Empregado telemarketing que xingou o cliente. O cliente deve processar a empresa ou o empregado?
Lembrando que a conversa foi gravada e está na escala do improvável ao impossível um atendente de telemarketing iniciar uma ligação com o intuito único de ofender o cliente. A empresa tem um departamento jurídico. E você? Está disposto a bancar os custos e assumir o risco de perder a ação? Ok, primeira instância não haverá custas mas em eventual recurso?
Olá!
Em casos onde um empregado de telemarketing xinga um cliente, o cliente deve processar a empresa, não o empregado. Isso ocorre porque a empresa é responsável pelo comportamento de seus empregados durante o exercício de suas funções.
O cliente tem um prazo de até três anos a contar do fato para acionar a Justiça e pedir indenização por danos morais.
No entanto, é importante ter provas das ofensas ou xingamentos, como o detalhamento dos protocolos, número, data, hora da ligação, nome do atendente.
Uma reclamação formal no Procon também ajuda, especialmente para que as empresas apresentem as ligações onde estão registradas as ofensas, e que serão usadas como prova no processo.
Portanto, se você se sentiu ofendido por algum atendimento de telemarketing, pode entrar com um processo pedindo danos morais. Para isso, você pode procurar o juizado de pequenas causas da sua cidade, ou um advogado especialista em direito do consumidor.
Abraços e Boa Sorte!
Uashington Barros dos Santos