicleta ultrapassando pela direita bate em carro saindo de vaga de estacionamento
Olá, tenho uma dúvida a respeito da culpa sobre um acidente que me envolvi. Estava estacionado a direita da via, uma rua de mão única, com uma faixa de rolamento. Na minha frente, a uns 20 metros havia um semáforo, que estava fechado. Então fiquei no veículo, com a seta ligada para sair da vaga, no momento que o semáforo abriu, a fila de carros foi passando, até que um dos veículos parou para que eu saísse da vaga(provavelmente para estacionar nela), nessa hora olhei pelo retrovisor e vi o carro parado e então fui sair da vaga, nessa hora uma moto passou pela direita do carro que havia parado, atingindo o meu veículo na roda dianteira esquerda, vindo a cair no meio da via. O motociclista teve alguns arranhões e a moto e o carro alguns amassados e riscos. Na minha interpretação foi erro dos dois, ele por ultrapassar pela direita em via de mão única, e eu por ter invadido a frente dele, mesmo que sem ter visto ele passando. De quem seria a culpa? Por mim cada um aracava com o seu prejuízo.
Matheus, Bom dia, tudo bem com você?
Embora todo acidente de trânsito tenha particularidades que possam influenciar na fiação da responsabilidade, seu relato, à luz de minha experiência em casos como o seu indica que a responsabilidade pelo acidente foi somente do condutor da moto, conforme o Código Civil, Código de Trânsito Brasileiro e com as decisões dos Tribunais de Justiça em casos exatamente iguais ao seu.
Recomendo que você consulte um advogado em sua cidade para obter informações mais precisas e personalizadas para o seu caso.
Espero ter ajudado.
LUCIANO DE OLIVEIRA ADVOGADO